A A A C
email
Retornando 74 resultados para o mês de 'Dezembro de 2013'

Terça-feira, 31/12/2013

Projeto Social Baseball Escolar

Tags: 5ªcre, projetos.

A Escola Municipal Alfredo de Paula Freitas abraçou o Projeto Social Baseball Escolar com o objetivo de levar seus alunos à prática do esporte. E, com a prática, ocorreu uma melhoria no comportamento dos jovens, assim como uma autoestima bem elevada.

 

A Escola Municipal 05.14.011 Alfredo de Paula Freitas abraçou a parceria do Projeto Social Baseball Escolar quando, ao conhecer o time Latinos, que treina na Lagoa Rodrigo de Freitas, foi informado pelo Sr. Uilson, idealizador e organizador do projeto e também treinador do time, que já estava desenvolvendo esse trabalho em uma escola em Vila Isabel, 2ª CRE.


“Levamos à direção que de imediato aprovou a ideia. Em seguida, enviamos o projeto à professora Gloria, Gerente da GED, que, muito feliz com a iniciativa, deu total apoio”, relata a professora Celeste Ferreira, Coordenadora Pedagógica da escola.


Então surgiu com uma força muito grande da equipe escolar o principal objetivo: levar os alunos a prática do beisebol, esporte tão distante da maioria das crianças.

 

Alunos em treinamento na quadra da escola.

 

Como acontecem as aulas


As aulas acontecem aos sábados, de 9h às 11h e atendem alunos a partir de nove anos de idade. Cada aluno recebeu uma ficha de inscrição para ser preenchida e assinada pelos responsáveis. Todos ganharam uma camisa do projeto que atende cerca de trinta alunos monitorados por dois representantes do time, que também são jogadores. Todo material para a prática do esporte foi doado pelo time Latinos.

 

Visita da Major League Baseball


Para entusiasmar ainda mais os alunos, o Sr. Uilson conseguiu, através de contatos pessoais, organizar a visita da MLB (Major League Baseball) à escola, para que os alunos conhecessem e com eles tivessem um dia num campo de beisebeol em companhia de seus responsáveis. E a visita ao campo aconteceu no dia 2 de novembro, na Escola Americana na Gávea. O time Latinos providenciou o transporte e o lanche para as crianças.

 

Katia Franco (Diretora), Jakeline Siqueira (Diretora Adjunta) nas extremidades da foto de baixo. Nas fotos menores, os monitores Alexandre Trilles Junior (de camisa listrada verde), Renhan Captivo (de camisa branca), Uilson Oliveira (camisa listrada branca e preta) e Felipe Lesk (camisa azul).

 

Em seu relato, a professora Celeste Ferreira diz:


“Um obrigado a Alexandre Trilles Junior e Rhenan Captivo que, todos os sábados, estão na escola com esses meninos. Tivemos um dos dias mais incríveis de nossas vidas! Simplesmente recebemos uma equipe da Major League Baseball para conhecer o Projeto Social Baseball Escolar! Foi um dia espetacular e inesquecível para todos que tiveram presentes. Muito obrigada aos envolvidos e vamos continuar trabalhando para o projeto crescer cada vez mais!”.

 

Torneio Nacional de Baseball no Campo de Treinamento da YAKULT/SP

 

Visita de três alunos e seus responsáveis ao Torneio Nacional de Baseball no Campo de Treinamento YAKULT, em Ibiúna, São Paulo.

 

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro aconteceu o Torneio Nacional de Baseball no Campo de Treinamento YAKULT, em Ibiúna, São Paulo. Foram escolhidos três alunos para acompanhar o time e conhecer o Campo de Treinamento, onde havia uma estrutura própria para o beisebol. Esses alunos foram acompanhados de seus responsáveis.

 

Visita de três alunos e seus responsáveis ao Torneio Nacional de Baseball no Campo de Treinamento YAKULT, em Ibiúna, São Paulo.

 

“Estamos muito satisfeitos com essa parceria uma vez que vimos crianças interessadas em vir à escola só para praticar o beisebol e notamos melhora no comportamento desses alunos”, finaliza a professora Celeste Ferreira, Coordenadora Pedagógica da escola, com quem tive o prazer de trocar informações sobre este projeto que, com certeza, permanecerá um sucesso.

 

PFatorial e o Projeto Social Baseball Escolar no Facebook

 

A página no Facebook partiu da iniciativa da professora Licia Claudia, da disciplina de Educação Física, por causa dos alunos que queriam adicioná-la nesta rede social. Assim, a professora aproveitou essa oportunidade para postar assuntos de curiosidades e desafios que aconteciam na escola.

 

O Projeto Social Baseball Escolar, no PFatorial, faz parte desse contexto, possibilitando aos alunos maior integração com escola, crescendo a curiosidade e a participação pelos acontecimentos da escola.

 

 

Conheça a página que se chama PFatorial.

 

Obrigada à professora Celeste por nos proporcionar a apresentação deste trabalho através do Portal Rioeduca.

 

Regina Bizarro é professora representante do Portal Rioeduca/5ªCRE.

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza

Rioeduca/5ªCRE no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

                               


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 31/12/2013

III Encontro de Alunos - Heróis do Tabuleiro

Tags: 7ªcre, projetos.

 

O Encontro de Alunos - Heróis do Tabuleiro acontece desde 2011 na 7ª CRE. Trata-se de um projeto de xadrez curricular com foco em alunos com dificuldades de aprendizagem. E para celebrar mais um ano de trabalho, em 9 de dezembro, realizou-se o III Encontro!

A primeira edição do Encontro de Alunos - Heróis do Tabuleiro, em 2011, aconteceu com a participação de cerca de vinte crianças. Em 2012, foram oitenta participantes e, na edição de 2013, nada mais, nada menos, que 230 alunos de dezoito escolas jogando xadrez ao mesmo tempo!

 

230 alunos de dezoito escolas participando do III Encontro de Alunos - Heróis do Tabuleiro.

 

O xadrez possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades. Dentre elas, o raciocínio lógico-dedutivo, assim como a capacidade de concentração. O projeto Heróis do Tabuleiro é desenvolvido por professores de Educação Física da 7ª CRE, coordenado pela professora Fátima Bispo. 

 

Professora Fátima Bispo, coordenadora do projeto Heróis do Tabuleiro, observando o jogo de um aluno.
 

Durante o III Encontro de Alunos, os jogadores são distribuídos pelo nível de aprendizagem, competindo entre as escolas participantes. Não foi raro é possível encontrar alunos pequenos jogando com alunos mais velhos de igual para igual e alunos integrados jogando com alunos regulares, possibilitando a inclusão e a cidadania.

 

Alunos separados por níveis de aprendizgem para jogar xadrez.

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento foi realizado no Ginásio da Vila Olímpica Professor Manuel Gomes Tubino localizado no Mato Alto, em Jacarepaguá. O projeto envolve dezoito escolas e 23 professores (no âmbito da 7ª CRE) que ministram aulas de xadrez, em sua maioria, na grade curricular para toda a turma. São mais de três mil alunos por ano aprendendo, jogando e colhendo os benefícios do xadrez para a aprendizagem em geral.

 

A coordenadora do projeto Heróis do Tabuleiro, Fátima Bispo, e a coordenadora da Gerência de Educação da 7ª CRE, Nedi Costa.

 


 

Todos os professores envolvidos participam de reuniões quinzenais que abordam temas técnicos e os mais diversos temas da área da aprendizagem humana. Vamos da adaptação e criação de jogos para ensinar questões técnicas, ao estudo do funcionamento do cérebro, buscando suporte para nossa práxis pedagógica cotidiana. O Encontro de Alunos é a culminância desse trabalho, do cotidiano que envolve o projeto Heróis do Tabuleiro.

 

O Rioeduca parabeniza todas as escolas participantes, professores, alunos e familiares envolvidos no projeto!

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

CONFIRAM NO LINK, A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php

 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

 professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 31/12/2013

Viagem ao Mundo da Leitura

Tags: 2ªcre, riodeleitores.

Durante o ano de 2013, a turma 1.501 da Escola Municipal Pedro Ernesto desenvolveu um projeto de incentivo ao hábito da leitura.

 

A prática frequente da leitura incentiva a proximidade com a escrita, levando o aluno a escrever e a se expressar com maior desenvoltura e facilidade. E com o objetivo de acrescentar cultura e desenvolver bons hábitos de leitura é que foi realizado o projeto “Viagem ao Mundo da Leitura” durante este ano com os alunos do 5º ano.

 

Alunos da turma 1.501 e a professora Renata Carvalho, regente da turma.


O projeto funcionou ao longo do ano letivo, em que os alunos, todas as sextas-feiras, escolhiam um livro na caixa de livros, que fica na sala de aula, o levavam para casa para ler em família e o devolviam na semana seguinte. É importante ressaltar que tanto os empréstimos como as devoluções dos livros eram feitos por alunos da turma, conhecidos como monitores da caixa de livros, com o objetivo de desenvolver a responsabilidade e a autonomia dos educandos


Além dos empréstimos, outros livros foram lidos coletivamente. Esse momento de leitura ficou conhecido como novela literária, pois os livros eram lidos em capítulos pela professora durante uma ou duas semanas. Eram sempre momentos de muita alegria e expectativa por todos.

 

Livros lidos durante as novelas literárias.

 

A culminância do projeto aconteceu com uma grande roda de leitura proposta pelos alunos, foi o “Piquenique Literário”. Nesse dia, os alunos escolheram os livros que mais agradaram durante o ano e se reuniram em uma grande roda com a professora para falar sobre os títulos e o porquê da escolha. Foram momentos muitos agradáveis que mostraram o quanto o projeto foi significativo para a turma.

 

Aluna Sophia apresentando para a turma o livro escolhido.

Aluno Vitor Augusto apresentando aos colegas o livro "Marcelo, Marmelo, Martelo", de Ruth Rocha.

 

Os alunos deixaram suas opiniões sobre o projeto e também sobre a culminância.

 

“Eu adorei a ideia da caixa de livros. O livro que mais gostei foi 'Classificados Poéticos', de Roseana Murray, porque tinha várias poesias e falava sobre a vida e o amor. Também adorei a ideia de fazer um piquenique para o encerramento do projeto.”
 

Paloma Macêdo Silva, aluna da turma 1.501

 

“Eu gostei muito da ideia de ter uma caixa de livros na sala de aula. Nessa caixa havia livros muito legais. O livro que mais gostei foi o 'Marcelo, marmelo, martelo', da autora Ruth Rocha. Eu gostei desse livro porque ele é engraçado.”


Vitor Augusto de Mattos, aluno da turma 1.501

 

“A caixa de livros era uma atividade que a gente fazia toda sexta-feira, a representante chamava e escolhíamos um livro. Eu gostei muito dos livros 'Tudo por um pop star' e 'Fala sério, amiga', de Thalita Rebouças. A caixa de livros parece uma minibiblioteca e tem muitos livros legais. Em minha opinião, deveria continuar porque é muito legal.”


Manuela Nogueira, aluna da turma 1.501

Muita alegria e leitura no piquenique literário.


Os Benefícios da Leitura

 

A revista Nova Escola dedica uma matéria especial à importância de incentivar os pequeninos a terem bons hábitos de leitura. O texto fala sobre os benefícios da leitura. Vejamos alguns destes benefícios citados na matéria da revista Nova Escola:

 

Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo;

 

Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação;

 

Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos;

 

Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.


Parabéns pelo projeto e desejamos que o ano de 2014 também seja de muita leitura!

 

Feliz Ano Novo!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 31/12/2013

Cuidando e Reciclando: Lixo em Luxo

Tags: 11ªcre, eventos.

 

Em 2013, muitas atividades escolares ocorreram na 11ª CRE. E o EDI José de Souza Ramos se destacou com um projeto de cuidado com o meio ambiente aliado à reciclagem. O encerramento do ano letivo foi muito mais divertido assim. CONFIRA!

 

O Projeto Político Pedagógico, este ano no EDI, foi sobre os cuidados, atenção, carinho e responsabilidade que as pessoas têm que ter com o meio ambiente. Todos os profissionais da educação falaram sobre este assunto com os alunos de forma prazerosa, utilizando diferentes linguagens e muito material reaproveitado!

 

De acordo com a Diretora da unidade, Carminha Cutrimno Natal não podia ser diferente!

 

"Nosso EDI foi decorado a partir de materiais reaproveitados. Libertamos nossa criatividade e transformamos o lixo em luxo. Até lacinhos de cachorrinhos entraram na decoração!"

 

Árvore de Natal sendo decorada pelos alunos do EDI José de Souza Ramos.

 

"O concurso de guirlandas deu um tom a mais nesse projeto. Cada turma confeccionou uma guirlanda para sua porta com material reaproveitado."

 

 

"Alcançamos nosso objetivo no que se refere à conscientização de preservação de nosso ambiente e com certeza despertamos o Espírito do Natal em toda nossa comunidade escolar."

 

"Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre."

Carlos Drummond de Andrade

 

 

Registros dos murais confeccionadas pelos alunos com auxílio dos professores.

 

A Culminância do Projeto foi aliado ao encerramento do ano letivo com dois dias de festas e apresentações aos responsáveis e a toda comunidade escolar! Com direito a Papai Noel, Coral e teatro explicando o real significado desta data tão comemorada no mundo inteiro!

 

Registro da festa de encerramento do ano letivo. Em destaque, alunos apresentando a peça de teatro.

 

Letra da música cantada em coral pela turma:

 

Papai Noel me trouxe um lindo presentinho
Era uma caixinha amarrada com fitinha
Fui ver o que tinha dentro
Era rapadura!
Dei uma mordida e quebrei a dentadura!
Ó papai, ó papai, ó papai noel, não me faça, não me faça mais esse papel
Senão, senão vou ficar de mal até, até o outro natal, tchau!

 

Parabéns à equipe do EDI José de Souza Ramos por ensinar aos alunos desde cedo a importância da reciclagem e ainda por cima se basear no PPP (Projeto Político Pedagógico) para realizar as atividades escolares!

 

 

Fique por dentro!

Conforme informação da gerente do Portal Rioeduca.net, Lilian Ferreira, "a partir de março de 2014, a METODOLOGIA DE PROJETOS RIOEDUCA norteará a habilitação para postagens; ou seja, todos os projetos de escolas deverão seguir os critérios estabelecidos pela metodologia."

 

"O objetivo desta mudança é uniformizar as postagens e fazer transparecer a maneira como esses projetos já ocorrem em sua prática."

 

"Ou seja, todos preocupados em atender os interesses do aluno, da comunidade escolar e da sociedade. Projetos sustentados pelo PPP de cada escola, proporcionando ao educando não só a oportunidade de novas maneiras de aprendizagem, bem como incentivando o protagonismo infantil e juvenil, bem como, a Educação para valores cognitivos e não-cognitivos."

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net  

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share