
Sexta-feira, 28/09/2018
Ziraldo, o Eterno Menino Maluquinho!
O cartunista e escritor Ziraldo foi homenageado pela Escola Municipal Engenheiro João Thomé. A Mostra Cultural que apresentou os clássicos de sua obra, envolveu toda a comunidade escolar pela alegria, irreverência e criatividade de seus personagens.
Visando divulgar e aproximar a comunidade escolar da cultura e Literatura Brasileira, anualmente a Sala de Leitura Cecília Meireles, da Escola Municipal Engenheiro João Thomé, organiza sua Mostra Cultural.
O evento apresenta os trabalhos criados pelos alunos ao longo do ano. São as mais diversas formas de manifestações artísticas, como música, pintura, cartazes, dança e teatro, que são um convite para os presentes se aventurarem no mundo da literatura.
Em 2017, em virtude de seu 85º aniversário, a 3ª Mostra Cultural da Escola Municipal Engenheiro João Thomé homenageou o grande artista e escritor, Ziraldo Alves Pinto, o autor do fenômeno "O Menino Maluquinho"! O autor não pode estar presente no evento, mas enviou uma mensagem para a escola.
Confira no vídeo abaixo:
Professoras Creuza Torres e Silene Steenhagen no desfile da Unidos da Engenheiro
A Mostra Cultural na E.M. Engenheiro João Thomé foi intitulada “Arte e Peraltices nos Jardins de Cecília: vem aí Ziraldo, o eterno Menino Maluquinho!”
No primeiro momento, foi realizado um desfile carnavalesco onde a Unidos da Engenheiro contou com a participação e colaboração de toda comunidade escolar e local.
Embalados pelo som da bateria da escola de samba mirim, Estrelinha da Mocidade, que apresenta em sua composição alguns alunos e ex-alunos da escola, a Unidos da Engenheiro desfilou pelas ruas próximas à escola, irradiando animação e beleza!
Desfile dos alunos pelo entorno da E.M. Eng. João Thomé
"O samba enredo intitulado “Ziraldo: brasileiro, orgulho mineiro!”, composto exclusivamente para este grande evento, foi um presente do amigo, compositor e intérprete Fernando Muniz, que nos deu ainda a honra de sua presença nos dois momentos da mostra e conduziu nosso desfile com sua voz marcante e envolvente!"
Professora Ruth Nóbrega - Regente da Sala de Leitura na E.M. Eng. João Thomé
A Unidos da Engenheiro foi dividida em comissão de frente e cinco alas. A comissão de frente, composta pelos alunos do Projeto Acelera e suas professoras, apresentou um grande bolo em homenagem aos 85 anos de Ziraldo, a Professora Maluquinha e o Menino Maluquinho!
A primeira ala, também composta por alunos do Projeto Acelera, intitulada Ziraldo vem aí, abria caminho para outras que convidavam todos a conhecerem e passearem por algumas das principais publicações de Ziraldo, como A Turma do Menino Maluquinho, Flicts, Queremos Paz e O ABZ de Ziraldo.
A segunda ala, composta pelos alunos do 6º ano representava a Turma do Maluquinho e trazia, entre os adereços, a indispensável panela na cabeça. Irreverência e alegria foram as marcas dessa Turminha que foi conduzida pela querida personagem: SuperMãe.
A terceira ala, com o 7º ano mostrou Flicts - O livro das Cores; a quarta ala, com o 8º ano, Rio: Queremos Paz, e a quinta e última ala com Ziraldo de A a Z.
Compositor e intérprete Fernando Muniz palestrando aos alunos
O segundo momento da Mostra Cultural foi realizado no auditório da escola. A escritora e ilustradora Pris Mageste prestigiou o evento com um descontraído bate papo, onde contou um pouco sobre a influência de Ziraldo. na sua escolha profissional e no seu estilo de desenhar.
A Medalha da Inventividade foi oferecida pela Sala de Leitura da E.M. Engenheiro João Thomé aos alunos que se apresentaram no palco do auditório, participaram do Concurso Retratos de Ziraldo e se destacaram nas atividades do projeto.
Mais uma vez Fernando Muniz, autor do samba "Ziraldo: brasileiro, orgulho mineiro", abrilhantou o encerramento com muito samba e alegria!
Alunos apresentando o Jogral em homenagem a Ziraldo
O Rioeduca parabeniza a professora Ruth Nóbrega e toda a Escola Municipal Engenheiro João Thomé pela realização da Mostra Cultural em homenagem ao querido cartunista e escritor Ziraldo!
Para acompanhar as ações da escola, clique abaixo e acesse:
Sala de Leitura /E.M. João Thomé
Jornal Escolar Eng. João Thomé
Quer saber mais sobre?
Unidade Escolar: Escola Municipal Engenheiro João Thomé
Diretor: Simpson De Brito Melo Baumann
Diretora Adjunta: Jane dos Reis teixeira
Telefone: 3468-8699
E-mail: emthome@rioeduca.net
Envie sua participação para o Rioeduca!


Sexta-feira, 28/09/2018
Provimento no cargo de Professor de Ensino Fundamental - PEF
DECRETO RIO “P” Nº 992 ao 998 DE 27 DE SETEMBRO DE 2018.
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, e tendo em vista o que consta no processo administrativo nº 07/005.815/2018,
RESOLVE
PROVER, de acordo com o inciso I do art. 9º, combinado com o parágrafo único do art. 10 da Lei nº 94/79, no cargo de PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL - PEF (Anos Iniciais, Educação Física, Matemática, Geografia, Artes Plásticas, Educação Musical e Inglês).
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL (PÁGINAS 11 - 13)


Sexta-feira, 28/09/2018
Provimento no cargo de Agente de Apoio à Educação Especial
DECRETO RIO “P” Nº 1003 DE 27 DE SETEMBRO DE 2018
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, e tendo em vista o que consta no processo administrativo nº 07/005.857/2018,
RESOLVE
PROVER, de acordo com o inciso I do art. 9º, combinado com o parágrafo único do art. 10, da Lei nº 94, no cargo de AGENTE DE APOIO À EDUCAÇÃO ESPECIAL, do Quadro Permanente do Município do Rio de Janeiro, em vagas decorrentes da Lei 5.623, de 01/10/2013 os candidatos abaixo relacionados, aprovados em concurso público, conforme resultado final constante do Edital SMA nº 120/2014, publicado no D.O. Rio de 29/10/2014.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL (PÁGINAS 13 - 14)


Sexta-feira, 28/09/2018
Medalhas Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA
Parabéns as escolas participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA, nesse ano de 2018.
As escolas já podem verificar no site abaixo, os alunos premiados com medalhas.
http://www.oba.org.br/site/?p=conteudo&idcat=22&pag=conteudo&m=s

