A A A C
email
Todos os posts escritos por Angela Regina de Freitas Representante da 3ª CRE
Retornando 115 resultados para o autor 'Angela Regina de Freitas Representante da 3ª CRE'

Quarta-feira, 26/09/2012

Educando um Bairro

Tags: 3ªcre, bairroeducador.

 

O Bairro Educador do Complexo do Alemão – BECA – atua junto às Escolas da Amanhã do bairro, buscando a Educação Integral dos alunos atendidos. O sucesso dessa parceria chama atenção.

 

 

 

 

Os e-mails em minha caixa de entrada são regulares. Reuniões, atividades planejadas, confirmadas e realizadas. Isto porque fui incluída na mala direta deles ao documentar o sucesso do Degusta Alemão. Então, o que é o Bairro Educador e o que eles estão realizando no Complexo do Alemão?

 

As escolas municipais Professor Mourão Filho, Professor Affonso Várzea, Nereu Sampaio,Rubens Berardo, José Aparecido do Prado Sarti e Professora Vera Saback Sampaio são atendidas pelo programa. O objetivo é a educação integral ampliando a formação cultural, social/comunitária dos estudantes. Ao aumentar, assim, o número de oportunidades educativas, o ambiente escolar torna-se mais atrativo, o que contribui para a permanência interessada e para que a relação família, escola e comunidade seja favorável ao processo de ensino-aprendizagem. Por isso, tantas reuniões e planejamento. Eles procuram integrar os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas com as atividades culturais de seus parceiros, como o SESC Ramos.

 

 

 

A formação de plateia também é um dos objetivos deles, mas não só. As escolas estão envolvidas também na produção de cultura. Eventos culturais que já são tradição na região, como o Degusta Alemão e o Alemão Fashion Day  traduzem um pouco das vocações do bairro. Também são realizadas Mostras de Artes, feiras de livros e exposições. As atividades são escolhidas em corresponsabilidade entre as escolas. “ As ações são definidas conforme a coerência "pedagógica", ou seja, a ação acontece para potencializar e/ou ampliar um trabalho já consolidado na escola ou um potencial identificado. Também irá depender da disponibilidade e dos recursos dos parceiros, que muito têm contribuído para este processo.” como nos conta Bruno Aguiar, gestor de projetos do BECA e autor da maioria dos e-mails que recebo.

 

 

 

 

 

 

Ele tem muita história pra contar, mas destaca as que relatam o impacto das ações do BECA nas vidas dos alunos. O aluno Adílson da E. M. Nereu Sampaio ficou encantado e declarou: "nunca tinha andado de teleférico, está sendo muito bom o passeio." e da “ E. M Professor Mourão: Um estudante de uma turma de projeto que, participando de uma oficina de construção de livros de pano, se interessou muito por um sorteio de livros que aconteceria naquele dia. Mas, ao término dos 4 encontros, quando finalmente ganhou um livro no sorteio, ele se volta para a professora e diz "Tia, toma o livro. Eu queria tanto ganhar, mas, agora, vendo esses que nós mesmos fizemos, esse outro nem importa tanto".
Com certeza, toda a equipe deixou sua marca nas escolas e na vida desses estudantes. A E. M. Prof. Mourão Filho define:


“ A parceria com o Bairro Educador tem sido proveitosa.
Ela trouxe possibilidade de maior integração com a Comunidade.
O gestor de projeto busca atividades culturais que se encaixam em nosso PPP e traz para a escola.
Os alunos têm assim oportunidade de conviver com teatro, contação de história e outras atividades culturais.
Conseguimos também passeios educativos, alguns com transporte.
As escolas envolvidas estão mais integradas, trocam experiências, realizam atividades em conjunto. Isso valoriza o trabalho de cada escola.”

 

 

 

 

Equipe do Bairro Educador Complexo do Alemão

 

 

 

Um das últimas ações registradas no blog Bairro Educador foi a Caminhada Ecológica pela Serra da Misericórdia com estudantes e professores da E. M. Nereu Sampaio. Eles identificaram, claramente, os conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Principalmente os que se referem às temáticas trabalhadas este semestre, como, por exemplo, os animais invertebrados, no caso do 7º ano, e do corpo humano, no caso do 8º ano. Confiram mais detalhes de todo o trabalho do Bairro Educador do Complexo do Alemão no blog. Vou continuar recebendo as novidades via e-mail e volto para contar mais para vocês.

 

 

 

 

 

Imagens, trechos retirados do blog ou recebidos via e-mail.

 

 

 

Contate-nos

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 21/09/2012

Protagonismo Tirando a Droga de Cena

Tags: 3ªcre, protagonismojuvenil, saúde, blogsderioeducadores.

 

Tornar o aluno sujeito de sua própria aprendizagem é o objetivo de todo professor. A professora Joice Pinter colocou seus alunos para construir conhecimento para toda a comunidade escolar da Escola Municipal Levy Neves, da 3ª CRE.

 

 

O blog faz parte das aulas de língua portuguesa da turma 1801. Lá, a professora registra informações relevantes ao planejamento de cada aula como já vimos no post Escrevinhar pra Valer – Prof.ª Joice Pinter. Foi lá que ela registrou a paródia de marchinha de Carnaval que agora será retomada.

Frequentando o curso sobre Prevenção à Dependência Química, na 3ª CRE, ela resolveu inscrever-se no Concurso Tirando a Droga de Cena. A proposta foi apresentada aos alunos no post Tirando a Droga de Cena: Que Tal Fazermos um Vídeo ?

 

 

 

 

 

 

 

Ela apresentou outros vídeos vencedores para exemplificar. A marchinha O Crack não é Bom, produzida em fevereiro, foi escolhida com fio condutor do vídeo. Segundo a professora: “ O vídeo trata das músicas de carnaval que insinuam direta ou indiretamente o uso de drogas como álcool, lança -perfume, além de posturas de embriaguez encaradas naturalmente como brincadeiras típicas de carnaval.

Os textos, interpretados pelos alunos no vídeo, questionam essas músicas e posturas, problematizando o tema em questão. A criação de uma marchinha seria a proposta de alertar os jovens dos perigos da utilização das drogas .

Ao final, a série de imagens deixa um recado para aquele menino da comunidade, que solta pipa e ainda não tem ideia do perigo das drogas em sua vida “ Ei, você aí, não fume isso aí!”. Em seguida, as imagens abordam o triste retrato dos jovens zumbis destruídos pelo crack, abandonados pelas ruas em sono profundo e sendo detidos por agentes públicos nas cracolâncias, deixando em destaque a mensagem final: O crack não é bom.”

 

 

 

 

 

 

 

 

O vídeo foi roteirizado e produzido em conjunto. As dependências da escola e entorno serviram de cenário. O resultado é uma colagem de imagens e diferentes linguagens utilizadas para expressar seus pensamentos e refletir sobre temas importantes como o uso de entorpecentes. Apesar dos poucos recursos audiovisuais, a mensagem é bastante clara. A droga não deve fazer parte do teatro da vida.

 

 

 

 

 

 


Confiram este e outros projetos e atividades das turmas da professora Joice Pinter em seu blog Escrevinhar pra Valer. A barra lateral contém várias sugestões de atividades, textos e jogos. Não percam!

 

 

 

 

 

 

Imagens e textos retirados do blog ou enviados pela professora via e-mail

 

 

 

Contate-nos

 

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 20/09/2012

Lixo, Reciclagem e Aconchego

Tags: 3ªcre, meioambiente, creches, blogsdeescolas.


 

 

A Rio +20 ainda não acabou na Creche Municipal Aconchego. De portas abertas para o futuro, eles continuam o trabalho pedagógico de reutilização e reciclagem. Educar o olhar para o lixo começa de pequenino. 

 

A criança pequena precisa ter sua imaginação instigada e enriquecida para que possa elaborar sua visão de mundo. A ludicidade também precisa ser contemplada na elaboração das atividades educacionais. Eles conhecem o mundo com o trabalho de suas mãozinhas sobre os objetos e assimilam na maneira significativa como os conceitos são apresentados. Assim, os pequeninos desta creche estão, desde o início deste ano, colocando as mãos no lixo. Aliás, não só as mãos. O corpo todo foi solicitado nas atividades de circuito elaboradas com o objetivo de fazê-los entender que lugar de lixo é na lixeira. E na lixeira correta.

 

 

 

 

 

 

Depois de conhecer e produzir mini lixeiras para coleta de materiais para reciclagem, ficou muito mais fácil percorrer o labirinto de tarefas para jogar cada lixo em seu lugar. O circuito é uma atividade de Educação Física, que propõe a passagem em vários aparelhos ou situações até que se atinja o objetivo proposto, como vemos nas fotos acima. A montagem do circuito em si, já pode contemplar o uso de materiais recicláveis como os velhos pneus. A criança se sente desafiada a superar seus limites na realização das tarefas e valoriza ainda mais o ato final. Então, colocar vidro, plástico, metal e papel na lixeira adequada vira uma gostosa brincadeira.

 

 

 

 

 

 

O contato com o mundo fantástico das lendas do nosso folclore também ganha contornos ecológicos quando são utilizados materiais reciclados para representá-los. O Saci, a Cobra Grande, os bois Garantido e Caprichoso ganhando vida, a partir de caixas de ovo, garrafas PET, caixas de leite e muito trabalho das pequenas mãos torna-se muito mais significativo do que imaginá-los. No blog da Creche, podemos ver, com detalhes, cada uma dessas atividades. E observar a seriedade com que as crianças trabalharam na produção de cada objeto.

 

 

 

 

 

O uso pedagógico de material reciclado também foi um dos pontos altos da Semana da Educação Infantil da escola. A família foi envolvida na produção de brinquedos e jogos a partir do material que a creche já possuía. Os responsáveis confeccionaram os brinquedos e brincaram junto com seus filhos levando com eles a capacidade de produzir novos brinquedos a partir de materiais que podem encontrar no quintal de casa.

 

 

 

Agora, com a proximidade da Primavera, eles voltaram seus olhos para as Artes. O artista inspirador foi Jean Claude Monet. O material reciclado ganha nova vida através do trabalho concentrado dos pequeninos. Fundo e figura, caule e folha, cor e flor foram compondo a maquete do quadro Flores da Primavera. Na Creche Municipal Aconchego, as portas estão abertas para a estação das flores e para o futuro consciente e atuante de seus alunos. Confiram com mais detalhes as atividades realizadas no blog deles que está recheado de boas ideias.

 

 

 

 

Contate-nos

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 14/09/2012

E. M. Joaquim Ribeiro em Desfile

Tags: 3ªcre, blogsdeescolas.

 

 

A Escola Municipal Joaquim Ribeiro, 3ª CRE, situada no bairro de Inhaúma, atende da Educação Infantil ao 9º ano. Vamos conhecer, em desfile, um pouco do trabalho desta equipe.

 

 

No recém-inaugurado blog da escola, podemos conhecer um pouco da história do seu patrono. Joaquim Ribeiro dos Santos foi um homem de seu tempo: militar, religioso e uma pessoa muito preocupada com a Saúde e Educação. No final do século XIX e início do século XX, suas ações legaram  à sociedade paulista, uma escola e um hospital.

 

 

 

 

 

A Escola Municipal Joaquim Ribeiro procura seguir os passos de seu patrono deixando sua marca educacional no bairro em que atua. Para homenagear seu patrono e participar das comemorações pelo Dia da Pátria, eles organizaram um desfile cívico no entorno da Praça Soldado Cosme dos Santos onde está localizada. As atividades realizadas visam inserir nos corações infantis o orgulho pátrio ao prestar, com respeito e disciplina, honras ao nosso país.
As turmas se organizaram para ouvir o Hino Nacional e marchar aguçando a curiosidade e apoio da comunidade escolar.

 

 

 

 

 

 

No blog, podemos observar que as relações interpessoais entre todos da comunidade escolar são bastante cultivadas. É reconhecido o valor de cada um na construção de um ambiente educacional favorável. O trabalho de todos constrói o sucesso da escola. Os alunos, contagiados por este clima, têm mais prazer em aprender.

 

 

 

 

 

 

Está registrado, também, o reforço escolar para aqueles que ainda não atingiram todos os objetivos, o uso do Laboratório de Informática, a introdução da música como atividade educacional.

 

 

 

 

 

 

A participação da escola na Semana da Educação Infantil não poderia ficar de fora, bem como o registro das atividades relacionadas ao Projeto Político Pedagógico "Cuidar do Ambiente, Preservar a Vida".

 

 

 

 

 

 

A escola, assim, segue na estrada de seu patrono e nós podemos acompanhar estes passos seguindo o blog. Aproveite para deixar seu comentário.

 

 

 

 

 

Contate-nos

angela.freitas@rioeduca.net

twitter @angeladario

facebook Angela Regina de Freitas

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share