A A A C
email
Retornando 62 resultados para o mês de 'Abril de 2013'

Terça-feira, 30/04/2013

"O Livro", Suas Histórias e Imagens

Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril, uma professora apaixonada por leitura não poderia fazer menos. Ela trabalhou com uma turminha “O Livro”, história de Kristine O´Connel. George, que encantou seus alunos pelas características que fazem os pequeninos se apaixonarem: suas histórias e imagens.

 

 

O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê.
Mario Quintana

 

 

A professora Michelle Moreira é regente da Sala de Leitura da Escola Municipal Pires e Albuquerque. Ela, que é apaixonada por leitura, será a protagonista desta matéria através de uma homenagem ao Dia do Livro que aconteceu em 18 de abril.

 

 

Professora Michelle Moreira, regente da Sala de Leitura da Escola Municipal Pires e Albuquerque.

 


Nas aulas com as turmas, antecipando esta comemoração, a professora Michele Moreira trabalhou atividades relacionadas ao nosso “amigão” Livro. Para isso, usou um livrinho muito especial chamado “O Livro”, de Kristine O´Connel. George. 

 

 

“O Livro”, de Kristine O´Conne.l George.

 

"O Livro" é um conjunto de imagens e textos com poucas palavras, que tem por função reiterar o tema, a ideia que o leitor irá saborear. Ele favorece elementos essenciais para a iniciação da criança em prosa narrativa e descritiva, oferecendo a ela os múltiplos sabores que só um livro lúdico pode colocar ao seu alcance.

 

Conta a história em que um menino, um elefante de pelúcia e um gato ganham um novo companheiro com a chegada de um livro. No desenrolar da história, ele descobre que, apesar de outras utilidades, o prazer está em descobrir o que está dentro dele, suas histórias e imagens.

 

Alunos na Sala de Leitura confeccionando livros a partir da história contada.

 

“É um texto simples, com figuras fortes e coloridas, que encantam os pequenos leitores. Depois da leitura, as crianças desenharam aquilo que mais chamou a atenção na história e, assim, com esses trabalhinhos, fizemos um livrinho!”, relata a professora.

 

Ela contou que a escola está em processo de eleição para a escolha do nome da Sala de Leitura e o Dia do Livro será um grande dia para esse acontecimento. 

 

Está sendo preparado para esse dia várias atividades, como o Sarau de Poesias comemorando Vinícius de Moraes, o resultado do nome eleito da Sala de Leitura e um Piquenique Literário com as turmas do 1 e 2 anos. Enfim, serão muitas as participações das turmas e o dia promete!

 


 

Mural com sugestões de autores célebres candidatos ao nome da Sala de Leitura. Alunos trabalhando "O Livro".

 

“Esta semana, foram apresentados os candidatos, suas biografias e obras. Toda a comunidade escolar participará da votação. O vencedor será divulgado no dia 18 deste mês, quando os alunos farão apresentações de música, recitais e dança – além da exposição de trabalhos e um piquenique literário - para comemorarmos esse importante dia!”, finaliza a professora Michelle.

 

Professora Michelle e os alunos na Sala de Leitura.

 

Agradeço imensamente a presteza da professora Michelle Moreira, regente de Sala de Leitura, assim como a direção da escola, na pessoa da professora Janaina Maria Di Stasio, pelas informações transformadas nessa matéria.

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos.

 

Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

 

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Representante do Rioeduca na 5ªCRE _ Professora Regina Bizarro

Twitter: @rebiza

Facebook: Regina Biza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net

 

                               


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/04/2013

Alfabetiza Rio

Tags: alfabetização, alfabetizario.

 Alfabetiza Rio é uma prova criada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro que visa avaliar o desempenho em leitura e em matemática de alunos que estão concluindo o 1°ano do ensino fundamental.

 

A partir de 2009, a secretaria capacitou 3.000 professores, criou o próprio livro de alfabetização e passou a fazer provas bimestrais com o objetivo de averiguar o desenvolvimento dos alunos nas primeiras séries do ensino fundamental.

 

A primeira edição da prova Alfabetiza Rio aconteceu nos meses de outubro a dezembro de 2010. Hoje, a avaliação mostra que 90,5% dos alunos que concluíram o primeiro ano do ensino fundamental no ano passado nas escolas municipais passaram para o segundo ano com índice de 90,5% de alfabetização em matemática e 90% em leitura.


Clique na imagem e veja a reportagem exibida no RJTV do dia 06/04/2013.

 

 

Durante o ano, mostramos muitos projetos de escolas e professores no Portal Rio Educa que, comprometidos ao seu trabalho, fazem a diferença na educação de seus alunos.

 

O Alfabetiza Rio mostrou os alfabetizadores com melhores desempenhos que serão destacados durante este mês no blog A Revolução Acontece. Não deixem de acompanhar e prestigiar o trabalho destes que fizeram a revolução acontecer em 2012.

 

Elidia Correia é Professora da Rede Municipal

e colaboradora do Blog Professores do Portal Rioeduca.

E-mail: elidiacorreia@rieduca.net

Twitter: @ElidiaCorreia


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/04/2013

Informativo Multirio - 30 de Abril

Tags: multirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Atividade física nas escolas é o tema de Educação em Rede

Em tempos nos quais o sedentarismo é um dos males a ser combatido a favor da saúde, Educação em Rede desta quarta-feira (1º) discute a importância da Educação Física nas escolas. Além do benefício físico, o programa também mostra que a atividade é primordial para o processo de aprendizado de crianças e jovens. Para falar sobre o tema, a apresentadora Carla Ramos entrevista o professor de Educação Física da UFF Luiz Otávio Neves Mattos, consultor da série Quem Disse que Estou Só Brincando?, e Eloísa Ferreira, da equipe de Educação Física da SME. Educação em Rede vai ao ar na quarta-feira, às 13h20, na BandRio e no canal 14 da NET.


Cidade de Leitores debate as abordagens sobre a adolescência na literatura

Na quinta-feira (2), o programa discute como o complexo universo adolescente é abordado na literatura. Inseguranças, sonhos e decisões do início na vida adulta são alguns dos temas recorrentes em obras que põem o adolescente em foco. Quanto à produção literária, quais as tendências do segmento juvenil no Brasil e no mundo? Para debater as questões, Leila Richers entrevista a escritora Ana Letícia Leal, doutora em Letras pela PUC-Rio e autora de obras infantojuvenis. O programa também conta com a participação do cineasta Gustavo Mello, com o curta-metragem A Distração de Ivan, que explora a temática com humor e sensibilidade. Cidade de Leitores é exibido na quinta-feira, às 13h20, na BandRio e no canal 14 da NET.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: www.twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | 
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ:(21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no 
Twitter Portal 
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 29/04/2013

Ciências em Ação na E. M. Calouste Gulbenkian

Tags: 1ªcre.

 

 

A Professora Thais Dutra da Escola Municipal Calouste Gulbenkian realizou com seus alunos do 6º ano do Ensino Fundamental o projeto “Explorando o Sistema Solar.”  O que era para ser um conteúdo, inspirou os alunos e se transformou em um projeto que movimentou toda escola.

 


Sistema Solar

 


Conhecer o espaço sideral, estudar o Sistema Solar e descobrir o que existe além do infinito sempre foi um grande desafio para o ser humano. E começar cedo nestas descobertas é algo interessante e atrativo quando se faz através de maquetes e produções de arte.

 

 

 

"O Sistema Solar é constituído pelo conjunto de corpos celestes que orbitam o Sol e que, portanto, estão sob sua influência gravitacional. Dentre esses corpos, os maiores são os planetas, que totalizam oito, seguidos pelos cinco planetas anões, vários satélites naturais e inúmeros outros corpos menores, como asteroides e cometas."

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Solar)

 

A Professora Thaís inspira seus alunos através  desta maravilhosa caminhada que é a descoberta da Ciência. A repercussão do projeto foi tanta que os alunos compartilharam os novos conhecimentos com colegas de outras turmas.

 

 

O Universo

 

A Professora iniciou o ensino do conteúdo Universo a partir de uma apresentação em power point com imagens do espaço sideral. Os alunos puderam participar de forma ativa trazendo conhecimentos de programas e documentários que haviam assistido sobre o tema.

 

Professora Thais Dutra com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

 

Dos conhecimentos obtidos sobre o Universo, a turma foi capaz de vivenciar um estudo mais complexo sobre o Sistema Solar. Para melhor visualização do conteúdo, foram construídos modelos do Sistema Solar com os materiais que os próprios estudantes trouxeram para aula, em parceria com a professora de artes, Fátima Vidinha. Materiais como modelos de argila, massinha de modelar, papelão, papel e cola colorida foram utilizados, aumentando ainda mais o prazer no desenvolvimento dos trabalhos.

 

A professora relata que, durante a produção dos trabalhos, percebeu que alguns alunos demonstraram dificuldade. Então, para garantir que todos entendessem realmente o significado e importância do conteúdo ensinado, ela resolveu seguir as dicas do Caderno Pedagógico de Ciências e criar um móbile com as turmas. Os alunos utilizaram bolas de isopor de diferentes tamanhos (representando os planetas), um cabide e barbante para construir a representação do Sistema Solar.

 

Alunos construindo maquetes.

 

Thais conta que ficou muito feliz com a reação dos alunos: “Os alunos ficaram muito orgulhosos dos trabalhos realizados. Enquanto deixamos os móbiles secando, percebemos grande interesse dos alunos menores sobre o assunto. Então montamos uma exposição com os trabalhos no pátio da escola, onde os alunos das turmas de 6º ano apresentaram para as turmas dos menores tudo o que eles haviam feito e aprendido. Foi uma troca muito positiva para todos eles.”

 

Saiba sobre Sistema Solar em:

 

http://emcalouste.blogspot.com.br/

Educopedia 

Sistema Solar, Calendario Maia e Nosso Tempo 

 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share