A A A C
email
Todos os posts escritos por Patrícia Fernandes e Ana Paula Cavadas
Retornando 1 resultado para o autor 'Patrícia Fernandes e Ana Paula Cavadas'

Segunda-feira, 14/05/2018

Games Inteligentes com a Prof.ª Ana Paula Cavadas

Tags: 6.ª cre, games inteligentes.

 

 

A professora Ana Paula Cavadas é regente em duas Unidades Escolares de 2.º segmento do Ensino Fundamental da 6.ª CRE. Nelas desenvolve atividades voltadas para o desenvolvimento de Games Inteligentes, estudo que desenvolve no seu curso de Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vamos conhecer um pouco deste trabalho?

 

A professora Ana Paula desenvolve este trabalho em duas escolas municipais: E.M. Daniel Piza e E.M. Charles Anderson

 

A metodologia das aulas de Games Inteligentes foi desenvolvida após mais de vinte anos de pesquisa na área de computação e neuropedagogia dos professores Carlo Emmanuel Oliveira, Carla Verônica Marques e Claudia Motta, todos professores pesquisadores Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE) da UFRJ.

 

A professora adaptou essa tecnologia complexa que é desenvolvida para os cursos de graduação e pós-graduação, dessa universidade, e aplicou com turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental. Seu objetivo é desenvolver a criatividade, a narrativa e provocar um aumento da cognição dos estudantes. Além disso, a professora pensa em de torná-los multiplicadores do processo de Games Inteligentes, que são jogos baseados em princípios neuropedagógicos que viabilizam, através do pensamento computacional, que os estudantes envolvidos aprendam as disciplinas escolares. Dessa forma, há impacto direto no aprendizado, de uma maneira construtiva e não imposta, já que ele não é imposto e sim construído com a turma. 

 

Atuação dos parceiros do trabalho com os Games Inteligentes

 

“No final do ano passado, os estudantes que participaram do processo realizaram quatro oficinas de desenvolvimento de games inteligentes para estudantes do primeiro segmento. Nesse ano, resolvi ir mais além, criei duas turmas de Games Inteligentes na Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza, que funcionam sexta-feira de 8:30h às 11:30h e outra turma que funciona quarta-feira de 13h às 16h, onde conto com o auxílio dos monitores, oriundos da primeira turma de games inteligentes e estagiários de graduação e pós-graduação do laboratório LABASE do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE) da UFRJ”. – contou a prof.ª Ana Paula

 

A professora contou ainda que durante as aulas de Games Inteligentes são aplicadas as técnicas do Fio Condutor Técnico Pedagógico, desenvolvido durante a sua pesquisa, a elaboração dirigida em todas as fases do processo e o currículo rizomático, onde se valoriza o conhecimento do estudante acerca do tema desenvolvido. Nestas técnicas, o professor e os estagiários trabalham apenas como mediadores do conhecimento.  

 

Trabalhando com Games Inteligentes - Vídeo 1

 

Trabalhando com Games Inteligentes - Vídeo 2

 

Para o desenvolvimento das aulas de Games Inteligentes, a professora conta com o apoio científico do Laboratório LABASE-UFRJ e da ONG-ABRAPA. Além destes parceiros, ela ainda recebe apoio dos monitores da primeira turma, estudantes do 2.º segmento do Ensino Fundamental: André Richard, Letícia Maria, Linda Yasmin e Wesleyania Vitória. 

 

Os alunos aguardam as aulas da prof.ª Ana Paula Cavadas com muito entusiasmo. Seu trabalho inspira os jovens e causa a admiração de seus colegas. A responsabilidade é grande, mas esta educadora tira essa tarefa de letra. Segundo ela, alcançar uma educação de excelência é possível, aliando o conhecimento da neurociência e da informática. 

 

Parabéns professora Ana Paula! Parabéns a todos os parceiros! É um orgulho ter na 6.ª CRE profissionais que acreditam e lutam por uma educação de qualidade para todos; que ajudam seus alunos acreditarem que são capazes de fazer tudo o que desejarem. Obrigada por transformar a vida dos nossos jovens alunos!

 

Quer conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela professora Ana Paula Cavadas? 

Entre em contato com ela!

Prof.ª Ana Paula Cavadas

E-mail: anapcavadas@gmail.com

Telefone: (21) 2407-0919

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 


   
           



Yammer Share