Rio Educa
A A A C
email
Todos os posts escritos por Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE
Retornando 27 resultados para o autor 'Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE'

Quinta-feira, 28/06/2012

Sustentabilidade em Foco no PEJA do CIEP Lindolpho Collor

Tags: 7ªcre, sustentabilidade, projetos, rio+20.

 

O Projeto Sustentabilidade envolveu os estudantes do PEJA  do CIEP Lindolpho Collor, nos últimos meses,  em uma grande reflexão sobre as questões que envolvem o crescimento urbano e a Sustentabilidade. Considerando que a Rio+20 envolveu toda a cidade em um grande debate sobre o desenvolvimento sustentável que ultrapassa  os seus limites geográficos, foi proposto aos alunos uma discussão sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do planeta. 

 

 


As turmas do  PEJA, do CIEP Lindolpho Collor desenvolveram um amplo trabalho com o Projeto Sustentabilidade. O assunto foi tratado com grande relevância, uma vez que a relação da educação com a sustentabilidade é a porta de entrada para que se possa conscientizar o corpo discente e a comunidade como um todo acerca da importância do meio ambiente.

 

 

 

 


Objetivos  do projeto

 


- Promover a reflexão sobre as grandes questões da Educação nos tempos atuais  com seus desafios, suas estratégias e suas práticas;

 

- Buscar caminhos para desenvolvimento humano e a sustentabilidade da qualidade de vida;

 

- Abordar temas acerca da reciclagem de garrafas PET até o destino do lixo digital;

 

- Pesquisar sobre o tema sustentabilidade, trazendo o trabalho e subsídios para montagem de murais e exposição ;

 

- Desenvolver pesquisa de forma a relacionar materiais de lixo diário que servem para reciclagem na comunidade;

 

- Montar pequena plantação com vegetais usuais do  tempero doméstico, usando vasos também feitos com garrafas  pet e caixas longa vida;

 

- Elaborar vídeo sobre o tema em forma de programa;

 

- Tornar o aluno multiplicador  das noções trabalhadas e apreendidas durante o projeto e demonstrar consciência das atitudes mais indicadas ou mais perniciosas com relação ao meio ambiente.

 

- Conscientizar o aluno enquanto cidadão, eleitor, ser pensante e responsável, quanto à necessidade e importância da preservação do planeta como sua casa, assim como da preservação das diversas espécies que habitam neste planeta e do bem comum, para o usufruto de filhos, netos, bisnetos, em busca de uma vida mais saudável.

 

 

 

 

Áreas envolvidas

 

 

História do Brasil : O Processo de Colonização

 

Geografia : Os problemas que envolvem a ocupação desordenada no espaço rural e urbano. O Lixo doméstico e o consumo exagerado. Redução das áreas de pobreza

 

Ciências:  Reciclar, Reaproveitar e Reutilizar alguns materiais descartados nos lixos domésticos.

 

Matemática: Situação Problema que envolve economia doméstica. Análise e Leitura de Gráficos e Tabelas.

 

Artes: Criar novas formas de utilização dos diversos materiais descartados. Desenvolvimento do gosto estético e da autoestima.

 

Língua  Portuguesa: Desenvolvimento da linguagem oral  através dos debates e discussões em grupos. Desenvolvimento da escrita através dos registros, experiências, listas de produtos e outros.

 

 

 

Atividades desenvolvidas

 


- Leitura e interpretação de textos diversos sobre o tema;

 

- Análise de gráficos e tabelas;

 

- Sessões de vídeo (Avatar, Um dia depois de Amanhã, Lixo extraordinário, Ilha das Flores, 2012, A carta da Terra, O segredo das águas, etc);

 

- Construção de maquetes  demonstrando a poluição em diversos ambientes degradados;

 

- Produção de receitas com alimentos que incentivam o reaproveitamento dos alimentos;

 

- Cartazes sobre a Rio+20, Meio Ambiente e Sustentabilidade

 

- Confecção de objetos diversos com materiais recicláveis;

 

- Elaboração de cordel com tema Sustentabildade;

 

- Exposição dos trabalhos produzidos em um Corredor Cultural ( realizado no dia 17 de maio).

 

 

 

 


 

Com as atividades propostas, os alunos tomaram conhecimento de alguns conceitos como: consumo consciente, reaproveitamento de alimentos e de água, reciclagem de material e destinação correta para os diversos tipos de lixo produzidos, e o mais importante: perceberam que todos podem colaborar de diversas formas para a transformação do seu habitat: mudando seus hábitos de consumo, evitando desperdícios de energia e de materiais, entre outras ações.

 

 

As turmas puderam interagir umas com as outras, trocando experiências  e tiveram a oportunidade de desenvolver a criatividade, e demonstraram as suas habilidades que, muitas vezes, não são observadas e que sequer eles tinham consciência de que as possuiam. Os professores do PEJA, diante do que foi trabalhado e exposto, consideraram o projeto  Sustentabilidade um sucesso no CIEP Lindolpho Collor.

 

 

 Confira aqui o vídeo produzido pela turma 172 sobre Sustentabilidade :

 

 

  

 

 

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 


  

 


 

 

 

                               

 

 

 


  

Quinta-feira, 14/06/2012

Arte e Sustentabilidade na E. M. Gastão Monteiro

Tags: 7ªcre, projetos, rio+20.

 

 

A Escola Gastão Monteiro Moutinho está desenvolvendo o projeto Vamos Ter que Cuidar Bem deste Planeta. Afinal, Sustentabilidade é o tema que está bastante em voga na atualidade, principalmente por conta da Conferência Rio+20, que estará acontecendo na cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias.

 

 


A E. M. Gastão Monteiro acredita que  é imprescindível desenvolver o projeto Vamos Ter que Cuidar Bem deste Planeta, centrado no tema Arte e Sustentabilidade para levar este conhecimento às crianças e adolescentes, para discussão e inclusão de tarefas interdisciplinares que objetivem ingressá-los na importância da preservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais, através do conceito de sustentabilidade. 

 


Um projeto escolar é a melhor forma de se obter esses resultados, pois aproxima a comunidade da escola, amplia a visão dos alunos e da comunidade.

 


Vamos Ter que Cuidar Bem deste Planeta visa, através de atividades de ARTES, a construção de cidadãos preocupados com o seu meio ambiente, fazendo reflexões e propondo ações para ajudar na preservação do meio ambiente.Todas as turmas da escola estão envolvidas no projeto, que foi elaborado pela professora de Artes, Luciane G. dos Santos, juntamente com a direção e coordenação pedagógica. 
 

 


 AÇÕES DO PROJETO

 


Estruturas das aulas


1ª aula - Vídeos abordando o tema sustentabilidade. Leitura e discussão dos conteúdos apresentados nos vídeos. Trabalho para casa: Na localidade onde vocês moram, o que vocês gostariam de manter e que mudanças ou  sugestões apresentariam como necessárias para a melhoria da qualidade de vida de sua comunidade. Trazer desenho ou foto e frase ou texto.
O aluno que não trouxer, levará para casa outro trabalho mais direcionado.
Esses trabalhos serão expostos nos murais da escola.

 

 Professora de Artes, Luciane Santos, conversando e refletindo com os alunos sobre o tema Sustentabilidade


 

 Alunos atentos assistindo a vídeo sobre sustentabilidade

 

2ª aula e 3ª aula – Apresentação das músicas: “Planeta Água”, de Guilherme Arantes e “Herdeiros do Futuro” de Toquinho. 1º Trabalho: Ilustração das músicas. Cada aluno receberá um verso de cada música. 2º Trabalho: Criação livre de um desenho, frase ou poesia com o tema meio ambiente. Seleção dos trabalhos para montagem de um PowerPoint.

 


 

4ª aula – Término da confecção e ensaio das turmas para apresentação dos trabalhos

 

OBS.: Observando os trabalhos dos alunos durante a 2ª aula, será montado um grupo com alunos selecionados, para pintarem uma tela.


OBS. 2: Vale Importante salientar que os alunos incluídos desenvolverão as atividades com o apoio da Sala de Recursos.

 

 

DIVISÃO DAS ATIVIDADES DE ACORDO COM AS TURMAS

 

 

Música “Planeta Água”
1º, 2º e 3º anos – 1 ilustração, confecção de um planeta com colagem

 

Música “Herdeiros do Futuro”
4º, 5º e 6º anos - 2 ilustrações e uma ilustração com criação livre.

 

Mural confeccionado pelos alunos sobre a importância da Água

Mural com exposição de trabalhos 

 

 

 

 

 


 

 

 

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

 

 

                               

 

 

 


  

Terça-feira, 12/06/2012

Blog da Sala de Leitura Monteiro Lobato

Tags: 7ªcre, salasdeleitura.

 

O Blog da Sala de Leitura Monteiro Lobato, da Escola Municipal Lopes Trovão, foi criado em maio de 2012 e mostra parte dos projetos desenvolvidos este ano na escola.

 


A Escola Municipal Lopes Trovão  foi fundada em 1907, pelo então prefeito Pereira Passos. A escola começou a funcionar em um prédio diferente do atual. Desde aquela época, a U.E. atende os moradores das localidades próximas: Vila da Paz, Tijuquinha, Sítio do Pai João, Muzema e Rio das Pedras.

 

 

Segundo o blog “ atualmente a escola tem 105 anos,  nos quais uma educação de qualidade é oferecida a gerações para a construção do seu conhecimento e sua formação como cidadão. A partir de 1996, a escola prioriza através de projetos desenvolvidos por toda a equipe e por seus alunos, um desenvolvimento adequado deste como um ser pensante e atuante na sociedade.”

 


 Veja um pouco do trabalho desenvolvido na escola e pela sala de leitura:

 

 

Exposição com trabalhos do projeto Pintando com Romero Brito 

 

 

Exposição com trabalhos do Projeto Vamos Abraçar o Mundinho 

 

 

Biografia , obras e estilo literário do Monteiro Lobato

 

 


Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.

 

Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.


Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de inovações nos livros didáticos e infantis.


Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou por um estilo de escrita com linguagem simples, onde realidade e fantasia caminham lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.


Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem com quem o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho, que tem atitudes de adulto; Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio; Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", que até hoje encanta muitas crianças e adultos.


Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.


Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.


No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.

Fonte:http://emtrovao.blogspot.com.br

 


Frases de Monteiro Lobato

 


- "De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo."


- "É errado pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião."


- "O livro é uma mercadoria como qualquer outra; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. (...) Se o livro não vende é porque ele não presta".


- "Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos."

 

 

 

 

Clique na imagem abaixo para conhecer o blog e acompanhar

o trabalho da sala de leitura:

 

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php
 

 

 

                               

 

 

 


  

Quinta-feira, 03/05/2012

O Sucesso do EDI Doutora Zilda Arns

Tags: 7ªcre, educação, infantil.

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Doutora Zilda Arns funciona em horário integral e atende crianças da creche e pré-escola. O EDI recebeu o Prêmio Anual de Qualidade da Educação em Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 2010 e 2011.

 

A Secretária de Educação, Claudia Costin, participou da cerimônia de premiação no dia 11 de abril, no Clube Monte Líbano, no Leblon. A diretora do EDI Doutora Zilda Arns, Ana Maria de Souza, representou as diretoras que foram premiadas consecutivamente nos últimos dois anos, subindo ao palco para premiação.

 

O EDI Doutora Zilda Arns foi inaugurado em janeiro de 2010. A equipe gestora composta por Ana Maria de Souza, como diretora Geral e Vanessa Pereira Lima, como diretora adjunta, está à frente do EDI desde a inauguração.

 

O Projeto Político Pedagógico da unidade escolar tem o título “Lugar doce como o sorriso de uma criança!” Confira a entrevista feita pelo Rioeduca com a gestão do EDI:

 

 

Rioeduca: Qual é a missão/marco referencial do PPP?

 

EDI Dra. Zilda Arns: Uma ação educativa prazerosa, direcionada para o pensar, o agir e o refletir, através de situações que proporcionem o estimulo, a observação, a descoberta, o pensamento crítico e criativo, numa perspectiva sócio-interacionista, tendo como eixo de trabalho o “brincar”.

 

Rioeduca: Quais os objetivos/metas principais do PPP?

 

EDI Dra. Zilda Arns: Nossa principal meta é construir um ambiente onde a criança se sinta FELIZ. Para fazer o outro feliz é preciso também estar feliz – a internalização envolve uma
atividade externa que deve ser modificada para se tornar uma atividade interna – e para que isto ocorra, este lugar também tem que ser especial para quem lida com a criança. Não há desenvolvimento sem afetividade. A criança precisa vivenciar o afeto para interagir, crescer, aprender e se desenvolver.

 

 

 

Rioeduca:Quais as atividades,já desenvolvidas,consideram mais marcantes?

 

EDI Dra. Zilda Arns:  Leitura em Família – na praça com toda a Comunidade Escolar; Feira Cultural – que acontece todo o ano e mobiliza toda a Comunidade; Vivenciando o Espaço em Família – oficinas com pais e filhos. Nossa intenção é ir além, possibilitando à nossa Comunidade Escolar o vislumbre de um campo de possibilidades através das parcerias firmadas e cada projeto desenvolvido nos superarmos para um atendimento de excelência.

 

 

 

EDI contra a Dengue : Peça Teatral para as crianças

 

 

 

Rioeduca: Como é a participação da comunidade escolar?
 

EDI Dra. Zilda Arns: Construimos uma relação muito próxima com esta comunidade, uma relação de respeito mútuo. Preocupamo-nos sempre com o acolhimento das famílias. Nada melhor do que chegar a um Espaço, ser recebido com um sorriso, um cafezinho e uma palavra amiga. Estamos sempre prontos a receber todos com dignidade e respeito. Com essas ações, pretendemos conscientizar os pais e responsáveis da sua importância no processo de desenvolvimento de seus filhos e, consequentemente a segurança de deixá-los em um Espaço qualificado.

 

 

 

 EDI no Colônia em Ação

 

Rioeduca: Como foi saber sobre a premiação de 2010 e agora também,  de 2011?
 

EDI Dra Zilda Arns: Construimos nossa prática diária com o objetivo de atingir cada vez mais a excelência no atendimento oferecido. Esse prêmio vem ratificar esse compromisso que temos com uma Educação de qualidade. Saber sobre esse prêmio foi uma felicidade, somos BICAMPEÕES, e o interessante é que nós duas, Ana Maria e Vanessa, ficamos sabendo na mesma hora, porém em locais distintos. Eu, através do email institucional e Ana Maria, no avião – voltando de uma viagem recebida pelo prêmio de 2010.

 

 

Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde

 

 


Rioeduca: Que mensagem quer deixar para os leitores do Rioeduca?
 

EDI Dra Zilda Arns:  “Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas; longe dos predadores, das ameaças e dos perigos e mais perto de Deus; assim devemos cuidar de nossas crianças como um bem sagrado. Promover o respeito a seus direitos e protegê-las.” Zilda Arns, Haiti – janeiro/2010.

 

Parabenizamos toda a equipe do EDI Doutora Zilda Arns pela premiação

recebida em 2010 e 2011!

 

 

Para saber mais sobre a premiação, acesse o link abaixo:

http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=2733381

 

PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php