A A A C
email
Todos os posts escritos por Soraya Aline de Castro Assis
Retornando 3 resultados para o autor 'Soraya Aline de Castro Assis'

Segunda-feira, 15/12/2014

Dinamizando as Aulas de Ciências com o Laboratório Virtual

Tags: educopédia, laboratóriovirtual, práticapedagógica.

 

 

“É importante educar para a autonomia, para que cada um encontre o seu ritmo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, é importante educar para a cooperação, para aprender em grupo, para intercambiar ideias, participar de projetos, realizar pesquisas em conjuntos” (MORAN, 1995).

 

Uma aula de Ciências pode ser estruturada com experimentos virtuais. Que tal uma Aula Interativa em 3D? Já pensou nisso? Com o Laboratório Virtual você pode!


Basta acessar a Plataforma Educopédia e, na pasta do 9º ano, você poderá conferir temas como: "Estados Físicos da Matéria", "Evolução dos Modelos Atômicos", "Propriedades Periódicas dos Elementos Químicos" e "Átomos, Moléculas e as Substâncias Simples e Compostas". As aulas possuem um roteiro no aplicativo. Eles o ajudam a seguir pelo conteúdo que também aparece listado ao lado esquerdo da tela.

 

Além disso, você poderá personalizar suas aulas inserindo comentários e anotações na tela interativa. E um destaque super bacana: as aulas poderão ser apresentadas em forma de animações, jogo da memória etc.

Suas aulas de Ciências nunca mais serão as mesmas!

 

 

São diversos recursos que ajudarão a dinamizar a prática pedagógica e, ao mesmo tempo, será um suporte aos alunos para compreender conceitos da disciplina.

Pronto para planejar as aulas? Aproveite a reta final do ano letivo e revise conteúdos, realize as retomadas necessárias.

 

Professor(a), o uso do Laboratório Virtual é prático e intuitivo, mas, se precisar de uma orientação, assista ao Guia de Usuário clicando no link que segue. Ele apresenta um tutorial para ajudar você a dar um show em suas aulas!

 

Clique: https://showyou.com/v/y-fT7kOOAaEC4/guia-do-usu%C3%A1rio-educop%C3%A9dia 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 13/10/2014

Educoteca - Estratégia Pedagógica Satisfatória no Desenvolvimento da Formação Leitora

Tags: educoteca, educopédia, leitura.

 

 

 

                                Educoteca - Estratégia Pedagógica Satisfatória no                                  Desenvolvimento da Formação Leitora.

 

 

             “O bom leitor lê sentidos. Quanto mais uma criança se apega ao sentido,            melhor leitora ela será”.

Marina Colasanti

 

Vivemos numa cultura letrada onde os textos (verbais, não-verbais e mistos) se cruzam em nossas atividades cotidianas. Os registros escritos são usados não apenas como apoio à memória, mas como forma de argumentação, informação, defesa de ideias e pontos de vista, transmissão de conhecimentos, etc.


O trabalho para desenvolver o gosto e o hábito de ler não se faz apenas em momentos específicos, isolados na prática pedagógica. Sabe-se que é preciso estar atrelado a um planejamento direcionado para esse objetivo. Com a Educoteca, você e seus alunos podem mergulhar no universo da leitura e exercitar diferentes capacidades leitoras, inclusive com apoio de suporte digital. Algumas atividades alternativas são o acesso e exploração de obras literárias com roupagem transmidiática, como o exemplo de “A Cartomante”, de Machado de Assis.


“A Cartomante” de Machado de Assis faz parte do acervo da Educoteca e apresenta recursos diferenciados - possibilidades onde os leitores interagem no momento de leitura, seja por meio da ampliação de texto com o zoom, ouvindo o áudio com a narração do texto e/ou inserindo anotações durante a leitura.

 

A sugestão de livros pode acontecer, sempre que possível, através da condução de aulas (no planejamento docente), por meio de rodas de leituras e/ou com um projeto específico. A Educoteca, Biblioteca Digital da Educopédia, disponibiliza obras de autores consagrados, adaptações e livros inéditos interativos.

Eis uma forma diferenciada de trabalhar a formação leitora!

 

 

Além disso, propor atividades que despertem a vontade de ler e permitam a descoberta podem ter grande relevância na prática pedagógica, inclusive em caráter interdisciplinar. Seguem algumas indicações de atividades como sugestões para o trabalho que poderá ser desenvolvido na escola:

  • Provocar o olhar de quem ainda não leu a obra, trabalhando a leitura de imagens do livro lido;
     
  • Roda de conversa com os colegas, expondo sua opinião e apresentando as razões pelas quais indicariam (ou não) a leitura do livro lido;
     
  • Confeccionar cartazes, murais ou ainda compor uma paródia para apresentar a obra aos colegas. Que tal filmar a atividade? Pode ser uma boa opção!
     
  • Reescrever um trecho da história modificando o foco narrativo, ou transformá-lo em História em Quadrinhos (HQ);
     
  • Realizar uma entrevista (real ou fictícia) com o autor ou personagem do livro;

 

São ideias que possibilitam planejar de acordo com a dinâmica de aprendizagem, considerando faixa etária, situação de comunicação e produção (para quem e por que).

Professor(a), considere a Educoteca, que é uma ferramenta eficaz para ajudar os alunos a se apaixonarem pela leitura, percebendo que se trata de uma fonte de prazer, descontração e conhecimento. A Educoteca possui navegação simplificada, o uso é intuitivo e a linguagem utilizada é de fácil compreensão.

 


Ficou como vontade de conhecer nosso acervo e explorar a Educoteca?

Acesse já. Inspire-se!


Siga-nos em nossas Redes Sociais e socialize suas ideias de uso da Educoteca na prática pedagógica.


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 22/09/2014

Em Busca de Maneiras para Deixar suas Aulas Mais Interativas? Veja Alguns Exemplos

Tags: educopedia, leitura, planejamento.

 

 

 

A utilização da plataforma Educopédia na prática pedagógica representa um forte aliado no planejamento docente.

 

Nosso aluno já nasce conectado, imerso no mundo digital. Nesse novo panorama, deve-se pensar nos desafios e também nas oportunidades que isso pode representar. É fundamental a mediação do professor, estabelecendo harmonia entre os educandos, os conteúdos, a metodologia e a inserção de agregados digitais.

A Educopédia representa uma solução para combinar estratégias de ensino e aprendizagem com o uso na tecnologia na Educação. Muitas aulas incluem retomadas de conhecimento prévio e recursos diferenciados de acordo com a realidade de cada disciplina.


Os professores que desejam estabelecer ponte entre educação e tecnologia podem usar a Educopédia em suas aulas. Trata-se de um REA (Recurso Educacional Aberto), ou seja, mesmo sem login é possível acessar e navegar como visitante (FIG. 1).
 

Página de abertura da Plataforma Educopédia

(FIG. 1)

 

As aulas podem ser usadas na própria plataforma ou baixadas em PowerPoint (PPT). Além do suporte de aulas prontas estruturadas por professores da Rede Municipal de Educação do RJ, a Educopédia possui um repositório de objetos de aprendizagem que incluem: vídeos, jogos, textos, imagens, histórias em quadrinhos, links etc, que podem ser usadas em conjunto ou dissociadas na dinâmica do professor. Elas são indicadas a cada aula. (FIG.2).

 

Educopédia – 6º ano – Língua Portuguesa – Aula 29

(FIG. 2)

Exemplo de objeto de aprendizagem sugerido como atividade associada à aula digital e/ou como forma de enriquecimento do conteúdo. Apresenta-se na Educopédia 6º ano, Língua Portuguesa, Aula 29 (4º bimestre). Tema: "O texto publicitário: a propaganda e os modos verbais".

 

A plataforma Educopédia apresenta interface de navegação simplificada, direta e funcional. É um novo conceito para a prática pedagógica. A linguagem utilizada no comando das tarefas e nas aulas é de fácil compreensão, logo os alunos poderão acessar, estudar, usar os desafios, avançar em seus aprendizados. O foco é o protagonismo, a interação e a participação ativa. Além disso, é possível usar os exemplos de Educoquiz – atividades direcionadas sobre os tópicos trabalhados. É um estilo de questionário interativo onde o aluno recebe feedback imediato (FIG. 3).

 

Educopédia – 8º ano – Ciências – Aula 32

(FIG. 3)

Exemplo de Educoquiz usado para sondagem de conhecimento prévio e como forma de revisão/fixação do conteúdo estudado. Apresenta-se na Educopédia, 8º ano, Ciências, Aula 32 (4º bimestre). Tema: "A importância da atividade física orientada".

 

E aí? Ficou como vontade de conhecer e explorar as funcionalidades da plataforma? Acesse, use e torne suas aulas mais interativas. Sem dúvida, será uma aula diferenciada para você e seus alunos.


Siga-nos nas Redes Sociais e socialize suas ideias de uso da Educopédia na prática pedagógica. Boas aulas!


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share