A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 85 resultados para o mês de 'Novembro de 2011'

Quarta-feira, 30/11/2011

Está no Ar, a Rádio Ativa Narcisa Amália

Tags: 10ªcre.



 

 O Protagonismo Juvenil dos Alunos Radialistas da Escola Municipal Narcisa Amália, da Ilha de Guaratiba

 

Quando estive visitando a Escola Municipal 10.26.005 Narcisa Amália, localizada na Ilha de Guaratiba, Zona Oeste do Rio, tive o privilégio e a oportunidade de conversar com diversos professores, funcionários e alunos, e conhecer alguns dos excelentes projetos desenvolvidos naquela unidade escolar da 10ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

Professor Cláudio Ferreira Garcia, da Escola Municipal Narcisa Amália, idealizador e coordenador do Projeto da Rádio Ativa, ao lado da secretária municipal de Educação Claudia Costin.

Foto reproduzida do Blog http://www.nvguaratiba.blogspot.com/

 


Por intermédio da professora Patrícia Chaves Carvalho, coordenadora pedagógica da E.M. Narcisa Amália, fiquei sabendo do trabalho realizado por iniciativa do professor Cláudio Ferreira Garcia, de Artes Cênicas, tanto na produção de vídeos, quanto na coordenação dos seus alunos, que dirigem e apresentam a Rádio Ativa naquela escola.

 


Em depoimento para o programa “Educação em Rede”, apresentado pela MultiRio, o professor Claudio Garcia fala sobre os primeiros passos  que despertaram o interesse dos seus alunos pela linguagem radiofônica. Todos passaram a ouvir programas de rádio, além daqueles já conhecidos pelos seus pais, ou de suas preferências, ampliando as opções, na definição do estilo e repertório musical, reconhecendo que os meios de comunicação, incluindo o rádio, podem estimular a curiosidade e até mesmo despertar vocações profissionais.

 


Os alunos João Pedro Lopes Ribeiro, Maluh Alves e Rayane Cardoso, que participam do planejamento, programação e apresentação da Rádio Ativa Narcisa Amália, em depoimento para o Portal do Rioeduca, ratificaram as palavras do professor Claudio Garcia, acrescentando que, além da ampliação do repertório musical, passaram a ser estimulados a buscar outras fontes de informações e conhecimentos, para poderem oferecer notícias atualizadas de interesse dos adolescentes e transmissão radiofônica atraente para os colegas.

 

Alunos Rayane, Maluh e João Pedro, que atuam diretamente na programação e apresentação da Rádio Ativa da Escola Municipal Narcisa Amália, da 10ª CRE


A Rádio Ativa da Escola Municipal Narcisa Amália vem fazendo o maior sucesso junto aos alunos, professores e funcionários, nos dias e horários de sua apresentação.

 


A aluna Rayane Cardoso explica que tudo é planejado com antecipação. Há uma espécie de reunião de pauta, com a participação dos alunos responsáveis pela programação e apresentação, quando são sugeridas as músicas, temas semanais, notícias e entrevistado, que será previamente escolhido com a aprovação de todos.

 


Os alunos da Escola Narcisa Amália podem sugerir as músicas que serão escolhidas para a programação do dia, e há até mesmo espaço para dedicatórias, como informou o aluno João Pedro, citando os recados dos adolescentes apaixonados.
 

 

João Pedro Lopes Ribeiro, da turma 1901 da Escola Municipal Narcisa Amália, um dos participantes da Rádio Ativa.

 

Aluna Rayane Cardoso Ramos, que conduziu a entrevista com a repórter Flávia Lobo, do Programa "Educação em Rede", da MultiRio.

Aluna Maluh Alves, também do 9º ano da Escola Municipal Narcisa Amália, uma das apresentadoras da Rádio Ativa.

Maluh Alves, que também participa da Rádio Ativa Narcisa Amália, lembra também o caráter noticioso e de utilidade pública da programação, já que no intervalo entre os números musicais, são transmitidas informações repassadas pela direção, como dias e horários de reuniões de responsáveis, calendário das provas, projetos em desenvolvimento na escola, e até mesmo campanhas para a preservação ambiental, combate à dengue e anti bullying.

 


O sucesso da Rádio Ativa Narcisa Amália já vem se difundindo além dos limites do bairro da Ilha de Guaratiba e mesmo da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde se encontra a unidade escolar. O “Educação em Rede”, da MultiRio, veio conferir o protagonismo dos alunos que produzem e apresentam a programação radiofônica semanal.

 


A repórter Flávia Lobo, que veio à Escola Municipal Narcisa Amália para entrevistar os alunos radialistas para o “Educação em Rede”, acabou sendo a entrevistada da semana na programação da Rádio Ativa.

 

Da esquerda para a direita: Patrícia Chaves Carvalho, coordenadora pedagógica, Rayane Cardoso, João Pedro, Maluh Alves, Eliana, diretora adjunta e Yara, professora de História da Escola Municipal Narcisa Amália, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação.


Na entrevista conduzida pela aluna Rayane Cardoso Ramos, a repórter Flávia Lobo, da MultiRio, fala sobre o “Educação em Rede”, explicando que um dos objetivos do programa é mostrar os bons trabalhos que acontecem nas escolas do Rio de Janeiro, e que a educação municipal oferece ensino de qualidade.
 

 

Produzindo textos dos roteiros, pesquisando na Internet informações atualizadas para a divulgação, operando equipamentos de áudio e computadores, aprendendo a se comunicar por linguagem radiofônica e ampliando seu repertório musical, os alunos da Escola Municipal Narcisa Amália se envolvem e participam diretamente do processo de construção da identidade da unidade escolar e da comunidade onde ela está inserida.
 

 

Conheça mais sobre a Escola Municipal Narcisa Amália, da 10ª CRE acessando:

À Professora Yara com muito amor e afeto

 http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1551

 

Escola Municipal na Ilha de Guaratiba  

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1594

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 30/11/2011

Reinventando o Lixo: Isso é Coisa da Arte na E.M. Dalva de Oliveira

Tags: 8ªcre.

 

 

Inspirados na obra de Vik Muniz , a professora Camila Marchon da Escola Municipal Dalva de Oliveira e a turma 1702 criaram a exposição “Reinventando o Lixo: Isso é Coisa da Arte!”

A experiência foi gratificante para todos os envolvidos e os trabalhos foram expostos, com imenso orgulho, na Mostra Conexão das Artes, promovido pela SME.
 

 

 

Sustentabilidade é um tema que está sendo muito discutido em nossas escolas ultimamente.
A professora Camila Marchon encontrou uma forma diferente de abordar o tema com seus alunos. Ela os apresentou ao artista plástico Vik Muniz, que realizou um trabalho no lixão de Gramacho em Caxias - RJ, que obteve repercussão mundial, inclusive transformando-se em documentário, que foi exibido na sala de aula.


A partir das impressões sobre o trabalho do artista e as discussões ocorridas após o filme, foi proposto à turma uma performance no dia da culminância do Projeto de Sustentabilidade da escola.

 

Os alunos tiveram uma semana para coletar lixo não orgânico, reciclável ou não.

 

No dia da culminância do Projeto, em uma das salas de aula da escola, foi estendido um  lençol branco, que passou a ser a superfície onde os trabalhos seriam montados.

 

Sobre o lençol, os alunos, coletivamente, foram compondo as imagens que eram fotografadas pela professora. 

 

 

Nesta sala era exibido o filme "Lixo Extraordinário" de Vik Muniz e quem chegava era convidado a participar da composição das figuras e formas.

Foi uma experiência inesquecível!

 

 

 

As fotos tiradas pela professora Camila foram levadas para o laboratório de Informática e iniciou-se um longo e detalhado trabalho de interferência visual nas fotografias, até chegarem ao resultado final.

 

Percebe-se a infinitude de imagens, formas e cores que é possível imprimir a cada uma das fotos e a multiplicidade de desdobramentos que uma simples forma feita de lixo sobre um lençol no chão de uma sala de aula pode ter.

 

Isso é coisa da Arte!

 

Alunos da turma 1702

 

O Rioeduca parabeniza os alunos da Escola Municipal Dalva de Oliveira, a professora Camila Marchon e todos os que colaboraram com este projeto, que deu oportunidade a tantas descobertas!

 

Se sua escola também desenvolve um bom projeto, compartilhe conosco!

Entre em contato com o representante da sua CRE.

Clique aqui! 

 

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 30/11/2011

Colocando a Mão na Massa

Tags: 6ªcre, creches, projetos, blogsdeescolas.

 

A professora Cátia Cristina, leitora assídua do Portal Rioeduca.Net, sempre presente em nossas redes sociais, reeleita este ano diretora da Creche Municipal Zilka Salaberry, na qual realiza um reconhecido trabalho de qualidade, mais uma vez prestigia este nosso espaço ao enviar alguns dos novos trabalhos. O destaque ficou para o "Colocando a Mão  na Massa", onde os pais são convidados a participar das mesmas atividades realizadas por seus filhos com as educadoras da creche. O objetivo é estreitar ainda mais os laços entre a escola e os responsáveis, entre os responsáveis e seus filhos, oportunizando uma maior interação escola-comunidade.

 

 

 

COLOCANDO A MÃO NA MASSA - CRECHE ZILKA SALABERRY

 

Assim define a profª Catia Cristina, os objetivos gerais de sua Unidade Escolar: "Creche Municipal Zilka Salaberry, onde se aprende brincando. Nossa meta: uma educação saudável com os pequeninos. Nosso objetivo: educar usando o lúdico, as emoções e as diversas percepções. Nosso ideal: a socialização". Ela e sua equipe certamente alcançam os objetivos propostos, a resposta ao sucesso deste preendimento pedagógico e de toda dedicação da equipe veio com a reeleição da profª Catia para o cargo de diretora!

 

Recordemos que a C.M. Zilka Salaberry  foi premiada, no dia 22 de agosto, no Teatro Carlos Gomes, por projetos realizados que concorreram ao Troféu RioEduca 2011 em duas modalidades: PROJETO RIO SUSTENTÁVEL e AQUARELA DO BRASIL. Os projetos premiados foram: Reciclando e Cuidando do Meio Ambiente, Salvando o Planeta e Pintando o Sete com as Cores da Copa [nas "Notas", confiram as postagens do Rioeduca.Net - A Revolução Acontece sobre os projetos e outras atividades da creche].

 

Esta é mais uma das Unidades Escolares de nossa rede que levam o trabalho  a sério, com copetência e dedicação, e merece todo o nosso reconhecimento! Parabéns!

 

 

O que é o projeto "Colocando a Mão na Massa"?

 

Deixo a palavra à própria professora Catia Cristina: "Os responsáveis foram convidados a colocar a mão na massa criando, contando, brincando, jogando e participando de inúmeras atividades infantis, em que os adultos desenvolvem atividades que as crianças fazem na creche. O resultado foram pais e mães contando histórias, falando da suas experiências com a leitura, fazendo trabalhos de coordenação motora com jogos e tinta, pintando o sete, criando dobraduras, fazendo molduras decorativas, brincando de roda e relembrando os tempos da infância! No final, um coffe brake para ativar o apetite".

 

 

 

 As mães criando e modelando bichinhos com a educadora Fabiana.

 

 

Os pais fazendo arte!

 

Não só as mamães, os papais também participam!

 

 

Timidez com a tinta? Que nada! Os pais fizeram muita arte neste dia, tal como seus pequeninos!

 

 

 

Olhem a alegria do pai! Estas atividades certamente estreitarão também os laços com seus filhos!

 

E a Família, como está?

 

 

 

 

 

Que delícia, um dia para ser criança como nossos filhos!

 

 

Brincando de roda...

 

 

 

Profª Catia Cristina (de preto), na roda, com os pais e educadores

 

 

 

NOTAS:

 

(1) Blog Rioeduca Net - A Revolução Acontece:  "Projetos realizados na Creche Municipal Zilka Salaberry": http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1245

 

(2) Blog Rioeduca Net - A revolução Acontece: "U.E.xpondo / 6ª.CRE e Dia do Abraço na C.M. Zilka Salabery": http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1011

 

(3) Blog Rioeduca Net - A Revolução Acontece: "Cativar...Acolher...Conhecer... 2ª U.E.xpondo (Parte II) e outros destaques da 6ªCRE": http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1381

 

(4) Blog Rioeduca Net - A Revolução Acontece: "Blog 6ªCRE: Creche M. Zilka Salaberry": http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=780
 

 

 

 

PRESTIGIEM TAMBÉM ESTE ESPAÇO QUE É NOSSO,

DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA! 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE E  DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!

RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE:  QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 30/11/2011

Neno e as Memórias da Turma Show de Amizade

Tags: 3ªcre, riodeleitores, protagonismojuvenil, visitas.

 

Turma 1403 da E.M. Nicolau Antonio Taunay 3ª CRE lança o livro Neno e as Memórias da Turma Show de Amizade que registra as atividades do Clube de Leitura Pescando Aventuras. Sob a batuta da Profª Márcia Cristina Pessoa, o projeto registrou em livro as leituras, produções, visitas e demais atividades realizadas durante todo o ano letivo.

 

O Clube de Leitura Pescando Aventuras foi criado pela Profª Márcia, logo no início de 2011, para registrar as ações da turma 1403. A proposta, baseada no pensamento de Celestin Freinet, Paulo Freire e Levi Vigostsky, visa a valorização do registro, da autonomia, da identidade, da relação com o outro e da livre expressão.

 


 

 

O projeto iniciou informalmente no ano passado, quando a prof.ª Márcia Pessoa reunia seus alunos, uma vez por semana, para compartilhar leituras, trocar experiências e contar histórias, ao final os alunos levavam um livro para casa. Este ano, acompanhando a turma, o projeto tomou corpo e decidiu-se pelo registro dos acontecimentos significativos para turma com a futura publicação do livro. Os alunos escolheram o nome do clube e seu lema: Ler é navegar na imaginação. Além disso um símbolo foi desenhado pelos alunos representando graficamente as ideias que proliferam no clube.

 

 

 

Pescando Aventuras e Navegando na Imaginação

 

É quem é Neno? A professora nos esclarece: " Quanto ao Neno... é uma longa história... Ele é o mascote do livro e vai contando as histórias, apresentando os assuntos, interagindo assim com os leitores. No inicio do ano, durante a recreação, a turma encontrou pássaro ferido e deram o nome a ele de Neno. Um aluno levou o pássaro para casa, mas ele não resistiu e morreu. Então, quando surgiu a ideia do mascote para o livro, logo lembraram do Neno." Mais uma vez o reconhecimento da escrita como ferramenta de registro significativo e expressão da coletividade da turma.

 

 


 

 

 

Eles escrevem um pouco de tudo no livro. Alguns textos são individuais, outros, coletivos sobre assuntos que circularam na escola durante o ano.São atividades propostas a partir de livros lidos, de propostas dos cadernos pedagógicos, RAP, entrevistas, registros de visitas. " Assim, ao longo do ano, fomos produzindo textos. Os cadernos pedagógicos sempre traziam uma proposta de produção de texto a partir do gênero trabalhado. Assim produzíamos e selecionávamos um para o livro. Fizemos relatos das aulas-passeios. O livro apresenta dicas de leitura, a partir das obras lidas no Clube. Fala sobre a dengue. Cada aluno conta um pouquinho a sua história de vida. Temos HQ, poemas e muito mais. Ficou bem bacana!" A estréia do Clube foi marcada pela peça A Bela Borboleta, baseada no livro homônimo, lido e adaptado pela turma para a encenação.

 

 

A turma 1403 caracterizada para a peça A Bela Borboleta

 

O Clube de Leitura Pescando Aventuras em plena atividade

 

O lançamento do livro aconteceu nesta terça-feira, 29 de novembro, na escola, mas você também pode conferir: Neno e as Memórias da Turma Show de Amizade.Confira também os melhores momentos do evento no vídeo. Concordo com as palavras da diretora Márcia Regina, foi um show!

 

 

 

 

 

Para finalizar uma frase da Profª Márcia Pessoa retirada do relato recebido via e-mail: "Sempre fui apaixonada por literatura infantil. E fazer com que os alunos percebam a função da escrita é o nosso grande desafio."

 

 

 

 


Parabéns à turma 1403 e à sua Profª Márcia Pessoa pelo desafio superado! 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share