A A A C
email
Retornando 18 resultados para o mês de 'Janeiro de 2017'

Segunda-feira, 30/01/2017

Projeto Formação de Leitores de Imagens

Tags: sala de leitura, leitura de imagens, barão do amparo, 5ªcre.

 

 

 

A Escola Municipal (05.15.035) Barão do Amparo teve, no ano de 2016, um Projeto desenvolvido pela professora Marcia Brum, da Sala de Leitura, onde o principal objetivo foi trabalhar com os alunos além da simples leitura dos livros: formar leitores de imagens.

 

 

Sobre o Projeto:


"JUSTIFICATIVA:

• Favorecer a reflexão de que a leitura não está presa apenas às palavras. É um processo de compreensão abrangente destas e das imagens. Portanto, é necessário dar relevância tanto à leitura das palavras quanto a de imagens. Na atualidade, vivemos rodeados por imagens que demandam de nós mais do que um simples passar de olhos.

 

OBJETIVOS:


• Informar que as ilustrações (imagens utilizadas para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto) funcionam como elementos enriquecedores das obras, sendo atrativas e colaboradoras na contação da história.

• Promover a leitura de diversos livros de textos literários com diversidade de ilustrações que levem à admiração da Arte, dos autores e dos artistas ilustradores.

• Fazer com que os alunos despertem e desenvolvam competências e habilidades para exteriorizarem e desenvolverem as suas capacidades artísticas.

 

PÚBLICO ALVO:

Todos os alunos do E.I. ao 5º ano e Classe Especial, professores e funcionários da Unidade Escolar.

 

CRONOGRAMA:

1º de setembro à 4 de novembro.
Culminância: 4 de novembro com a visita da ilustradora GRAÇA LIMA.

 

 

CULMINÂNCIA:

Na manhã do dia 4 de novembro de 2016, para a culminância do Projeto Formação de Leitores de Imagens, reuniram-se alunos, professores e funcionários no pátio interno da escola Barão do Amparo, que com uma mistura de livros, cartazes, murais, exposições, carinho, dedicação... transformou-se num cenário encantado e agradável para unir dois importantes personagens na magia da leitura: a autora ilustradora e o leitor.

Tivemos a honra e imenso prazer em receber a ilustradora Graça Lima. Foi um encontro alegre e agradável que propiciou aprendizagem, encantamento e incentivo à valorização da ilustração... Inesquecível para os pequenos e grandes admiradores.

No evento houve lindas apresentações que enalteceram a culminância do Projeto. Os alunos da Educação Infantil, orientados por seus professores estavam lindos na apresentação da música “ Jacaré” em homenagem ao livro “Sai da lama jacaré” de Graça Lima. Foi bonito ver tamanha empolgação!

Os alunos da 1.501 e 1.502, auxiliados pela professora Karla, com brilhantismo, dançaram e cantaram uma música enaltecendo os índios e a obra “Abaré”, de Graça Lima. Foi emocionante!

A aluna Nicole Catarine Souza Gomes, da turma 1.402 - profª Karla, fez uma belíssima caricatura da ilustradora, a qual foi emoldurada e carinhosamente presenteada à Graça Lima que ficou feliz!!

 


 

Os livros ilustrados por Graça Lima foram trabalhados prazerosamente com as turmas da Educação Infantil, Classe Especial , 1º ao 5º ano.

Estiveram em destaque, apreciadas e enaltecidas as ilustrações da homenageada, e com base nelas, exposição dos trabalhos realizados pelas turmas.

A ilustradora encantou-nos com sua história de vida e vivências. Neste evento escolar, houve apresentações e homenagens à ilustradora, além de entrega de presentes confeccionados por alunos".

Texto enviado pela professora Marcia Brum.

 

Parabéns ao trabalho de excelência da Escola Municipal Barão do Amparo! Parabéns pelo envolvimento e comprometimento de toda comunidade escolar no investimento de uma educação de qualidade!

 

Sobre a escola:

E/CRE(05.15.035) - Escola Municipal Barão do Amparo
Rua Ana Teles 30 - Campinho
e-mail: emamparo@rioeduca.net
Tel: 30182319 / 30182463

 

Gostou da nossa publicação sobre a escola República Dominicana? Gostaria de mostrar pra nossa rede municipal de ensino o trabalho de excelência da sua escola? Entre em contato com o(a) Rioeducador(a) da sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 27/01/2017

Curso de Formação Continuada - LAPEADE-UFRJ

Tags: curso, formação, continuada, niap, ufrj.

 

 

 

CURSO: A DIVERSIDADE EM SALA DE AULA - DESENVOLVENDO CULTURAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO

 

O LAPEADE – Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação, da UFRJ, apresenta o Curso de formação continuada: “A Diversidade em Sala de Aula: Desenvolvendo culturas, políticas e práticas de inclusão”.

Objetivo: Despertar o potencial crítico reflexivo da ação docente, por meio de experiências reais do cotidiano dos/as professores/as, a fim de elaborar estratégias pedagógicas próprias que promovam o debate, a identificação, a valorização da diversidade e a eliminação das barreiras à inclusão em educação.

Carga Horária e Cronograma:

O curso será realizado em 84 horas presenciais, com 16 horas complementares em meios virtuais.

Cronograma: 31 de março, 28 de abril, 12 e 26 de maio, 09 e 30 de junho, 14 de julho, 11 e 25 de agosto, 15 e 29 de setembro, 20 de outubro, 10 e 24 de novembro;

Horário presencial: de 10h às 12h e de 13h às 17h (6 horas cada dia).

 

O link para inscrições se encontra no Edital de Seleção.

 

EDITAL FORMAÇÃO OEERJ 2017

 

FOLDER

 

 

Para maiores informações: www.lapeade.com.br


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 27/01/2017

Relação de professores contemplados do Programa Anual de Bolsas de Estudos

Tags: crep, bolsa, estudo.

 

 

 

SUBSECRETARIA DE ENSINO

EDITAL EEL/SUBE N.º 01, DE 25 DE JANEIRO DE 2017.

Divulga a relação dos professores contemplados no Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado de que trata a Resolução SME nº 1201, de 13 de setembro de 2012.

 

A SUBSECRETÁRIA DE ENSINO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, torna público o resultado final dos professores habilitados a participar do Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado, consoante regulamentação prevista na Resolução SME nº 1201, de 13 de setembro de 2012.

 

 

Publicada no D.O.Rio em 26 de janeiro de 2017 - nº 212, páginas 43 e 44

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 25/01/2017

Nova Fase de Matrícula

Tags: matrícula.

 

 

 

Para essa nova fase é importante observar que:

1 - O 2º momento de matrícula será feito pelo site matricula.rio de 25 de janeiro à 29 de março de 2017.

2 - Não haverá matrícula de creche.

3 - No 1º momento, o responsável escolhia até 5 escolas para uma alocação futura. No 2º momento, o responsável escolherá apenas 1 escola (só aparecerão no sistema as escolas que tenham vaga). Finalizando a inscrição, o sistema emitirá uma mensagem para o responsável comparecer na escola no 1º dia útil para confirmar a matrícula.

4 - Os alunos com defasagem idade x série e os deficientes não escolherão escola. Irão escolher um pólo de avaliação, da CRE onde quer que o filho estude e deverá levar a criança para ser avaliada. Após a avaliação, na própria CRE, fará a escolha de escola.

 

Alteração das datas correspondentes ao 2º momento de matrícula

 

RESOLUÇÃO SMEEL N.º 07 , DE 06 DE MARÇO DE 2017

Altera a RESOLUÇÃO SME N.º 1428, DE 24 DE OUTUBRO DE 2016.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor,

CONSIDERANDO a necessidade de adequação do 2º momento de matrícula por meio do site matricula.rio para a Educação Infantil – Modalidade Pré-escola, Ensino Fundamental, Programa de Educação de Jovens e Adultos – PEJA e Educação Especial;


Art. 1.° Ficam alterados no item 5, do Anexo I à Resolução SME nº1428 de 24 de outubro de 2016, as datas correspondentes ao 2º momento de matrícula:

 

 

Art. 2º A matrícula para ingresso na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro deverá ser realizada diretamente nas Unidades Escolares, estando sujeita à disponibilidade de vagas.

Art. 3.° Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro 06 de março de 2017.

César de Queiroz Benjamin
Secretário Municipal de Educação, Esportes e Lazer

 

Fonte: Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro. 

http://doweb.rio.rj.gov.br/do/navegadorhtml/mostrar.htm?id=401443&edi_id=3367


 


   
           



Yammer Share