A A A C
email
Todos os posts escritos por Rute Albanita
Retornando 62 resultados para o autor 'Rute Albanita'

Segunda-feira, 22/12/2014

Pé de Vento - O Mundo Mágico da Alfabetização

Tags: educopédia, alfabetização, letramento.

 

 

Hoje as crianças já nascem conectadas. Gostam de celulares, tablets e adquirem uma fluência nos computadores que alguns adultos ainda buscam. Com essa facilidade e alegria, porque não levar aos pequenos uma alfabetização interessante e divertida?

 

Pé de Vento - O que é?

 

Pé de Vento é parte integrante da plataforma colaborativa da Educopédia. É produzido seguindo as Orientações Curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e é um grande aliado dos professores nas turmas de alfabetização. O Projeto tem como proposta principal oferecer ao professor ferramentas tecnológicas que colaborem para uma aprendizagem que vá ao encontro da curiosidade das crianças.

O projeto está dividido em quatro aventuras subdivididas em oito semanas que contemplam as trinta e duas do ano letivo. Para que as crianças, ainda pequenas, se interessem mais pelo incrível mundo das letras, o projeto é apresentado por um menino e uma menina - Bia e Marcelo, que, por encantamento, são transportados a uma floresta mágica.

 

 

 

As atividades se tornam ainda mais atraentes, pois os alunos podem participar do jogo, ajudando os protagonistas da história a viverem suas aventuras. As crianças se divertem enquanto resolvem os desafios propostos. À medida que uma atividade vai sendo realizada, outros desafios surgem, permitindo ao aluno dar prosseguimento à história.

Por ser uma ferramenta tecnológica, o Pé de Vento se torna material de suporte aos professores. Além dos vídeos, imagens, jogos e músicas, o projeto vem acompanhado de planos de aula com orientação, competências e habilidades, auxiliando o professor na hora do planejamento.

 

Como acessar?

 

O Pé de Vento pode ser acessado por professores, e até mesmo pelos pais que desejarem acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos. O endereço é: www.educopedia.com.br.

As versões do Pé de Vento 1 e 2 estão disponíveis na plataforma da Educopédia e podem ser baixadas seguindo o passo a passo abaixo. Os vídeos podem ser usados em salas de aula sem a necessidade de conexão de internet, basta salvá-los em pendrive ou notebook.

 

Faça seu login ou entre como visitante. 

 

 

Clique no mascote da Educopédia e a tela de opções se abrirá.
Escolha o conteúdo off-line.

 

 

Escolha o que deseja baixar.

 

 


Ao clicar na pastinha, você iniciará o download, bastando escolher o local onde deseja salvar o arquivo.

 


 

 

Depois é só apresentar o mundo mágico do Pé de Vento para a turminha!

 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 26/11/2014

Dinamizando as Aulas com a Educopédia

Tags: educopédia, aulasoffline, .

 

 

 

As festas de final de ano e as tão sonhadas férias se aproximam, mas por enquanto alunos e professores encontram-se rodeados de cadernos, livros e anotações. Os meses passaram depressa, o quarto bimestre chega, afinal, e ainda há conteúdos a serem transmitidos à turma.

 

A Educopédia, plataforma on-line colaborativa de aulas digitais, é também grande aliada dos professores na reta final do ano letivo. Essa ferramenta digital auxilia os estudantes na aquisição de novos conhecimentos, recuperação de conteúdos e fixação das matérias.

 

Alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática na escola e em qualquer lugar que desejar. As atividades incluem vídeos, animações, quadrinhos, imagens, textos, podcasts, mini-testes e jogos. As aulas podem ser baixadas e armazenadas em notebook, CD, pendrive e, até mesmo, aparelho celular!

 

As aulas virtuais podem ser utilizadas off-line de forma rápida e segura. Basta baixar os conteúdos em Power Point! No caso do quinto e do nono ano, ainda é possível baixar em Flash e contar com os vídeos e demais objetos de aprendizagem. Os professores podem ir além e customizar as apresentações, adequando-as ao ritmo de sua turma, personalizar os slides, acrescentar novas atividades, eliminar outras e até inverter a ordem proposta. Com esse novo jeito, professor e aluno não ficam dependentes da conexão com a internet.

 

É bom lembrar que para acessar a Educopédia o professor carioca utiliza seu login com e-mail Rioeduca.net - mas não é obrigatório ter o cadastro. Também é possível acessar a plataforma como VISITANTE, baixar as mesmas aulas, customizar, compartilhar e inovar!!! Os alunos poderão aprender de um jeito interativo, dinâmico e significativo!  

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 12/11/2012

Alunos Assumem Compromisso com a Vida

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

Todos os dias, podemos ver nas ruas ou assistir na TV, jornais e internet o dramático problema do consumo de drogas. Infelizmente, a realidade é que grande parte dos usuários são crianças e adolescentes. Sendo assim, este é um tema que deve ser priorizado nas instituições escolares, pois desempenham um papel fundamental, que vai além da função de instruir, também atuando na formação de um cidadão consciente e que zela pela sua vida.  

 

 

 

A Escola Municipal Floriano Peixoto, localizada em São Cristovão, considera a relevância do tema, pois percebe que este é um problema atual e crescente. Assim, iniciou uma campanha contra o consumo de drogas, buscando estratégias educacionais e parcerias com o objetivo de dialogar com seus alunos e, consequentemente, prevenir o consumo de drogas.

 

Com esse propósito, a E. M. Floriano Peixoto e a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Mangueira-Tuiuti, em parceria com a 1ª CRE do Município do Rio, desenvolveu o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) nas turmas de Educação Infantil e do 5º ano. Este programa tem como objetivo fazer com que as crianças sejam capazes de conhecer, reconhecer e se prevenir dos perigos das drogas e da violência que delas se originam.

 


 

O policial militar e instrutor Felipe Rosaes ministrou as atividades aos alunos e ensinou como as drogas podem tornar as pessoas violentas e infelizes. A equipe de professores da escola acredita que com esses conhecimentos os alunos são capazes de reconhecer e evitar os perigos que as drogas causam, podendo até mesmo ajudar seus amigos e familiares.

 

 

 

Ao final do programa, os alunos do EI e do 5º ano receberam um certificado de participação e assistiram à emocionante cerimônia de conclusão do PROERD no salão do Museu Militar Conde de Linhares, com a presença dos representantes do Exército, da Polícia Militar, diretoras das escolas, instrutores e professores das turmas.

 

 

Ao final do evento, os alunos Jonathan da turma 1.501 e Mateus da turma 1.502 leram suas produções textuais premiadas, que dissertavam a respeito de se fazer escolhas saudáveis e o compromisso pessoal de se manter livre das drogas e da violência.

 

 

 

Com certeza, o programa foi um sucesso e os alunos serão multiplicadores do que aprenderam, vivendo felizes, saudáveis e longe das drogas. O Compromisso que assumiram é com a VIDA!

 

 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,
clique no link abaixo:

http://jornalfloriano.blogspot.com.br/

 


* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Rute Albanita
Professora e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 08/11/2012

Educação Infantil: Para Além do Cuidar

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A Creche Municipal Virgínia Lemos, situada no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro, atende a 80 crianças do Berçário ao Maternal II. As Gestoras da unidade Denise e Rita acreditam que as Unidades Municipais de Educação Infantil são espaços privilegiados de integração das diversidades culturais, étnicas, de gênero  e, principalmente, um local de aprendizagem significativa.

 

 

A equipe da unidade sabe da importância do cuidar, mas não deixa de lado a aprendizagem significativa, o letramento e o brincar. A rotina das crianças inclui música, brincadeiras, desenho, recorte e colagem e, claro, muitas histórias!!! Expressão corporal, atividades lúdicas, desenvolvimento da psicomotricidade, educação para a arte, a descoberta do mundo das letras e dos números são atividades desenvolvidas por educadores dedicados e experientes que acreditam na relevância da Educação desde a mais tenra idade.

 

Corta e Recorta

 


 

As crianças podem se expressar através de muitas atividades. As educadoras consideram especialmente ricas as atividades de recorte, colagem e descrição de gravuras. Ao procurar em uma revista um objeto, a criança é estimulada a pensar sobre o que escolher, é atraída pelas cores e formas das figuras e, por fim, movida pelo seu interesse. Quando recorta e cola a gravura, o aluno é estimulado a trabalhar a psicomotricidade através do uso da musculatura fina, realizando movimentos precisos como os de segurar a folha com os dedinhos, abrir e fechar a tesoura, dosar e espalhar a quantidade de cola .

 

Espaço de Brincar e Aprender

 

 

A proposta da unidade é que os pequenos possam aprender enquanto se divertem. O desenho é para a criança um campo imaginário e sonhador. Ter o giz ou lápis na ponta dos dedos também é uma diversão, pois no papel ou no chão, eles rabiscam formas, escrevem os seus nomes, experimentando as letras e aprendendo cada vez mais. O mundo em que vivemos oferece às crianças uma quantidade infinita de informações e os desenhos são a forma que elas encontram de representar esta realidade que observam diariamente.



A Creche Municipal Virgínia Lemos acredita que ensinar e aprender envolvem experiências que ampliam e enriquecem as vivências infantis e, deste modo, valoriza um pensar criativo e autônomo, garantindo que as crianças possam: brincar, fazer escolhas, dar opiniões, refletir sobre suas ações, compartilhar idéias e ter, sim, uma aprendizagem feliz e significativa.

 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,
clique no link abaixo:

http://cmlemos.blogspot.com.br/

 


* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 

Contatos:
Rute Albanita
 Professora e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share