A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME

Quinta-feira, 19/10/2017

Era uma vez, a Pré escola da E. M. Floriano de Brito

Tags: 9ªcre, contos, pre escola.

 

 

 

Brincar, dramatizar e encenar as histórias faz parte da rotina das crianças da pré escola nas descobertas com o mundo da leitura. Foi assim que a turma da Educação Infantil da E. M. Floriano de Brito viveu durante o segundo bimestre uma inesquecível aventura com o Subprojeto CONTOS. 


As atividades ocorreram de forma sistemática e prazerosa no cotidiano da turma da Pré Escola com a ampliação do conhecimento das histórias infantis clássicas. Os objetivos definidos no planejamento atendiam as Orientações Curriculares da Educação Infantil, através da integração entre as áreas linguagem escrita e oral junto às artes. A aprendizagem concreta e significativa com atividades diversificadas e experiências enriquecedoras, fortaleceram valores como respeito, amizade, solidariedade e disciplina. Incutiram direitos e deveres através da ludicidade.
       

Tudo começou com a contação de história da Branca de Neve, tanto pela professora como por eles, levando em conta as gravuras e a sequência da história, e, resumo da mesma. Trabalharam a escrita do nome a partir do nome dos sete anões. A questão do espelho também foi bem explorada acentuando as características físicas e emocionais de cada sujeito.

O incentivo à boa alimentação também foi bem destacado através da maçã e inclusive foi bem discutido a questão dos agrotóxicos, como veneno, usado na agricultura, tema bem vívido na nossa comunidade, já que muitos pais trabalham na agricultura. Assim associamos o conto à realidade e vivência dos alunos.

O envolvimento e a identificação das crianças, com as características dos personagens e com o enredo da História da Branca de Neve, aconteceu de forma intensa. Desta forma, a culminância do Subprojeto Contos, ocorreu de maneira gratificante: uma linda apresentação da peça BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, a qual demonstrou o desenvolvimento da oralidade, entrosamento e participação de toda turma.

 

 

 

 

Parabéns à dedicação e criatividade da professora Raquel Campos e de toda a unidade nas aventuras sobre gostar de ler com as crianças da Pré Escola. 

 

DADOS DA UNIDADE:

Escola Municipal Floriano de Brito

Endereço: Estr. Abílio Bastos, SNº - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, 23097-000

Telefone: (21) 3406-2303

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 18/10/2017

Leitura e Escrita no Foco da Aprendizagem

Tags: 8ªcre, semana da alfabetização.

 

A 5ª edição da Semana de Alfabetização aconteceu entre os dias 18 e 22 de setembro. Com diferentes atividades lúdicas e dinâmicas, as crianças experimentaram uma semana planejada especialmente para promover a leitura e a escrita, de maneira divertida e prazerosa.

 

Leituras no pátio da E.M. Leonardo da Vinci

 

Muito antes de ler e escrever, o homem se comunicava por meio de desenhos e pinturas que realizava nas paredes de pedras no interior das cavernas.

Nessa época o homem manipulava formas, gestos, sons e cores não só para dar sentido a algo, como também para se comunicar uns com os outros.

Hoje entendemos que a leitura vai muito além de um meio de comunicação. Ler é uma maneira de se tornar melhor, mais completo e mais capaz de lidar com o mundo contemporâneo.

A leitura proporciona liberdade e capacidade de fazer escolhas e de formar opinião. É caminho para a construção da autonomia e, consequentemente, da conquista da cidadania.

 

Os Contos Clássicos da Literatura Infantil foram os mais lidos no Piquenique Literário

 

De 18 a 22 de setembro, foi realizada a 5ª edição da Semana da Alfabetização na cidade do Rio de Janeiro.

Em todas as escolas que atendem aos anos iniciais foram realizadas atividades específicas para o desenvolvimento das habilidades necessárias para a aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita.

Na Escola Municipal Leonardo da Vinci a Semana da Alfabetização foi planejada visando as relações afetivas, conceituais e cognitivas, para isso foram organizadas atividades envolvendo a leitura e a escrita nas suas mais diversas formas de apropriação.

Na Semana da Alfabetização o foco é a leitura e a escrita em sua forma mais funcional, mas nada impede que as atividades sejam lúdicas e bem dinâmicas, comprovando para os alunos  que ler e escrever é de fundamental importância na vida social.

 

Leituras e dramatização com a professora  Marisa Marotta

 

Durante a Semana de Alfabetização na E.M. Leonardo da Vinci, os professores fizeram um reagrupamento, quando houve a troca dos professores das turmas. Os clássicos da literatura infantil tiveram um destaque especial nessa ação.

Outro momento muito apreciado pelos alunos foi o Piquenique Literário, que aconteceu no pátio da escola. Ao ar livre e debaixo das árvores, as crianças não resistiam ao convite para escolher um livro e folhear suas páginas. Alguns livros foram presos nos galhos das árvores o que tornou a escolha dos livros ainda mais interessante e divertida.

No pátio também aconteceu a "Caça ao Tesouro" que foi promovida pelo professor de Educação Física, Walter Guilherme. A temática da brincadeira foi a importância dos valores e a  amizade.

Apresentar a leitura como meio de conhecer as etapas do jogo é uma maneira de incentivá-los cada vez mais!

 

Alunos preparando os sucos para a degustação

 

Encerrando a Semana da Alfabetização, cada turma escolheu um sabor de suco natural. Após escolherem, fizeram a leitura dos ingredientes e de cada etapa da preparação da receita.

Com o suco pronto, houve o momento da degustação, quando todas as turmas apresentaram suas receitas saborosas e refrescantes.

 

 

"Pouco açúcar e ousadia na mistura de frutas e verduras para preparar saborosos sucos naturais, baratos e com alto valor nutritivo. Foi essa a lição que os alunos aprenderam de forma divertida!"

 

                                                                                        Professora Flávia Rangel - Coordenadora Pedagógica da E.M. Leonardo da Vinci

 

Hora de saborear as diferentes receitas preparadas pelos alunos

 

A Semana da Alfabetização foi um sucesso!

E se você quiser saber mais sobre a Escola Municipal Leonardo da Vinci, entre em contato através do email: emvinci@rioeduca.net

 

Alunos da Educação Infantil trabalhando o gráfico de frutas favoritas

 

 

 

Entre em contato com o Rioeduca e compartilhe conosco as ações da sua escola!

Nós queremos conhecer você!

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/10/2017

No PEJA da E.M. PIO X Língua Espanhola e Arte Andam Juntas!

Tags: 7ªcre, projetos.

 

No final do primeiro semestre de 2017, as aulas de espanhol das turmas do PEJA II da E.M. Pio X foram transformadas em uma grande exposição de arte e os alunos puderam, juntos, apreciar as obras de Picasso e reconstruir, a sua maneira, as obras cubistas que foram expostas.

 


Logo nas primeiras semanas de aula, a professora Karina Machado tem por hábito apresentar grandes artistas e personalidades hispânicas e/ou latino-americanas para contextualizar o ensino da língua. A ideia é fazer com que os estudantes, que em sua maioria estão fora de sala há certo tempo, consigam perceber o meio cultural em que o idioma está inserido.

 

            Integração de atividade de Artes com Espanhol realizada pelos alunos.

 

O fato de muitos deles não conhecerem as obras do artista espanhol Picasso serviu como pontapé para trazer as pinturas do mestre cubista para a sala de aula. A apreciação do material foi um preparo para a atividade principal do projeto.

 

    Trabalhos sobre  Picasso.

    Conhecendo mais sobre a obra de Picasso.

 

Após a visualização e breve discussão sobre material, destacando o movimento cubista iniciado também por Picasso, os alunos, em duplas e/ou trios, fizeram colagens, inspiradas especificamente no Cubismo Sintético, a fim de criar personagens desconstruídos e irregulares que representassem a si próprios. É o que intitulamos de Mi identidad Picasso. Assim, cada grupo pôde criar um novo personagem a partir de fragmentos de outros encontrados em revistas e jornais.

 

            Realizando atividade de colagem com o tema proposto.

 

Para contextualizar a ação, depois que as colagens estavam prontas, os estudantes tiveram que elaborar uma pequena biografia, em espanhol, com informações básicas sobre os personagens inventados. Foi uma brincadeira e tanto e os alunos puderam pôr a criatividade em prática, criando uma vasta gama de pessoas em situações do dia a dia e praticando o uso da língua espanhola em sala de aula. 

 

Alunos apresentando seus trabalhos.

 

A Escola Municipal Pio X está localizada no bairro de Jacarepaguá e atende a alunos do Ensino Fundamental II e do Programa de Educação de Jovens e Adultos, PEJA.

 

                                                                                                       Informações enviadas pela professora Karina C. T. Machado

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

 

Contato da E.M. Pio X :

empiox@rioeduca.net

Contato da profªKarina:

karina_uerj@yahoo.com.br

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 16/10/2017

Ao Mestre com Carinho...

Tags: 6ªcre, sala de recursos, peja.

 

A professora Cátia Silva é regente na Sala de Recursos do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes e no PEJA do CIEP Antônio Candeia Filho. Seu trabalho dá ênfase ao brincar e à reflexão para ajudar no desenvolvimento da aprendizagem e na formação do indivíduo. Vamos conhecer um pouco do seu trabalho?

 

Cenas do cotidiano da professora Cátia Silva

 

No CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, localizado em Irajá, ela é responsável pelo Atendimento Educacional Especializado de crianças que frequentam a Sala de Recursos Multifuncionais. Como forma de proporcionar diferentes vivências e, assim, permitir que as crianças construam seu próprio conhecimento, a base do seu trabalho neste espaço é a brincadeira.

 

Uma das crianças atendidas na Sala de Recursos é o aluno Gabriel. Ele tem seis anos e frequenta a Classe Regular do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, regida pela professora Débora Xavier. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ele vem apresentando um ótimo desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e social. Os jogos, aplicados através de recursos tecnológicos, tem sido de fundamental importância no seu progresso.

 

Gabriel é aluno da Educação Infantil do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes

 

Um dos jogos utilizado com este aluno foi o “Silabando”. Ele abrange conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática e consiste em formar sílabas; reconhecer o alfabeto; relacionar palavras as gravuras correspondentes; completar palavras com as sílabas iniciais e finais, desenvolvendo assim, a consciência fonológica. Permite também identificar a quantidade de sílabas que compõem as palavras; reconhecer os numerais envolvendo dezenas relacionando-os às suas respectivas quantidades, além de envolver a sequenciação em ordem crescente e decrescente; o reconhecimento de antecessores e sucessores, entre outros.

 

Mais importante do que proporcionar a fixação dos conteúdos, o jogo desenvolve e estimula a concentração e as atenções sustentada, conjunta e compartilhada, que são fundamentais para o desenvolvimento global dos indivíduos. ” – reforçou a professora Cátia Silva

 

Utilização do tablet como recurso para os jogos

 

Cátia Silva também atua no CIEP Antônio Candeia Filho, localizado em Acari, uma área conhecida pela violência e pelo baixo índice de desenvolvimento humano. Ela é regente do PEJA – Programa de Educação de Jovens e Adultos – e desenvolveu junto com as professoras Fabíola Cruz e Anita Generosa um trabalho de reflexão sobre o bairro em que estudam e moram.

 

Através da temática “De Acari para o Mundo”, os alunos elencaram o que há de melhor em seu bairro e quais as suas expectativas por dias melhores. Fotografaram com seus celulares tudo o que consideravam positivo em sua comunidade. Essas fotos foram enviadas, por meio do aplicativo WhatsApp, para a professora Cátia que, após imprimi-las, reuniu os alunos para a montagem das fotos e produção de um texto coletivo.

 

Alunos do PEJA do CIEP Antônio Candeia Filho

 

Em seguida, assistiram ao documentário “Acari Cultural, O Filme”, produzido por uma equipe de estudantes da Universidade Federal Fluminense, que se tornou um livro. O filme retratou a cultura produzida a comunidade por seus poetas, compositores, cantores, artistas plásticos e grupos de pagode. A professora Cátia destacou, no momento da apresentação do vídeo, a Escola de Samba Favo de Acari, as exposições de artes produzidas pelos próprios moradores, além da entrevista com Fernando, ex-aluno do CIEP, boxeador, ganhador de vários cinturões e conhecido como “Fera de Acari”.

 

Após a execução do filme, abriu-se um debate sobre a necessidade de olharmos a vida por diversos ângulos e levar para outros lugares o que há de bom na comunidade que nos cerca. “O momento foi propício também para trabalharmos os aspectos geográficos que cercam o bairro de Acari, já que a maioria dos estudantes têm dificuldade em compreender o que representam nos mapas os países, estados, municípios e bairros. ” – contou a professora Cátia Silva

 

Exibição e debate sobre o filme Acari Cultural

 

A professora Cátia Silva e seus parceiros nas Unidades Escolares em que atua têm um papel primordial na formação dos indivíduos que estão sob a sua responsabilidade e, por consequência, da sociedade. Profissionais como eles se tornam importantes mestres na propagação de conhecimentos e culturas. Com certeza, ela e seus colegas de jornada estão marcando, positivamente, a vida dos estudantes destas escolas. 

 

E você? Certamente, poderá citar um ou mais professores que marcaram sua vida estudantil. Conte para a gente e aproveite para homenagear essas pessoas especiais cujas ações, conhecimento, experiência, caráter e competência lhe serviram de modelo. Feliz Dia do Professor!

 

Quer saber um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela professora Cátia Silva?

Entre em contato!

Professora Cátia Silva

E-mail: catiaregina16@gmail.com

Telefone: 3372-5440 ou 3372-6171

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!
 


   
           



Yammer Share