A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa
Retornando 54 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa'

Sexta-feira, 07/09/2018

Escola Municipal Rotary: Primeiro Mutirão Amo a minha Escola

Tags: 11ªcre, mutirão, patrimônio.

 

A Escola Municipal Rotary com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar para valorizar e preservar o patrimônio público, realizou o seu primeiro mutirão Amo minha escola.

 

Confira!

 

O projeto foi realizado no início do 3º Bimestre com o apoio de professores, grupo de escoteiros, alunos e responsáveis, todos como voluntários.

 

 

 

 

O mutirão foi realizado em toda a unidade escolar e com a participação extensiva a todas as turmas que quiseram participar, é claro com a autorização dos responsáveis.

 

 

 

 

O objetivo maior além da valorização e conservação do patrimônio público, que é de uso comum a todos da comunidade escolar, foi a conscientização do cuidar para preservar.

 

 

 

Foram realizadas atividades de grafitismo, manejo da terra com plantio de mudas e pintura da escola.

 

 

Parabéns a E.M. Rotary por ensinar que cuidar e preservar o patrimônio é alem de tudo uma questão de educação cidadã!

 

 

Quer saber mais sobre?

E-mail: emrotary@rioeduca.net

Telefone: 2465-0279 / 2465-0019

 

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 20/08/2018

A Voz dos Refugiados

Tags: 11ªcre, refugiados, senegal.

 

A Escola Municipal Holanda, localizada na Ilha do Governador, juntamente com a Subsecretaria de Direitos Humanos levou para a escola a palestra "A Voz dos Refugiados" com um Senegalês que contou um pouco sobre como é a vida dos refugiados, assim como, os motivos que os levam a sair de seus países e tentar uma nova vida no Brasil. 

 

 

O tema foi tratado como de extrema importância para compreender melhor o fluxo migratório que está acontecendo no mundo todo, e se tratando de uma escola bilíngue o estudo e contato com outros culturas é de grande relevância.

 

Os alunos amaram a apresentação e participaram com perguntas ao imigrante do Senegal que, por sua vez, foi muito atencioso com todos.

 

 

 

Antes, houve uma apresentação sobre o que é a Copa dos Refugiados, que aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 4 de agosto, um evento esportivo que tem como objetivo a integração social dos imigrantes e refugiados.

 

Disputada pela primeira vez no Rio de Janeiro, a competição uniu cariocas e refugiados em um evento onde a ação social assumiu o protagonismo. Com apoio da Prefeitura, foram oferecidos serviços de saúde, oportunidades de trabalho e, claro, muito futebol.

 

Veja como foi:

 

Copa dos Refugiados: mais do que futebol, integração social
 

 

As crianças adoraram a visita e fizeram muitas perguntas. Direção, professores e funcionários também gostaram muito da visita que só contribuiu para a aprendizagem dos alunos da Unidade Escolar.

 

 

A Escola Municipal Holanda adorou e soube aproveitar bastante a visita do Grupo dos Direitos Humanos e do Refugiado/imigrante do Senegal!
 

 

Parabéns a E.M. Holanda e a Subsecretaria de Direitos Humanos por propiciar aos alunos estes momentos tão preciosos com culturas diferentes.

 

 

Quer saber mais sobre?

E-mail: emholanda@rioeduca.net

Telefone: 3353-9933 / 3393-9122

 

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 17/08/2018

Rimas na Alfabetização: Caminhos para Leitura e Escrita

Tags: redescobrindo, youtubers, 7ªcre.

 

Redescobrindo as Rimas

 

 

As rimas são ótimos recursos para despertar nas crianças o prazer pela leitura e escrita. Os pequenos se encantam com a sonoridade das palavras e se divertem com a possibilidade mágica de construir suas próprias combinações.
 

 

As palavras realmente são mágicas e nos apresentam milhares de possibilidades!

 

Por isso a dica de hoje começa com a indicação do livro: "O Livro Mágico".

 



Essa história nos mostra o poder que as palavras têm, e a rima é um desses poderes. Após a leitura, os alunos da Escola Municipal Desembargador Ney Palmeiro foram convidados a fazerem suas criações.

 

 

 

 


Cada aluno recebeu uma palavra e a missão de fazer uma ilustração que rimasse com ela. Após muita diversão construíram um cartaz coletivo:

Ainda no clima das rimas, os alunos do segundo ano tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo “Redescobrindo as Rimas” elaborado pelas professoras Youtubers e disponível no link:



 

A videoaula inicia-se com um problema, como fazer uma música para o canal “Redescobrindo”?


 

 


É claro que a turminha já tinha a resposta na ponta da língua e sabiam que as rimas eram a solução que a tia Ju e a tia Ly procuravam!

 

 



E para continuar a diversão, a videoaula interativa apresenta às crianças um jogo no qual elas devem descobrir quem mora nas casas apresentadas por meio da rima com o nome dos animais!

 

 

E ainda dois jogos com a rima como tema principal:

 

 

Depois de assistir ao vídeo...Mãos à obra!


Segundo Emília Ferreira as mãos são a porta de entrada para o cérebro. E nesta atividade, constatamos que quanto mais oportunidade as crianças têm de manipular objetos e trabalharem os sentidos, mais eficiente se torna o processo de aprendizagem.

 



Para Vygotsky o jogo tem grande importância no processo criativo, pois a imaginação estimulada por eles contribui para expansão das habilidades cognitivas. Sendo assim, por que não experimentar outros jogos? A diversão propiciada pelas rimas foi o gatilho para utilização de jogos de formação de palavras.

 

 

E assim, mais uma vez os alunos aprenderam brincando... E entre uma risada e outra construíram importantes conceitos e aprimoraram sua habilidade de leitura e escrita!

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.M. Desembargador Ney Palmeiro

E-mail: empalmeiro@rioeduca.net

Tel.: 2408-6042 / 2408-5482

 

Contato para publicações:

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 15/06/2018

11ª CRE em clima de Copa do Mundo!

Tags: 11ªcre, copa, mundo.

 

A Copa do Mundo já chegou nas escolas da 11ªCRE, localizadas na Ilha do Governador. Professores e alunos enfeitam e realizam atividades do tema. CONFIRA!

 

Foto destaque: Alunos da E.M. Capitão de Fragata Didier B. Vianna na contagem regressiva 

 

Copa do Mundo FIFA 2018 já começou e as escolas da 11ªCRE estão aproveitando o clima festivo para trabalhar diversos temas com seus alunos.

 

Na E.M. Amadeu Rocha a professora Cristiane da turma EI 41 realizou a atividade "Nossa mão é a bandeira do Brasil" aonde os alunos confeccionaram a bandeira do Brasil com tinta guache e tampinhas de garrafa pet, ornamentando o corredor da escola para torcer na Copa em ritmo junino!

 

E.M. Amadeu Rocha. Destaque para mural com o álbum para preenchimento coletivo 

 

Na E.M. Conjunto Praia da Bandeira, os alunos estão bem animados para a Copa. Nesse ritmo de empolgação, as turmas estão realizando diversas atividades com a temática. Essas,  depois de concluídas, serão apresentadas a comunidade escolar, no dia 29 de Junho, em uma grande festa! Todos estão convidados!

 

E.M. Conjunto Praia da Bandeira decorada pelos alunos. Destaque para o Mascote da escola, o Robô Nairobi

 

Na E.M. Magdalena Tagliaferro os alunos da turma 1302 escreveram e ilustraram, com muito entusiasmo, o Alfabeto da Copa do Mundo, com palavras como: Arena, Bola, Campo, Daniel Alves, Estádio, etc. Na mesma Unidade Escolar, a turminha EI 41 partiu Rumo a Rússia! Os alunos foram desafiados a descobrir como poderiam sair do Brasil para assistir a Copa do Mundo e acabaram trabalhando os meios de transporte e noções de distância (longe, perto).

 

Alunos da E.M. Magdalena Tagliaferro trabalhando meios de transporte e confeccionando Alfabeto da Copa

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil, EDI Tenente Pedro de Lima Mendes, aproveitou a proximidade da Copa do Mundo para desafiar os responsáveis na "Ciranda de Desafios", realizada pela quarta vez na Unidade Escolar. Nela os responsáveis tiveram que confeccionar, juntamente com os alunos, em casa, uma Matrioskaconhecida como boneca Russa. A Matrioska é uma série de bonecas colocadas umas dentro das outras, da maior até a menor.

 

Matrioskas confeccionadas pelos responsáveis juntamente com os alunos

 

Na Coordenadoria Regional de Educação, 11ªCRE, não poderia ser diferente! O clima também é de festa!  Salas decoradas em clima Junino de Copa do Mundo!

 

Destaque para as salas das equipes do GRH e GAD 

 

Parabéns a todos os envolvidos! As decorações para Copa do Mundo, aliadas ao clima Junino está contagiando a todos!

 

Quer saber mais sobre?

Gerência de Educação da 11ªCRE

E-mail: gedcre11@rioeduca.net 

 

Contato para publicações:

 


   
           



Yammer Share