A A A C
email
Todos os posts escritos por Vinícius Farias
Retornando 16 resultados para o autor 'Vinícius Farias'

Terça-feira, 03/10/2017

Naves do Conhecimento: Curso Gratuito de Programação para Crianças do Rio

Tags: curso, gratuito, programação, naves.

 

As Naves do Conhecimento dão início a mais uma iniciativa inédita: estão abertas as inscrições para o curso “Aprenda a programar!”, oferecido em parceria com o Code Club Brasil, uma rede mundial de clubes gratuitos de programação para crianças, presente em 125 países.

 

 

No curso introdutório, crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos vão criar seus próprios jogos, animações e sites com o auxílio da ferramenta Scratch. Por meio de um método divertido e inovador, com desafios práticos e criativos, o curso oferece os primeiros passos da lógica de programação. O programa Scratch e a metodologia do Code Club vem sendo amplamente reconhecidos como excelentes ferramentas para as crianças terem seu primeiro contato com o universo da programação.

Mas para quê aprender a programar? A sociedade atual utiliza computação e internet em absolutamente todas as áreas, por isso não basta saber usar computadores, smartphones e outros recursos digitais: é preciso entender, desde cedo, como eles funcionam. E aprender a programar é útil não apenas para ser um programador no futuro. Programar desenvolve o raciocínio e a habilidade de resolver problemas, e contribui em outras matérias, como ciências e matemática.

O curso “Aprenda a programar” é totalmente gratuito e tem duração de 30 horas, com duas aulas semanais. Para saber mais sobre o curso e fazer inscrição, basta cprocurar pessoalmente a Nave do Conhecimento mais próxima ou clicar aqui.


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 27/09/2017

Design for Change e Criativos da Escola: Visita à Levy Miranda e Seminário

Tags: criativos, seminário, gite.

 

A Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (GITE), a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire e a MultiRio, em parceria com o Criativos da Escola e o Instituto Alana, promoveram um dia dedicado ao Design for Change, incluindo visita à E. M. Levy Miranda e um Seminário para professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

Kiran Sethi, idealizadora do movimento global Design for Change.

 

Criado pela indiana Kiran Bir Sethi (foto acima), o Design for Change é um movimento global que tem por objetivo oferecer às crianças e jovens a oportunidade de se tornarem mais atuantes na transformação de sua própria realidade. A ideia é que possam impulsionar mudanças em suas comunidades, desencadeando sua superpotência 'EU POSSO'.

No Brasil, o movimento é representado pelo Criativos da Escola, um braço do Instituto Alana. O Criativos promove anualmente um desafio que visa premiar projetos em escolas

Em 2016, a GITE iniciou a parceria com o Criativos para divulgação do Desafio, visando incentivar escolas municipais do Rio de Janeiro a realizarem e inscreverem seus projetos. A E. M. Levy Miranda, localizada na Pavuna, foi uma das 11 vencedoras com o projeto Solta esse Black, concorrendo com escolas públicas e particulares de todo país. Os alunos e a professora Pâmela Souza foram à Salvador receber o prêmio (R$ 500,00 para a educadora e R$ 1.500,00 para a escola desenvolver o projeto) e também para participarem de oficinas junto com alunos das outras escolas vencedoras, o que permitiu uma troca de experiências entre eles.

No dia 25/10/2017 foi realizado um Seminário na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, que teve como objetivo apresentar para professores da rede o conceito do Design for Change, experiências exitosas e a importância de pensar inovação colocando "mão na massa". O evento contou com cobertura e transmissão ao vivo pelo Portal da MultiRio.  

 

 

Professora Pâmela Souza, Gabriel Salgado e Angélica Garcia (Criativos da Escola), Gisele Cordeiro (Gerente da GITE) e Carolina Pasquali (Diretora de Comunicação do Instituto Alana).

 

Além do Seminário, Kiran fez uma visita à E. M. Levy Miranda para conhecer o projeto e os alunos que participaram e participam do mesmo. A Escola preparou ainda uma apresentação para a visita.

 

Visita da Kiran à E. M. Levy Miranda. Na foto vemos alunos, o professor Alexandre Rodrigues (representante da SME), Nilu (acompanhante da Kiran), Kiran e Carolina Pasquali.

 

A Direção da E. M. Levy Miranda e seus alunos, que fizeram uma apresentação pra Kiran, além das alunas que participaram do projeto "Solta esse Black".

Equipe GITE, Criativos e professora Pâmela Souza.


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/09/2017

Agendamento de Visitações do Museu Itinerante De Neurociências - “Dia Do Cérebro”

Tags: museu, cérebro, edital.

 

O projeto Museu Itinerante de Neurociências (MIN), de Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), leva até as escolas da cidade do Rio de Janeiro e dos municípios da região metropolitana o “Dia do Cérebro”.

Inscreva sua Escola!

 

 

 

O projeto Museu Itinerante de Neurociências (MIN), de Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN – Registro SIGProj N°: 223684.1147.86166.15022016), leva até as escolas da cidade do Rio de Janeiro e dos municípios da região metropolitana o “Dia do Cérebro”, um conjunto de atividades práticas e palestras focadas na promoção da alfabetização/educação/divulgação científica. O projeto tem por finalidade oferecer os primeiros contatos de alunos e visitantes com fundamentos básicos de neurociências, auxiliando a formação de conhecimentos que poderão ser recuperados, posteriormente, durante o ensino formal.

O MIN vai às escolas e aos espaços não formais de ensino uma vez por mês, sempre às sextas feiras, a visita começa pela manhã com a chegada dos integrantes do MIN e montagem de todas as oficinas para que as atividades ocorram no turno da tarde (de 13:00 às 17:00 hs).
 

Datas Importantes

18/09/2017 a 30/11/2017: Período de inscrição. Envio de fotos do local e da documentação assinada.

19/09/2017 05/12/2017Confirmação do recebimento da documentação.

09/12/2017: Divulgação das instituições selecionadas, até as 23:59, com distribuição conforme calendário divulgado no site: http://www.cienciasecognicao.org/min.

Entre Dezembro/2017 e Janeiro/2018: Agendamento das visitas técnicas às instituições selecionadas, para os períodos de fevereiro (para as instituições seleciondas para o 1o. semestre) e julho (para as instituições seleciondas para o 2o. semestre).

 

Leia o Edital na ítengra e realize as inscrições pelo link: 

http://www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=19


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/09/2017

Seminário Criativos da Escola e o movimento global Design for Change

 

 

A Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (GITE), a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire e a MultiRio, em parceria com o Criativos da Escola e o Instituto Alana, convidam para o Seminário Criativos da Escola e o movimento global Design for Change, a ser realizado no dia 25 de setembro. Veja a seguir um breve texto sobre os participantes.

A indiana Kiran Bir Sethi é a criadora do movimento global Design for Change, que aplica os princípios do design thinking na sala de aula. O movimento está presente em 57 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo a transformarem suas realidades. Kiran também é fundadora da Riverside School, escola que pratica o Design for Change e é referência mundial em educação.

Kiran veio ao Brasil para uma das palestras magnas do Educação 360 e estará na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire para uma palestra exclusiva para os profissionais da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O evento contará com tradução simultânea, oferecida pelos seus representantes no Brasil, o Criativos da Escola.

O Desafio Criativos da Escola é um prêmio anual que celebra projetos protagonizados por crianças e jovens que, apoiados por seus educadores, estão transformando a escola e a comunidade. Em 2016, foram selecionados 11 projetos, dentre os 1014 enviados de todas as regiões do Brasil.

A professora Pâmela Souza, da E. M. Levy Miranda, na Pavuna, vai falar sobre o projeto com suas alunas, o Solta esse Black, um dos grandes vencedores do ano passado, concorrendo com escolas de todo País.


Para os profissionais que não puderem assistir presencialmente, será feita uma transmissão on-line pelo Portal da MultiRio: http://www.multirio.rj.gov.br/

 

PROGRAMAÇÃO:

25 de setembro de 2017

 

14h: Criativos da Escola: A ação transformadora das crianças e dos jovens no Brasil.

15h30min: Professora Pâmela Souza conta a experiência da E. M. Levy Miranda, com o projeto vencedor do Desafio 2016, o Solta esse Black.

16h: Palestra com a fundadora do movimento global Design for Change, Kiran Bir Sethi.

 

LOCAL:

Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire (Av. Pres. Vargas, 1314 - Centro, Rio de Janeiro – RJ).
 

 

INSCRIÇÃO:

A inscrição pode ser feita pelo link: http://bit.ly/2hgOmQ2

 

As inscrições ocorrerão até o término das vagas. 

Para dúvidas, entrar em contato com comunicacao.educopedia@rioeduca.net.

 

Problemas com seu e-mail @rioeduca.net? Entre em contato com o suporte:

45014018 | 0800 0316341

 

 


 


   
           



Yammer Share