A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 88 resultados para o mês de 'Janeiro de 2012'

Terça-feira, 31/01/2012

Alysson Geraldo G. da Silva, Destaque da EM Mendes Viana _ 5ªCRE

Tags: 5ªcre, alunos.

 

 A Escola Municipal 05.14.026 Mendes Viana se orgulha de seus alunos, porém, alguns se destacaram ao final de 2011 como é o caso de Alysson Geraldo Gomes da Silva, 15 anos. Seus pais, Ailton Geraldo da Silva e Roseni Gomes da Silva, estão orgulhosos pelas conquistas de seu filho, afinal Alysson passou para alguns Colégios
da Rede Pública de Ensino Médio, além de ter ganhado uma
Bolsa de estudos de uma Escola na Rede Particular.

 

 

O Rioeduca/5ªCRE, no final de 2011, esteve de olhos abertos para os concursos dos Colégios públicos estaduais e federais, com  a finalidade de mostrar alguns de nossos alunos que foram aprovados, e com destaque.

 

Poderia ter feito muitas entrevistas, dentre tantas aprovações que tivemos, mas  me detive em algumas escolas que me escreveram sinalizando alunos que foram aprovados e bem classificados. 

 
Uma dessas escolas foi a EM Mendes Viana, intermediária dessa entrevista, que aconteceu por e-mail e telefone.

 


Primeiramente, vamos conhecer a mãe de Alysson, Srª Roseni, que prontamente nos recebeu online para esta entrevista.

 

Portal Rioeduca: Desde quando seu filho frequenta a EM Mendes Viana? Por que a escolheram?

Srª Roseni: Desde o 6º ano. A princípio, por causa da proximidade de nossa casa.

 

 

Portal Rioeduca: A senhora participa das reuniões de pais? Se sim, quais as outras atividades a senhora participa na escola? 

Srª Roseni: Sim, mas somente das reuniões de pais. 

 

 
Portal Rioeduca: A senhora tinha uma relação boa com a equipe da Escola? Por quê?

Srª Roseni: Sim. Porque todas as vezes que necessário compareci à escola, tendo um bom entendimento e relacionamento com diretores e funcionários.

 

 

Portal Rioeduca: Em sua opinião, quais os maiores desafios e dificuldades da EM Mendes Viana?

Srª Roseni: Fazer com que as crianças se envolvam mais com a escola e com os projetos e atividades, e que os pais acompanhem mais os seus filhos.

 

 

Portal Rioeduca: Como  a senhora avalia a qualidade do atendimento da EM Mendes Viana?Por quê? Como isso pode ser percebido?

Srª Roseni:  Ótimo. Porque eles avaliam bem e valorizam os alunos que têm mais capacidade, dando mais oportunidades. Isso é percebido quando se destaca o aluno que tem maior interesse pelos estudos. 

 

 

Portal Rioeduca:  A senhora acredita que seu filho teve aprovação na NAVE, e nas outras instituições de ensino, pelo que aprendeu durante os anos em que ele estudou na EM Mendes Viana ou ele se preparou em algum cursinho? Explique por quê?

Srª Roseni: Ele fez um cursinho. A escola ajudou, porque quando viu que ele podia ir mais além, foi lhe oferecido o Curso Expressão, parceiro da Associação Vencer.

 

 

Portal Rioeduca: A que a senhora atribui à aprovação dele?

Srª Roseni: Ao esforço dele mesmo. Ele estudou muito esse ano todo se preparando para estas provas.

 

 

Portal Rioeduca: A senhora indicaria a EM Mendes Viana à outras pessoa? Qual conselho daria a alguém que quisesse matricular o (a) filho (a) nesta escola?

 

Srª Roseni: Sim. Até porque tenho uma filha no 8º ano nesta escola e outro que deverá entrar agora no 6º ano. Eu diria que a escola é uma boa escola, e se o aluno for um bom aluno ela tem muito mais a oferecer por causa dos projetos existentes.

 

 

Portal Rioeduca: Por fim, resuma em poucas palavras o que a senhora está achando da Educação no Município do Rio de Janeiro.

 

Srª Roseni: Só tenho coisas boas a dizer, pois apesar de ouvir algumas reclamações de outrem, aqui na minha família tem sido de bom proveito. A educação no Município, nos últimos anos, tem tido uma melhora considerável, muitos investimentos e mais cobranças também, e isso é muito bom. Mas que os pais sempre acompanhem o andamento dos filhos.

 

  

 

Alysson, Aprovado em Várias Instituições de Ensino

 

Comecei, aos quatro anos, cursando a educação infantil na Escola Municipal Tarsila do Amaral, onde havia excelentes funcionários e ótimos professores, aos quais me ajudaram bastante a entender as matérias com muita calma e paciência.

 

Aos 11 anos, fui transferido para Escola Municipal Mendes Viana para cursar o 6º ano, onde também há ótimos professores que me ajudaram a entender as matérias, principalmente Português onde eu sentia uma maior dificuldade.

 

Lá, eu fui contemplado com uma bolsa da ONG Associação Vencer, a qual me ajudou grandemente na preparação para as provas das escolas técnicas, através do Curso Evolução.

 

Com muito esforço, dedicação e estudo, me inscrevi para algumas escolas técnicas.

 

Passei na CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca), passei no IFRJ  (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro)   onde espero a classificação,  e através do bom desempenho no cursinho já havia recebido uma bolsa integral para o Colégio Elite Madureira, porém decidi me focar no Colégio NAVE  (Núcleo Avançado em Educação)  e consegui passar, e é realmente o que eu sempre quis estudar.

Espero que lá eu consiga alcançar um bom nível de instrução na área de Informática, para consequentemente conseguir um bom emprego na área, a qual me interessa bastante, principalmente a de Programação de Jogos, entretanto passar no IFRJ foi muito gratificante.


Das Escolas municipais só terei boas lembranças, dos professores e diretores que acreditaram em mim e me aconselharam a me esforçar mais, pois conseguiria chegar muito mais além, o meu agradecimento a todos.

 

 

Alysson, no momento que escreveu esse texto, não sabia que havia sido classificado para o IFRJ.
 

É muito gratificante e emocionante essas entrevistas, pois percebemos o quanto nossos alunos se esforçam para galgar a oportunidade de estarem entre os melhores na Cidade do Rio de Janeiro.

 

 

Parabéns ao Alysson, aos seus pais, à EM Mendes Viana e, em especial, aos seus professores que transmitiram confiança, bons ensinamentos e um vasto material educacional, rendendo a certeza que estudar é o melhor caminho para se chegar a um futuro promissor.

 

 

Sites das Instituições de ensino registrados nesta publicação:

Associação Vencer > http://www.associacaovencer.org/associacao.asp

Portal CEFET > http://portal.cefet-rj.br/

IFRJ > http://www.ifrj.edu.br/node/704

Sistema Elite de Ensino > http://sistemaeliterio.com.br/bolsao_info.php?gclid=CI_IstipxK0CFUOQ7QodvlsEBw

NAVE _OI Futuro > http://www.oifuturo.org.br/educacao/oi-nave/

Curso Evolução > http://www.cursoevolucao.com/home.html

 

 Quer ver seu trabalho publicado no Portal Rioeduca, então escreva para nós que o publicaremos.

Participe comentando!


Cada CRE possui um representante na Equipe Rioeduca, todos professores da rede, e para saber qual e-mail do representante da sua CRE clique no ícone abaixo.

 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 31/01/2012

Larissa e Melina, Destaques da E.M. Affonso Penna em Concursos para o Ensino Médio

Tags: 2ªcre, entrevistas.

 

As alunas Larissa de Araújo Dias e Melina Quintanilha de Carvalho cursaram o 9º ano do Ensino Fundamental na E.M. Affonso Penna e foram aprovadas em concursos para escolas do Ensino Médio. Hoje, elas e suas famílias nos contam um sobre a rotina de estudos que proporcionou essas histórias de sucesso

 

Da esquerda para a direita: Diretora-adjunta Haydée Maria, diretora Maria do Carmo, mãe da Melina a senhora Patricia Campista, aluna Melina Quintanilha, mãe da Larissa a senhora Adriana de Araújo e aluna Larissa de Araújo

 

Larissa participou desta entrevista acompanhada de seus pais, Adriana de Araújo e Orlando Pereira Dias. Ela estudou na E.M. Affonso Penna desde o ano de 2009, cursando assim do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental nesta unidade escolar. Foi aprovada para cursar o Ensino Médio no CAP UFRJ, Colégio Pedro II, CEFET e NAVE.

 

Da esquerda para a direita: Senhor Orlando Pereira pai da Larissa, aluna Larissa e a senhora Adriana Araújo mãe da Larissa

 

Vamos conhecer um pouco mais sobre a rotina de estudos da Larissa em 2011.


Rioeduca – Por que a família escolheu a E.M. Affonso Penna?


A mãe de Larissa a senhora, Adriana de Araújo, visitou a escola para conhecer o Projeto Político Pedagógico e ressalta que foi bem atendida e apoiada pela Coordenadora Pedagógica Henriete durante o tempo que sua filha frequentou esta unidade escolar.


Rioeduca – Como foi a rotina de estudos da Larissa em 2011?


A família de Larissa sempre incentivou os estudos e a leitura de livros. Na etapa final, antes das provas dos concursos, os pais estudaram junto com Larissa para poder incentivá-la. A família ressalta que o incentivo da professora de Língua Portuguesa, Elizabete Andrezano, e do professor de História, Arthur Caser, foram fundamentais para a formação de Larissa.


Rioeduca – Larissa, como você se sente sabendo que foi aprovada em concursos para colégios do Ensino Médio?


Estou realizada porque é um ponto importante para garantir meu futuro e ingresso na universidade. Pretendo continuar com minha rotina de estudos para prestar concursos públicos e na universidade, cursar Direito.


Para aqueles alunos que irão prestar concursos para colégios do Ensino Médio, aconselho que se esforcem bastante porque o resultado vale a pena e o apoio da família também é importante nesta etapa.


Rioeduca – Deixem uma mensagem para a E.M. Affonso Penna.


A E.M. Affonso Penna foi uma escola de grande importância que sempre apoiou e colaborou com o desempenho de Larissa, por isso, gostaríamos de agradecer o apoio e incentivo recebidos por parte dos professores e da direção desta unidade escolar. A integração entre escola e família é essencial para o desenvolvimento escolar do aluno.

 

Da esquerda para a direita: Senhora Patrícia e a aluna Melina 

 

Melina Quintanilha de Carvalho participou desta entrevista acompanhada de sua mãe, a senhora Patrícia Campista Quintanilha. A aluna estudou na E.M. Affonso Penna desde o 6º ano do Ensino Fundamental porque sua família teve boas referências da escola. No ano de 2008 a aluna participou de um concurso de redação obtendo o primeiro lugar. Ela foi aprovada para cursar o Ensino Médio no Colégio Pedro II e também conseguiu bolsa de estudos, através de provas, em uma instituição particular.


A mãe de Melina nos conta que costuma participar das reuniões de responsáveis por acreditar que seja uma forma de integração entre família e escola e, também, o momento de conversar com a direção e professores sobre o desempenho escolar do aluno.

 

Vamos conhecer um pouco sobre a rotina de estudos de Melina em 2011.

 

Rioeduca – Como foi a rotina de estudos no 9º ano do Ensino Fundamental?

 

Melina estudava na escola e também reservava horário para estudar em casa, inclusive, nos finais de semana. A ideia de prestar concursos para colégios do Ensino Médio lhe foi apresentada por sua mãe e por seus professores. Melina aceitou a ideia visando uma boa preparação no Ensino Médio para, no futuro, fazer um curso superior em Medicina, Jornalismo ou Cinema.

 

Rioeduca - Melina, como você se sente ao saber que foi aprovada em concursos para colégios do Ensino Médio?

 

Estou muito feliz, acredito que será bom para o meu futuro e espero ter uma boa base para prestar concursos como o ENEM. E aos alunos que irão prestar concurso em 2012, aconselho que estudem e dediquem-se bastante para alcançar o objetivo.

 

Rioeduca – Deixem uma mensagem para a E.M. Affonso Penna.

 

Sentiremos saudades da escola e queremos agradecer a direção, inclusive, a Coordenadora Pedagógica Henriete pelo apoio e incentivo que recebemos. Nossa família pôde perceber o retorno que a Melina teve nos estudos.

 

Da esquerda para a direita: Diretora-adjunta Haydée, diretora Maria do Carmo, Melina e Larissa

 

 

Meninas, parabéns pela conquista! 
Muito sucesso nesta nova etapa escolar!

 

O Portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores, a fim de divulgarmos as práticas pedagógicas que colaboram com a educação carioca. Participe também deste espaço que é nosso! Divulgue os blogs ou projetos realizados em sua escola, para isso, entre em contato com o representante Rioeduca em sua CRE.

Clique e conheça o representante do Rioeduca em sua CRE

 

Gostou desta matéria? Deixe um comentário!

 

Professora Renata Carvalho – Representante Rioeduca 2ª CRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj




 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 31/01/2012

Escola Juliano Moreira, Biografia do Patrono que É Referência na Psiquiatria Brasileira

Tags: 7ªcre, patronos.

 

 

Juliano Moreira foi médico e um dos pioneiros da psiquiatria brasileira.Ele nasceu em Salvador, no dia 6 de janeiro de 1873.Sendo o primeiro professor universitário a citar e incorporar a teoria psicanalítica no seu ensino na Faculdade de Medicina.Ele é patrono da Escola Municipal Classe em Cooperação Juliano Moreira que está localizada na Colônia Juliano Moreira,na Taquara.

 

 

 Biografia do Patrono

  O Prof. Dr. Juliano Moreira manifestou seu interesse pela Medicina cedo.Nascido em Salvador, negro e de origem pobre, entrou na Faculdade de Medicina da Bahia com apenas 13 anos, em 1886, formando-se aos dezoito anos, em 1891 com a apresentação da tese “Sífilis maligna precoce”, tornando-se professor da Faculdade.

  Foi o  primeiro professor universitário a citar e incorporar a teoria psicanalítica no seu ensino na Faculdade de Medicina.Já em 1900 representa o Brasil em congressos internacionais: em Paris, neste ano - sendo também eleito Presidente Honorário do 4º Congresso Internacional de assistência a alienados, em Berlim; também foi congressista brasileiro em Lisboa, em 1906; Milão e Amsterdão, em 1907; Londres e Bruxelas, em 1913.
 

  Em 1903, após ter exercido a clínica psiquiátrica na Faculdade Baiana, mudou-se para o Rio de Janeiro.Durante seu trabalho na direção do Hospital Nacional dos Alienados, do Rio de Janeiro, humanizou o tratamento e acabou com o aprisionamento dos pacientes. Reformou e ampliou a instituição e obteve a promulgação da primeira lei brasileira de assistência aos loucos (1902-1930). Batalhador em prol dos doentes mentais foi um dos responsáveis pela lei de assistência aos alienados (1904). Foi também Diretor Geral de Assistência a Alienados (1911-1930), criou o manicômio judiciário, adquiriu o terreno para construção do atual Hospital-Colônia Juliano Moreira e fundou a nova colônia para mulheres em tratamento.


 

  Em seu trabalho clínico eliminou coletes e camisas-de-força e instalou um laboratório de análises, a partir do qual iniciou-se, no Brasil, a rotina de punções lombares para elucidação de diagnóstico. Professor de neurologia e psiquiatria e pesquisador de doenças tropicais, deixou importantes trabalhos sobre o ainhum, a bouba, a leishmaniose e a lepra, e os livros Assistência aos alienados no Brasil (1906) e A evolução da medicina no Brasil (1908).

  No período, entre maio e junho de 1910, o hospital recebeu o ilustre líder da Revolta da Chibata, João Cândido, para tratamento de uma psicose de exaustão.Defendeu a idéia de que a origem das doenças mentais se devia a fatores físicos e situacionais, como a falta de higiene e falta de acesso à educação, contrariando o pensamento racista em voga no meio acadêmico, que atribuia os problemas psicológicos do Brasil à miscigenação. Foi importante representante internacional da Psiquiatria brasileira.

  Dentre as instituições das quais foi membro Juliano Moreira, contam-se: Antropolegische Gesellschaft (Munique); Societé de Medicine (Paris); Medico-legal Society (Nova York). Juliano Moreira foi membro da Diretoria da Academia Brasileira de Ciências entre 1917 e 1929, tendo ocupado o cargo de Presidente no último triênio.

Texto adaptado da Wikipedia e http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_2428.html
 

Classe em Cooperação Juliano Moreira

 

Atualmente com cerca de 680 alunos da Educação Infantil ao 5ºano do Ensino Fundamental, incluindo Classes Especiais, distribuídos em dois turnos.A prática pedagógica desenvolvida aponta para a construção do conhecimento através do diálogo, de atividades lúdicas e do afeto, de modo que a escola seja um espaço de aprendizagens significativas , onde se goste de estar, para trabalhar interagir, conviver e aprender.


A Escola promove atividades interdisciplinares que são programadas no decorrer do ano letivo para atender aos aspectos de integração, socialização e confraternização, tais como: dinâmica de projetos pedagógicos, Culminância de Projetos, Recreios Festivos, Concursos Educativos, Oficina de Poesia, Oficina de Dança, Aulas Passeio, Solenidades Cívicas, Projetos de Monitoria, entre outros.


 

entrada da escola

Alunos assistindo atividade lúdica contra o mosquito da Dengue

 

Momentos Finais de 2011 entre os Professores e Boas Vindas à Nova Direção 2012


A Escola Municipal Juliano Moreira no último Conselho de Classe,na sala de leitura usou a criatividade na hora das fotos.Muitas emoções no final do ano, com os resultados do nosso trabalho, e a troca da direção, coordenação.

 Da direita para a esquerda:Prof. Rosângela Augusto, Prof. Cecilia Amancio, Prof.Cristiane, Prof.Rejane, e a então coordenadora Soraia Pessanha


Professoras Cecilia e Rosângela, destacaram a importância do coletivo, da união da equipe com o livro Nós de Eva Furnari.


 

Professores são igual aos alunos quando se reúnem, o livro Fuzuê foi escolhido para mostrar isso, nos intervalos sempre muita descontração,muita bagunça, muita alegria que tornam os momentos de troca gratificantes.


Em “Um Patinho Realmente Feio” as professoras fizeram uma brincadeira com a amiga Rosângela por ela ser dupla regência na escola. A amizade nunca acaba mesmo com aqueles que se vão! ( e acabam voltando)

 


Na sala do primeiro ano, as professoras Patrícia Helena,Rosângela Augusto, Cecilia Amancio, após o conselho em um momento descontraído.

 

 

 


Parte da equipe, da esquerda para a direita: Professoras Patrícia, Rejane,Fátima, A diretora Ester Henriques, Professoras Cecilia, Rosângela e Regina.


Aproveitamos para dar as boas vindas as nossas amigas de trabalho:Luísa e Daisy  que em 2012 tomaram posse dos cargos de diretora e diretora adjunta respectivamente na ordem das fotos, desejando que a nossa Classe em Cooperação Juliano Moreira, continue sendo uma escola de cooperação e de muita amizade, responsabilidade e trabalho sério!Parabéns!

  

Texto e fotos de  Momentos Finais  enviados pela professora Cecília Amancio

 

METAS PRINCIPAIS PARA 2012

A Direção da E.M.C.C. Juliano Moreira pretende melhorar a qualidade do ensino, favorecendo a aprendizagem e o rendimento de todos os alunos. A grande prioridade para 2012 serão as turmas de alfabetização. A Escola também quer estreitar os vínculos com toda a comunidade escolar, principalmente a relação entre os responsáveis com a unidade escolar. Acreditando que esta relação é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento do processo ensino aprendizagem.

 

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

 

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 31/01/2012

O Uso do Blog como Apoio à Aprendizagem

Tags: 4ªcre, blogdeescolas.


 

Os blogs deixaram de ser apenas diários online para assumir funções muito mais significativas no processo de comunicação. Basta acompanhar o número de cliques e posts comentando as notícias para saber quais são os mais bem sucedidos.

Justamente o seu dinamismo e a possibilidade de ampliar a difusão de ideias é que faz do blog um aliado para quem procura e também produz conhecimento. Essa ferramenta se traduz em uma grande aliada dos professores no processo de ensino/aprendizagem.

 

Um blog se caracteriza como sendo um veículo de comunicação em massa, tal como a televisão e o jornal, cujo objetivo é a comunicação por difusão de informações. Por outro lado, a possibilidade de comentar uma postagem difere o sistema blog desses outros veículos tradicionais de comunicação que estabelecem apenas a comunicação unidirecional sem a possibilidade de retorno da audiência. Outra característica que também diferencia o blog é a possibilidade de estabelecer redes sociais e comunidades virtuais através do inter-relacionamento entre os usuários de blogs por meio de mecanismos como "seguidores". Além disso, a possibilidade de interação entre os blogueiros, tanto através dos comentários num blog como através das redes sociais, são características atrativas para o contexto educacional. 

 

Algumas vantagens oportunizadas pelo uso dos blogs

 

O blog pode motivar a participação do aluno através da interação entre professores e alunos, alunos de umamesma série, alunos de diferentes séries e de diferentes escolas, estabelecendo o intercâmbio de informação e o compartilhamento de conhecimento por toda a rede.

 

O blog favorece o diálogo, a discussão de idéias e opiniões, possibilita situações de debates e a troca de conhecimentos entre os alunos. O professor pode interagir com os alunos, e cada aluno pode interagir com osdemais colegas, o que possibilita a aprendizagem colaborativa. 

 

O blog pode ser considerado como mais uma maneira de adquirir conhecimento e também estabelecer rede social, onde professores e alunos podem obter e compartilhar informações.

 

O blog pode estimular a leitura e a escrita, desenvolver a criatividade, a reflexão, a crítica e a autonomia do aluno, pois possibilita a autoria sem intermediações.

 

Conheça o mais novo blog Escolar da 4ª CRE

 

Gestor, Professor e Aluno criem vocês também um blog educacional e apropriem-se dessa ferramenta incrível que não só auxilia os professores em suas atividades em sala, como também permitem uma maior exposição de seus conhecimentos para o público.

 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share