A A A C
email
Retornando 58 resultados para o mês de 'Maio de 2017'

Quarta-feira, 31/05/2017

Candidato Selecionado Para o Cargo de Coordenador I

Tags: coordenador, do, cre.

 

Secretaria Municipal de Educação

EDITAL SME N.º 2 , DE 30 DE MAIO DE 2017.



Torna público, em consonância com o item 6.1 do Edital SMEEL n.º 14, de 17 de abril de 2017, o resultado do processo de avaliação dos candidatos ao Cargo Comissionado de Coordenador I das Coordenadorias Regionais de Educação da Secretaria Municipal de Educação.



O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, tendo em vista as disposições contidas na Resolução SMEEL n.º 06, de 17 de fevereiro de 2017 e no item 6.1 do Edital SMEEL n.º 14, de 17 de abril de 2017, torna público o resultado do processo de avaliação dos candidatos ao Cargo Comissionado de Coordenador I das Coordenadorias Regionais de Educação da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

1. Do Resultado:


 

2. Da nomeação:

A Subsecretaria de Gestão da Secretaria Municipal de Educação adotará as medidas necessárias à nomeação dos candidatos selecionados para o Cargo Comissionado de Coordenador I das Coordenadorias Regionais de Educação da Secretaria Municipal de Educação, em vacância.

3. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.



Rio de Janeiro, 30 de maio de 2017.

CESAR DE QUEIROZ BENJAMIN
 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 31/05/2017

SME realiza grande concerto em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Tags: meioambiente, concerto, escola.

 

No dia 5 de junho será realizado um grande concerto na Escola Municipal Coelho Neto, localizado no bairro de Ricardo de Albuquerque, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Com evento, a Secretaria Municipal de Educação dá o pontapé inicial no programa Orquestra nas Escolas. Com mais de 600 alunos beneficiados gratuitamente com os cursos oferecidos desde 2011, o Som+Eu começa a compartilhar com as escolas publicas municipais cariocas a sua bem-sucedida metodologia de música nas escolas.

O programa Orquestra nas Escolas começa em 30 escolas neste ano e vai a 150 em 2018, atingindo 45 mil alunos, somando-se ao trabalho de educação musical que já é realizado na Rede.

O programa municipal está sendo estruturado, o que inclui contatos com os professores. Os alunos assistirão apresentações de instrumentistas considerados eruditos – viola, violoncelo, trompa, trompete, etc. – como primeiro passo para o aprendizado de um instrumento.

O Programa de Orquestras busca na democratização do ensino de música um caminho para o fortalecimento da educação, da cultura, da sociabilidade e do reconhecimento dos pares. Desde o dia que o aluno chega ao projeto, ele é incentivado a vencer pelo saber, ser eficiente na educação formal e na prática musical.

 

FONTE: DO de 29/05/2017


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 31/05/2017

Educação Precoce: desenvolvimento da criança cega e da criança com baixa visão

Tags: iha, visão, precoce.

 

Educação Precoce: desenvolvimento da criança cega e da criança com baixa visão
 

Público-alvo: Professores que atuam com o aluno deficiente visual.

Carga horária: 40h

Datas: Junho: 02, 23,30
            Julho: 14
            Agosto: 04, 11, 18 e 25
            Setembro: 01 e 04

Dinamizadora: Profª Drª Maria Rita Campello Rodrigues

Horário: 13:00h às 17:00h

Local: Instituto Municipal Helena Antipoff

Realização: Centro de Transcrição a Braille

 

Ementa

  • Noções gerais referentes ao funcionamento visual;
     
  • Principais patologias visuais que acometem a visão precocemente;
     
  • Como os distúrbios visuais interferem no desenvolvimento infantil: visual / motor e suas influências;
     
  • Estimulação visual precoce – abordagem pedagógica;
     
  • Avaliação funcional da visão;
     
  • A criança com deficiência visual e os sentidos remanescentes;
     
  • Desvios comuns no desenvolvimento da criança com deficiência visual não estimulada;
     
  • Como trabalhar com a criança que apresenta deficiência visual: prática pedagógica;
     
  • A importância do brincar para a construção da identidade, dos esquemas sensório-motores e do conhecimento;
     
  • O papel da família no processo do desenvolvimento infantil.


Metodologia

  • Aulas expositivas
     
  • Debates


Dinamizadora

Professora Doutora Maria Rita Campello Rodrigues

Currículo

Maria Rita Campello Rodrigues – Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2013); Mestre em “Ciência da Motricidade Humana” pela Universidade Castelo Branco (UCB, 2005); graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU, 1978) e em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR, 1999); com especialização em Estimulação Precoce pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1984), Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2002) e na Área da Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant (IBC, 1982); professora do Instituto Benjamin Constant (IBC) desde 1982, tendo implantado o serviço de Estimulação Precoce para crianças com deficiência visual, onde atuou e coordenou por 25 anos. Foi membro da equipe da Coordenação de Baixa Visão desde a sua criação em 1990 até 2010 e, desde 1987 é professora atuante nos cursos de especialização promovidos pelo IBC para capacitação de professores nas disciplinas de Estimulação Precoce e Baixa visão.

 

 

INSCRIÇÕE ENCERRADAS


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 31/05/2017

Semeando Afeto e Gentilezas na E.M. Álvaro Alvim

Tags: 8ªcre.

 

A escola sendo espaço propício para reflexão da sociedade em que vivemos é também uma aliada na formação de protagonistas de transformações essenciais para um mundo melhor. A Escola Municipal Álvaro Alvim apostou na gentileza como projeto que visa mudar as atitudes dos alunos e de toda a comunidade escolar.

 

Alunos cantando no pátio da E.M. Álvaro Alvim

 

José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza, foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba. "Gentileza gera gentileza" é sua frase mais conhecida. 

No ano do centenário do profeta Gentileza, a Escola Municipal Álvaro Alvim faz uma homenagem a essa personalidade carioca, apresentando sua biografia e sua arte, transformando suas palavras em atitudes reais no ambiente da unidade escolar.

 

 

A correria do dia a dia, a falta de tempo, a dificuldade da compreensão do sentido da gentileza e educação, cada vez mais fazem com que as pessoas se distanciem uma das outras e esqueçam que pequenos gestos podem melhorar, não só momentaneamente o dia, como também a vida de uma pessoa.

Diante desse desafio e em consonância com o seu Projeto Político Pedagógico, a Escola Municipal Álvaro Alvim criou o projeto Semeando Afeto.

A proposta busca refletir e praticar os valores que se deseja semear em busca de uma sociedade mais civilizada e humanizada. Vivemos em uma sociedade onde é preciso reforçar valores como amizade, ética, solidariedade, companheirismo e gentilezas!

 

Professora Mônica Amaral, idealizadora do projeto, confeccionando flores com os alunos

 

Para iniciar as ações foram apresentados vídeos sobre o tema e, a partir deles, os alunos expressaram suas ideias, sentimentos e vivências sobre a prática da gentileza. Os professores atuaram sempre como mediadores dessa conversa.

Num segundo momento, os alunos passaram a vivenciar a prática da gentileza na escola. Cada um escolheu a forma que lhe foi mais adequada, dentro do horário escolar, registrando em seguida em seu caderno.

Os alunos do 3º ao 6º ano confeccionaram um Diário do Profeta Gentileza, os do 2º ano confeccionaram cartazes e os alunos do 1º e do 4º ano confeccionaram as flores do Gentileza.  

O grande momento aconteceu no dia 11 de abril, aniversário de 100 anos de José Datrino, o Profeta Gentileza.

Todos os alunos estavam com flores presas no peito e transformaram o pátio da escola num grande palco, onde cantaram a música Gentileza, de Mariza Monte.

 

 

 

ÁLVARO ALVIM... EM PROSA E VERSO COM AFETO!


No muro a palavra PAZ, com tinta fresca não se lia mais!
Apagaram a alegria,
mas não apagaram a esperança.
Dia após dia choram Joãos... choram Marias...
Tentam apagar a PAZ? Desistir jamais!
Hoje pagamos missão... Missão da Paz!
Alguns ainda acreditam ser a
Escola a ferramenta da saída...
Crianças são os protagonistas.
Comece por você...
Na sua casa!
No seu trabalho!
Na sua vida!
Se dias melhores queremos ter,
você precisa melhorar dentro de você!
Eu, você, nós gentilmente escrevemos
com tinta fresca novamente a palavra PAZ!
Muitos tentam deixar o mundo sem cor,
mas nossos alunos sabem usar o lápis de cor.
Acreditamos começar nas crianças a possibilidade
da mudança. Faça você também a sua parte!
Juntos aumentamos a cor!
Trabalhamos muito e honesto, distribuindo amor!

                                                                                 Leila Sechi - Diretora Geral da E. M. 08.33.012 Álvaro Alvim

 

 

Partindo da esquerda: Professora Sheila Sechi, diretora adjunta, Professora Simone Fontes, Coordenadora Pedagógica e Professora Leila Sechi, diretora geral

 

No clima do projeto Semeando Afeto e a Campanha da Prefeitura do Rio de Janeiro Aqui é um Lugar de Paz, a diretora geral da Escola Municipal Álvaro Alvim criou um lindo poema!

O projeto Semeando Afeto e a celebração do Centenário do Profeta Gentileza trouxeram um clima amistoso e agradável para todos na escola!

A música, a poesia e a alegria colaboram para um ambiente escolar efetivamente transformador. É papel da escola pensar em ações que visem o desenvolvimento de uma sociedade cada vez melhor.

 

O Rioeduca deseja que esse clima de gentilezas e afeto perdure na E.M. Álvaro Alvim e que seja contagioso!

 

Contato da E.M. Álvaro Alvim: emaalvim@rioeduca.net

 

 

 

 

Entre em contato com o Rioeduca para divulgar as ações e projetos da sua escola!

 


   
           



Yammer Share