A A A C
email
Retornando 130 resultados para o mês de 'Maio de 2012'

Quinta-feira, 31/05/2012

Projeto Horta Escolar Sustentável Jorge Amado

Tags: 2ªcre, projetos, meioambiente.


A horta escolar, que leva o nome do escritor Jorge Amado, é um projeto que está sendo desenvolvido pela E. M. Presidente João Goulart, visando ao aproveitamento de garrafas PET e a conscientização sobre o meio ambiente.

 

O projeto está sendo desenvolvido com o apoio da direção da escola, durante as aulas de Ciências da professora Lucineia, que entrou em contato conosco relatando o projeto.

 

O Que é Horta Escolar?

 

A horta escolar é um espaço usado dentro das dependências da escola para o cultivo de diversas hortaliças e  plantas de crescimento rápido.


A implantação e desenvolvimento de uma horta escolar tem como objetivo proporcionar ações pedagógicas no que tange à exploração da multiplicidade das formas de aprender, integrando as diversas fontes e recursos de aprendizagem, proporcionando uma atividade de observação e de pesquisa para alunos abrangendo variados conteúdos.

 

 

Alunos da Escola Presidente João Goulart montando a horta.

 

 

Garrafa PET, Saúde e Meio Ambiente

 

 

 

 

Atualmente quase todo refrigerante produzido no Brasil são acondicionados em garrafas PET para distribuição e venda à população. A sigla PET significa politereftalato de etileno (Wikipedia, 2012).


Após o consumo do refrigerante, as garrafas PET tornam-se parte do lixo doméstico. No lixo doméstico indevidamente administrado, estas podem se tornar causa de problemas de saúde, pois podem servir de abrigo e local para a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças como formigas, moscas e mosquitos. Podemos citar, como exemplo, o desenvolvimento nas tampas ou nas próprias garrafas, quando expostas as chuvas, do Aedes Aegypti, mosquito transmissor do vírus que causa a dengue, doença que tem levado muitas pessoas a passarem dias acamadas e, em certos casos mais graves, levado ao óbito.


As garrafas PET também, quando jogadas no meio ambiente, tornam-se um grave problema ambiental, pois juntamente com outros lixos, poluem o meio ambiente. A poluição causada por elas é muito grave, devido ao fato de levarem em torno de 200 anos longo tempo, para serem degradadas (Tiago Jokura, 2012). Elas juntamente com outros lixos domésticos entopem bueiros, diminuem a vazão de água e causam enchentes.


 

Como Funciona a Horta Escolar Sustentável Jorge Amado?

 

A horta escolar da E. M. Presidente João Goulart é construída com garrafas PET, constituindo um reaproveitamento do lixo doméstico de seus alunos, ajudando a proteger, assim, o meio ambiente e a saúde da população local.


O nome da horta é “Horta Escolar Sustentável Jorge Amado”, devido ao fato de neste ano estarmos comemorando o centenário de nascimento deste, que é um dos maiores escritores brasileiros, que tinha paixão pela Bahia e pela sua comida típica e fez essa paixão correr solta nos personagens dos seus romances.

 

Jorge Leal Amado de Faria, conhecido como Jorge Amado, nascido em Itabuna/BA em 10 de agosto de 1912 e falecido em Salvador/BA em 6 de agosto de 2001, foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.


A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil.


Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em fitas gravadas para cegos. Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da Língua Portuguesa (Wikipédia, 2012).

 

 

Escritor Jorge Amado
 


Nesta horta escolar serão cultivadas várias hortaliças bastante utilizadas na Bahia, estado natal do homenageado.  Dentre eleas estaão a cebolinha e a pimenta utilizadas em vários pratos da culinária deste estado e, certamente, muito apreciadas pelo querido escritor.

 

 

Alunos participando do projeto

 

 

Objetivos do Projeto

Objetivo Geral

  • Implantação e desenvolvimento de uma horta escolar em nossa escola, visando cultivar hortaliças em geral e em especial algumas hortaliças utilizadas na culinária baiana, estado natal do escritor Jorge Amado, tema do Projeto de Trabalho da nossa escola durante o ano letivo de 2012.

 

Específicos
 

  • Através da realização da horta doméstica, conhecer as hortaliças utilizadas na comida baiana, estado natal do escritor Jorge Amado;
     
  • Conhecer técnicas de cultura orgânica;
     
  • Sensibilizar os alunos sobre problemas de saúde e de meio ambiente que podem ser causados com o descarte indevido das garrafas PET;
     
  • Mostrar aos alunos que a utilização das garrafas PET na horta doméstica ajuda a resolver o problema do descarte destas;
     
  • Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;

  •  Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;

  • Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;

 

  • Sensibilizar os pais, através do trabalho desenvolvido pelos alunos, sobre o problema da poluição ambiental;

  • Sensibilizar os pais a cultivarem hortaliças em sua residência, mesmo em locais apertados.

 

 

Resultados do Projeto

 

Nas imagens abaixo, podemos ver os primeiros resultados da horta escolar sustentável. Observamos que as garrafas PET foram utilizadas como recipientes para plantar algumas hortaliças.

 

 

Espaço utilizado para fazer a horta escolar, montagem estrutural, plantio e a apresentação desta.

 

 

Os alunos plantaram: alface, cebolinha, pimenta, hortelã, pimentão e salsa.

 

 

A Horta Escolar Sustentável Jorge Amado da Escola Municipal Presidente João Goulart – projeto em execução.

 

Parabéns à equipe da E.M. Presidente João Goulart pelo desenvolvimento deste projeto de conscientização ambiental.
 

 

Professor, o portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Entre em contato com o representante de sua CRE e divulgue os projetos desenvolvidos em sua escola.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 31/05/2012

Miscelânea Pedagógica

Tags: 9ªcre, blogdeeducador.

 

Hoje vamos conhecer o blog “Miscelânea Pedagógica”, da professora Érica de Campos. Ela é Pedagoga, Professora de Educação Infantil do EDI Renan de Souza Leal - 9ª CRE e segundo suas palavras o blog nasceu do seu amor pela Educação, da vontade de mostrar ao mundo que é possível aprender e educar vivendo o mundo.

 

 

O blog da professora Érica de Campos está concorrendo ao Troféu Rioeduca e nele encontramos muito material pedagógico, além de textos que a professora escreve para a coluna Educação do jornal mensal A Voz do Lojista Meritiense - jornal de circulação no município de São João de Meriti/RJ. O blog tem, também, uma página no Facebook onde a professora mantém um acervo de frases e conteúdos pedagógicos muito interessantes.

 

A professora Érica demonstra grande vontade de construir um mundo melhor através da educação que segundo ela é o caminho:

 

“Amo muito a profissão que escolhi e espero através dela progredir e fazer progredir. A EDUCAÇÃO, acredito eu, é a única maneira de melhorarmos as pessoas: o mundo em que vivemos - Trabalhemos todos unidos por um mundo melhor!”

 

Vamos agora conhecer o blog Miscelânea Pedagógica: Pôr todas as "cores" na Educação.

 

 

Miscelânea Pedagógica nasceu do meu amor pela Educação, da minha vontade de mostrar ao mundo que é possível aprender e educar vivendo o mundo. Quando falo em viver o mundo, estou querendo dizer que devemos levar para a sala de aula, para o cotidiano escolar, logo para a vida dos educandos, a vida contida nos diversos tipos de produções culturais existentes, sejam eles antigos ou contemporâneos, pois é preciso educar nossos alunos para além do mercado de trabalho, é preciso prepará-los para a vida, e prepará-los de modo prazeroso. Para isso, temos uma gama infinda de possibilidades - pretérito, presente e futuro - para fazermos uma Miscelânea Pedagógica útil, produtiva e divertida, usando e abusando da interdisciplinaridade em todas as produções culturais: música, teatro, cinema, TV, pintura, games, livros, documentários, filmes, fóruns, exposições entre tantos meios, basta nós, educadores, estarmos dipostos a apresentar de forma coerente e responsável estes universos para os nossos educandos!

 

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
O pequeno Príncipe (1943), de Antoine de Saint-Exupéry.


 

“Eu acredito na educação. E espero com este blog poder ajudar e reunir tantos outros educadores que assim como eu amam sua profissão e querem, de alguma maneira, fazer a diferença. Esta é a minha tentativa!”

 

 

Objetivos específicos do blog:


• Através de comentários pessoais - fazendo recomendação - sobre determinada produção cultural (filme, música, livro, poesia, jogo, etc.), apontar os assuntos que podem ser trabalhados pedagogicamente a partir desta;
• Dissertar sobre temas referentes à Educação (acessar categoria Coluna Educação);
• Compartilhar meus trabalhos com os profissionais da área (planos de aulas, atividades, projetos educacionais, webquests, etc.);
• Divulgar eventos, campanhas, sites, blogs, cursos, concursos, enfim, iniciativas que envolvam, de um modo geral, educação e cultura de forma que sejam interessantes para educadores e educandos.

 

 

Esta postagem completa você encontra neste link: http://miscelaneapedagogica.blogspot.com.br/p/sobre-o-blog.html

 

 

Vamos destacar algumas partes do blog indicando os links para acesso, embora sugira que aqueles que se interessam por artigos e conteúdos pedagógicos diversos devam conhecer o blog da professora Érica na íntegra:

 

 

Benefícios da Leitura - PLANO DE AULA
http://miscelaneapedagogica.blogspot.com.br/2011/01/beneficios-da-leitura-plano-de-aula.html

 

Lápis Encantado: Encontrando a poesia – WEBQUEST
http://miscelaneapedagogica.blogspot.com.br/2011/01/lapis-encantado-encontrando-poesia.html

 

Alimentação Infantil: Uma questão de hábito
http://miscelaneapedagogica.blogspot.com.br/2011/02/alimentacao-infantil-uma-questao-de.html

 

Onde estará a Poesia?
http://miscelaneapedagogica.blogspot.com.br/2011/03/onde-estara-poesia.html

 

PROJETO PERMANENTE “JORNAL MURAL INTERDISCIPLINAR”
http://miscelaneapedagogica.blogspot.com.br/2011/04/projeto-permanente-jornal-mural.html

 

Games e Educação - Uma parceria para a melhora do processo ensino-aprendizagem
http://miscelaneapedagogica.blogspot.com.br/2011/05/games-e-educacao-uma-parceria-para.html

 

Antologia I - Revista de Poesias
http://miscelaneapedagogica.blogspot.com.br/2011/07/antologia-i-revista-de-poesias.html

 

 

 


 

 

 “No dia 1° de maio, às 19h no Casarão da Editora Multifoco - Lapa/RJ, iniciava a festa de lançamento da Antologia I da Revista de Poesias da qual faço parte com mais 30 poetas de diferentes lugares do Brasil, tendo como mestres de cerimônia J.L. Semeador de Poesias e Regina Zamora (lindíssima!).”

 

 

São tantos os artigos, mas vamos destacar na íntegra o projeto que a professora Érica pediu:

 

Projeto Dias de Índio

 

 

Como gosto muito e acho de suma importância a valorização da cultura indígena (sinceramente, acho que as escolas brasileiras trabalham muito superficialmente questões relacionadas), gostaria de compartilhar aqui no blog a minha experiência - muitíssimo bem sucedida! (*Tanto que virou até trabalho para uma das minhas disciplinas da Pós-graduação!)

 

Foram dias produtivos e divertidíssimos. De início não poderia ter previsto tamanho envolvimento da turma, mas quando engatamos as primeiras atividades já ficou bem evidente o que estava por vir...

 

Tentei resumir o projeto em palavras "pedagógicas", caso queiram adaptá-lo:

 

Objetivos gerais: 


• Socialização – estimulando as relações de coleguismo, de amizade e cooperação; 
• Estimular a oralidade usando livro, música e audiovisual – compreensão e interpretação de histórias, cantar músicas; 
• Reconhecer o ritmo na música; 
• Estimular a linguagem e a expressão corporal – danças e imitações; 
• Estimular a apreciação e valorização de objetos artesanais. 
• Estimular a prática da coordenação motora em diferentes atividades de recorte, colagem e pintura; 
• Reconhecer tamanhos – grande/pequeno, maior/menor,; 
• Reconhecer quantidade - mais/menos; 
• Reconhecer cores; 
• Distinguir formas e imagens – igual/diferente; 
• Distinguir características físicas do homem e da mulher; 
• Diferenciar paisagens – natural e modificada.


Objetivos específicos: 


• Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes; 
• Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura; 
• Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural; 
• Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente; 
• Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade; 
• Tornar prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.

 

Desenvolvimento:


Para facilitar o entendimento, dividi, por assim dizer, o projeto em três eixos (mídias utilizadas): Texto, Audiovisual e Música.
 

**Coloquei links em tudo o que pude encontrar na web (músicas, vídeos, entre outros).

 

Texto


Capa do livro utilizado: "Queno-Curumim"
 

Queno-Curumim, de José Américo de Lima 


Objetivo: Trabalhar a relação de respeito e preservação que os indígenas tem com a natureza.

 
Atividades: Fazer a leitura para a turma e posteriormente a interpretação; pedir que as crianças recontem a história

 

Versão resumida (feita para a turma) dos romances O Guarani e Iracema, de José de Alencar 


Objetivo: Trabalhar as características físicas dos personagens indígenas dessas obras: Peri e Iracema – masculino e feminino.

 
Atividades: Fazer coletivamente nossos Peri e Iracema usando alunos como molde – recorte, colagem e pintura.


Audiovisual
 

Curta metragem de animação Ilya e o fogo, de Caetano Curi

 
Objetivo: Trabalhar valorização da sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade - lenda indígena que conta a aquisição do fogo pelo homem. 


Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários/questionamentos pertinentes a história. Conduzir a interpretação da história. Pedir que os alunos recontem a história.
 

Curta metragem de animação Brincando na Aldeia, da Animazul (2006)

 
Objetivo: Trabalhar as características de uma aldeia e os costumes indígenas.

 
Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários e questionamentos pertinentes a história. Pedir que os alunos recontem a história dramatizando algumas cenas. Conhecer o CUITÉ e fabricar coletivamente as nossas cuias de cuité.

 

 


 

 

Videoclipe Indiozinhos, do DVD “A Galinha Pintadinha”


Objetivo: Trabalhar corpo, movimento, linguagem e quantidade. 
Atividades: Dançar e cantar. Atentar para a animação do clipe – mais/menos índios na canoa.

Áudio musical com imagens de índios brasileiros em seu habitat natural Amazonas - Índios do Brasil, postado no canal do YouTube Mundiverso


Objetivo: Trabalhar as características, vestimentas e habitat dos indígenas através de imagens de índios brasileiros.

 
Atividades: Conhecer a imagem real dos índios brasileiros, identificar elementos que compões seu habitat natural, seus objetos e vestimentas. Observar as características físicas desses índios.

 

Música

 

 - Chegança, de Antônio Nóbrega (álbum “Pernambuco Falando para o mundo”, de 1998); 

 

 - Mestre Guia, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001);

 

 -  Espírito da mata, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001); 

 

 - Vó cabocla, de Mestre Ambrósio (álbum “Fuá na casa de Cabral”, de 2000). 


 Objetivo: Trabalhar corpo, movimento e linguagem – dançar e cantar. Relaxamento. Identificar alguns instrumentos na música. Reconhecer o ritmo da música. Conhecer e o instrumento indígena Pau-de-chuva.


Atividades: Deitar, fechar os olhos e ouvir a música. Imaginar cenas relativas ao cotidiano indígena. Acompanhar o ritmo da música com palmas e pés. Conhecer, ouvir e manusear o Pau-de-chuva. Conhecer uma sonoridade próxima a das músicas indígenas.

 

Registros das atividades


Fabricando nossos personagens - Peri e Iracema:

 

 

Conhecendo o CUITÉ e fazendo a nossa arte:

 

 

Conhecendo (e trabalhando) a aroeira, o café e o urucum:

 

 

Conhecendo o Pau-de-chuva:

 

 

Conhecendo mais sobre a cultura indígena:

 

 

Virando Índio, formando a tribo:

 

 

Dia de festa. A tribo feliz da vida!

 

 

Então ficou com vontade de conhecer o blog da professora Érica? Basta clicar na imagem do blog abaixo para conhecer: 


 

 

Para contato com a professora Érica de Campos no ciberespaço acesse:

o Contato (e-mail): ericadecampos@hotmail.com / ericadecampos.pedagoga@gmail.com
o Blog: www.miscelaneapedagogica.blogspot.com
o Redes Sociais: 
o Orkut: Perfil - Profª Érica e Comunidade - Miscelânea Pedagógica
o Twitter: @Erica_deCampos 
o Facebook (Página): Miscelânea Pedagógica

Mais informações sobre seu currículo: http://miscelaneapedagogica.blogspot.com.br/p/meu-curriculo.html

 

 

Foi um grande prazer conhecer o trabalho da professora Érica e poder compartilhar com todos neste espaço de trocas que o Rioeduca oferece. Parabéns professora Érica pelo trabalho apresentado e vamos continuar nesta parceria.

 

 

Representante do Rioeduca na 9ªCRE
Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 31/05/2012

Projeto de Leitura Vai e Vem

Tags: 7ªcre, projetos.

 

O EDI Jardim do Amanhã está localizado na Cidade de Deus e atende crianças de creche e pré-escola, em horário integral . O EDI está desenvolvendo o projeto de Leitura Vai e Vem. Um dos objetivos principais do projeto é apresentar o mundo da literatura para os pequenos.

 

Momento de Leitura no EDI 

 

 

O Projeto de Leitura Vai e Vem tem movimentado o EDI Jardim do Amanhã. Foi criada uma sacola toda enfeitada, que dentro possui um livro e um caderno que apresenta o projeto. São 5 sacolas: Uma para o Maternal 1 e duas para cada uma das outras turmas. Ela vai para casa na 2ª-feira e volta na 4ª-feira, indo com outra criança na 6ª-que a devolve na 2ª-feira. 

 

 

As crianças das turmas têm adorado o projeto .Todas as turmas do EDI estão envolvidas no projeto (uma de Maternal 1, uma de Maternal 2 e uma de EI de 4 anos) .

 

A sacola do Projeto Vai e Vem e a alegria das crianças 


 

Antes de entregar o livro à criança do dia, a  PA (Professora Articuladora) conta uma história para a turma, buscando estimular o gosto pela leitura, cada semana uma história diferente, geralmente interativa.

 

 


Objetivos do Projeto


- estimular o prazer pela leitura;


- apresentar o mundo da literatura para as crianças;


- oportunizar momentos de afetividade entre familiares;


- estimular a responsabilidade e cuidado com objetos coletivos, dentre outros.

 

 

Pede-se que o familiar, após  contar a história para a criança,  junto com ela faça um registro da experiência nesse caderno. São orientados  a utilizarem o Kit enviado pela prefeitura que possui cola, lápis de cor, canetinhas, podendo esse registro ser um desenho, um texto escrito, colagem, o que a imaginação permitir.

 


Segundo relato dos profissionais da creche: “É íncrível perceber aquela mãe menos afetuosa relatando a experiência. Muitas dizem que os filhos pedem pra contar várias vezes, ou que outros filhos compartilharam a experiência.”

 

 

Registro da leitura no Projeto Vai e Vem 

 

 

O EDI Jardim do Amanhã espera contribuir com a ampliação da relação entre pais e filhos e o fomento ao prazer da leitura, proporcionando um futuro mais promissor e formando cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade, através do Projeto Vai e Vem, que já tem sido um sucesso entre as crianças e familiares da unidade escolar.

Mãe e filha levando livro na sacola do Projeto Vai e Vem 

 

 

O  próximo passo será construir um boneco de pano, eleger um nome pra ele e colocá-lo na sacola. Ele será o portador dessas novas experiências.

 

 

Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre esse projeto e sobre o EDI:

 


 

 

 


PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 31/05/2012

Grêmio Estudantil IV Centenário

Tags: 4ªcre, projetos, blog.

 

O grêmio é a representação dos estudantes de uma escola. Atuando nele, os alunos  defendem seus direitos e interesses e aprendem ética e cidadania na prática. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio contribui para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade.

 

Além de normatizar, o grêmio também define, ordena, e regulamenta as competências da Diretoria e dos seus sócios, período de mandato da mesma, sua estrutura administrativa, o processo eleitoral adotado, entre outros.

 

Veja o que promove o Grêmio Estudantil IV Centenário

 

 

 

 

A direção da Escola Municipal IV Centenário se organiza para orientar, incentivar e promover a eleição de alunos representantes de turma e de turno como um primeiro passo para a organização de grêmios estudantis. Acreditamos que a efetiva participação no cotidiano escolar estimula o estudante a se aprimorar como indivíduo, incluindo formação ética, desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico e do exercício da cidadania. 

 

 


PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share