A A A C
email
Retornando 25 resultados para o mês de 'Fevereiro de 2015'

Sexta-feira, 27/02/2015

Blog, Uma Ferramenta no Ensino de Historia

Tags: 5ªcre, blog, escolasdoamanhã.

Em maio de 2010, quando já usava a internet como ferramenta para ensinar Historia, a professora Renata Telha cria o espaço virtual “Turma do Amanhã” que veio ser uma experiência de sucesso! Há um ano e meio ela está lotada na Escola Municipal 05.15.041 Oswaldo Teixeira e pretende manter o mesmo desempenho com turmas do 6º ano.

 

O uso da internet para o ensino de História: Blog da Turma do Amanhã, uma experiência de sucesso que a professora Renata Telha criou há 5 anos, quando ainda trabalhava na Escola Municipal Presidente Roosevelt, 8ª CRE.


Mais um ano letivo começa e estamos ansiosos pelo retorno às salas de aula. Alguns já voltaram, não é mesmo?! Inclusive, já com bastante pesquisa para fazer. Outros, ainda estão em casa, esperando para conhecer sua nova turma e professores.

Assim começa a primeira postagem de 2015 do Blog Turma do Amanhã, com objetivo de criar uma maneira fácil e descomplicada de aprender a História do Mundo, através da rede social.

 


Como surgiu o Blog da Turma do Amanhã


A ideia deste blog surgiu durante uma aula de História, com uma turma muito agitada e participativa, período em que a professora Renata trabalhava na Escola Municipal Presidente Roosevelt (8ª CRE).

A escolha do nome do blog, Turma do Amanhã, ficou por conta dos alunos e tem a ver com o fato de ser uma Escola do Amanhã. Inicialmente, a intenção era experimentar e observar a relação que os alunos fariam entre o conteúdo trabalhado em sala de aula e o ambiente virtual, onde poderiam aprofundar-se nos assuntos anteriormente discutidos, tirar suas dúvidas, concluir suas pesquisas e, para os alunos que houvessem faltado, acompanhar a matéria do dia.

Meu objetivo sempre foi de estimular a participação dos alunos na construção e aprendizado da disciplina histórica, através de pesquisas de conteúdo e elaboração de textos. Desejamos tornar a experiência da aprendizagem de História mais interessante e divertida, facilitando o contato do estudante com temas e discussões que não são abordados em sala. Pretendemos que as aulas de História não fiquem apenas restritas ao espaço da escola, mas que faça parte do cotidiano do aluno, enriquecendo o seu contato com a internet. Agora, então, com alunos do 6º ano, relata a professora Renata Telha.


Como professora de História, Renata Telha revela que é muito mais aprendiz devido ao pouco tempo de carreira.

Com o blog, ela também deseja incentivar a curiosidade, a criatividade, a leitura e o pensamento crítico de seus alunos, tão caros à ciência histórica.


Não temos uma máquina do tempo que nos transporte, mas dispomos da internet – um veículo de informações rápido e confortável! A minha surpresa foi a quantidade de acessos que o blog tem recebido, ultrapassando 450mil visitas, mais de 600 assinaturas por e-mail e muitos seguidores no Facebook. Com certeza, fico muito feliz por ter colocado na rede um blog que atenda satisfatoriamente às necessidades de muitos adolescentes – e de professores também – espalhados pelo país!

 

 

Trabalhando o Blog Turma do Amanhã na Escola Municipal 05.15.041 Oswaldo Teixeira

Desde 2013 a professora Renata Telha está lotada na Escola Municipal Oswaldo Teixeira (5ª CRE), sendo assim, ela decidiu intensificar as postagens do blog direcionadas ao sexto ano e pretende intensificar as postagens investindo na aplicação da metodologia de pesquisa com os alunos.

A ideia é abrir o blog para que os próprios alunos o alimentem com o resultado de suas pesquisas. Chega de cartolina e papel almaço!, finaliza a professora.

Professora Renata Telha

 


Conheça, curta e compartihe o Blog Turma do Amanhã http://turmadoamanha.com/

 

Postado pela professora Regina Bizarro, representante do Rioeduca/5ªCRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 27/02/2015

Produção Textual - 1º Bimestre

Tags: produçãotextual, bimestre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 27/02/2015

Caderno Rio 450 anos - Aluno e Professor

Tags: cadernos, pedagogicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 26/02/2015

A Água Que Não Vemos

Tags: ciências, água, professor.

 

O momento exige que pensemos e formemos pessoas com atitudes diferentes.

A crise hídrica é o assunto do momento e nós, Professores, temos nas nossas mãos uma geração inteira que vai conviver muito mais com a falta de água. Não dá mais para adiar, fingir que é uma coisa passageira. Não dá mais para ministrar uma só aula sobre a desperdício de água, ou mesmo virar um projeto da Escola que circunda o problema e não faz a analise de fato do assunto.

E a verdade é que a maioria da água que é usada pelos seres humanos não é a água de consumo caseiro. Em números aproximados, 70% da água que consumimos é usada na agricultura; 22% , para uso industrial e 8% é para consumo doméstico. É claro que vamos atingir esses 8% nas nossas aulas. Mas com um pouco de cuidado e trabalho podemos mostrar para esses alunos como podemos evitar o desperdício da água que não vemos.


A água que não vemos é conhecida como a água virtual. É a quantidade de água gasta para produzir um bem, produto ou serviço. Ela está embutida no produto, não apenas no sentido visível, físico, mas também no sentido "virtual", considerando a água necessária aos processos produtivos. É uma medida indireta dos recursos hídricos consumidos por um bem. Ainda é um conceito um tanto controverso, mas podemos trabalhar em sala.

 


No entanto, cuidado. Nossos alunos, na maioria das vezes, não têm acesso sempre a certos bens ou alimentos. Por exemplo, essa é uma experiência minha: eu estava contando para uma turma na Escola Municipal Comunidade de Vargem Grande o quanto de água era necessária para comer um bife (aproximadamente 15 mil litros por quilo de carne). E um grupo de meninos se revoltou (claro!): “Você falando que nem meu bife posso comer? Professora, isso é muito raro em casa!” Então, pisem em ovos!

Mas não deixe de falar da quantidade de água usada para fabricar uma garrafa de água, da quantidade de água necessária para fabricar uma calça,... E ai podemos falar nos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) para dar sentido as suas aulas.

 

 

 

Façamos a diferença!!!

 

Veja esse vídeo, que pode ajudar no debate para turmas de 4o, 5o e 6o anos.


 

 

Professora: Andréa Barreto

 

 

                               

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share