A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 7 resultados para o mês de 'Janeiro de 2015'

Sexta-feira, 23/01/2015

Sala de Leitura Menino Maluquinho em 2014

Tags: 5ªcre, saladeleitura.

 

Em 2014 a Escola Municipal 05.15.059 República Dominicana comemorou o 2º Aniversário da Sala de Leitura Menino Maluquinho com muitas atividades.


Dia 27 de novembro de 2014 a Escola Municipal 05.15.059 República Dominicana entregou aos alunos Leitores do Ano o certificado. É um reconhecimento aos alunos que mais leram livros da sala de leitura e foram responsáveis por seu manuseio, devolvendo os mesmos pontualmente. Mais um motivo para motivar e construir no aluno o hábito pela leitura e iniciar o hábito do uso em biblioteca. Os alunos contemplados levaram para casa: o certificado, um marcador de páginas e um livro de historia. As professoras, nossas grandes colaboradoras, também receberam uma lembrança como expressão do nosso carinho e agradecimento. Foi um lindo dia!”, nos diz a professora Elisa Bamonte, regente de turma da Sala de Leitura.

 

 

A Sala de Leitura Menino Maluquinho, que já foi matéria no Portal Rioeduca http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=4385, comemorou também seu 2º Aniversário com várias atividades com o principal objetivo de formar alunos leitores.
E chegou o grande dia da festa da Sala de Leitura Menino Maluquinho!


Dois anos de atividades voltadas para a leitura dos alunos. “Formar alunos leitores é o nosso principal objetivo. A comemoração foi linda! Teve música, teatro de fantoches, muita música e dança, poesia, leitura e contação de histórias. O nosso grande homenageado foi o escritor Ziraldo e fizemos uma viagem literária através dos nossos alunos. Estão todos de parabéns!!!”, registra a professora Elisa Bamonte, uma das professoras regentes da Sala de Leitura.


Como em toda a festa o convite não poderia faltar!

 


Um grupo de alunos representou dançando, a coreografia da oficineira Mariutcha, a música tema do filme "O Menino Maluquinho".

 

 

Toda a escola se mobilizou para a festa.


As professoras trabalharam com os alunos, ensaiaram as danças, canções, poesias e a biografia do Ziraldo, o grande homenageado da festa.


Abaixo, as turmas 1201 e 1202 apresentando o teatro de varas sobre o livro "O Sonho de Filomena".

 

 


Também foi apresentada na ponta da língua a poesia de Cecília Meireles, "Leilão de Jardim".


Uma pequena biografia de Ziraldo foi apresentada pelos alunos. Um cartaz foi exposto, contando uma breve biografia sobre o criador do Menino Maluquinho.

 


 

Os alunos ficaram atentos às apresentações dos colegas e a peça "Boi Bumbá", da turma 8101, foi reapresentada a pedidos. Novamente muito aplaudida o desempenho dos nossos atores mirins.

 

 


“A Sala de Leitura parabeniza e agradece à direção, às professoras e aos alunos pelo sucesso e a alegria dessa festa”, finaliza a professora Elisa Bamonte agradecendo a presenças das professoras Ruth (Escola Polo França), Denise Castro e Ruth (GED/5ªCRE) e a bibliotecária Regiane (Escola Municipal França).

 

 

Da esquerda para direita, professoras Maristela (Diretora), Elisa, Regiane, Ruth, Ruth (GED), Conceição, Celma (CP) e Cátia (Adjunta).

 

 

 


 

Conheça a página do Facebook que a escola gerencia:

https://www.facebook.com/pages/Escola-Municipal-Rep%C3%BAblica-Dominicana/440362169316804?fref=ts&pnref=story

 

Professora Regina Bizarro

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 16/01/2015

Sala de Leitura José do Patrocínio em 2014

Tags: 5ªcre, saladeleitura.

 

Em 2014 a Sala de Leitura da Escola Municipal José do Patrocínio desfrutou de muitos momentos marcantes e para o Portal Rioeduca a professora responsável, Luciane de Assis, compartilha o projeto Turma da Biblioteca e a visita do escritor Júlio Emílio Braz, como marcos desses momentos.


A Escola Municipal 05.14.020 José do Patrocínio, localizada a Rua Gustavo de Andrade, 270, bairro Irajá, tem a professora Luciane de Assis como a responsável pela sua Sala de Leitura, onde tudo se processa dinamicamente. Ela vem nos mostrar algumas atividades destacadas como as mais interativas que aconteceram na escola em 2014, como o projeto Turma da Biblioteca com o qual obteve o 2º lugar no concurso promovido pela Mídia de Educação da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro e pelo qual a professora foi premiada com a viagem à Feira Literária de Paraty, também em 2014.

 

Projeto Turma da Biblioteca

 


O projeto objetiva levar os alunos a conhecerem a biblioteca do bairro, Biblioteca Municipal João do Rio, e a participar das atividades culturais tornando-se "sócios" do espaço, ou seja, pegando livros emprestados. A iniciativa busca envolver as famílias dos alunos, para que também se tornem usuárias das bibliotecas.

“Para que o projeto seja eficaz, conto com a parceria generosa das bibliotecárias Rejane e Cláudia, facilitadoras dos formulários e demais meios de acesso para que os alunos se associem ao espaço”, relata a professora Luciane.

O projeto recebeu o nome de Turma da Biblioteca porque a cada visita à biblioteca a professora diversificava a quantidade e a origem dos alunos, sempre turmas de anos escolares e idades diferentes. Por meio dessas visitas os alunos conheceram os escritores Laura Bergallo, Eliane Ganem e Sol Mendonça, além de participarem do concurso de redação “Liberte o Escritor”.

“São encontros sempre muito agradáveis e divertidíssimos, já que costumamos ir a pé à biblioteca”, diz a professora Luciane de Assis.

 

Júlio Emílio Braz - o Escritor

 

 

A segunda atividade “diz respeito à visita de Júlio Emílio Braz à nossa unidade escolar, onde o escritor pode trocar inúmeras experiências com nossos alunos, autografar livros e nos brindar com sua personalidade única, em um bate-papo que não queríamos que tivesse fim”, destaca a professora.


Segundo ela, esses foram dois momentos marcantes e felizes na vida da escola e nas atividades dinâmicas da Sala de Leitura da Escola Muniicipal José do Patrocínio em 2014.


Na direção da Unidade Escolar está à professora Helane Tavares Martins.

Agradeço a colaboração da Professora Luciane de Assis enviando relato.

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 15/01/2015

Bondinho do Pão de Açúcar - Agendamentos

Tags: aulapasseio, bondinho.

 

 

A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar inicia o agendamento de visitas das Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro na segunda quinzena de janeiro e encerra no final do mês de fevereiro. As visitas ocorrem nos dias úteis, de março a junho e de agosto a novembro. A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar recebe anualmente 9 mil estudantes da rede pública, que visitam gratuitamente o Complexo Turístico. Este importante programa social, desenvolvido há mais de vinte anos pela empresa, proporciona às crianças da escola pública a chance de conhecer um dos mais belos ícones do turismo nacional. A visita, além de ser uma oportunidade de lazer para estas crianças, tem caráter educativo e cultural.


Diretor/ Professor/ Coordenador, acesse:


 http://www.bondinho.com.br/agendamento-de-escolas/


Agende uma visita com os seus alunos e promova uma aula – passeio inesquecível e culturalmente enriquecedora.

 

 

Fonte: http://www.bondinho.com.br/

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 09/01/2015

Professores das Salas de Leituras Polos e Satélites - 5ª CRE

Tags: 5ªcre, saladeleitura.

 

Encontros extremamente importantes no ano de 2014 marcaram este seleto grupo de professores, os regentes de turma das Salas de Leitura Polos e Satélites da 5ª CRE, que ficará na memória como um grupo de transformação, comprometimento e multiplicação da leitura, objetivando o programa Rio Cidade de Leitores.

 


Entre o final do mês de novembro e dezembro, aconteceram os encontros finais das três Salas de Leitura Polos da 5ª Coordenadoria Regional de Educação: Escola Municipal França, Escola Municipal Mario Paulo de Brito e Escola Municipal Mozart Lago.

A descontração, a alegria e o comprometimento se fizeram presentes através das Salas de Leitura Satélites, representada por seus professores.


A culminância desses encontros aconteceu na Escola Municipal Albert Sabin em 8 de dezembro, quando foi reafirmado que as Salas de Leituras têm como base a promoção e o incentivo da leitura literária, e isso é fantástico!

 


Centro de Estudo Final da Sala de Leitura Polo da Escola Municipal França


Responsável pela Sala de Leitura Polo da Escola Municipal França, a professora Ruth Macedo nos revela que os encontros são geralmente realizados todos os meses logo após a reunião com a Mídia Educação. Nessas reuniões, a prioridade é o repasse de informações recebidas da SME Mídia. Também procuram atender, dentro do possível, as necessidades das Salas de Leitura Satélites quanto à organização do acervo, orientações básicas para as realizações das atividades diárias, estímulos à participação em concursos literários, eventos que estimulem os alunos e promovam a leitura literária e a formação de leitores nas Unidades Escolares.


“Vale a pena ressaltar que a Sala de Leitura Polo também realiza atividades dentro da própria Escola em que está inserida, contribuindo também com os centros de estudos dos professores, substituindo professores licenciados, realizando empréstimos e demais ações literárias. Conto com a parceria da professora Liliana Secron e da bibliotecária Leila Duarte, o que é um privilégio!”, finaliza a professora Ruth Macedo.

 

Secretária de Educação Helena Bomeny, Lilian Secron e Ruth Macedo na entrega do Prêmio Escola de Leitores.

 


Centro de Estudo Final da Sala de Leitura Polo da Escola Municipal Mário Paulo de Brito

 

Responsáveis pela Sala de Leitura Polo da Escola Municipal Mario Paulo de Brito, a professora Inês Rocha, a professora Leila Borba e a Bibliotecária Elizabeth Brandão realizam um trabalho para lá de especial. 

A professora Inês Rocha nos relata como foi o último centro de estudos realizado com as Salas de Leitura Satélites pela Sala de Leitura Polo Mário Paulo de Brito, que aconteceu no final do mês de novembro na Escola Municipal José do Patrocínio.


“O encontro teve início com acolhida da professora Luciane de Assis, regente da Sala de Leitura, que apresentou um pouco do seu trabalho com seus alunos (participação de Oficinas, Rodas de Leitura, Cineclube, Encontro com o Autor, parceria com a Biblioteca Municipal de Irajá), em seguida a professora Ivanise Meyer, regente da Sala de Leitura do EDI José Alpoim, apresentou seu projeto sobre Monteiro Lobato”.


A professora Sheila Maria, da Escola Municipal Mendes Viana, contou sobre o projeto desenvolvido com os alunos leitores que, após as leituras, faziam comentários e, a partir daí, confeccionaram o livro “Diário do Leitor” que culminou com uma manhã de autógrafos.


A professora Jane Nunes, da Escola Municipal Almirante Newton Braga de Faria, falou sobre o curso que fez através do Instituto Helena Antipoff sobre Educação Inclusiva e da importância de todos conhecerem o trabalho que a Instituição faz para atender as diferentes necessidades especiais dos alunos da rede.

Para finalizar o encontro, os professores participaram de uma dinâmica, usando a leitura do texto "Semear", registrando oral e verbalmente uma síntese do trabalho deste ano e o que desejavam para o próximo ano. Ao final, foi feita a avaliação do encontro com os professores registrando o trabalho deste ano na Sala de Leitura, suas alegrias, dificuldades, o que foi feito e que não conseguiram realizar.

 

Professoras no encontro final na Sala de Leitura Polo, E. M. Mário Paulo de Brito.

 


Centro de Estudo Final da Sala de Leitura Polo da Escola Municipal Mozart Lago


Responsável pela Sala de Leitura Polo na Escola Municipal Mozart Lago, a professora Vera Gomes, junto à professora Gleide Kehde, conta como foi o ano do trabalho que aconteceu na Mozart e das Salas de Leituras Satélites, onde o quadro é composto por 34 escolas satélites.


“Sinto-me privilegiada de estar à frente, com a professora Gleide, desse grupo de professores que fazem parte das escolas satélites do Polo II, pela competência, responsabilidade, comprometimento, pelo amor que se dedicam ao trabalho e também pelo amor a leitura”.


E continua: “As Salas de Leitura Polo têm como uma de suas atribuições a multiplicação do programa Rio Cidade de Leitores. Os centros de estudos com as escolas satélites acontecem após encontro com a mídia e GED, onde recebemos orientações, informações e capacitação em Usina de Oficinas para desdobramento. Nossos encontros são mensais e são feitos nas escolas que atendemos, nas quais temos a oportunidade de visitar e conhecer o trabalho desenvolvido. Nos centros de estudos, além das informações passadas relatamos experiências, fazemos oficina, dinâmica, rodas de leitura e divulgamos o acervo recebido”.

 

Professoras no encontro final, na Sala de Leitura Polo, E. M. Mozart Lago.

 


Encontro Final das Salas de Leituras Polos da 5ª CRE e suas Satélites


O último encontro se deu na Escola Municipal Albert Sabin, onde momentos importantes aconteceram levando os professores a contemplarem um pouco do que foi realizado durante o ano.

 

Alunos da Escola Municipal Mario Paulo de Brito apresentaram uma linda dança feita em homenagem ao poeta Iberê Camargo, sob a orientação do professor Pedro Bárbara.

 

Outro momento marcante foi o dos pequenos músicos da Escola Municipal Sílvio Romero, que se apresentaram com violino, flauta e violão, sob a orientação do professor Antônio Carlos.

 

 

Finalizado o ano letivo, um merecido descanso aos professores que se dedicam 200 dias letivos aos seus alunos com alegria, entusiasmo, paixão, visão de futuro e muita vontade de acertar!

 

Parabéns a este fantástico grupo que não se cansa de mostrar ao mundo, especialmente ao Rio de Janeiro, seus projetos e atividades, tão bem representados pelos incansáveis professores responsáveis pelas Salas de Leitura Satélites e as respectivas Salas de Leitura Polos.

 

 


Feliz 2015!!!


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share