A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME

Segunda-feira, 11/12/2017

Semana Pedagógica da Educação Infantil da 6.ª CRE

Tags: 6ªcre, educação infantil, semana pedagógica.

 

Na semana de 26 a 29 de setembro, aconteceu nas escolas da 6.ª CRE a Semana Pedagógica da Educação Infantil. O evento aconteceu no EDI Ana de Barros Câmara e contou com a presença dos profissionais dos Espaços de Desenvolvimento Infantil, Creches Municipais e Escolas com turmas de Educação Infantil. Confiram!

 

A Semana de Pedagógica foi uma iniciativa da Gerência de Educação e teve sua primeira edição no ano de 2015

 

A equipe responsável pela Educação Infantil na GED/6.ª CRE organizou as formações que aconteceram durante toda a semana. Os encontros tiveram por objetivo repensar as práticas cotidianas e ampliar os conhecimentos sobre cada grupamento, do Berçário à Pré-escola. A Semana Pedagógica da Educação Infantil proporcionou aos Professores, Coordenadores Pedagógicos, Professores Articuladores e Diretores o diálogo e ideias para a prática cotidiana nas Unidades Escolares.

“Foram momentos de acolhimento e aprendizagem para todos que passaram pelo encontro, onde contamos com parceiros da Educação que trouxeram reflexões e abordaram temas pertinentes a prática realizada nos espaços de Educação Infantil. Realizamos também um momento em todos os encontros para a troca de experiências. Momento este em que EDIs e Creches Conveniadas dividiram com o público suas experiências exitosas.” – relato da professora Helena Mayara (equipe GED/6.ªCRE)

 

Profissionais que palestraram na Semana Pedagógica da Educação Infantil

 

Os profissionais que atuam com a Educação Infantil precisam planejar suas ações de maneira a organizar atividades que permitam que as crianças tenham vivências adequadas para elas e que promovam interações com outras pessoas, com o conhecimento e com diferentes materiais. Elas precisam participar ativamente de seus processos de aprendizagem. Para isso, é importante que os adultos que estão trabalhando com os pequenos os ouçam, observem e conversem com eles sobre o que desejam, sobre seus interesses.

Durante a Semana Pedagógica, os profissionais envolvidos conversaram sobre a importância do planejamento sistemático e cuidadoso destas situações e sobre a organização dos ambientes, que devem ser feitos de forma que as crianças permaneçam curiosas e entusiasmadas para conhecer o mundo em que vive e interagir de diversas maneiras com ele. Outros pontos importantes foram discutidos durante esta semana de formações: o professor precisa conhecer muito bem a proposta curricular vigente, as crianças e as características de cada faixa etária; planejamento de situações de aprendizagem significativas, apropriadas e pertinentes; visualizar objetivos e metas específicas; estabelecer uma rotina que favoreça atividades individuais, em pequenos e grandes grupos, em áreas internas e externas; e, principalmente, registrar o desenvolvimento de cada criança.

 

Atividades desenvolvidas com os participantes

 

Equipe de Educação Infantil da GED/6.ª CRE, organizadora do evento

 

Como vimos, a Educação Infantil é um período valioso e de muitas aprendizagens que irão acompanhar cada indivíduo por sua vida inteira. O professor precisa se preparar para atuar com e para as crianças para que elas aproveitem positivamente esta oportunidade educativa. É dever diário de cada profissional que atua com os pequenos! 

Parabéns a todos que organizaram e participaram da Semana Pedagógica da 6.ª CRE! Foram momentos em que se pode pensar, estruturar e organizar o processo de aprendizagem das crianças. Temos certeza de que cada momento foi aproveitado ao máximo! Agora é só colocar a mão na massa, ficar atento ao que dizem e fazem! Aproveitem todas as oportunidades com nossas crianças!!!

 

Quer saber um pouco mais sobre o projeto a Semana Pedagógica da Educação Infantil da 6.ª CRE? Entre em contato com a Gerência de Educação! 

 

Gerência de Educação – 6.ª CRE

E-mail: gedcre06@rioeduca.net

Telefone: 2457-0017 / 2457-0023

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 08/12/2017

“Entre de Peito Nessa Luta”

Tags: 5ªcre, outubro rosa, câncer de mama, pse, prevenção.

 

A Escola Municipal Claudio Ignácio de Oliveira foi convidada pela 5ª CRE para participar do Movimento Mundial “OUTUBRO ROSA”. E a Unidade Escolar integrou esse tema no Projeto Pedagógico da escola por considerar extremamente relevante para a nossa comunidade escolar. Confira!

 

 

No dia 05 de outubro, data do Conselho de Classe, a coordenadora pedagógica, professora Alessanda Azevedo de Castro Espinheira, informou a todos sobre o convite e, com o objetivo de chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, propôs ao grupo trabalhar o tema nos diversos segmentos da escola.

As professoras Adriana Pereira Alves (4º ano) e Nívia Gomes Campos (5º ano) prontamente aceitaram o convite e incluíram em seus planejamentos a temática. Ou seja, a Escola Municipal Cláudio Ignácio de Oliveira entrou “de peito” na luta contra o câncer de mama.

Nos dias 9 e 10 de outubro, os alunos participaram de diversas atividades em prol da prevenção do câncer de mama.

 

 

As turmas de 5º ano iniciaram com um debate mediado pela professora Nívia por meio do qual compartilharam experiências vividas em suas famílias e relatos de casos que tiveram conhecimento. Eles puderam ouvir sobre o que é câncer de mama, suas possíveis causas, tipos de tratamento e seus efeitos colaterais, prevenção e os cuidados com a saúde. Fizeram entrevistas com todos os funcionários, homens e mulheres, sobre a importância da prevenção e distribuíram laços cor de rosa que simbolizam um alerta às mulheres para que façam o autoexame.

 

 

 

Os alunos se conscientizaram sobre a importância de irem ao médico regularmente e que o autoexame pode salvar vidas, visto que é através dele que a maioria das mulheres, principais vítimas da doença, descobrem que estão doentes. Todos fizeram questão de usar o laço na escola e de retornar para casa com o mesmo.

 

 

A turma de 4º ano iniciou ouvindo da professora Adriana informações sobre o câncer de mama e receberam como proposta de trabalho a confecção de cartazes que esclarecessem a doença e ressaltassem a importância da prevenção. Tais cartazes foram confeccionados em grupo e posteriormente expostos para que todos pudessem compartilhar informações. Durante a reunião de pais, diversos responsáveis elogiaram o tema e a proposta de trabalho. Algumas mães relataram a preocupação dos filhos em quererem passar as informações sobre a prevenção da doença e o pedido para que as mesmas fizessem o autoexame mensalmente.

 

 

Os trabalhos superaram as expectativas das professoras, da equipe diretiva e dos responsáveis, pois foram notórios o engajamento e a dedicação dos alunos que se mostraram amadurecidos em relação à temática e responsáveis pela multiplicação das informações sobre a prevenção para funcionários e familiares.

 

 

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

Os alunos da E. M. 0514031 Cláudio Ignácio confeccionaram cartazes e distribuíram para os funcionários e pais, cartões informativos e laços, pois entendemos a importância dessa campanha! "Entre de peito nessa luta!" 

 

 

Sobre a escola:

Unidade Escolar: E/CRE(05.14.031) - Escola Municipal Cláudio Ignácio de Oliveira
Diretor: CLAUDIA SUELY VIDAL ALVAREZ
Endereço: Estr. Coronel Vieira s/nº - Bairro: Irajá
Cep: 21220-310
Telefone: 2482-8553 | 2482-7637
E-mail: emignacio@rioeduca.net  

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 08/12/2017

EDI Ludmila Máximo Moreira Cardoso há cinco anos de mãos dadas com a comunidade

Tags: 9ªcre, edi, literatura, diversidade.

 

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Ludmila Máximo Moreira Cardoso comemorou seus cinco anos de mãos dadas com a comunidade, construindo sua história. Neste ano de 2017 realiza o Projeto Pedagógico Anual – “Era uma vez... O Reino Encantado do EDI Ludmila formando pequenos leitores”, que tem por objetivo despertar na criança e na comunidade o gosto pela leitura.

 

“A Literatura infantil é, antes de tudo, literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o Mundo, o Homem, a Vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização.” (Cagneti,1996, p.7)

 

A literatura infantil leva a criança à descoberta do mundo, onde sonhos e realidade se incorporam, onde a realidade e a fantasia estão intimamente ligadas, fazendo a criança viajar, descobrir e atuar num mundo mágico; podendo modificar a realidade.

“No Brasil, a literatura infantil tem início com obras pedagógicas e, sobretudo, adaptações de obras de produções portuguesas, demonstrando a dependência típica das colônias.” (Cunha, 1999, p.23)

Na transição Brasil Colônia para república é a partir das manifestações nacionalistas e regionalistas que se dá o aparecimento dos primeiros livros para crianças escritos e publicados por brasileiros.

Na comemoração dos cinco anos do EDI, as crianças experimentaram as linguagens artísticas, transitando pelas obras de autores nacionais, canções de Bia Bedran, dentre outros, considerando o projeto pedagógico em questão. Contou ainda com a participação do filho da Patronesse Ludmila, narrando a todos um pouco da história da sua mãe, homenageada na data.

 

 

 


Dentre as atividades vividas pelas crianças neste dia:

• o Berçário apresentou com muita desenvoltura e alegria “A Boneca de Lata”;

• o Maternal I cantou e dançou com a alimentação saudável, apresentando a Música “Abóbora faz melão”;

• o Maternal II levantou a platéia ao delírio com apresentação da música “Aeróbica Tropical”;

• a Pré-Escola do turno da manhã apresentou a música “Desengonçada”, que de desengonçados não tinham nada, estavam muito animados e com muita sincronia;

• a Pré-Escola do turno da tarde apresentou a música “É bom cantar”, ensinando a todos que prestar atenção é sempre muito bom.

 

CONTANDO EM VERSO E PROSA A DIVERSIDADE INDÍGENA E NEGRA

 

 

O EDI Ludmila tem discutido há tempos com seus pares a Lei 11.645/2008, que altera a Lei 9.394/1996, na qual estabelecem as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”. A intenção é fazer com que as questões indígenas e afro-brasileiras sejam abordadas de forma a apreciar e respeitar as diferentes culturas, propiciando a valorização da identidade e o pertencimento negro e indígena, a desconstrução de estereótipos e a quebra do preconceito que atingem também os pequenos.

Na continuidade do Projeto Pedagógico Anual, nas experiências com o “ERA UMA VEZ...”, a diversidade indígena e negra foi contada em verso e prosa em outra atividade com as crianças. O tema foi abordado a partir das obras de autores brasileiros, como Daniel Munduruku, Ana Maria Machado, Yaguarê Yamã, Claudio Fragata, Jaciana e Leandro Melquiades, Gercilga de Almeida, Kayodê, dentre outros.

O projeto culminou através de oficinas literárias com o grupo PIBID da FEUC sobre Literatura Africana e Afro-brasileira com a professora coordenadora Janice Rosane Silva Souza; oficinas indígenas com as turmas do Berçário EI-11 e EI-12 sobre plantio de hortaliças; Maternal I EI-21 com pinturas corporais indígenas e pré-escola EI-41, EI-42 e EI-51 com oficina de instrumentos indígenas pau-de-chuva; mostra de trabalhos; apresentação de Capoeira com a turma do Maternal II EI-31; Dança do Carimbó com a turma do Maternal II EI-32 e Recital de Poesia “Canção do Exílio” do autor Gonçalves Dias com a turma Pré-escolar EI-51.

Segundo a direção da unidade, "foi uma manhã muito construtiva, pois toda a comunidade escolar (professores, agentes, pais, responsáveis e nossas crianças) puderam participar das oficinas".

 

 

BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
CAGNETI, Sueli de Souza. Livro que te quero livre. Rio de Janeiro: Nórdica, 1996.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: Teoria e prática.18 ed.São Paulo: Ática,1999.

 

Quer saber mais sobre a unidade:

Espaço de Desenvolvimento Infantil Ludmila Máximo Moreira Cardoso

Endereço: R. Pedro Leão Veloso, S/N - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, 23055-130

Telefone: (21) 3403-0777

 

;
 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 07/12/2017

EDI Solange Conceição Tricarico no seu Projeto ”Sou criança e faço arte”

Tags: 4ªcre, arte, criatividade, circo.

 

Em 2017, o EDI Professora Solange desenvolveu o projeto "Sou criança e faço artes!" visando ampliar o conhecimento de mundo, explorar as diversas formas de expressão artística e estimular a criatividade.

 

 

O projeto foi idealizado por todos da Unidade Escolar. Toda a Unidade participou da atividade do Projeto. Toda criança é um artista em potencial e nesse projeto vamos expor essa veia artística de nossas crianças.

 

 

Projeto: Sou criança e faço arte.

Atividade: O Circo do Carequinha no EDI Solange.

No mês de março, trabalhamos um artista que fez muitas gerações se encantarem e sorrirem, o palhaço Carequinha. E como culminância, no dia 31/03, nosso EDI virou um grande CIRCO, com palhaços, malabaristas, mágicos, equilibristas e muita diversão!

 

Foi mágico ver a alegria, felicidade e encantamento de nossos alunos ao estarem diante de um circo e sus atrações. Ao fim do espetáculo todos tiveram oportunidade de brincar de ser artista de circo.

 

 

Parabéns à Equipe da escola pelo excelente trabalho realizado!


Sobre a escola: E/CRE (04.11.013) EDI Professora Solange Conceição Tricarico.
Equipe de Direção:
Simone Soares da Silva Nascimento – (Diretor)
Selma Elita Monteiro de Oliveira (Diretor Adjunto)
Letícia Gonçalves (Professor Articulador) 

 

 


   
           



Yammer Share