A A A C
email
Retornando 64 resultados para o mês de 'Dezembro de 2012'

Segunda-feira, 31/12/2012

Profissionais para o Que Der e Vier

Tags: mídias.

Educação é um trajeto percorrido por quem possui ideais com base no amor, no respeito e na solidariedade.

 

Ser profissional é participar de uma importante escolha para a vida. Afinal, na maioria dos casos, as pessoas estão abraçando e exercendo uma função para a autovalorização e real contribuição à sociedade, pois, cada profissão tem o seu papel e sua importância.

 

A EQUIPE RIOEDUCA HONRA E AGRADECE O COMPANHEIRISMO  E DEDICAÇÃO DOS PARCEIROS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO ACONTECER.

 

 

Trabalhar com a educação não é diferente. E sua importância se destaca ainda mais por seu papel condutor, mediador e transformador.

 

Professores, gestores e colaboradores são os agentes da contínua revolução de vidas e dão forma ao processo educativo, moldando a cidadania e o espírito democrático.

 

A maestria da educação deve ser firmada em aspectos humanos que a regem, partindo do que se tem de mais puro e sincero em um ser humano: a dedicação e o respeito, frutos do amor incondicional e da solidariedade. Sem eles, a harmonia do processo não se completa, a promessa de futuro se rompe...

 

Educar é uma ação conjunta que insere, em si, uma proposta relacional. Não se trata meramente de um rótulo e, sim, do arranjo que conduz os compassos de uma grande sinfonia através da ética.

 

Que neste novo ano, o qual recebemos de braços abertos, possamos refletir e abraçar, ainda com mais amor, a importante missão transformadora e apaixonante de educar. 

 

Um amanhecer colorido e com limites nos céus aos parceiros da Educação. Que cada amanhecer traga a nota de uma nova oportunidade!

 

 

FELIZ 2013!

 

 

Professora Vilma Barbareto

Rioeducadora - Supervisão de Postagens

vilmabarbareto@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 28/12/2012

"Abra e Dê a sua Espiadinha..."

Tags: 10ªcre, gec, evento, rio belas artes.

 

 A exposição reúne trabalhos dos alunos do Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel produzidos em 2012, nas aulas de Artes Visuais com o professor Alexandro Gaudêncio.

 

Professor Alex Gaudêncio, à esquerda, com alunos na montagem da exposição

 

A “espiadinha” é muito mais do que olhar, ver, espreitar, observar secretamente e espionar.
Tem o intuito de proporcionar a obtenção de informações, de compartilhar conhecimento, de possibilitar a interação e de promover a interdisciplinaridade.

 


Este é o 11º ano de realização da Exposição “Momentos Criativos” que, segundo informações do professor Alex Gaudêncio, apresenta parte da produção desenvolvida durante as aulas de artes visuais com as turmas do 7º, 8º e 9º anos.

 


Como tem sido a prática nos anos anteriores, a mostra já se consagrou na Escola Municipal Princesa Isabel, que hoje funciona como Ginásio Experimental Carioca na 10ª CRE, e vem apresentando uma produção coletiva repleta de criatividade.

 


Os trabalhos produzidos pelos alunos não devem ser vistos como simples tarefas escolares, mas sim como superação que exige dedicação, sensibilidade, imaginação e domínio técnico.

 


Tais características, destacadas pelo professor Alex Gaudêncio como inerentes a uma obra de arte, podem ser vistas na exposição “Momentos Criativos”, que está aberta à visitação pública em sala especial temporariamente transformada em galeria de arte.

 

 


Linhas, cores, formas geométricas, bidimensionalidade, tridimensionalidade, a Op Art, a colagem, as formas planas, polígonos, poliedros, circunferência, círculo, esfera, o figurativismo, o abstracionismo e alguns temas transversais fazem parte da mostra que, nesse ano, destaca também trabalhos relacionados à Semana de Arte Moderna e às Eleições Municipais.

 


Mais uma vez o professor Alex Gaudêncio chama a atenção para a importância do olhar, de forma que não sejam atribuídos nenhum juízo de valor aos trabalhos produzidos pelos alunos. Não há sentido dizer que são feios ou bonitos. Deve-se admirar a capacidade criativa que “o ser humano tem e que deve ser usada ou, ao menos, estimulada em prol de um futuro melhor.”

 


Vamos, então, abrir nossas mentes e corações, "dar uma espiadinha” na exposição "Momentos Criativos" do Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel e aplaudir, mais uma vez, a dedicação e profissionalismo do professor Alex Gaudêncio e a produção artística dos seus alunos.

 

Montagem da exposição. Professor Alex Gaudêncio com a ajuda de dois alunos do GEC Princesa Isabel

 

Veja também:

 

Momentos Criativos no Ginásio Experimental Carioca
http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=1657

 

Ginásio Experimental Carioca, Protagonismo e Solidariedade
http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=1678

 


 Sinvaldo do Nascimento Souza, professor representante do Rioeduca na 10ªCRE.
 Twitter: @SinvaldoNSouza
 WWW.facebook.com.br/SinvaldoSouza
 E-mail: sinvaldosouza@rioeduca.net
 Telefone: (21) 3395-0206


 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 28/12/2012

Somando os Momentos na 8ª CRE!

Tags: 8ªcre.

 

 

A 8ª CRE despede-se do ano de 2012 com a sensação de dever cumprido!

Contando com uma equipe formada por profissionais que acreditam que a Educação é o caminho para um futuro melhor, a 8ª CRE soma momentos vividos com intensidade, em que os alunos brilharam com demonstrações de desenvolvimento, talento e muito aprendizado!

 

 

 

 

 

 

 

A 8ª CRE recorda momentos de muita alegria vividos em 2012!

E os alunos são os responsáveis por esse sentimento, pois todo o trabalho desenvolvido nas diferentes divisões da Coordenadoria visa o sucesso e o bem-estar de cada criança presente na Escola, Creche ou EDI da 8ª CRE.

Com o final do ano letivo, é gratificante olhar para trás e perceber que valeu a pena todo o trabalho e dedicação das equipes pedagógicas, gestores e funcionários.

 

 

 

 

A cada dia, nas escolas da 8ª CRE, os alunos participam de atividades que foram pensadas visando seu desenvolvimento individual e coletivo.

Graças a essa metodologia, em 2012, tivemos vários alunos premiados no esporte, nas artes e homenageados pela criatividade. Além dos alunos, as escolas também receberam prêmios de reconhecimento dos resultados obtidos durante o período.

Dessa maneira, as escolas da região vão formando sua identidade e percebendo seu papel de grande importância na vida dos jovens cariocas.

 

 

 

Partindo da esquerda: Soraya Eschenazi, Sônia Marques (Coordenadora da 8ª CRE), Rosangela Pate, Marcelo Fernandes, Sandra Fernandes, Regia Lana, Diala Azevedo e Jô Brilhantino

 

 

 

Em parceria com o Rioeduca, as escolas da 8ª CRE contribuiram com registros e fotos de seus projetos e ações realizadas durante o ano.

As publicações dessas ações são fundamentais para compartilhar o conhecimento entre todas as escolas da Rede e, ao mesmo tempo, para valorizar o trabalho de todos os envolvidos.

Agora é tempo de celebração, de festa e de descanso...

Ao iniciar o Novo Ano, a 8ª CRE estará mais uma vez preparada para receber seus alunos e, com eles, construir mais um ano de aprendizado, conquistas e vitórias. Tudo em busca da Educação de Qualidade na cidade do Rio de Janeiro!

 

 

Assista ao vídeo com imagens de algumas equipes e escolas da 8ª CRE:

 

 

 

 

 

 

 

    "Sucesso, saúde, harmonia e prosperidade sejam constantes em 2013!"

                                     
  Fred Mendonça - Diretor da E.M. Mário Fernandes Pinheiro

 

 

 

 

"As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor.
Viver com alegria, coragem e
determinação de seguir adiante.
Viver o presente com sabedoria
e plenitude para que o ontem
seja um sonho de felicidade e
cada amanhã uma visão de esperança"

                                                        Erika Brasil - Diretora Adjunta da E.M. Presidente Médici

 

 

 

 

"QUE NESTE NATAL O AMOR RENASÇA NO CORAÇÃO DOS HOMENS E PERDURE POR TODOS OS DIAS DE 2013, TRAZENDO PAZ E ALEGRIA PARA TODOS NÓS"

                                                        São os votos da Equipe da E.M. Engenheiro Pires do Rio

 

 

 

 

"Que Papai Noel realize todos os sonhos em 2013!!!
Como gestora nova, agradeço o apoio e o carinho!
FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE REALIZAÇÕES"


                                                       Eliane Corrêa e a equipe da E.M.Cel.PM Flávio Martins

 

 

 

 

 

 

Andrea Moraes, Diretora Adjunta, os alunos da turma 1201 e Isabelle Andrade, Regente da turma.

 

 

 

Meu agradecimento a todas as escolas que enviaram seus projetos e fotos para serem postados no Rioeduca.

Um agradecimento especial à Senhora Sonia Marques, Coordenadora da 8ª CRE, pelo apoio ao trabalho, e à Jô Brilhantino, que sempre vibra e comenta as postagens da 8ª CRE!

Que, em 2013, possamos reafirmar nossa parceria, pois a Revolução só Acontece mesmo dentro das escolas!

 

 

 

 

Desejo um Novo Ano abençoado para todos!

 

 

 

Meus Contatos:

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: Prof_Neilda

 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 27/12/2012

Uma Luz para o seu Caminho na E. M. República do Líbano

Tags: 4ªcre, projetos.

 

A Light realiza atividades educativas nas escolas sobre o consumo eficiente de energia especialmente para crianças e adolescentes. Nesse projeto, estudantes aprendem que economizar energia ajuda a preservar o planeta. É a sustentabilidade realizada na prática.

 

 

(...) todo conhecimento provém da experiência; e a Psicologia subjetivista, em contraste, calcada no substrato psíquico, entende que todo conhecimento é anterior à experiência, reconhecendo, portanto, a primazia do sujeito sobre o objeto (Freitas, 2000:63).  

 

 

A Escola Municipal República do Líbano, apresenta:


“Projeto uma luz para o seu caminho”, a Light nas Escolas!

 

A Escola Municipal República do Líbano vem desenvolvendo de forma lúdica e criativa (com vídeo, teatro, oficinas e exposição) atividades que promovem uma maior consciência para a utilização eficiente da energia com reflexos positivos ao meio ambiente. Acompanhe a página e veja como isso acontece!

 

 

 

 


"Bons hábitos podem mudar realidades. É o que a ação Uma Luz para o seu Caminho, por meio do Projeto Light nas Escolas, tenta colocar em prática na comunidade de Vigário Geral.

 

 

 

 

O objetivo é conscientizar sobre o uso racional da energia elétrica. Para isso, utilizamos o material recebido pela Light, como os kits com materiais educativos (cinco livros, álbum seriado, jogo e vídeo), elaborados de acordo com a faixa etária e o ano de escolaridade e ilustrados pelo cartunista Ziraldo.

 

 

 

 

"Como culminância, foi marcada a visitação da U.E. ao Museu da Light nos dias 10 e 14 de dezembro". Texto: Professora Carla Elisa - Coordenadora Pedagógica da Unidade

Ensinar para as crianças a diferença entre querer e precisar é um dos principais objetivos de nossos educadores. Pois, acreditamos que fomentar um padrão de comportamento totalmente consciente fará toda a diferença na preservação do meio ambiente.

Nosso objetivo é levar informação para que as famílias gastem cada vez menos energia de forma errada e, com isso, sensibilizá-las para diminuir os elevados níveis de ineficiência e desperdício na utilização dessa energia. É nesse sentido que a poupança se revela tão importante para nós educadores.

 

 

Parabéns à Escola pela parceria com a LIGHT na realização de um trabalho que leva o aluno a compreender o conceito de sustentabilidade e a importância dele na vida de todos nós.

 

 

Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ªCoordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share