A A A C
email
Retornando 41 resultados para o mês de 'Junho de 2013'

Quinta-feira, 27/06/2013

Shakespeare Para Adolescentes

Tags: 9ªcre, cidadedeleitores, leitura, blogdeescola.

A E. M. Presidente Antônio Carlos, no bairro de Cosmos, 9° CRE, atende alunos do 7° ao 9° ano. Ela apresenta todas as problemáticas e desafios de qualquer escola da rede, mas o professor Mario Mangabeira resolveu tentar virar a página da “falta de estímulo para a leitura” com a proposta de leitura protocolada do reconto infantil Hamlet.

 

“Primeiramente, a leitura do mundo
Do pequeno mundo em que me envolvia...
Depois a leitura da “palavramundo – não é
  leitura da palavra mundo, mas é a leitura da “palavramundo,
Uma palavra só.”
(Paulo Freire)

 

Esse pensamento de Freire nos leva a refletir que aprender a ler e a escrever é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreendendo seu contexto, a partir da relação dialógica entre a leitura de mundo e a leitura da palavra. É da leitura da “palavramundo” que o homem extrai sentido para seu agir.

 

Dessa forma, iniciei o ano pensando em como colaborar para que meus alunos se apropriassem dessa “palavramundo”, afinal, quais ações tomar para que a leitura realmente fizesse a diferença em suas vidas? Percebi que o interesse à visitação na sala de leitura era muito baixo. Às vezes, muitos realizavam empréstimos de livros e não o liam, de fato. Surgiu, daí, a seguinte ideia: fomentar a leitura, dar bagagem para a realização da prova de produção textual bimestral da rede e contribuir para a ampliação do repertório cultural dos discentes: Projeto Shakesperare Para Adolescentes.

 

 

Como iniciar a leitura de um clássico a fim de que os alunos compreendam e se interessem pelo lido? O investimento inicial foi com atividades de pré-leitura: utilizamos diferentes gêneros textuais que apresentavam o contexto de produção do livro e a biografia do autor. Na foto abaixo, estamos analisando uma biografia adaptada de Shakespeare, a contracapa do livro e o samba-enredo da Escola Mirim da Rede Corações Unidos do CIEP em 2013.    
 

 

 

 

Alunos ouvindo o samba: “Na dialética do Amor, um traço de Shakespeare na Sapucaí”.


O sucesso do projeto começou a partir das atividades de pré-leitura. Os alunos se motivaram ao ler e cantar o samba, o qual detalha em uma linguagem simples e divertida a vida e o estilo literário de Shakespeare. Dessa forma, o autor se tornou “conhecido” por todos. A contracapa deixou todos curiosos. Esse gênero textual, de fato, cumpriu seu papel: incentivar leitores para a leitura do livro. A biografia lida aprofundou o conhecimento sobre os diferentes estilos teatrais da época e o contexto histórico das produções do autor.

 

“Há algo estranho no reino da Dinamarca.
A repentina morte do Rei Hamlet desperta
em seu filho, o príncipe Hamlet,
tristeza e desconfiança.
O inesperado casamento da rainha viúva
com o próprio cunhado dá início a uma
história de vingança, em que a busca pela verdade se
revelará cheia de sofrimentos.”

 



Antes de iniciarmos a leitura do livro, em forma de “Contação de Histórias”, utilizamos a Educopédia como suporte para as últimas atividades de pré-leitura. O Livro “Hamlet” não é tema das aulas de “Grandes Obras”, porém o professor, com base na metodologia Educopédia, elaborou uma aula sobre o livro especialmente para esse trabalho. Nessa aula, os alunos puderam ver, com os recursos da internet, aspectos sobre a vida de Shakespeare, o contexto histórico, a Inglaterra, o período Vitoriano e “O Teatro de Shakepeare” em quadrinhos.

 

 

 

Como a história do livro foi contada de forma protocolada (capítulos por dia), incitando hipóteses, conhecimentos prévios, imaginação, atenção e motivação para saber a continuidade da história, foi reservado um tempo de aula, dos quatro tempos semanais da disciplina de Língua Portuguesa, para a leitura da obra.

 

 

Ao passo em que a leitura ia avançando, os alunos mais motivados para saber o fim da história ficavam. Dessa forma, houve a necessidade de um diálogo maior com todo esse trabalho de leitura fora da sala de aula.

Como praticamente todos os alunos acessam diariamente a rede social Facebook, resolvi criar a página "Prof. Mario Mangabeira" para que as atividades do livro, e outras em sala, pudessem ser ampliadas dialogicamente, unindo essa ferramenta que os alunos dominam e se interessam bastante: tecnologia. Com isso, muitos começaram a participar ativamente da contação da história, trocando impressões por meio de postagens, sugerindo outros sites e outras leituras de Shakespeare.  

 

 

A interdisciplinaridade também se fez presente em nossas aulas. A história se passa na Dinamarca e envolve outros países do continente europeu. Dessa forma, saber um pouco sobre suas características contribuíram para uma leitura mais proficiente.


Coincidentemente, uma adaptação da peça estava em cartaz na ocasião do projeto. Com isso, o professor assistiu à apresentação e trouxe os registros para os alunos, como fotos dos atores e o release da peça, o qual foi objeto de algumas aulas de leitura.

 

 


 

Ao final da leitura, produziram textos (resumo, carta, dissertação), envolvendo algumas propostas sobre a narrativa, e apresentaram um seminário sobre o autor e outras curiosidades que não haviam sido estudadas até então. Pelo visto, todos saíram ganhando, em qualidade de leitura e conhecimento.

 


Parabéns, mais uma vez, professor Mario Mangabeira pela sua genialidade e por ser um grande colaborador e incentivador do nosso Portal que prima em compartilhar experiências bem sucedidas como a sua que muito vem acrescentar e enriquecer o nosso trabalho.

 

 

Profª Márcia Cristina Alves Representante da 9ª CRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 27/06/2013

Informativo Multirio - 27 de junho

Tags: multirio.



 

Multirio Web Rádio


 

Multirio

Conceito& Ação discute mudanças climáticas e esforços mundiais

A elevação da temperatura do planeta e os seus efeitos: aumento do calor, do frio, tempestades e furacões. O queé mito e o queé realidade neste contexto? Até que ponto a atividade humanaé responsável por tudo isso? Conceito& Ação explora os vários cenários das mudanças climáticas e aborda os esforços das potências mundiais para mitigar os efeitos do aquecimento global, adotando medidas que combatam as prováveis causas. Para aprofundar a questão, a apresentadora Cristina Amaral recebe o coordenador-executivo do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da UFRJ, Emílio La Rovere. O programa vai ao ar na segunda-feira (1º),às 13h20, na BandRio e no canal 14 da NET.


Botões sociais ampliam interação com o leitor

OPortal MultiRio conta agora, em todas as notícias, com botões de compartilhamento nas principais redes sociais. Com o novo recurso, é possível publicar os textos no Twitter, no Facebook e no Google + de um jeito fácil, tornando a navegação pelo conteúdo do Portal mais interativa. Os botões sociais encontram-se no topo (à direita) de cada matéria e, para publicar o conteúdo no seu perfil,é preciso clicar no botão da rede social desejada e confirmar o compartilhamento. Acesse o Portal MultiRio em www.multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra noPortal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: www.twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail paramultiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746•ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 25/06/2013

Informativo Multirio 25 de junho

 

Multirio Web Rádio

 

Multirio

O ensino de Ciências é o tema de Educação em Rede

O programa desta quarta-feira (26) mostra como a abordagem de conteúdos científicos pode ser mais empírica, interessante e investigativa, ajudando o aluno a desenvolver uma visão crítica do mundo que o cerca. Para falar da importância do ensino das Ciências, os convidados são o coordenador do Grupo de Estudos em Ciências e Educação Ambiental da UFRJ, Francisco Cordeiro Filho, e a professora de Ciências da Rede Patrícia Domingos. Na pauta, a Educopédia, a parceria da SME com o Instituto Ciência Hoje e a série Detetives da Ciência, produção da MultiRio que aborda conteúdos científicos no dia a dia. Apresentado por Carla Ramos, Educação em Rede vai ao ar na quarta-feira,às 13h20, na BandRio e no canal 14 da NET.


Joaquim Manuel de Macedo e as crônicas do Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira (27), Cidade de Leitores passeia pela história e pela geografia da cidade por meio das crônicas de jornal. Autor do clássico A Moreninha, Joaquim Manuel de Macedo foi também um grande cronista e precursor do jornalismo cultural no Brasil, registrando as transformações urbanas do Rio de Janeiro em suas crônicas. A apresentadora Leila Richers recebe a jornalista Michelle Strzoda, autora da antologia O Rio de Joaquim Manuel de Macedo, e o curador Carlos Martins, responsável pela exposição Rio de Imagens – Uma Paisagem em Construção, em cartaz no Museu de Arte do Rio. Também no programa, a vocação da cidade para a crônica e os aspectos que ainda inspiram os cronistas. Cidade de Leitores vai ao ar na quinta-feira, às 13h20, na BandRio e no canal 14 da NET.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: www.twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail paramultiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ:(21) 3460-1746•ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 21/06/2013

Projeto Tardes Poéticas

Tags: 5ªcre, .

A Sala de Leitura Menino Maluquinho da Escola Municipal República Dominicana teve mais um dia diferente com seus alunos, apresentando o Projeto Tardes Poéticas com a Contadora de Histórias Silvia Castro.

 

No mês de maio aconteceu mais um dia diferente na Escola Municipal 05.15.059 República Dominicana. Para que esse dia acontecesse, a professora Elisa Bamonte, regente da Sala de Leitura Menino Maluquinho, convidou a Contadora de Histórias Silvia Castro que presenteou os alunos com um mega dia de Contação de Histórias.


Esse Projeto faz parte das parcerias do SESC de Engenho de Dentro, denominado Tardes Poéticas.


Foi um encontro emocionante que atendeu a todos os alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental. Silvia Castro contou com a colaboração do maravilhoso músico Dininho Silva ao violão.

 

 

 

 

Cantando e Contando Histórias

 


Muitas histórias foram contadas e cantadas: histórias do folclore nacional, histórias de onças, reis, príncipes e princesas, todas alegraram as crianças que também cantaram, com a escritora Silvia Castro, músicas de Vinicius de Moraes.

 

 

Foi um dia diferente, em que o encantamento, a alegria, a sensibilidade e a literatura brasileira se encontraram a favor da poesia.

 

As crianças amaram!

 

 

Projeto Tardes Poéticas

 


O Projeto Tardes Poéticas teve início no ano de 2009 e tem como principal objetivo criar momentos na escola em que nossos alunos, pais e convidados se encantam pelos poemas de diversos autores.

 

Em alguns encontros, o projeto tem a participação de poetas que também apresentam seus livros publicados.

 

O projeto tem a parceria com o SESC de Engenho de Dentro.

 

A escritora Silvia Castro cantando e contando histórias para alunos na Sala de Leitura Menino Maluquinho e na foto, ao centro, a professora regente da Sala de Leitura Elisa Bamonte.

 

Nada melhor do que munida de uma boa história rodar minha cidade levando encantamento a qualquer parte... Esta é uma ação capital!


Silvia Castro

 

 


 

Parabéns à escritora Silva Castro pelo belo trabalho que desenvolve através deste projeto, à equipe da Escola Municipal República Dominicana, sempre aberta a novos horizontes, aos alunos, pela grande possibilidade de participação neste trabalho e a professora Elisa Bamonte pelo entusiasmo de sempre, frente aos compromissos da Sala de Leitura Menino Maluquinho.

 

Conheça o blog da escola: http://escolamdominicana.blogspot.com.br/

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos. Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Visitem, acompanhem e comentem os blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Conheçam os blogs da 5ª CRE. Acompanhem, também, nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

Professora Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca na 5ªCRE
Twitter: @rebiza
Facebook: Regina Biza
E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

 

                               


   
           



Yammer Share