Rio Educa
A A A C
email
Todos os posts escritos por Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE
Retornando 25 resultados para o autor 'Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE'

Terça-feira, 12/06/2012

Blog da Sala de Leitura Monteiro Lobato

Tags: 7ªcre, salasdeleitura.

 

O Blog da Sala de Leitura Monteiro Lobato, da Escola Municipal Lopes Trovão, foi criado em maio de 2012 e mostra parte dos projetos desenvolvidos este ano na escola.

 


A Escola Municipal Lopes Trovão  foi fundada em 1907, pelo então prefeito Pereira Passos. A escola começou a funcionar em um prédio diferente do atual. Desde aquela época, a U.E. atende os moradores das localidades próximas: Vila da Paz, Tijuquinha, Sítio do Pai João, Muzema e Rio das Pedras.

 

 

Segundo o blog “ atualmente a escola tem 105 anos,  nos quais uma educação de qualidade é oferecida a gerações para a construção do seu conhecimento e sua formação como cidadão. A partir de 1996, a escola prioriza através de projetos desenvolvidos por toda a equipe e por seus alunos, um desenvolvimento adequado deste como um ser pensante e atuante na sociedade.”

 


 Veja um pouco do trabalho desenvolvido na escola e pela sala de leitura:

 

 

Exposição com trabalhos do projeto Pintando com Romero Brito 

 

 

Exposição com trabalhos do Projeto Vamos Abraçar o Mundinho 

 

 

Biografia , obras e estilo literário do Monteiro Lobato

 

 


Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.

 

Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.


Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de inovações nos livros didáticos e infantis.


Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou por um estilo de escrita com linguagem simples, onde realidade e fantasia caminham lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.


Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem com quem o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho, que tem atitudes de adulto; Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio; Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", que até hoje encanta muitas crianças e adultos.


Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.


Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.


No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.

Fonte:http://emtrovao.blogspot.com.br

 


Frases de Monteiro Lobato

 


- "De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo."


- "É errado pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião."


- "O livro é uma mercadoria como qualquer outra; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. (...) Se o livro não vende é porque ele não presta".


- "Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos."

 

 

 

 

Clique na imagem abaixo para conhecer o blog e acompanhar

o trabalho da sala de leitura:

 

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php
 

 

 

                               

 

 

 


  

Quinta-feira, 03/05/2012

O Sucesso do EDI Doutora Zilda Arns

Tags: 7ªcre, educação, infantil.

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Doutora Zilda Arns funciona em horário integral e atende crianças da creche e pré-escola. O EDI recebeu o Prêmio Anual de Qualidade da Educação em Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 2010 e 2011.

 

A Secretária de Educação, Claudia Costin, participou da cerimônia de premiação no dia 11 de abril, no Clube Monte Líbano, no Leblon. A diretora do EDI Doutora Zilda Arns, Ana Maria de Souza, representou as diretoras que foram premiadas consecutivamente nos últimos dois anos, subindo ao palco para premiação.

 

O EDI Doutora Zilda Arns foi inaugurado em janeiro de 2010. A equipe gestora composta por Ana Maria de Souza, como diretora Geral e Vanessa Pereira Lima, como diretora adjunta, está à frente do EDI desde a inauguração.

 

O Projeto Político Pedagógico da unidade escolar tem o título “Lugar doce como o sorriso de uma criança!” Confira a entrevista feita pelo Rioeduca com a gestão do EDI:

 

 

Rioeduca: Qual é a missão/marco referencial do PPP?

 

EDI Dra. Zilda Arns: Uma ação educativa prazerosa, direcionada para o pensar, o agir e o refletir, através de situações que proporcionem o estimulo, a observação, a descoberta, o pensamento crítico e criativo, numa perspectiva sócio-interacionista, tendo como eixo de trabalho o “brincar”.

 

Rioeduca: Quais os objetivos/metas principais do PPP?

 

EDI Dra. Zilda Arns: Nossa principal meta é construir um ambiente onde a criança se sinta FELIZ. Para fazer o outro feliz é preciso também estar feliz – a internalização envolve uma
atividade externa que deve ser modificada para se tornar uma atividade interna – e para que isto ocorra, este lugar também tem que ser especial para quem lida com a criança. Não há desenvolvimento sem afetividade. A criança precisa vivenciar o afeto para interagir, crescer, aprender e se desenvolver.

 

 

 

Rioeduca:Quais as atividades,já desenvolvidas,consideram mais marcantes?

 

EDI Dra. Zilda Arns:  Leitura em Família – na praça com toda a Comunidade Escolar; Feira Cultural – que acontece todo o ano e mobiliza toda a Comunidade; Vivenciando o Espaço em Família – oficinas com pais e filhos. Nossa intenção é ir além, possibilitando à nossa Comunidade Escolar o vislumbre de um campo de possibilidades através das parcerias firmadas e cada projeto desenvolvido nos superarmos para um atendimento de excelência.

 

 

 

EDI contra a Dengue : Peça Teatral para as crianças

 

 

 

Rioeduca: Como é a participação da comunidade escolar?
 

EDI Dra. Zilda Arns: Construimos uma relação muito próxima com esta comunidade, uma relação de respeito mútuo. Preocupamo-nos sempre com o acolhimento das famílias. Nada melhor do que chegar a um Espaço, ser recebido com um sorriso, um cafezinho e uma palavra amiga. Estamos sempre prontos a receber todos com dignidade e respeito. Com essas ações, pretendemos conscientizar os pais e responsáveis da sua importância no processo de desenvolvimento de seus filhos e, consequentemente a segurança de deixá-los em um Espaço qualificado.

 

 

 

 EDI no Colônia em Ação

 

Rioeduca: Como foi saber sobre a premiação de 2010 e agora também,  de 2011?
 

EDI Dra Zilda Arns: Construimos nossa prática diária com o objetivo de atingir cada vez mais a excelência no atendimento oferecido. Esse prêmio vem ratificar esse compromisso que temos com uma Educação de qualidade. Saber sobre esse prêmio foi uma felicidade, somos BICAMPEÕES, e o interessante é que nós duas, Ana Maria e Vanessa, ficamos sabendo na mesma hora, porém em locais distintos. Eu, através do email institucional e Ana Maria, no avião – voltando de uma viagem recebida pelo prêmio de 2010.

 

 

Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde

 

 


Rioeduca: Que mensagem quer deixar para os leitores do Rioeduca?
 

EDI Dra Zilda Arns:  “Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas; longe dos predadores, das ameaças e dos perigos e mais perto de Deus; assim devemos cuidar de nossas crianças como um bem sagrado. Promover o respeito a seus direitos e protegê-las.” Zilda Arns, Haiti – janeiro/2010.

 

Parabenizamos toda a equipe do EDI Doutora Zilda Arns pela premiação

recebida em 2010 e 2011!

 

 

Para saber mais sobre a premiação, acesse o link abaixo:

http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=2733381

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


  

Terça-feira, 01/05/2012

Espaço Virtual da E. M. Menezes Cortes

Tags: 7ªcre, blogsdeescolas.

A E. M. Menezes Cortes está localizada em Jacarepaguá (Freguesia) .  A escola atende cerca de 1280 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em 2 turnos, diariamente.O blog da unidade escolar  teve sua primeira postagem em setembro de 2011.

 

 


O blog da Escola Menezes Cortes apresenta diversas atividades desenvolvidas na unidade, incluindo exposições e participação dos estudantes em eventos esportivos e culturais.


A Escola acredita que a Educação é a chave mestra para se realizar profundas mudanças no mundo. Acreditando também que a leitura é a base primordial para todo trabalho de pesquisa, de indagação e  de transformação.


O Projeto Político Pedagógico “Ler para Crer” baseia-se nessas premissas e o blog foi criado para que a comunidade escolar possa conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos da escola.

 

No blog, é possível ver, por exemplo, uma exposição de ciências realizada no início do mês de abril.

TEMA DA EXPOSIÇÃO : CÉLULAS

 


 

"Todos os seres vivos são formados por células, com exceção dos vírus; que dependem das células de outros seres vivos para se reproduzir e transmitir seu material genético para seus descendentes. A célula é a menor parte dos seres vivos que consegue exercer todas as funções vitais: nutrição, liberação de energia e reprodução. Por isso, encontramos seres unicelulares ou seja , com apenas uma célula, como as bactérias e algumas algas"
 

Confira, agora, fotos do evento organizado pela professora Rosa Helena e com trabalhos feitos pelos seus alunos, do 8º ano:

 

Rosa Helena, professora  de Ciênciase e organizadora da exposição 

 

 

Mural elaborado para a exposição

 

 

Trabalhos realizados pelos alunos do 8ºano

 

 

Detalhes das maquetes retratando células 

 

Segundo o blog, a experiência e a a didática da professora Rosa Helena prendem a atenção de todos os  alunos e colegas de trabalho. A professora discursa sobre a matéria de forma clara e precisa, dessa forma, seus alunos passam a dominar o conteúdo.

A exposição foi a culminância de um trabalho realizado junto aos alunos do 8ºano e teve como finalidade ser apresentado à comunidade escolar e prestigiar os alunos das turmas participantes.

 

 

Clique na imagem abaixo, para acessar o blog e conhecer mais do trabalho da escola:



 

 

 

 

 PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

                               

 

 

 


  

Quinta-feira, 02/02/2012

A Importância dos Primeiros Dias na Educação Infantil

Tags: 7ªcre, acolhimento.

 

O início de mais um ano letivo sempre traz expectativas para professores e alunos.Na Educação Infantil é um momento marcante, principalmente para crianças que nunca antes estiveram na escola.Duas professoras da 7ªCRE , que costumam trabalhar com Educação Infantil, falam ao Rioeduca sobre o período do acolhimento.

 

A professora Maria Helena Gonzaga é professora da rede municipal há mais de 20 anos e tem regido turmas de Educação Infantil há cerca de 7 anos.Ela é formada em Pedagogia e no momento está trabalhando na Creche Municipal Tia Malu, localizada na Taquara e também na Escola Municipal  Denise Maria Torres. Confira o depoimento ao Rioduca onde a professora fala sobre acolhimento na Educação Infantil:

 

A Professora Maria Helena (de verde) com alunos da Educação Infantil em Comemoração Natalina

 

É hora de voltar às aulas...


Para os pequenos, em sua maioria, é a primeira vez que terão contato com esse espaço novo, que é a escola.Deixar de conviver somente com seus familiares, com amiguinhos do dia-a-dia, para mergulhar em um mundo novo, cheio de novidades, com um monte de rostos diferentes.


Por isso, é importante nesse primeiro momento, passar pelo processo de acolhimento. O nome já diz: ser acolhido, recebido, aconchegado.Assim, nós profissionais da educação, precisamos ter a sensibilidade e o bom senso de perceber que para os pequenos tudo é novo e, geralmente, o que é novo às vezes assusta.


Precisamos nos munir de compromisso, disposição e doação para recebê-los.Um espaço de sala de aula, com brinquedos, jogos, musiquinhas, bem descontraído para que sintam-se à vontade.


Poderão trazer de casa, nesses primeiros dias, algum objeto que esteja vinculado, ao seu dia-a-dia. Creio, que assim a adaptação será mais prazerosa.Com certeza, mesmo com alguma relutância, em pouco tempo estarão totalmente adaptados a esse maravilhoso mundo novo: a Escola!


Que venham os pequenos !!!

 

A professora Fernanda Barbosa é professora da rede municipal há cerca de sete anos e tem regido turmas de Educação Infantil em todo esse período. Ela é formada em Pedagogia e também em Letras e tem Pós Graduação em Educação Infantil. Atualmente ela está trabalhando na Escola Municipal Escritora Clarice Lispector, próximo ao Rio das Pedras.Confira o depoimento da professora falando sobre acolhimento na Educação Infantil:

 

A professora Fernanda com seus alunos da Educação Infantil

 

 

A acolhida é muito importante nesse começo de ano, ou melhor, início de vida escolar. Tudo muito novo para os pequenos, que pela primeira vez estarão se distanciando do familiar e irão iniciar suas jornadas nas unidades escolares.

Partindo dessa concepção, é importante oferecer diferentes possibilidades de jogo ou atividades tranquilas para que a criança possa ao seu ritmo, adaptar-se ao ambiente escolar, sem pressa ou imposição.


Uma atividade que faz muito sucesso é o saco surpresa, durante rodinha fazer mistério perguntando, “o que será que tem nesse saco?! Será que tem um Leão?! Um urso?!”. Aos poucos, ir tirando as surpresas, boneca, carrinho, ursinho, massinha e entre outras coisas. E conversando com eles, dizer que aquelas coisas irão fazer parte da nossa rotina. Brincar de batata quente, também é muito legal, porque é uma forma de conhecer as crianças e elas também conhecerem o grupo.

No mais, a vontade de realizar um bom trabalho, com muito carinho, paciência e amor! Vamos que vamos!

 

Importância do Acolhimento 

 

O acolhimento é realmente um período fundamental para a criança. O período exige muita habilidade.Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, "o professor pode planejar a melhor forma de organizar o ambiente nestes primeiros dias, levando em consideração os gostos e preferências das crianças, repensando a rotina em função de sua chegada e oferecendo-lhes atividades atrativas. Ambientes organizados com material de pintura, desenho e modelagem, brinquedos de casinha, baldes, pás, areia, água etc. São boas estratégias."

 

 

O vínculo entre família e escola deve ser criado nos primeiros dias e mantido durante todo o ano letivo. A participação dos pais não deve se limitar às datas comemorativas. No período de acolhimento pode ser necessária, em alguns casos, a presença deles na escola, por algumas horas e até alguns dias.Nos casos de pais que não podem estar presentes, devido ao trabalho, sugere-se a substituição deles por alguém de confiança da criança.Muitas vezes, o choro é inevitável. Nesses momentos deve ser dada atenção especial à criança, incentivando-a a participar de atividades atrativas como modelagem ou brincar com algum brinquedo especial, guardado para essas ocasiões.

 

A escola toda deve estar envolvida nesse processo e o apoio da direção, coordenação, corpo docente e funcionários em geral é fundamental para que esse período transcorra na maior tranquilidade possível. O projeto político pedagógico também deve prever ações compatíveis com essa época do ano.

 

Ao professor cabe cativar as crianças, tornando a escola um ambiente agradável e seguro. Para os primeiros dias, sugere-se brincar e trabalhar com as crianças em grupo, ajudá-las a localizar a própria sala e outros ambientes da escola, promover o contato das crianças com materiais que farão parte do cotidiano.

 

A divisão da sala em cantinhos também pode ser explorada aos poucos para as crianças irem se familiarizando com os mesmos.Entoar cantigas conhecidas ou canções fáceis de aprender, brincadeira de roda e jogos com bolas costumam agradar as crianças de uma forma geral.

 

O acolhimento bem planejado favorecerá a criação de um clima de reciprocidade e segurança, possibilitando oportunidades de aprendizagem e de troca entre as crianças e o professor durante todo o ano letivo.
 


 PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF