A A A C
email
Todos os posts escritos por Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE
Retornando 52 resultados para o autor 'Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE'

Terça-feira, 31/10/2017

Conhecendo o Egito Antigo

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A professora de história Carolina Vivas, da Escola D. Pedro I, desenvolveu durante o primeiro semestre  um projeto sobre o Egito Antigo com alunos do 6º ano ,tendo como objetivo principal apresentar a história e a cultura da civilização egípcia.

 

 

A professora Carolina preparou aulas expositivas para as turmas , com textos e imagens para iniciar o projeto Conhecendo o Egito Antigo :“ Do Rio Nilo às técnicas de mumificação”. Os alunos do 6ºano da Escola D. Pedro I discutiram sobre o tema e fizeram vários exercícios ( em aula e em casa). Como atividade principal, a poposta era a montagem de sarcófagos elaborados com material reciclável, como caixas de leite, caixas em geral, jornal e papel.

 

        Sarcófagos feitos com caixas de leite.

 

Os sarcófagos foram expostos num grande painel explicativo apresentando os principais pontos estudados no bimestre e os alunos tiveram uma aula de campo visitando o Museu Nacional.

 

Painel Expositivo no corredor na escola.

 

Desenhos do painel expositivo sobre o Egito.

 

Rio Nilo representado  no painel.

 

O projeto Conhecendo o Egito Antigo ; “ Do Rio Nilo às técnicas de mumificação” teve como objetivos específicos:

- compreender a relação dos egípcios antigos com a religiosidade (divindades) e com a vida após a morte;
- entender as técnicas de mumificação e analisá-las como elementos religiosos e culturais;
- apresentar noções iniciais de museologia e estética na elaboração do painel;
- aula de campo e visita ao Museu Nacional;

 

Museu Nacional localizado na Quinta da Boa Vista.

 

Visita a exposição permanente do Museu Nacional.

 


Cronologia do Projeto:

- 02 a 12/05 – apresentação da civilização egípcia às turmas estudo de textos e imagens; Atividades em sala e em casa.
- 15 a 19/05 – elaboração dos sarcófagos;
- 24/05 – montagem do painel;
- 07/07 – aula de campo e visita ao Museu nacional.

 

Alunos aprendendo com os tutores do Museu Nacional.


O projeto Conhecendo o Egito Antigo realizados com os alunos do 6º ano da Escola Dom Pedro I teve como atividade de culminância a visita dos alunos para aula de campo no Museu Nacional onde foram recebidos pelos tutores do Projeto Pedagógico e Educativo do local .

O Museu Nacional/UFRJ está vinculado ao Ministério da Educação. É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant'Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país.Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à Universidade do Brasil em 1946. Atualmente o Museu integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Informações sobre o museu: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/omuseu/omuseu.html.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

Contato da E.M. D. Pedro I:

emdpedro@rioeduca.net

 

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 03/10/2017

Ciências na E.M. Finlândia

Tags: 7ªcre, projetos.

 

        A Escola Municipal Finlândia tem um canal ativo de divulgação do seu trabalho nas redes sociais.A unidade escolar  compartilha  projetos e atividades realizadas na unidade escolar que completou 33 anos de existência no dia 11 de setembro. Na área de Ciências os vídeos das aulas práticas do professor Edso Dionisio mostram experiências bem sucedidas realizadas com os alunos.

 

O professor Edson Dionisio de Ciências enviou o relato de uma de suas atividades desenvolvidas com alunos do 7º ano,  que foi gravada e está disponivel no canal de divulgação do Youtube da Escola Municipal Finlândia.

 

          Alunos do 7º ano realizando atividades práticas em Ciências.

 

Segundo o professor Edson, "em todos os bimestres são aplicadas duas provas de ciências aos alunos do 7° ano. Entretanto, no 4° bimestre do ano letivo de 2016, além da avaliação escrita convencional, tomei a decisão de realizar também uma avaliação prática de ciências sobre o Reino Animal com todas as turmas do 7° ano. Diante disso, para realizar a atividade eu levei para a sala de aula, algumas espécies de animais que se encontravam conservadas no álcool." 

 

 

Objetivos da atividade

- Analisar a anatomia externa de algumas espécies de animais;
- Comparar a anatomia externa de animais pertencentes a espécies diferentes;
- Identificar o grupo ao qual cada espécie pertencia;
- Fazer os alunos terem contato com algumas espécies de animais que não fazem parte do seu cotidiano.


Desenvolvimento da atividade

As espécies utilizadas durante a aula foram colocadas dentro de um prato de plástico para os alunos poderem manusear. Para manusear os animais os alunos utilizaram luvas. Dessa forma, após os alunos realizem suas análises, questões contidas na avaliação iam sendo respondidas.
 

Período de realização da atividade

2 tempos de aula.

Segundo o professor Edson "praticamente todos os alunos ficaram imensamente curiosos ao ver algumas espécies que para eles eram desconhecidas, fizeram incontáveis perguntas acerca destas espécies e fizeram questão de tirar fotos com algumas destas espécies em mãos. Alguns alunos não gostaram da atividade, pois alegaram sentir nojo de alguns dos animais utilizados. Entretanto, a maioria gostou da atividade. Um ponto interessante a ser mencionado é o fato de que houve um número grande de alunos de outras séries que pediram para ver e manusear os animais utilizados."

Veja os vídeos de outras atividades práticas:

Aula prática de ciências realizada pelo Professor Edson Dionisio com a turma 1705. Nessa aula os alunos realizaram a extração de DNA das células da banana e também das células do fígado bovino. Dessa forma, os alunos puderam comparar o DNA de uma planta e o DNA de um animal.

 

 

Alunos da turma 1802 realizando um experimento simples de fritura do ovo sem o uso de óleo e uma fonte de calor. O experimento foi realizado durante uma aula experimental realizada com o Prof. Edson Dionisio. O experimento teve uma participação mais do que especial da aluna Thaynara da turma 1805.

 

 

 

Experiência com suco de repolho roxo, a aula prática, ministrada pelo Prof. Edson Dionisio, foi realizada no dia 16/05/2017 na Escola Municipal Finlândia em Jacarepaguá. A aula foi aplicada na turma 1801.

 

 

Durante o ano de 2017, as atividades práticas estão sendo gravadas e podem ser visualizadas pelos próprios alunos e também por quem visitar o canal do Youtube. Lá também é possivel conhecer diversos outros projetos desenvolvidos pela Escola Municipal Finlândia, que também divulga seu trabalho pelo Facebook,Twitter e Instagram.


Quer conhecer mais sobre esse trabalho e outros da E.M. Finlândia?

Acompanhe a escola:

Youtube

Escola Municipal Finlândia

Facebook

Escola Municipal Finlândia


Twitter 

Escola Municipal Finlândia



 Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!




Contato para publicações:
robertavitagliano@rioeduca.net

Contato da E.M. Finlândia:

emfinlandia@rioeduca.net

Contato do professor Edson Dionisio:

dionisiobqm@gmail.com

 



 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/09/2017

Mais Educação na E. M. Finlândia

Tags: 7ªcre, projetos.

 

Com atividades significativas e diferenciadas, o projeto Mais Educação na Escola Municipal  Fiinlândia está estimulando o aprendizado dos alunos.

 

A partir do Programa Novo Mais Educação, que amplia a jornada escolar das crianças e adolescentes em cinco horas semanais, a E. M. Finlândia elaborou uma proposta pedagógica dinâmica, alegre e cativante que tem como objetivo principal promover a integração entre as experiências dos alunos e a construção significativa dos conhecimentos. Uma das atividades propostas envolveu o aprendizado a partir do conhecimento da história dos cupcakes.

 

 Alunos confeccionaram o chapéu de mestre cuca para as atividades envolvendo o tema cupcake.

 

O processo de formação das turmas iniciou com uma reunião entre os Professores de Língua Portuguesa e Matemática que indicaram alunos, tanto com dificuldades cognitivas quanto aqueles que necessitam de maior apoio quanto à relação interpessoal.

Atualmente o projeto Mais Educação da Escola Municipal Finlândia tem 4 turmas com uma média de 20 alunos em cada. As atividades acontecem  com dois facilitadores indicados pela comunidade. O acompanhamento pedagógico ocorre com todo o planejamento e atividades elaboradas pela Equipe de Direção.

 

Proposta de Atvidade : Aprendendo a partir do cupcake

 

Como exemplo de atividade significativa, os alunos assistiram  ao vídeo da origem do cupcake, confeccionaram chapéu de Mestre Cuca e foram realizadas atividades interdisiciplinares envolvendo conteúdos relativos às faixas etárias atendidas. 

1ª Atividade: Assistir aos vídeos da origem do cupcake e confecção de chapéu de Mestre Cuca.

 

  Exibição dos vídeos sobre a origem dos cupcakes.

 

 

 

 

 

2ª Atividade: Confeitando o cupcake (Confeitando o bolinho individualmente e em grupo. Concurso)

 

Confeitando os cupcakes.

 

Concurso entre os alunos.

  

3ª Atividade: Desdobramento (Atividades interdisciplinares)

 

Realização de atividade escrita  a partir da origem dos cupcakes.

 

 

Atividade interdisciplinar  escrita sobre os cupcakes.

 

4ª Atividade: Relacionando preços (relacionando custos e trabalhando com o sistema monetário)

 

A partir dos ingredientes dos cupcakes, análise de preçós, custos e sistema monetário.
 

 

Os alunos do projeto Mais Educação na E. M. Finlândia são avaliados cotidiana e individualmente através da realização das tarefas, comunicação, comprometimento e envolvimento nas ações coletivas e atividades propostas. O desenvolvimento das atividades partem de situações concretas e das vivências de práticas que se desdobram em atividades interdisciplinares, de forma dialética. A leitura de mundo se mostra presente tanto nas vivências quanto nos registros. O aluno é levado a refletir intensamente sobre cada proposta de atividade. Os conteúdos nunca estão desassociados.

 

Direção: Ana Cristina Coutrim G.L. Marcelino e Michele Valois Resende
Professores de Língua Portuguesa: Eloisa Carreira de Oliveira, Jaqueline Aragão Vieira, Roberta
Preissler Marcolino
Professores de Matemática: Enrique José Orlean, Henrique de Lima Apolinario, Everton de Freitas
Godinho, Valter Jose Pereira.
Facilitadores: Brenda dos Santos Argollo e Muller Silva Dias

 

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

Em breve, estaremos apresentando mais atividades realizadas na E.M. Finlândia!

 

 

 

Para acompanhar a Escola Municipal Finlândia no Facebook:

Escola Finlândia

Para acompanhar a escola no seu canal do Youtube:

Escola Finlândia

Para acompanhar a escola no twitter:

Escola Finlândia

Contato da E.M. Finlândia:

emfinlandia@rioeduca,net

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 05/09/2017

Aprendendo a Fazer e Consumo Consciente

Tags: 7ªcre, projetos.

 

As turmas 1601 e 1602 do CIEP Dr. Adelino da Palma Carlos desenvolveram, nesse primeiro semestre, o tema Aprendendo a fazer e consumo consciente. Os alunos apresentaram no dia 12 de julho um desfile de roupas feitas com materiais reciclados  intitulado do lixo ao luxo  .

 

O projeto deste ano do CIEP Dr. Adelino da Palma Carlos está voltado à sustentabilidade. No primeiro bimestre foi trabalhado o tema: "Aprendendo a conviver" para que os alunos soubessem trabalhar em equipe, reconhecessem a importância do consumo consciente e tivessem conhecimentos para chegarem ao tema do segundo bimestre mais focados: "Aprendendo a fazer".

            As flores feitas de garrafas PET englobando os temas : Aprender a conviver e Aprender a fazer: SUSTENTABILIDADE
 

As turmas envolvidas no desfile de roupas foram as turmas 1601 e 1602 regidas pelas professoras Priscila Regina e Rosana Lúcia. E com assessoria da professora de artes Angélica.

 

Milena e João Pedro confeccionando os portas joias em formato de maçã com garrafas pet.

 

Turma 1601 participando da oficina de porta joia de maçã.

 

           Turma 1602 com as maçãs que fizeram para presentearem suas mães. 
 

Os objetivos principais foram:


- Sabendo conviver é possível em equipe,atingir os objetivos propostos sempre respeitando a opinião e a colocação do outro.
- Através da reciclagem podemos confeccionar objetos como : flores para enfeitar, porta joias em formato de maçã para presentar as pessoas mais queridas( como as mães) e por fim, confecionar as roupas em um trabalho de conscientização de reutilização.Onde foi possível a participação da família no projeto com os alunos.

 

Os alunos estiveram voltados neste primeiro semestre em diversas atividades, onde primeiramente foi necessário trabalhar a conscientização sobre reutilizar, reciclar e reaproveitar. Fizeram porta joias em formato de maçã , com garrafas PET para presentear as mães. E também construíram brinquedos como bilboquês e flores para enfeitar e também presentar. Tudo com materiais levados por eles mesmos. 

 

As alunas Raimunda, Milena e Suellen confeccionando os bilboquês. 

 

             Suellen, Gabriela, Daiane, Cláudia, Ruan, Israel, Adailton, Gustavo Henrique e João Pedro com os bilboquês de PET.                      

 

E por fim, no dia 12 de julho, os alunos apresentaram em um desfile: "Do lixo ao luxo " as peças criadas por eles, onde contaram com a participação de seus familiares.

Júri composto por professores e funcionários: Márcio e Mariana ( Inglês) , Adriana (Sala de leitura) , Simone ( diretora adjunta), Maria Célia ( merendeira readaptada e Angélica ( Artes). Em momento de premiação com os figurinos mais bem votados.
 

 

Parte superior:Looks finalistas: Rafael , Leandro, Raimunda, Kaylanne e Daianne e abaixo:Daianne, Milena, Grazielly, Vitória Conceição e Israel.

 

Primeiro lugar: Vitória Conceição
  

Milena: Segundo lugar (esquerda ) e  terceiro lugar: Raimunda (direita).

 

                     Foto maior:Alunas da turma 1601 nos bastidores aguardando para desfilarem.Camille, Adrycia, Isabelle, Gabriela, Maria Victoria e Samille.Na menor:Daianne e Gabriela com suas saias de guarda chuva.

 

Os alunos tiveram aproximadamente 1 mês e meio para criarem suas roupas. Foi um evento de grande alegria, onde toda a Unidade Escolar do CIEP Dr. Adelino da Palma Carlos pôde apreciar o resultado do esforço e dedicação destes alunos.

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

Contato do CIEP Dr. Adelino da Palma Carlos:

cieppalma@rioeduca.net

 

 

 


 


   
           



Yammer Share