A A A C
email
Retornando 25 resultados para o mês de 'Outubro de 2017'

Terça-feira, 31/10/2017

Conhecendo o Egito Antigo

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A professora de história Carolina Vivas, da Escola D. Pedro I, desenvolveu durante o primeiro semestre  um projeto sobre o Egito Antigo com alunos do 6º ano ,tendo como objetivo principal apresentar a história e a cultura da civilização egípcia.

 

 

A professora Carolina preparou aulas expositivas para as turmas , com textos e imagens para iniciar o projeto Conhecendo o Egito Antigo :“ Do Rio Nilo às técnicas de mumificação”. Os alunos do 6ºano da Escola D. Pedro I discutiram sobre o tema e fizeram vários exercícios ( em aula e em casa). Como atividade principal, a poposta era a montagem de sarcófagos elaborados com material reciclável, como caixas de leite, caixas em geral, jornal e papel.

 

        Sarcófagos feitos com caixas de leite.

 

Os sarcófagos foram expostos num grande painel explicativo apresentando os principais pontos estudados no bimestre e os alunos tiveram uma aula de campo visitando o Museu Nacional.

 

Painel Expositivo no corredor na escola.

 

Desenhos do painel expositivo sobre o Egito.

 

Rio Nilo representado  no painel.

 

O projeto Conhecendo o Egito Antigo ; “ Do Rio Nilo às técnicas de mumificação” teve como objetivos específicos:

- compreender a relação dos egípcios antigos com a religiosidade (divindades) e com a vida após a morte;
- entender as técnicas de mumificação e analisá-las como elementos religiosos e culturais;
- apresentar noções iniciais de museologia e estética na elaboração do painel;
- aula de campo e visita ao Museu Nacional;

 

Museu Nacional localizado na Quinta da Boa Vista.

 

Visita a exposição permanente do Museu Nacional.

 


Cronologia do Projeto:

- 02 a 12/05 – apresentação da civilização egípcia às turmas estudo de textos e imagens; Atividades em sala e em casa.
- 15 a 19/05 – elaboração dos sarcófagos;
- 24/05 – montagem do painel;
- 07/07 – aula de campo e visita ao Museu nacional.

 

Alunos aprendendo com os tutores do Museu Nacional.


O projeto Conhecendo o Egito Antigo realizados com os alunos do 6º ano da Escola Dom Pedro I teve como atividade de culminância a visita dos alunos para aula de campo no Museu Nacional onde foram recebidos pelos tutores do Projeto Pedagógico e Educativo do local .

O Museu Nacional/UFRJ está vinculado ao Ministério da Educação. É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant'Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país.Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à Universidade do Brasil em 1946. Atualmente o Museu integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Informações sobre o museu: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/omuseu/omuseu.html.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

Contato da E.M. D. Pedro I:

emdpedro@rioeduca.net

 

 


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/10/2017

Programa Papo de Responsa

Tags: 6ªcre, aqui é um lugar de paz, papo de responsa.

 

No dia 06 de outubro alunos e professores do 2.º segmento do Ensino Fundamental da 6.ª CRE participaram do Papo de Responsa, um programa da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção. Vamos conhecer um pouco do que aconteceu neste dia?

 

O Programa Papo de Responda será uma das ações de combate à violência utilizada pelas escolas da 6.ªCRE

 

O evento aconteceu na Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio, s/n. º - Pavuna - RJ). Contou com a participação de 297 alunos, 30 professores, 7 diretores e com a equipe da Coordenadoria Regional de Educação da 6.ª CRE. Este programa tem por objetivo principal promover e articular ações de prevenção à violência junto às Unidades Escolares, públicas e privadas, do Ensino Fundamental II e Médio. Através de um papo descontraído, os mediadores conversaram com os estudantes sobre temas essenciais para a construção de uma cultura de paz: prevenção às drogas, o papel do policial na sociedade e as causas e consequências da violência.

A aluna Pérola Santos fez um relato entusiasmado sobre a experiência que viveu. “Esse projeto é maravilhoso! Eu estive participando ontem (06/10/17), na Arena Jovelina Pérola Negra, e achei simplesmente perfeito! Achei a ideia de vocês incentivarem as águias a voarem atrás de seus sonhos e não ficarem só no poleiro como galinhas que eles pensam que são. Gostei muito que vocês mostraram que todos somos iguais. (....) Vocês conseguiram prender a atenção dos alunos para uma coisa séria, a discriminação social. Adorei os discursos do Luiz e do Beto. Como aluna, me senti muito bem estando ali no meio e participando desse papo de responsa de vocês. Continuem assim, mostrando para as águias que elas podem sim ser águias, independente de sua classe social e de qual realidade elas vivem.”

 

Palestra ministrada pelos policiais civis da programa Papo de Responsa

 

Mesa de discussão programa Papo de Responsa

 

Como vimos, o programa que hoje possui uma sede na Cidade da Polícia e está vinculado à Delegacia de Combate às Drogas – DCOD – já começou a estimular a reflexão e o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Esta parceria, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Educação, com certeza, ajudará a reforçar ações já desenvolvidas nas Unidades Escolares e que são imprescindíveis para a construção de uma cultura de paz na sociedade em que vivemos: ser responsáveis por suas ações; fazer escolhas saudáveis; protagonismo juvenil e o desenvolvimento da autonomia.

 

Profissionais que participaram do evento Papo de Responsa

 

Participaram, também, deste evento a Dr. ª Helena Rezende (Subsecretária de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Estado e de Segurança); o Major Mazzurana (Superintendente de Educação); o Coronel Duarte (Superintendente de Valorização e Prevenção); Márcia Tocha e Anatália Cajuru (Assistentes) e os policiais civis Luiz Cláudio, Beto Chaves, Fernando, Érica e Nader. A Secretaria Municipal de Educação foi representada pelas professoras Talma Romero (Chefe de Gabinete); Sueli Pontes e Aura Liana (Assessoras).

 

E assim o Papo de Responsa tomou conta das cabeças e corações de alunos e professores cansados de guerra. Reacendeu a esperança de pessoas que acreditam que uma boa conversa, entre todos nós, vence qualquer batalha. Agora, é só deixar brotar a semente que foi plantada e contribuir para a construção de um mundo mais igual para esse provo brasileiro.

 

Quer saber um pouco mais sobre o programa Papo de Responsa na 6.ª CRE? Entre em contato!


6ª Coordenadoria Regional de Educação

E-mail: cre06@rioeduca.net

Telefone: 3017-6989

 


Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 27/10/2017

V Semana de Alfabetização da 5ª CRE

Tags: 5ªcre, semana, alfabetização.

 

A V Semana de Alfabetização da 5ª CRE, evento ocorrido entre os dias 18 e 22 de setembro, em consonância ao calendário da rede, aconteceu no Palácio Rio 450, terceira sede da Prefeitura do Rio, em Oswaldo Cruz, inaugurada em 2015.

 

 

Palácio Rio 450

 

Na programação geral, videoconferências, palestras, debates e oficinas fizeram com que a Alfabetização na nossa rede fosse discutida e pensada por novas perspectivas, trocando com os principais agentes desse movimento: os professores dos anos iniciais das escolas da SME RJ, especialistas das universidades e acompanhantes das Coordenadorias Regionais e Nível Central.

Nossa programação regional apostou na “prata da casa” para conduzir as palestras e oficinas.

 

Programação e lembrança da Semana de Alfabetização da 5ª CRE

 

Pela manhã, a videoconferência transmitida pela MultiRio com os especialistas convidados pela SME movimentou o espaço com perguntas respondidas ao vivo e debates surgidos a partir das falas apresentadas.

 

 

À tarde, os professores Marianne Flor, da E.M. Mato Grosso; Sérgio Castanheira, da E. M. Maestro Pixinguinha; Rosa Maria, da E.M. Albert Sabin; Lilian Christ da Gerência de Educação da 5ª CRE, assim como Nilce Allevato e Liliana Secron abrilhantaram nossas discussões com temas relevantes para a prática cotidiana dos alfabetizadores presentes. Contação de histórias, arte, música e poesia, educação especial, alfabetização de jovens e adultos, produção textual e jogos de linguagem foram os temas das ações regionais.

 

 Nossos palestrantes/ Fotos das oficinas

 

Convidados trazidos pelos nossos palestrantes deram um toque especial aos debates e propostas levantadas.

 

A poesia da equipe do Proinape                      Leila e Monalisa da equipe 5 do Instituto Helena Antipoff

                        A música e a poesia do Luiz Poeta                     A música da orquestra e a dança da turma especial da E.M. Carneiro Felipe

 

 


Uma exposição de trabalhos enviados pelas escolas decorou o espaço com as produções dos alunos. Muitas ideias bacanas de atividades! E a Campanha #TrocaDeLivros, onde os professores eram convidados a levar um livro de seu acervo pessoal para deixar na estação de troca e escolher um outro de seu interesse, foi uma grande ação de movimentação da leitura, ação pensada nas formações dos professores regentes do primeiro ano, que interessou e envolveu muitos professores.

 

 

Toda a programação foi pensada pelas acompanhantes de alfabetização Dyone Andrade e Maria Teresa Leal, e equipe da GED da 5ª CRE, juntamente com sua Gerente, Glória Martins e a Coordenadora Maria Helena dos Santos Prazeres, com muito carinho, pensando no aproveitamento do professor regente quanto aos conhecimentos e ideias trocadas, com o intuito de conhecer as práticas de alfabetização bem sucedidas e contribuir para a construção de uma educação de qualidade com equidade para todos os alunos da rede municipal do Rio de Janeiro.

As professoras curtiram muito a Semana, se deliciaram com os momentos de troca e reflexão e se despediram dela com o desejo que encontros como este aconteçam mais vezes durante o ano.

 

Acompanhantes de Alfa Maria Teresa e Dyone – GED 5ª CRE

 

Conheça a 5ª CRE:

Coordenadora: MARIA HELENA DOS SANTOS PRAZERES COSTA

Endereço: Rua Marupiara / Rocha Miranda.

Tels: 3372-0870 | .3372-0201

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 26/10/2017

Escola Municipal Fernando Tude de Souza uma escola de ATITUDE

Tags: 4ªcre, atividades, atitude, projeto.

 

A Escola Municipal Fernando Tude de Souza realizou muitas atividades neste ano até o presente momento e fez um a apresentação para divulgar o ótimo trabalho desenvolvido através de atividades e do seu Projeto Pedagógico.

 

 



Festa Junina

Festa Junina no Arraiá Tude de Bom. Atividade interdisciplinar envolvendo segmentos aluno, professor, funcionários, responsáveis e Associação de Moradores do Quitungo com apoio da Polícia Militar da UPP da região. Objetivando resgatar nossa cultura nordestina através de danças e comidas típicas e mostra de Dança Africana – Maculelê, além de muita diversão, premiação de poesias, Correio do Bem, diversas brincadeiras para as crianças e sorteio de cestas básicas.

 




Palestra com Psicóloga

Atividade desenvolvida – mesa redonda com debates sobre vários temas solicitados pelos alunos no decorrer da semana, em sala de aula, durante vídeos apresentados pelos professores que levaram os alunos a refletiram sobre as diferenças.

Envolvidos – alunos das turmas do nono ano e os Professores de Geografia ( Luana) , História ( Luis Henrique) e a convidada especial, a Psicóloga Joice Magalhães

Objetivo – levar os alunos a participarem do processo ação-reflexão-ação, partindo dos pré-conceitos que possuem e reavaliarem seus valores diante das diferenças de um modo geral.

 



Vacinação

Como subtema do Projeto Pedagógico - Por uma escola de ATITUDE 2017 – os professores de Ciências ( Francielle e Wagner), trabalharam em suas aulas questões como Higiene (sétimo e oitavo) e DST (nono ano) – Atitudes Corretas para uma Vida Saudável – como objetivo principal. Foram desenvolvidas diversas atividades ( vídeos, curtas, imagens) e a Culminância ocorreu com a equipe da Clínica da Família Nilda Campos, através de Palestra para o nono ano sobre DST e realizando a vacinação dos nossos alunos contra HPV.

 


Culminância Projeto do segundo Bimestre – Por uma Escola de ATITUDE

Apresentação Geral dos trabalhos desenvolvidos com todos os alunos ao longo desse bimestre com o tema - Respeito às Diferenças – Trabalho interdisciplinar entre professores de História ( Luis Henrique e Cristiane), Geografia ( Luana) e Ciências (Francielle e Wagner).

Objetivo – levar os alunos a refletirem sobre seus conceitos e valores para uma real mudança de atitudes diante das circunstâncias adversas da vida, respeitando as diferenças sociais, econômicas, políticas, humanas, etc.

Atores envolvidos – professores, alunos, Coordenação e Direção

Desenvolvimento – apresentações de jogral, coreografias, paródias, Raps e cordel, baseados no tema abordado.

 

 

Parabéns à Equipe da escola pelo excelente trabalho realizado!

 


Sobre a escola: E/CRE (04.11.013) Escola Municipal Frenando Tude de Souza .
Endereço: Praça Saica nº 09 CEP: 21215-170
Tel: 3137 8407
Email: emtude@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share