A A A C
email
Retornando 52 resultados para o mês de 'Junho de 2017'

Sexta-feira, 30/06/2017

EXPO MPF

Tags: 10ªcre.

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Manoel Porto Filho realiza grande exposição de trabalhos. Este ano o tema foi "Profissões".

 

A E/CRE (10.19.060) Escola Municipal Manoel Porto Filho está localizada à Rua Pirapetinga, s/n° - Paciência - Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Unidade atende a 26 turmas com 870 alunos do 6° ao 9° ano, Projetos (Realfa, Acelera 6 e Acelera 8) e Classes Especiais (TGD e DI). Todas as turmas são de horário parcial. Tem como diretor, o professor André Luiz de Macedo, como diretora adjunta, a professora Flávia do Nascimento Siqueira Freitas e como coordenador pedagógico, o professor Leonardo Paula Fraga de Castro.

Em 2016, surgiu na escola o projeto “EXPO MPF”, com o tema livre, pois o foco era necessidade dos alunos em expor seus trabalhos e pesquisas de forma a melhorar sua comunicação e, além disso, mostrar de diversas formas seus conhecimentos. Foi um trabalho muito importante e o apoio de todo o grupo docente foi fundamental para o sucesso da atividade.

Os professores deram todo o suporte aos alunos e os trabalhos foram maravilhosos, mesmo com os alunos não possuindo o hábito de se comprometerem com trabalhos de pesquisas e em grupo, mas o resultado foi surpreendente. Diante do sucesso da primeira edição, a direção da Unidade Escolar decidiu repetir o projeto em 2017, com o foco em ampliar os conhecimentos sobre o universo das profissões e as possibilidades de futuro.

Com isso, nos dias 1° e 2 de junho de 2017, foi realizada a segunda grande exposição de trabalhos, e o tema central foi “Profissões”, que, através do trabalho e esforço dos alunos, ficaram claros seus sonhos e como fazer para que possam compreender os caminhos a serem seguidos para alcançá-los.

 

Alunos na EXPO MPF

 

O evento ocorreu nos espaços da escola e as apresentações dos trabalhos foram estruturadas de várias maneiras, como por exemplo: palestras com profissionais de diversas áreas. Os alunos puderam contar com a colaboração de dois professores por turma para orientar com os temas escolhidos e no dia das apresentações outros dois professores foram selecionados para a avaliação dos trabalhos, que se basearam nos aspectos visuais - estrutura, organização, criatividade - e nos aspetos de domínio do tema - comunicação verbal, explicações sobre os questionamentos dos avaliadores.

A contribuição social desse tema vem ao encontro de uma reflexão do futuro e uma conscientização da realidade através da importância dos estudos e conhecimentos que devem ser adquiridos para a conquista da profissão sonhada. O piso salarial, a importância dos conhecimentos adquiridos na escola, carga horária e relevância social da profissão foram enfatizados nos trabalhos.

 

Alunos na EXPO MPF

 

— Observamos que para a quebra de paradigma de um grupo é necessário a oferta de variadas experiências e, caminhando neste sentido e através dos resultados obtidos, estamos motivados para as próximas atividades de cunho extracurricular saindo do padrão de aulas tradicionais. O que podemos observar foi uma maior desenvoltura das ideias por parte dos alunos, o que não observamos em atividades tradicionais da escola. — afirma o diretor André.

Para participar do evento, foram convidados o professor Álvaro Jorge do Núcleo de Educação Ambiental da 10ª CRE, juntamente com o grupo do Almanaque das Profissões FCC SA, que ministrou uma palestra sobre profissões para o grupo do 9º ano participaram do evento e uma Engenheira Química que compartilhou informações sobre sua profissão

A atividade foi muito enriquecedora e proporcionou aos alunos uma reflexão sobre suas futuras escolhas profissionais, uma vez que foi aberto um leque de profissões ainda não conhecido pelos mesmos.

 

Aluna na apresentação do trabalho na EXPO MPF

 

— Nossos alunos têm um potencial muito bom, fizeram excelentes desenhos e maquetes. Se envolveram de forma surpreendente. Não foram os professores que explicaram para eles o caminho a seguir para alcançar a profissão desejada. Foram os próprios alunos que tiveram todo o trabalho de descobrir o passo a passo que eles deverão seguir para se tornarem profissionais qualificados e bem remunerados. Esperamos que nossos alunos tenham foco e sigam determinados a se tornarem profissionais brilhantes. — declara a diretora adjunta Flávia

 

Trabalho de fotografia na EXPO MPF

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.19.060) E. M. Manoel Porto Filho
Telefones: 3407-8915
Email: emportofilho@rioeduca.net

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 30/06/2017

V Feira do Livro do EDI Dayse Malagole

Tags: 1ªcre, educação, infantil, riodeleitores, projetos.

 

Evento literário tem sua quinta edição em EDI da 1ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

 

Localizado na Região da Barreira do Vasco, Zona Norte da cidade, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Dayse Malagole realizou a quinta edição da Feira do Livro na unidade escolar.

Durante todo o mês de junho as turmas produziram livros, que ficaram em exposição durante a realização do evento, que contou com a participação de toda comunidade escolar.

 


A equipe da UPP da área onde a unidade está inserida realizou um belíssimo sarau musical: canções infantis fizeram a alegria da criançada na unidade. Foi um momento de muita alegria e descontração!

 


Durante todo o evento, vários momentos de contação de histórias foram proporcionados pelos professores e funcionários da unidade.

 


Despertar o interesse pela leitura desde os primeiros anos de vida é o legado que a realização de projetos como a Feira do Livro deixa para as crianças que têm contato com atividades literárias, nos fala uma professora.

O momento mais esperado do evento foi a presença da Boneca de Lata, personagem da professora Silvana Huguenin, da Gerência de Educação da 1ª CRE, que visita as unidades contanto histórias e levando nossas crianças numa belíssima viagem pelo mundo da imaginação: as crianças ficaram encantadas com este momento!

 

 


Para saber mais:

EDI DAYSE MALAGOLE

Diretor: Carla ferreira da Silva

Diretor-adjunto: Poliana Dias Pereira

Professora Articuladora: Alice Maria Viana Pinto

Telefone: 2233-2258

E-mail: edidmalagole@rioeduca.net

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 30/06/2017

R$150 milhões para a infraestrutura das escolas

Terminamos há algumas semanas o censo que nos deu uma posição bastante precisa sobre a infraestrutura das 1.537 escolas da nossa rede. A participação dos diretores, que preencheram questionários extensos sobre cada unidade, permitiu que fizéssemos um planejamento minucioso, que precedeu a busca por recursos.

De posse dessas informações, o prefeito Marcelo Crivella decidiu direcionar para obras de infraestrutura nas escolas R$ 150 milhões que estão sendo levantados pela Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal. Esperamos que o dinheiro fique disponível a partir de setembro. Ele será usado em quatro grandes frentes:

(a) reforma das 101 escolas que consideramos mais necessitadas;

(b) conclusão de oito novas escolas até o fim de 2017;

(c) climatização de toda a rede antes do próximo verão;

(d) ligação de 200 escolas aos cabos ópticos que permitem internet por banda larga e compra dos equipamentos necessários para que todo o ambiente escolar fique conectado.

Está em curso o censo que nos dará um quadro fiel das necessidades de pessoal em cada escola. Em seguida faremos o censo de equipamentos e mobiliário, completando a base de informações de que necessitamos para prosseguir nosso esforço de planejamento.

Agradeço aos diretores, que têm nos ajudado tanto.

Os estudos das medidas de valorização das equipes gestoras, de migrações e de outros aspectos de recursos humanos estão prontos, mas as medidas práticas, deles decorrentes, ainda precisam esperar. Com a queda nas receitas, a Prefeitura atingiu o limite de gastos com pessoal permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Dependemos de um aumento na receita geral para que possamos aumentar gastos nessa rubrica. Ainda não é possível fixar um prazo, pois isso dependerá de variáveis que são externas à rede.


Abraços,
Cesar Benjamin


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 29/06/2017

Em busca de novos talentos: Concurso de Desenho na E.M. Ministro Alcides Carneiro

Tags: 9ªcre, concurso, desenho.

 

 Com objetivo de estimular, conhecer e despertar novos talentos, a Sala de Leitura Professor Ciro Gallo utilizou a data do dia 15 de abril, dia em que comemora-se o dia do desenhista, para promover o 1º Concurso de Desenhos com os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal 09.18.075 Ministro Alcides Carneiro.

 

   

 

Neste primeiro concurso os alunos puderam expressar sentimentos e pensamentos em uma temática livre. Para ajudar na difícil decisão de eleger o desenho vencedor, foram convidados para o júri, profissionais da área: um roteirista e um desenhista dos Estúdios Maurício de Sousa.

 

 


A premiação foi realizada no dia 25 de maio. Todos os alunos receberam certificado, chocolate, uma carta de parabenização e incentivo à continuidade de expressão através dos desenhos e de estudos, escrita por um dos jurados.

Os 3 primeiros colocados, além destes, ganharam uma bolsa com kit para pintura e livros paradidáticos.

 

 


• 1º colocado: Riann dos Reis Silva – turma 1905;
• 2º colocado: Raissa Rodrigues da Silva Oliveira – turma 1707;
• 3º colocado: Kaune Tavares Guimarães – turma 1801.

 

Esta experiência já trouxe novos frutos e interesse dos alunos. 

Parabéns à Professora Marcela Máximo, regente da Sala de Leitura, e aos alunos da E. M. Ministro Alcides Carneiro. 

 

 

 

 

 


 


   
           



Yammer Share