A A A C
email
Retornando 31 resultados para o mês de 'Setembro de 2017'

Quarta-feira, 20/09/2017

Meu Mundo, Muitas Histórias: Diversidade Cultural!

Tags: 8ªcre, diversidade, edi, educação infantil.

 

Não é preciso aguardar o dia 19 de abril para abordar a temática do índio no Brasil. A riqueza da cultura indígena pode e deve ser conhecida durante todo ano! Foi assim no Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Maria Cecília Ferreira, uma experiência muito especial para todos os participantes.

 

 

A cultura indígena sempre esteve presente na história do Brasil e influencia constantemente as tradições do País, isso torna importante que a escola promova momentos de contato com as tradições e contribuições culturais do índio brasileiro.

Essa iniciativa proporciona aos alunos não só maiores oportunidades de conhecer e entender o processo de construção do País, mas também como compreender a história indígena do passado e do presente, conhecendo seus desafios e lutas, inclusive os aspectos positivos dessa população em relação à riqueza da cultura brasileira.

Desde os anos iniciais a temática indígena é abordada nas escolas. Geralmente o tema é apresentado nas comemorações do dia 19 de abril, mas no Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Maria Cecília todo o 2º bimestre foi dedicado às aprendizagens ligadas à Cultura Indígena.

 

 

Durante todo o segundo bimestre os alunos do EDI Professora Maria Cecília mergulharam na cultura indígena. A temática contagiou toda a unidade escolar, fazendo assim uma viagem na diversidade do nosso país.

O momento de grande importância no projeto foi a visita de dois índios da tribo Ticuna, do Amazonas. Os dois índios passaram o dia fazendo atividades com as crianças. Eles cantaram, representaram e fizeram pinturas no rosto das crianças, assim como fazem com os pequenos índios de suas tribos.

Os alunos observaram os instrumentos de caça e pesca dos índios e a curiosidade os fez participar atentamente de cada etapa desse projeto tão especial para todos!

 

"Mais que aprender, nós vivemos, experimentamos! Partilhamos carinho e afeto. Viva o povo indígena! Viva o EDICeci!" 

                                                                                                          Professor Bruno Rossato - Diretor do EDI Professora Maria Cecília

 

 

Trazer para as unidades escolares o conhecimento sobre o índio, suas vivências, suas necessidades e anseios é um movimento que visa trazer à compreensão da diversidade de nosso povo. 

As questões do índio no Brasil estão intimamente ligadas à preservação do ambiente. As atividades desenvolvidas no EDI Maria Cecília no projeto deram enfoque à conscientização do fazer diário de cada um visando o cuidar com a natureza.

O projeto "Meu Mundo, Muitas Histórias: Unidos pela Diversidade Cultural" foi uma grande oportunidade para alunos e professores e a visita dos índios Ticuna tornou esse momento ainda mais especial.

 

 

 

"Qualquer vida é muita dentro da floresta

Se a gente olhar de cima, parece tudo parado

Mas por dentro é diferente

A floresta está sempre em movimento

Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.

Vem o vento

Vem a chuva

Caem as folhas

E nascem novas folhas

Das flores saem os frutos

E os frutos são alimentos

E os frutos são alimentos

Os pássaros deixam cair as sementes

Das sementes nascem novas árvores

E vem a noite

Vem a lua

E vem as sombras que multiplicam as árvores

As luzes dos vagalumes são estrelas na terra

E com o sol vem o dia

Esquenta a mata

Ilumina as folhas

Tudo tem cor e movimento."

                                                                                                     (Poema de um índio Ticuna) 

 

 

O Rioeduca parabeniza a equipe do EDI Professora Maria Cecília pela realização do projeto!

 

 

 

Para conhecer mais um pouquinho do EDI Professora Maria Cecília, visite a página no Facebbok: 

https://www.facebook.com/profile.php?id=100012780048879

 

Contato: edimferreira@rioeduca.net

 

Entre em contato com o Rioeduca e compartilhe as ações da sua escola!

 

 

 

*Fonte: http://pprecisa.blogspot.com.br/2011/12/poema-de-um-indio-ticuna.html


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 20/09/2017

Seminário Criativos da Escola e o movimento global Design for Change

 

 

A Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (GITE), a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire e a MultiRio, em parceria com o Criativos da Escola e o Instituto Alana, convidam para o Seminário Criativos da Escola e o movimento global Design for Change, a ser realizado no dia 25 de setembro. Veja a seguir um breve texto sobre os participantes.

A indiana Kiran Bir Sethi é a criadora do movimento global Design for Change, que aplica os princípios do design thinking na sala de aula. O movimento está presente em 57 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo a transformarem suas realidades. Kiran também é fundadora da Riverside School, escola que pratica o Design for Change e é referência mundial em educação.

Kiran veio ao Brasil para uma das palestras magnas do Educação 360 e estará na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire para uma palestra exclusiva para os profissionais da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O evento contará com tradução simultânea, oferecida pelos seus representantes no Brasil, o Criativos da Escola.

O Desafio Criativos da Escola é um prêmio anual que celebra projetos protagonizados por crianças e jovens que, apoiados por seus educadores, estão transformando a escola e a comunidade. Em 2016, foram selecionados 11 projetos, dentre os 1014 enviados de todas as regiões do Brasil.

A professora Pâmela Souza, da E. M. Levy Miranda, na Pavuna, vai falar sobre o projeto com suas alunas, o Solta esse Black, um dos grandes vencedores do ano passado, concorrendo com escolas de todo País.


Para os profissionais que não puderem assistir presencialmente, será feita uma transmissão on-line.

 

PROGRAMAÇÃO:

25 de setembro de 2017

 

14h: Criativos da Escola: A ação transformadora das crianças e dos jovens no Brasil.

15h30min: Professora Pâmela Souza conta a experiência da E. M. Levy Miranda, com o projeto vencedor do Desafio 2016, o Solta esse Black.

16h: Palestra com a fundadora do movimento global Design for Change, Kiran Bir Sethi.

 

LOCAL:

Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire (Av. Pres. Vargas, 1314 - Centro, Rio de Janeiro – RJ).
 

 

INSCRIÇÃO:

A inscrição pode ser feita pelo link: http://bit.ly/2hgOmQ2

 

As inscrições ocorrerão até o término das vagas. 

Para dúvidas, entrar em contato com comunicacao.educopedia@rioeduca.net.

 

Problemas com seu e-mail @rioeduca.net? Entre em contato com o suporte:

45014018 | 0800 0316341

 

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/09/2017

Mais Educação na E. M. Finlândia

Tags: 7ªcre, projetos.

 

Com atividades significativas e diferenciadas, o projeto Mais Educação na Escola Municipal  Fiinlândia está estimulando o aprendizado dos alunos.

 

A partir do Programa Novo Mais Educação, que amplia a jornada escolar das crianças e adolescentes em cinco horas semanais, a E. M. Finlândia elaborou uma proposta pedagógica dinâmica, alegre e cativante que tem como objetivo principal promover a integração entre as experiências dos alunos e a construção significativa dos conhecimentos. Uma das atividades propostas envolveu o aprendizado a partir do conhecimento da história dos cupcakes.

 

 Alunos confeccionaram o chapéu de mestre cuca para as atividades envolvendo o tema cupcake.

 

O processo de formação das turmas iniciou com uma reunião entre os Professores de Língua Portuguesa e Matemática que indicaram alunos, tanto com dificuldades cognitivas quanto aqueles que necessitam de maior apoio quanto à relação interpessoal.

Atualmente o projeto Mais Educação da Escola Municipal Finlândia tem 4 turmas com uma média de 20 alunos em cada. As atividades acontecem  com dois facilitadores indicados pela comunidade. O acompanhamento pedagógico ocorre com todo o planejamento e atividades elaboradas pela Equipe de Direção.

 

Proposta de Atvidade : Aprendendo a partir do cupcake

 

Como exemplo de atividade significativa, os alunos assistiram  ao vídeo da origem do cupcake, confeccionaram chapéu de Mestre Cuca e foram realizadas atividades interdisiciplinares envolvendo conteúdos relativos às faixas etárias atendidas. 

1ª Atividade: Assistir aos vídeos da origem do cupcake e confecção de chapéu de Mestre Cuca.

 

  Exibição dos vídeos sobre a origem dos cupcakes.

 

 

 

 

 

2ª Atividade: Confeitando o cupcake (Confeitando o bolinho individualmente e em grupo. Concurso)

 

Confeitando os cupcakes.

 

Concurso entre os alunos.

  

3ª Atividade: Desdobramento (Atividades interdisciplinares)

 

Realização de atividade escrita  a partir da origem dos cupcakes.

 

 

Atividade interdisciplinar  escrita sobre os cupcakes.

 

4ª Atividade: Relacionando preços (relacionando custos e trabalhando com o sistema monetário)

 

A partir dos ingredientes dos cupcakes, análise de preçós, custos e sistema monetário.
 

 

Os alunos do projeto Mais Educação na E. M. Finlândia são avaliados cotidiana e individualmente através da realização das tarefas, comunicação, comprometimento e envolvimento nas ações coletivas e atividades propostas. O desenvolvimento das atividades partem de situações concretas e das vivências de práticas que se desdobram em atividades interdisciplinares, de forma dialética. A leitura de mundo se mostra presente tanto nas vivências quanto nos registros. O aluno é levado a refletir intensamente sobre cada proposta de atividade. Os conteúdos nunca estão desassociados.

 

Direção: Ana Cristina Coutrim G.L. Marcelino e Michele Valois Resende
Professores de Língua Portuguesa: Eloisa Carreira de Oliveira, Jaqueline Aragão Vieira, Roberta
Preissler Marcolino
Professores de Matemática: Enrique José Orlean, Henrique de Lima Apolinario, Everton de Freitas
Godinho, Valter Jose Pereira.
Facilitadores: Brenda dos Santos Argollo e Muller Silva Dias

 

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

Em breve, estaremos apresentando mais atividades realizadas na E.M. Finlândia!

 

 

 

Para acompanhar a Escola Municipal Finlândia no Facebook:

Escola Finlândia

Para acompanhar a escola no seu canal do Youtube:

Escola Finlândia

Para acompanhar a escola no twitter:

Escola Finlândia

Contato da E.M. Finlândia:

emfinlandia@rioeduca,net

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/09/2017

V Semana de Alfabetização

Tags: alfabetização.

 

Circular E/SUBE/CED n.º 054

Rio de Janeiro, 1.º de setembro de 2017.

Assunto: V Semana de Alfabetização

Senhor(a) Coordenador(a) de E/CRE,
Senhor(a) Gerente de E/CRE/GED,


A Equipe de Alfabetização da E/SUBE/CED, em parceria com a MultiRio, a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire e as Equipes dos Níveis Central e Regional da SME, fará realizar, no período de 18 a 22 de setembro de 2017, a V Semana de Alfabetização da SME, intitulada A leitura e a escrita das crianças na ciência, na arte e na vida.

 

2. A V Semana de Alfabetização, através de um conjunto de ações articuladas do Nível Central, das CREs e das Unidades Escolares, tem o objetivo de refletir sobre a alfabetização na Rede Municipal de Ensino, a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos Professores Regentes.

 

3. Estamos, neste momento, estruturando a programação. É de fundamental importância que as Unidades Escolares envolvam os Professores, os Alunos e as famílias nas ações planejadas.

 

4. Tão logo a programação esteja definida, será disponibilizada nos seguintes endereços:

 

5. Algumas informações/orientações importantes:

  • A Cerimônia Oficial de Abertura será realizada no dia 18/09/2017, das 8h às 12h, no Auditório da Escola de Formação Paulo Freire (Av. Presidente Vargas, 1314 – Centro), e contará com a presença do Sr. Secretário de Educação, César Benjamin.
     
  • Todas as atividades coordenadas pela Equipe de Alfabetização da CED acontecerão na Escola de Formação Paulo Freire, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 
  • A palestra que abordará a temática da Educação de Jovens e Adultos será realizada no dia 22/09/2017, das 18h às 22h, no auditório do CIEP Samuel Wainer (Av. Heitor Beltrão, s/nº - Tijuca).
     
  • A cada dia da Semana (18 a 22/09/2017), das 8h às 12h, a MultiRio transmitirá, ao vivo, para os Polos de cada CRE, as palestras que serão realizadas na Escola de Formação Paulo Freire.
     
  • A assistência a essas transmissões será mediada nos Polos de cada CRE.
     
  • Cada CRE ficará responsável pela inscrição para as palestras em seus Polos de Assistência.
     
  • A presente circular segue acompanhada dos seguintes anexos:

          - ANEXO 1: Programação das Ações Coordenadas pela Equipe de Alfabetização da CED

          - ANEXO 2: Tabela de Distribuição de Vagas

          - ANEXO 3: Quadro de Inscrições

          - ANEXO 4: Quadro da Programação (com o detalhamento da Programação das Unidades Escolares e das CREs: horário, data, local e tipos de atividade)

  • Solicitamos às CREs/GEDs que os ANEXOS 3 e 4 sejam encaminhados, devidamente preenchidos, para o e-mail gef.alfabetizacao@rioeduca.net até o próximo dia 11/09/2017.
     

6. Contamos, mais uma vez, a indispensável parceria das CREs/GEDs, no sentido de que seja oportunizado, a cada um dos participantes, uma efetiva troca de saberes e experiências. 

 


Atenciosamente,

Maria Cristina de Lima
Gerente da E/SUBE/CED/GEF - Equipe de Alfabetização

 

Maria de Fátima Cunha
Gerente da E/SUBE/CED/Gerência de Ensino Fundamental

 

Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Coordenadora da E/SUBE/CED

                                                  


   
           



Yammer Share