A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SMETodos os posts escritos por Lilian Ferreira
Retornando 184 resultados para o autor 'Lilian Ferreira'

Quarta-feira, 29/01/2014

Alunos dos GECs Participam do Evento - 1000 dias para os Jogos Paralímpicos

Tags: paralimpíadas, .

No dia 12 de dezembro, a contagem regressiva para as Paralimpíadas do Rio chegou à marca dos 1.000 dias. Para comemorar a data, 1.000 alunos da rede municipal de ensino prepararam mensagens de incentivo aos atletas brasileiros que deverão disputar os Jogos entre 7 e 18 de setembro de 2016.

São desenhos e textos inspirados na superação, amizade, determinação e respeito através da educação e do esporte, e que foram apresentados para atletas do Time Rio Paralímpico no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) de Santa Cruz.

 

 

O Programa de Educação Rio 2016 está sendo implementado nas escolas, pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. A interface entre o Comitê e a SME ocorre através da Empresa Olímpica Municipal, que coordena a execução dos projetos e atividades municipais relacionados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. 

Sendo assim, no ano de 2013, a Empresa Olímpica Municipal começou uma parceria em nossas escolas. Em 2014, essa parceria será estendida com a proposta de trabalhar os valores Olímpicos e Paralímpicos nos Ginásios Experimentais Cariocas. 

 

Confira os Desenhos feitos pelos alunos dos GECs para o

Evento de Contagem Regressiva de 1000 Dias.

 

 

 

 

 

Veja mais desenhos e saiba mais sobre o evento no Blog SuperAção:

http://blogs.odia.ig.com.br/superacao

 

Veja também algumas outras matérias sobre o evento.



GE.com: http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2013/12/mensagens-de-alunos-emocionam-nos-1000-dias-para-paralimpiadas.html


O Dia: http://www.clipnaweb.com.br/prefeitura2/consulta/materia.asp?mat=284764&cliente=prefeitura2&


Lancenet: http://www.lancenet.com.br/minuto/Estudantes-movimento-incentivo-atletas-paralimpicos_0_1046295515.html


Terra: http://esportes.terra.com.br/estudantes-fazem-movimento-de-incentivo-aos-atletas-paralimpicos,fd12401d0bfd2410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html


SportvNews: http://globotv.globo.com/sportv/sportvnews/v/faltando-mil-dias-para-jogos-paralimpicos-evento-abre-comemoracoes/3014952/


Site da Prefeitura: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4507940

 

 

 

 

Profª Lilian Ferreira; Gerente do Portal Rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/12/2013

Vale a Pena LER de Novo - Em Janeiro - No Rioeduca.net

No mês de janeiro, a equipe do Portal Rioeduca estará de férias, assim como grande parte de nossos professores e alunos. Vamos aproveitar essa oportunidade para rever as melhores matérias de 2013?

 

E sabe quem elegerá as melhores matérias? Sim, você!!!

Todas as melhores matérias receberão o selo da campanha que se chamará:

Vale a pena LER de novo!

 

 

 

De 6 até 31 de janeiro, destacaremos as quatro matérias mais votadas de cada CRE, as quatro matérias mais votadas da Página Família e as quatro mais votadas da Página Professores. 

 

Para eleger aquela que você achou a melhor matéria de 2013, preencha o formulário abaixo até o dia 30 de dezembro. 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 16/12/2013

“Adeus Madiba” - Homenagem do CIEP Nelson Mandela ao seu Patrono

Tags: ciep, nelsonmandela, mandela, homenagem.

 

O dia 06 de dezembro não poderia seguir sua rotina no CIEP Nelson Mandela. Um dia após o falecimento de seu patrono, todos os alunos, funcionários e professores da escola, que tem em seu Projeto Político Pedagógico a essência de luta de Nelson Mandela, interromperam suas atividades habituais por cerca de 40 minutos para reverenciarem aquele cuja vida e morte abalaram o mundo.

 

Foi tudo organizado de forma muito rápida: “Enquanto a direção e os funcionários preparavam a homenagem, os professores trabalhavam a notícia do falecimento do nosso patrono em sala de aula e estimulavam os alunos a escreverem e desenharem para Mandela, com o objetivo de fixar nos murais suas mensagens. Colocaram fitas de luto em todos os alunos, professores e funcionários.” – relata a professora de Educação Física Glauciane Dias Marques Mororo, que dirigiu o roteiro da homenagem.

 

Logo no início, após o minuto de silêncio - um dos momentos mais emocionantes do evento - e a reprodução do Hino Nacional Brasileiro, a cerimônia contou com a entrada de um quadro com o desenho da foto de Mandela, levado pela aluna do 3º ano, Maria Eduarda da Silva Baptista (Turma 1302 – Profª Marta Nery Correa Ramos), desenhado (técnica grafite clássico) por um funcionário da Comlurb e ex-aluno do PEJA, Sr. Valdir Marques de Almeida, que faleceu em 2012.


Na sequência, houve a leitura de algumas frases de Nelson Mandela, encerrando com a célebre: “A EDUCAÇÃO É A ARMA MAIS PODEROSA QUE VOCÊ PODE USAR PARA MUDAR O MUNDO”, feita por professores. Logo depois, o pronunciamento da diretora Luci Gomes Cardoso enfatizou o exercício constante da Unidade Escolar pela busca de ideais de paz, harmonia, dignidade, solidariedade e igualdade e convivência diária com seus alunos, funcionários e comunidade. 

 

Em sua fala, a aluna Adrielly da Costa Perrut, do 3º ano (turma 1305 - Profª Girlane Pereira da Silva), falou aos ouvintes sobre a importância de Nelson Mandela para o mundo.


Com apresentações musicais das crianças entoando canções que falavam de igualdade entre todos, independente de sua cor ou raça, o evento não teve nem lamentação e nem tristeza. Seu objetivo foi de lembrar que Mandela morreu, mas seu povo é um povo muito expressivo, que canta, dança e se congrega mesmo nesse momento de luto por um herói -relata a equipe pedagógica.


Ao final, para celebrar a liberdade, todos dançaram e se abraçaram entoando em uma só voz o refrão: “FREE, NELSON MANDELA”!

 

 

 

Assista à Repostagem gravada nesse dia pela TV Brasil:

 

 

Um pouco mais sobre a História do CIEP Nelson Mandela:


Situado no Bairro de Campo Grande, o CIEP Nelson Mandela foi fundado em 1988 e inaugurado em 1991 com a ilustre presença de seu patrono Nelson Mandela, sua esposa e autoridades locais da época.

 

Inicialmente atendia somente ao Ensino Fundamental. Em 1992 foram inseridas turmas de Educação Infantil e de 1998 a 2010 turmas de PEJA.

 

Em 2010, passou por uma reforma para receber o EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil). atendendo turmas de creche (2 e 3 anos de idade), Educação Infantil (4 e 5 anos de idade), Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano e 6º Ano Experimental do Projeto Travessia) e Educação Especial, inclusive com uma sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado).

Atualmente, o CIEP é uma Casa de Alfabetização, responsável pela formação de alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e, também, pelo atendimento de alunos da Creche e da Educação Infantil.

 

Nosso corpo docente é muito comprometido com as questões pedagógicas, sempre buscando estratégias para melhoria do desempenho dos discentes, visto os ótimos resultados de IDEB, Prova Rio e outras avaliações.

 

(fonte das informações sobre a escola: http://ciepnelsonmandela.blogspot.com.br/2011/11/ciep-nelson-mandela.html)

 

(Foto da Inauguração em 1991, cedida por Andreia Martins)

 

 

Texto da Professora Lilian Ferreira, Gerente do Portal Rioeduca.net, com a colaboração da equipe pedagógica do CIEP Nelson Mandela. 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Domingo, 15/12/2013

Metodologia de Projetos Rioeduca para 2014

 

Metodologia de Projetos Rioeduca definirá habilitação de postagens para 2014. 

 

A partir de março de 2014, a METODOLOGIA DE PROJETOS RIOEDUCA norteará a habilitação para postagens; ou seja, todos os projetos de escolas deverão seguir os critérios estabelecidos pela metodologia.

 

Todos os representantes Rioeduca nas CREs estarão preparados para orientar, a qualquer momento, as direções das escolas e sua equipe pedagógica acerca desse novo procedimento, bem como faremos reuniões nas próprias coordenadorias. 

 

O objetivo desta mudança é uniformizar as postagens e fazer transparecer a maneira como esses projetos já ocorrem em sua prática.

 

Ou seja, todos preocupados em atender os interesses do aluno, da comunidade escolar e da sociedade. Projetos sustentados pelo PPP de cada escola, proporcionando ao educando não só a oportunidade de novas maneiras de aprendizagem, bem como incentivando o protagonismo infantil e juvenil, bem como, a Educação para valores cognitivos e não-cognitivos. 

 

 

Texto da Professora Lilian Ferreira, gerente do Portal Rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share