A A A C
email
Todos os posts escritos por Angela Regina de Freitas - representante 3ª CRE
Retornando 27 resultados para o autor 'Angela Regina de Freitas - representante 3ª CRE'

Quinta-feira, 11/08/2011

GEC Bolívar - uma escola que vai muito além da aprendizagem dos alunos.

Tags: 3ªcre, gec, jogos, riodeleitores.

O Ginásio Experimental Carioca manteve a sua vocação para os esportes e aproveitou a sua proximidade com o Estádio Olímpico João Havelange ( Engenhão) para participar da torcida dos Jogos Mundiais Militares.

 

 


 

 

Foi um ensaio para os eventos esportivos internacionais que ocorrerão em nossa cidade em breve – Copa do Mundo/ 2014 e Olimpíadas/2016. Além disso, os professores de Educação Física reforçaram os valores necessários para ser tornar um bom atleta. Valores estes já trabalhados na Semana Esportiva – SESC RIO: concentração, determinação e comprometimento e que podem ser levados para os projetos de vida dos alunos conforme a diretriz que conduz o trabalho no Ginásio Experimental Carioca.

 

 

 

Eles, junto com a Professora Aderita, assistiram a algumas competições de atletismo que serão discutidas nas aulas de Educação Física do 2º semestre. Estavam tão animados que chamaram a atenção da cobertura televisiva do evento!

 

 

A Professora Verônica de Geografia também esteve presente e orientou-os sobre os países participantes que eram desconhecidos pelos alunos. Eles demonstraram interesse em conhecer a que continentes pertenciam os países participantes. A professora também explorará este interesse durante as aulas do 3º bimestre. 

 

Aproveitamos a oportunidade para registrar que no GEC Bolívar há um grande incentivo à leitura que não se restringe aos alunos. O bibliotecário Fábio Costa vem tentando incentivar a leitura junto aos funcionários da escola através da disponibilização do acervo da Sala de Leitura para empréstimo de livros. Um pouco antes do recesso, os Agentes Preparadores de Alimentos (APAs) aceitaram o convite.

 

 

 

A Professora de Sala de Leitura Rosana Sales registrou no mural da Biblioteca, junto as fotos de algumas atividades realizadas no semestre passado, essas fotos dos APAs realizando o empréstimo de livros. O objetivo era mostrar que a leitura deve estar presente na vida de todos. A fotos geraram grande curiosidade entre os alunos sobre quais livros foram escolhidos e o que eles acharam da leitura dos mesmos, cumprindo o objetivo de fomentar o interesse sobre a leitura.

 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 10/08/2011

O lado Maternal da E.M. Carlos Gomes 3ª CRE

Tags: 3ªcre, educaçãoinfantil, creches.

Este ano, a escola Carlos Gomes , atendendo à demanda da comunidade escolar, recebeu duas turmas de Maternal II. Eles já trabalhavam com turmas de Educação Infantil ao 1º ano em horário parcial. Estas turmas continuam, mas a carência de creches na região e a crescente demanda por vagas fez nascer a inclusão das duas turminhas no espaço da escola regular.

 

Os pequenos foram recebidos com todo carinho e uma equipe foi formada para melhor atendê-los. As professoras de Educação Infantil (PEI) Ana Paula Lopes Ribeiro e Tatiana Soares de Souza e as auxiliares de creche (AAC) Luzineide Crispim dos Santos, Maria de Jesus Fernandes Lima e Márcia Catete da Silva Santos se revezam na tarefa doce e árdua de cuidar e educar.

 


 

As turmas de Maternal II funcionam em horário integral com crianças de 3 anos de idade, o EI-30 e EI-31 que foram acolhidos pela diretora Elaine do Valle, a diretora adjunta Rita Lusié Coelho Velozo e a coordenadora Elane Silveira Côrrea. Mesmo a escola já recebendo alunos de Educação Infantil, algumas modificações no espaço físico foram necessárias. Foi feita a instalação de um box com chuveiro elétrico e, para isso, foi preciso reformar o quadro de luz. A escola instalou um chuveirão na quadra para os dias de calor.

 

O pátio externo, onde fica o parquinho, foi reformado com brinquedos comprados pela UE, recebidos por transferência de outra creche e adquiridos pela CRE. Na quadra, foram afixados quadros que permitem que as crianças possam escrever e desenhar ao ar livre. As salas foram todas reformadas e organizadas com um número menor de carteiras e mesas e uma organização espacial de cantinhos de modo que as crianças tivessem mais espaço para as atividades, além de receber novo piso e pintura. O refeitório foi reorganizado com mobiliário adequado à faixa etária e à maior quantidade de alunos para que as duas turminhas possam fazer as refeições juntas.

 

As turminhas foram incluídas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola: “Viajando no Mundo da Literatura eu Aprendo a Realidade”. Participaram das rodas de leitura, das atividades de expressão oral e escrita, atividades artísticas, construção de habilidades, competências e atitudes a partir da execução dos subprojetos.

 

Também foram a atração das festas de culminância dos subprojetos: No Mundo dos Contos de Fadas e Super-Heróis. Além de participar ativamente da decoração e da celebração da festa julina estando perfeitamente inseridos nas danças e degustação da culinária típica da festa.


Vamos ao vídeo que mostra um pouquinho do dia-a-dia deles na escola?

 


Imagens e texto (adaptado) cedidos pela escola.

 

 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 08/08/2011

Futsal da E.M. Joaquim Ribeiro vence 29º Intercolegial O Globo

Tags: 3ªcre, educaçãofísica, futsal, jogos, competições.

Recebemos com alegria o relato da Profª Daniela R. Guimarães sobre a conquista do campeonato de futsal Intercolegial O Globo pela equipe masculina da E.M. Joaquim Ribeiro – 3ª CRE.

 

 


 

O desempenho da equipe virou até notícia de jornal. A performance acima da média surpreendeu os organizadores do torneio acostumados às vitórias das escolas particulares que investem maciçamente em seus atletas.

 

 

 

 

Observem que a notícia ressalta o desempenho do aluno Michael Gomes e a surpreendente presença de uma escola pública na finalíssima do futsal.

A segunda reportagem mostra a comemoração da equipe campeã, lembra o bronze alcançado pelo equipe feminina de futsal da E.M. Joaquim Ribeiro e registra alegria da técnica da equipe.

 

 

 

 

Realmente eles merecem todos os louros da vitória pela superação de obstáculos e pela conquista inédita. Com certeza outros títulos virão, pois este grupo é realmente campeão.

Vamos acompanhar algumas imagens dessa conquista? 

 

 

 

 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 05/08/2011

Concurso de Redações do PEJA da E.M. Rubens Berardo

Tags: 3ªcre, peja, concursos.

O PEJA – Programa de Educação de Jovens e Adultos - da Escola Municipal Rubens Berardo da 3ª CRE, por sugestão do professor Osmar, realizou um concurso de redações. O objetivo foi estimular a escrita dos alunos. A adesão dos professores foi geral.


As turmas concorreram por grupamento, respeitando seus níveis de escrita (151 e 152, 161 e 162, 171 e 172, 173 e 174, 191 e 192 ). Assim houve 5 redações vencedoras e todos os níveis de escrita foram representados. Vejamos alguns textos e os vencedores:
 

 

 

O foco Na mensagem e na escrita desses alunos perpassa um pouco da vida que tiveram até a chegada na Educação de Jovens e Adultos.

 


 

A alegria de se ver premiados também é um estímulo tão grande quanto a própria motivação de homenagear a importância da maternidade.

 

 

 

O PEJA tem esse caráter de resgate da autoestima, da fé na própria capacidade de aprender. O concurso soube ampliar essa característica.

 

 

 

Cabe a nós respeitar o momento desses alunos e levá-los a alcançar o melhor de si durante sua trajetória escolar.

 

 

 

Realçamos também o carinho extremo dos professores para com estes alunos. Neste concurso, todos venceram com ajuda de todos.

 

 

Publicamos aqui as redações vencedoras da primeira fase do concurso, realizada em maio cujo tema foi MÃE. Em junho foi a vez do tema AMOR, devido ao dia dos namorados.

 

 

 

 

 

Parabéns ao PEJA, alunos e professores, pela iniciativa e empenho!

 

 

                                           

 

 

 


   
           



Yammer Share