A A A C
email
Retornando 45 resultados para o mês de 'Novembro de 2015'

Segunda-feira, 30/11/2015

Halloween na Gallotti

Tags: 5ªcre, eventos, halloween.

 

 

 

No mês de novembro, a Escola Municipal Senador Francisco Gallotti, 5ª CRE, desenvolveu um trabalho através do professor Michael Freitas, de Língua Inglesa, explorando o tema que levou à promoção da Festa do Halloween.

 


O Halloween vem de uma data bem antiga, e foi muito difundida em países de língua anglo-saxônica, principalmente Canadá e EUA.

Os celtas colocavam em suas portas caveiras, ossos decorados e abóboras para espantar os maus espíritos.

No Halloween atual, podemos notar muitos elementos ligados ao folclore, fantasias, gatos pretos, vampiros, fantasmas e até abóboras perfuradas com imagens de caveira, que não têm nada a ver com a realidade pagã.

No Brasil, a comemoração dessa data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão.
 

Segundo a coordenadora pedagógica professora Claudine Gomes: “O nosso professor Michael Freitas, de Língua Inglesa, após a exploração do tema, promoveu a Festa do Halloween para os alunos do 1º ao 6º ano com o objetivo de vivenciar com os alunos a cultura norte-americana”.

 

Alunos caracterizados com fantasias do tema Halloween.

 

Alunos caracterizados com fantasias do tema Halloween.


E segue a professora: “O Folclore Brasileiro é muito rico em sua diversidade cultural e está presente em nosso currículo durante todo o ano letivo, permitindo assim trabalhar diferentes culturas regionais, incluindo também cultura de outros países”.

Parcerias se estabeleceram na escola através da atividade promovida pelo professor de Língua Inglesa com as professoras Clarice Sá, de Artes Visuais; Vera Fernandes e Iná Amaral, de Educação Física.

 



Professor Michael Freitas e a professora parceira.


“Na disciplina de Artes Visuais foram realizadas oficinas de maquiagem e enfeites temáticos. Em Educação Física, as professoras organizaram jogos e brincadeiras com o tema Halloween durante a festividade. Encerramos a atividade com um delicioso lanche coletivo numa festa recheada de dança, criatividade e muita diversão!”, finaliza a professora Claudine.

 


Mesa típica do tema e, na última foto, professores responsáveis pelo evento.


Parabéns ao professor Michael Freitas, às parcerias construídas ao longo do projeto, e à escola por proporcionar esse belíssimo trabalho com seus alunos!

 

Alunos caracterizados com fantasias do tema Halloween.

 

 

Foto 1: professora, foto 2: professor Michael e professora Claudine, foto 3: professores Michael, professora                     e professora.         

 

Agradecemos a professora Claudine Gomes, coordenadora pedagógica da escola, e a parceria voluntária da professora Regina Bizarro, por essa matéria.


A Escola Municipal 05.15.053 Senador Francisco Gallotti é dirigida pela professora Icea Maria Ribeiro, e está localizada à Rua Moisés Lilenbaun, 161, Cascadura.


Contatos:
Telefones: 2593-8220 e 2593-5135
E-mail: emgallotti@rioeduca.net

 

Compartilhe os projetos e ações de sua escola!


  

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/11/2015

Calendário Escolar 2016

Tags: do, calendario.

 

 

 

RESOLUÇÃO SME N.º 1372, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015


Institui o Calendário Escolar da Secretaria Municipal de Educação para o ano letivo de 2016 e dá outras providências.

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e

CONSIDERANDO o disposto no inciso III, do artigo 12, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que prevê como incumbência dos estabelecimentos de ensino “assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas- -aula estabelecidas”, observando-se, para tanto, o que determina o inciso I do artigo 24, do referido diploma legal, e

CONSIDERANDO a excepcionalidade do ano de 2016 no qual acontecerão os XXVII JOGOS OLÍMPICOS na cidade do Rio de Janeiro, o que exige um conjunto de decisões estratégicas para o sucesso desse evento.

RESOLVE:

Art. 1.º Fica instituído, na forma dos Anexos que acompanham a presente Resolução, o Calendário Escolar para o ano de 2016, concernente à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e à Educação de Jovens e Adultos, nas Escolas Públicas do Sistema Municipal de Ensino.

Art. 2.º O Conselho de Classe (COC) será realizado dentro do período assinalado com A (Avaliação), destinando-se apenas um dia para cada grupo de turmas e garantindo-se o dia letivo para as demais turmas da escola.

Art. 3.º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2016.
Regina Helena Diniz Bomeny

 

 

 

FONTE: D.O. Ano XXIX • No 174 • Rio de Janeiro 30 Segunda-feira, 30 de Novembro de 2015 (Páginas 30 e 31)

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 27/11/2015

Vamos Fazer Diferente, o Mundinho Precisa da Gente

Tags: 9ªcre.

 

 

 

Os alunos da Creche Vitória da Paz aprenderam de maneira prazerosa a importância da água através do projeto "Vamos fazer diferente, o mundinho precisa da gente!".

 

 

A Equipe Pedagógica da Creche Vitória da Paz entende que o processo ensino aprendizagem na Educação Infantil precisa ser praticado de forma holística, em que a formação básica do educando deve contemplar a construção do ser, tornando-o mais humano.

As áreas emocional, afetiva, cultural e física não podem estar dissociadas da formação intelectual. Faz-se necessário o resgate dos valores essenciais para a formação de cidadãos inteirados com a modernidade tecnológica, sem perder a sensibilidade no trato com o outro e no relacionamento com o ambiente em que está inserido.

 

 

Neste ano, desenvolvemos o projeto pedagógico "Vamos fazer diferente, o mundinho precisa da gente!", no qual foram abordados os temas lixo, água, animais e plantas.

Com o tema água, trabalhamos o desperdício, a economia e a utilidade da água. Procuramos envolver toda a comunidade na conscientização da preservação e economia da água. Trouxemos atividades lúdicas e significativas para tratar de uma questão tão séria. Sobre o tema, foram explorados: onde encontramos água na natureza e como manter os rios limpos. A economia de água também foi ressaltada, e as crianças levaram para seu dia a dia as ações que são necessárias para este fim.

 

 

Fizemos uma visita à estação de tratamento de água, no qual as crianças viram como é feito o tratamento de esgoto na comunidade.

As turmas EI-31 e EI-32 fizeram panfletagem pelas ruas do Vilar Carioca, em que as crianças alertavam as pessoas sobre a importância da economia de água. As crianças viam bicas abertas pelo caminho onde passavam e, imediatamente, tomavam a iniciativa de fechá-las, enfatizando que tal fato não poderia estar acontecendo.

 

 

Foram feitas atividades como lavar roupa e dar banho nas bonecas para investigação da utilidade da água. Também investigaram e chegaram à conclusão que tem água dentro do coco e na barriga da mamãe quando ela está grávida.

Foi feito um cartaz com produtos de higiene, no qual as crianças leram os nomes dos produtos, surgindo, daí, o alfabeto de rótulos - a partir da associação das letras com os nomes das crianças.

As crianças experimentaram água gelada e quente, viram o gelo na natureza (através de revistas), assistiram ao filme “Frozen”, e entraram em contato com a história do livro “O mundinho azul”.

As crianças também exploraram o globo terrestre, e viram que ele é azul, e que esta cor representa a água!

 

 

A experiência foi ótima e o resultado também. A Equipe agradece a colaboração dos pais e responsáveis, que são parceiros nessa jornada.

 


 

 

Contato com a creche pelos telefones 3484-1901 ou 3484-1895 e pelo e-mail cmvpaz@rioeduca.net.

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (1)

Sexta-feira, 27/11/2015

Renovação de Matrícula do Previ-Rio Bilíngue

Tags: previ-rio, inglês.

 

 

 

Renovação de matrícula do Previ-Rio
Bilíngue começa no dia 1º de dezembro

 

Para renovar a matrícula no primeiro semestre de 2016 do dependente já participante do Previ-Rio Bilíngue, o servidor deverá imprimir a Carta Benefício, no endereço http://wpro.rio.rj.gov.br/previrio/beneficios/index.php. O prazo irá do próximo dia 1º de dezembro até 8 de janeiro de 2016. Após a impressão, o segurado poderá efetuar a inscrição do aluno no curso desejado, no período entre 7 de dezembro e 5 de fevereiro próximos.

A lista dos estabelecimentos participantes estará disponível na página do Instituto.

O Previ-Rio Bilíngue vem financiando, desde 2011, curso de inglês para dependentes de servidores municipais segurados do Instituto inscritos no programa. O projeto visou formar turmas plenamente capacitadas nesta língua estrangeira, a fim de ajudar o Rio a receber visitantes estrangeiros nos grandes eventos esportivos, como na última Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos de 2016.

 

 

Fonte: D.O. – Página 100 - Ano XXIX • Nº 173 • Rio de Janeiro - Sexta-feira, 27 de Novembro de 2015

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share