A A A C
email
Retornando 60 resultados para o mês de 'Junho de 2015'

Terça-feira, 30/06/2015

110 Anos de História e Ensino

Tags: 2ªcre.

 

 

 

No mês de junho, a Escola Municipal Prudente de Moraes completou 110 anos e essa data foi comemorada com muita alegria!

 

 

A Escola Municipal Prudente de Moraes foi a primeira escola construída e inaugurada na cidade do Rio, em 12 de junho de 1905, pelo Prefeito Pereira Passos. Este ano completou 110 anos de existência e toda comunidade escolar se envolveu para comemorar.


Os alunos, orientados por seus professores, produziram lindos trabalhos que envolveram pesquisas, maquetes e integração com as disciplinas Artes, Inglês, Sala de Leitura e Educação Física.


A culminância das atividades relacionadas ao aniversário da escola aconteceu com a apresentação da história do Chapeuzinho Redondo, adaptada e dirigida pela professora Maria Isabel, regente da Sala de Leitura, e encenada pelos alunos das turmas 1.501 e 1.503. Além disso, houve a leitura da história da escola pelos alunos do 5º ano, apresentação da turma 1.202 cantando uma paródia e um delicioso bolo.

 

Apresentação da peça.

 

 

Leitura da história da escola.

 

A escola estava linda e enfeitada, mostrando que toda comunidade escolar trabalhou em grupo para comemorar essa data tão especial.

 

As turmas 1.401 e 1.403, da professora Priscila Roberta, confeccionaram um mural para retratar todos os profissionais da unidade escolar, cada um identificado com uma característica especial.


 


Os alunos da turma 1.102, da professora e Coordenadora Pedagógica Monica, criaram um bolo com dizeres explicando porque gostam da escola.

 


 


As turmas 1.201 e 1.301, da professora Maria Clara, criaram um lindo mural com frases sobre a escola.

 


 

O mural confeccionado pela turma 1.301 mostra um bolo com palavras importantes sobre a escola. Já a turma do Projeto Acelera criou um acróstico com o nome da escola.

 


 

 

O sexto ano experimental criou maquetes para representar o espaço escolar. E nas aulas de Artes, os alunos da turma do Acelera construíram uma faixa em forma de vitral orientado pela professora Marta, regente de Artes, colocado na parte central da entrada da escola, juntamente com um bolo gigante feito pela professora Maria Isabel, da Sala de Leitura, em conjunto com os alunos do 5º ano.

 


 

 

Nas aulas de Inglês, os alunos produziram cartazes para homenagear os 110 anos da unidade escolar.


 

O projeto pedagógico da Escola Municipal Prudente de Moraes tem como tema “Prudente de Moraes, escola de gente que faz”. Através dos registros da comemoração do aniversário da unidade escolar, podemos perceber o engajamento de toda a comunidade para construir uma história de ensino e aprendizagem. Parabéns a todos!

 

O contato da E. M. Prudente de Moraes é empmoraes@rioeduca.net.

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/06/2015

Rio 450 Anos: Animação em Sala de Aula

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

Os professores Alexandre Alvim e Mayara Nespoli, ambos da rede municipal de educação do Rio, convidaram a também professora Elizabeth Paes, do Colégio Pedro II, para elaborarem um projeto interdisciplinar que motivasse a participação significativa dos alunos. A turma selecionada foi a 1502 do CIEP Lauro de Oliveira Lima da 7ª CRE.

 

 

A chegada e a rápida propagação da tecnologia digital nas últimas décadas do século XX abriram precedente para que as novas tecnologias começassem a ser utilizadas no cenário educacional. Os alunos de hoje representam as primeiras gerações que cresceram com essas novas tecnologias, o que permitiu, a partir daí, uma ruptura com o paradigma tradicional.

 


 

O objetivo era propor um desafio para estimular a autonomia dos educandos. A turma selecionada foi a 1502 do CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima, da 7ª CRE. É interessante destacar que a professora regente Ana Reis foi de fundamental importância para que realizássemos a atividade.


A partir de um tema gerador, os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, o objetivo principal era trabalhar de forma interdisciplinar. Idealmente, estávamos em busca de uma prática que se apresentasse inédita aos alunos.

 

 


Assim, utilizar o gênero textual "canção" associado à técnica de animação como um recurso pedagógico contribui para que o educando tenha uma nova experiência com o conteúdo. Os alunos conseguiram compreender não só o gênero textual como matéria escolar, mas como prática social de leitura e escrita. Percebe-se que, então, através do projeto interdisciplinar proposto, os alunos se tornaram sujeitos da sua própria aprendizagem.


Pensar em animação colaborativa implica em ampliar os planos e as percepções. Pensar animação envolveu construir uma história, um roteiro, além da consciência da sequência pelo quadro a quadro. O processo de elaboração das animações possibilitou discussões de outras questões normalmente ausentes na sala de aula, mostrando-se rico em vários sentidos. Possibilitou, por exemplo, a resolução de problemas em conjunto, despertou o senso crítico, estético, e a quebra da hegemonia de uma forma padrão.

 

 

Em função da mudança de plano, do suporte e sua posição, ou seja, ao sair do plano horizontal, em geral com papéis ou objetos sobre a mesa, para o plano vertical, com o quadro branco, não pudemos deixar de observar que o próprio autor do desenho, o aluno, esteve presente na cena com seu corpo. Colocamos o aluno para interagir com a imagem, considerando que o retiramos da cadeira, dando a liberdade dele ser sujeito ativo, produtivo e dialógico. Estamos em tempos de ampliar e integrar linguagens, e vemos uma clara possibilidade de ultrapassar a ideia da "animação simples", cedendo espaço para uma criação artística individual e conjunta.

 

                                         Alunos aprendendo a editar no aplicativo Movie Maker.

 

    A professora regente Ana Reis da turma 1502 e o professor Alexandre Alvim.

 

Os docentes Alexandre Alvim, Mayara Nespoli, Elizabeth Paes e Ana Reis ficaram bastante honrados em ter participado de um processo tão rico e vibrante que mobilizou uma turma inteira. Foi interessante perceber, também, a partir dos relatos dos próprios alunos da turma 1502 do CIEP Lauro de Oliveira Lima, que, apesar de morarem na cidade do Rio de Janeiro, praticamente não a conhecem. A partir desse trabalho, aflorou neles o desejo de pesquisar e ir visitar os locais que desenharam na animação.

 

 

                                                                        Uma das animações feitas.


 

 

 

Parabéns aos professores e alunos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato da professora Mayara Nespoli:

mayaranespoli@gmail.com

Contato do professor Alexandre Alvim:

alexandrealvim@gmail.com

 

Contato do CIEP:

 

ciep301@rioeduca.net

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/06/2015

Um Dia com Marília Pirillo: Escritora e Ilustradora de Livros Infanto-Juvenis

Tags: 11ªcre, autora.

 

 

 

 

Através da leitura podemos viajar pelo mundo sem sair do lugar. Imagine quando o autor do livro resolve aparecer e viajar conosco! Que emoção! 

 

 

No dia 8 de junho, o EDI José de Souza Ramos, localizado na Ilha do Governador, recebeu a ilustre visita da escritora e ilustradora brasileira de livros infanto-juvenis Marília Pirillo.

A autora conversou sobre suas obras, dentre elas o título Avoada, que fora trabalhada pelos alunos nas aulas ministradas pela professora Ana Rosa Barreto, responsável pela sala de leitura do EDI. 

 

Escritora Marília Pirillo em roda com os alunos.


As ações pedagógicas do EDI José de Souza Ramos mais do que nunca estão focadas no resgate dos valores da Infância. Pensando nisso, a sala de leitura tem realizado um trabalho em que o despertar da alegria e encantamento da infância estão sempre presentes.

A professora Ana Rosa Barreto Costa, em uma de suas rodas de leitura, percebeu o interesse das crianças pela obra Avoada, de Marília Pirillo, e realizaram belas e ricas produções tanto escritas como plásticas.

 

Escritora Marília Pirillo no momento de contação de história.

 

Esse material chegou ao conhecimento da autora, que despertou o desejo de estar com a equipe do EDI. Era para ser uma visita nas turmas de pré-escola, mas a alegria das crianças e a atmosfera do local fizeram com que Marília ficasse o dia inteirinho!

A autora visitou e realizou a contação de história em todas as turmas. Foi um dia mágico!

 

Em destaque, a escritora e ilustradora Marília Pirillo.

 

 

Quer saber mais sobre a atividade? Entre em contato com a escola:

Diretora: Maria do Carmo

Telefone: (021) 3882-5637

E-mail: edijramos@rioeduca.net

Blog: http://edijsramos.blogspot.com.br/

 

 

Parabéns a todos os envolvidos, em especial à professora Ana Rosa e à escritora Marília Pirillo, por transformarem este encontro em um momento mágico e significativo!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1607751852842237
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
WhatsApp: 96852-3714
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 29/06/2015

GEO Juan Antônio Samaranch: Esporte + Saúde = Vida Saudável

Tags: 1ªcre, eventos, pse, .

 

 

 

Vocacionada para os esportes, a Escola Juan Antônio Samaranch, o GEO de Santa Teresa, fez da Semana de Alimentação Escolar um momento de reflexão acerca dos benefícios que os cuidados com a alimentação e com o corpo, aliados à prática das atividades físicas, proporcionam a nossa vida.

 

A temática proposta para a Semana de Saúde a Alimentação escolar no Ginásio Olímpico Juan Samaranch contou com o envolvimento de todos os profissionais da escola, que se empenharam em desenvolver a temática curricular voltada para a promoção da Saúde. O saldo foi bastante positivo, incentivando os profissionais, cujas experiências resultaram em momentos de muita aprendizagem para todos.

 

Conversa com os alunos - CMS Ernani Agrícola.

 

Alimentação Saudável e Atividade Física

As equipes do CMS Ernani Agrícola estiveram junto aos alunos e treinadores no momento do treino, e discutiram sobre alimentação e esporte, vinculando os nutrientes ao desempenho e saúde.

 

 

Os alunos do oitavo ano aprenderam a preparar pratos saudáveis como a produção da Pasta de Grão de Bico e Sucos diversos, em consonância com o conteúdo programático do grupamento.

 

Alunos preparando Alimentação Saudável.

 

As aulas de Futsal e Handebol serviram para abordar a importância dos hábitos de higiene, aliadas às atividades físicas.

 

CMS Ernani Agrícola Atividade Física e Saúde Bucal

Dentistas conversaram com os alunos sobre a prática esportiva e a saúde bucal. Realizaram triagem e escovação.

 

 

Outro trabalho de destaque foi a Enquete sobre Alimentação em Inglês, utilizando verbos no Passado e Futuro com alunos do sétimo ao nono ano. Eles construiram gráficos de alimentação

A Turma Mais Saudável realizou a culminância da atividade com um piquenique saudável no campo sob as árvores e com música ao vivo, com o professor de Artes Cênicas.

 

Resultados da enquete.

 

Piquenique com música ao vivo.

 

Os alunos do sexto ano mediram a quantidade de açúcar e sal de alguns alimentos que costumam consumir com frequência, colocando os ingredientes em tubos de coleta, que comportavam 6g cada. Avaliaram o porcionamento da tabela nutricional e mediram a quantidade de carboidrato e sal, confeccionando o mural. O CMS Ernani Agrícola capacitou a professora para a realização dessa atividade.

 

Trabalho sobre o sal e o açúcar nos alimentos.

 

Soldados da Dengue

As equipes do CMS Ernani Agrícola estiveram no GEO e, com os alunos, mapearam os locais de possíveis focos na área externa. Foram localizados sete focos e os alunos ficaram responsáveis pelo monitoramento dos locais mais vulneráveis. Eles conversaram com as equipes sobre os riscos da doença.

 

Soldados contra a dengue.

 

UERJ - Parceiro convidado

Atividade sobre o consumo de sucos e refrigerantes. Os alunos distribuíram os ingredientes dos sucos e dos refrigerantes entre os respectivos recipientes e associaram os componentes químicos e naturais às bebidas.

 

 

UFRJ - Parceiro Convidado

Os alunos recepcionaram os estudantes de medicina e mostraram os diversos esportes praticados na escola. Realizaram um bate-papo sobre a importância do cuidado com a saúde e a alimentação para a prática dos seus esportes.

 

 

Parabéns à toda Equipe do GEO Juan Antônio Samaranch pelo belíssimo trabalho e, principalmente, pelos benefícios que essas ações trarão para a vida de nossos adolescentes na tomada de consciência sobre a importância da adoção de vidas saudáveis.

 

Mais informações:

E.M. JUAN ANTÔNIO SAMARANCH (GEO )

Coordenadora de Saúde: Angélica Carvalho

Telefone: 3972-0916

E-mail: geo@rioeduca.net

 

"Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp 98733-1970

 

 

COMENTE E COMPARTILHE

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share