A A A C
email
Retornando 68 resultados para o mês de 'Fevereiro de 2012'

Quarta-feira, 29/02/2012

Do Prazer de Fazer Diferente

Tags: 3ªcre, eventos.

 

O tempo foi dividido pelo Homem para melhor organizar sua vida. Marcos de tempo são pausas para refletirmos sobre nossas ações. Em quase um ano que se completa, este é o centésimo post que escrevo representando a 3ª CRE.
 

É tempo de agradecer. Agradecer a oportunidade de aprender novas tecnologias, novas maneiras de expressão, divulgação e aprendizagem. Agradecer pela confiança depositada a partir da avaliação inicial da minha vontade de participar dessa Revolução que Acontece. Agradecer a confiança dos que me contataram sem me conhecer e me entregaram seus projetos, trabalhos, blogs e dúvidas. Espero ter correspondido a ela.

 

É tempo de lembrar as fumacinhas de neurônios queimados buscando a melhor maneira de expor um trabalho com a qualidade que me foi apresentado. A maioria deles (neurônios) se refizeram com os conhecimentos adquiridos.

 

Tempo de rever o primeiro artigo timidamente postado e perceber a evolução gradativa de cada postagem. É a revolução acontecendo. A mesma revolução que me fez responder à solicitação do perfil @Rioeduca. Minha sala de aula estava pequena para mim. Eu precisava de mais.

Aqui e agora, nós, professores dessa rede, estamos participando de um transição sem igual para a humanidade. Sempre fomos seres sociais, mas a tecnologia levou e elevou esta sociabilidade a níveis mundiais. Podemos interagir não só com nosso colega da sala ao lado, mas da escola ao lado, do bairro ao lado, do estado ao lado. A educação, como atividade social, está recebendo estas informações e interações e precisa mudar. Muitos de nós estaremos aposentados quando está transição se completar. Se ela vier a se completar um dia. Hoje, o que temos é um pouco da velha escola e um pouco, cada vez maior, da nova forma de educação, limitada pelos problemas tecnológicos ainda não solucionados. Mas esta limitação será superada em breve. Participar dessa revolução é um privilégio. Obrigada.

 

 

Equipe de Tecnologia Educacional e Blog da 3ª CRE

 

 

Foi com enorme prazer que recebi o e-mail das Profªs Luciene Vales e Andréa Fonseca da Equipe de Tecnologia Educacional comunicando a criação do blog da 3ª CRE. Mais um canal para divulgação do trabalho de excelência de nossas escolas, de interação e de aprendizado. 

 

 

 

Equipe de Tecnologia Educacional da 3ª CRE: Prof.ªs Andrea Fonseca e Luciene Vales

 

 

Espaço de aprendizado, pois, já em seus primeiros posts e em sua barra lateral, vem em auxílio dos professores que querem aprender. Os dois primeiros cursos de formação continuada propostos já estão as inscrições encerradas e mais de 100 inscritos.

 

 

 

 

Mas não vai parar por aí. Já estão previstos cursos sobre blogs. É só seguir o blog e aguardar. Já no Seminário Conhecendo a Coordenadoria, para novos diretores, em janeiro deste ano, a equipe apresentou seus projetos e canais de comunicação. Além deles, está disponível o e-mail blogcre3@gmail.com para envio de material.

 

 

 

 

Para finalizar este centésimo post do prazer de se fazer uma educação diferente, retorno à nossa necessidade de socialização e à nova forma de educação nas palavras inspiradoras postadas no Blog da 3ª CRE. Que venham outras cem oportunidades de comunicarmos a qualidade da educação carioca!

 

 

 

 

O Blog da 3ª CRE aguarda sua visita. Coloque-o na sua lista de favoritos, pois vai voltar muitas vezes a ele.

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 29/02/2012

Professores da EMJSG participam de palestra e oficina sobre Justiça Restaurativa & Educação

Tags: 10ªcre.

 

Na semana de capacitação, de 6 a 10 de fevereiro de 2012, professores da Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE, participaram de atividades promovidas pelo Centro de Criação de Imagem Popular, CECIP, sobre a metodologia para a resolução de conflitos no âmbito escolar, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

 

Fundado em 1986, o Centro de Criação de Imagem Popular, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tem como missão contribuir para o fortalecimento da cidadania, produzindo informações e metodologias que influenciem políticas públicas promotoras de direitos fundamentais.

 


Após vários anos de resultados positivos dos chamados “círculos restaurativos”, em Heliópolis, estado de São Paulo, o projeto “Jovens e seu potencial criativo na resolução de conflitos”, do CECIP, começa a ser adotado também na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

 


Durante a palestra realizada no Laboratório de Informática da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, os professores puderam conhecer na prática, o funcionamento do programa que visa contribuir para a ampliação da Cultura de Paz, buscando respostas efetivas a situações de conflito e violência, no âmbito das escolas e da comunidade de entorno.

 


Dispostos em grande círculo, todos os professores da EMJSG tiveram a chanche para expor suas experiências, dúvidas, conhecimentos e opiniões, acerca da resolução de conflitos, de acordo com a metodologia de “processos circulares”, onde cada um pode falar e ouvir os demais colegas.

 

 

 


Soraia, Simone e Rafaela, mediadoras da capacitação, lembraram que a comunidade escolar é composta por diferentes segmentos, que, juntos, foram a identidade deste espaço, bem como colocam em prática a ação educativa.

 


“Um dos quatro pilarfes da Educação para o século XXI aponta o aprender a conviver como ponto essencial na formação de um sujeito de direito.”

 


O folder ilustrativo do Programa “Jovens e seu Potencial Criativo na Resolução de Conflitos” chama a atenção sobre “Justiça Restaurativa e Educação” e enfatiza que “O conflito faz parte das relações humanas. A violência não.”

 


Ainda de acordo com o texto do folder, que foi entregue a cada um dos professores da Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, “os valores que regem a Justiça Restaurativa são o empoderamento, a participação, a autonomia, o respeito, a busca de sentido e de pertencimento na responsabilização pelos danos causados, mas também na satisfação das necessidades que emergem da situação de conflito.”

 


Foi grande o interesse dos professores da EMJSG pela palestra e participação na oficina promovida pelo CECIP, que culminou com a apresentação do vídeo “Rap da Justiça Restaurativa”, que compartilhamos com os leitores desta postagem.

 


Trata-se de um vídeo bastante interessante e que poderá ser utilizado em sala de aula, principalmente para adolescentes.

Veja o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6DFlow8P1xA#!

 


Com atividades iniciadas em agosto de 2011, o projeto “Jovens e seu potencial criativo na resolução de conflitos” terá sequência neste ano de 2012, sempre objetivando a implementação do “Núcleo de Paz” nas escolas da Rede Municipal de Educação.

 


Todas as atividades estarão sendo documentadas, registradas e sistematizadas em publicação para a disseminação da metodologia e divulgação dos resultados.

 


Na Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes, vários professores já começam a se mobilizar para por em prática os processos circulares e implementar Núcleos de Paz.

 


Quem quiser obter maiores informações sobre o Centro de Criação de Imagem Popular – CECIP, poderá acessar o site www.cecip.org.br
 

Conheça um pouco mais sobre a Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE

A presença dos pais no processo de aceleração da aprendizagem: o ACELERA 3 DA E.M.J.S.G, 29/05/2011

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=977

Basquete na E.M. Joaquim da Silva Gomes, da 10ª CRE, 29/06/2011

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1086

E.M. Joaquim da Silva Gomes, a antiga Escola do Centro, 07/08/2011

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1280

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 29/02/2012

A Alegria do Carnaval na E.M. Dias Martins - 8ª CRE

Tags: 8ªcre, blogdeescola.

 

 

O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo! Os bailinhos de Carnaval que acontecem nas escolas fazem a alegria de alunos e professores. 

Na Escola Municipal Dias Martins, além do bailinho animado, o Carnaval foi o tema das atividades para desenvolvimento da leitura, da escrita e da criatividade.

 

 

 

 

O tema Carnaval foi apresentado de forma interdisciplinar, respeitando a criança em suas necessidades, curiosidades e costumes.

O objetivo principal era proporcionar informações acerca do tema.

 

 

 

Os alunos dos anos iniciais ouviram sobre a história do Carnaval e depois fizeram desenhos, máscaras e enfeites. Tudo bem colorido e caprichado com cores alegres e vibrantes!

 

 

As letras do samba enredo das Escolas de Samba e as Marchinhas de Carnaval foram os textos trabalhados.

Os alunos entraram no clima e com muita criatividade foram autores de acrósticos sobre o tema Carnaval.

 

"A alegria do carnaval é contagiante, inspiradora..."

 

 

Sob a coordenação da professora Edna Sousa, a escola elegeu a Marchinha que tem a cara da nossa Cidade e tudo ficou registrado no Blog da escola.

 


"Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz"

 

 

 

A criança aprende sobre o mundo que a cerca fazendo perguntas, ouvindo fatos e histórias contadas na família e na escola, assistindo TV e interagindo uns com os outros.

A escola é um espaço ideal para que a criança faça reflexões sobre costumes, gostos e experimente sua potencialidade criativa e artística.

 

 

O Rioeduca parabeniza a Escola Municipal Dias Martins pelo planejamento de atividades diversificadas e criativas que fizeram a semana repleta de aprendizado e alegria para seus alunos.

 

Se você deseja saber mais sobre esta escola, clique abaixo e conheça o Espaço Virtual da E.M. Dias Martins:

 

 

 

 

Sua escola também planeja atividades que estimulam a criatividade dos alunos?

Então, entre em contato com o Rioeduca e divulgue para toda a Rede!

neildasilva@rioeduca.net

 

                               

 

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 29/02/2012

Estabelecendo vínculo afetivo

Tags: 6ªcre.

A gestora Marilene e a professora Marta receberam  com muito amor e carinho os pequeninos da Creche Zuzu Angel. Foram realizados encontros com os responsáveis para conhecimento do trabalho da creche e a adaptação dos alunos à nova rotina.

 

 

Estabelecendo o vínculo afetivo entre a comunidade escolar

 


O período da adaptação é o tempo de conhecer e estabelecer um laço afetivo com ambiente, com os responsáveis, com as crianças, com os educadores, com os amigos e com a rotina na C. M. Zuzu Angel. Só depois de estabelecido este vínculo é que nossas crianças se sentirão seguras e tranqüilas e o trabalho seguirá com qualidade.

 

O  ano letivo na Crehe Zuzu Angel foi iniciado com reuniões com as famílias, onde foi apresentada a  proposta de trabalho nas partes administrativa e pedagógica.

 


Participação dos Bombeiros: 10 Minutos Contra a Dengue.

 

 

Após a reunião, as educadoras realizaram  entrevista com cada família, em que foram  colhidos dados da história de vida da criança, suas preferências, sono, alimentação, rotina familiar, saúde, hábitos etc.

 

 

 

A semana de adptação terminou com o "Baile da Amizade"... Alegria, músicas, máscaras, fantasias  marchinhas de carnaval. Foi só alegria  e descontração entre os pequeninos e toda a equipe de educadoras.
 

 

Nós somos a 6ª CRE !

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário!
Você também pode clicar em "curtir" e compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Professora Fatima Lucia Braga - Representante Rioeduca 6ª CRE

Twitter: @bragafatima

Email:fatimabraga@rioeduca.net

Facebook:bragafatima

 

 

                                      

 

 

 

 

 


 

 

 

 


   
           



Yammer Share