A A A C
email
Todos os posts escritos por Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE
Retornando 23 resultados para o autor 'Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE'

Terça-feira, 01/05/2012

Espaço Virtual da E. M. Menezes Cortes

Tags: 7ªcre, blogsdeescolas.

A E. M. Menezes Cortes está localizada em Jacarepaguá (Freguesia) .  A escola atende cerca de 1280 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em 2 turnos, diariamente.O blog da unidade escolar  teve sua primeira postagem em setembro de 2011.

 

 


O blog da Escola Menezes Cortes apresenta diversas atividades desenvolvidas na unidade, incluindo exposições e participação dos estudantes em eventos esportivos e culturais.


A Escola acredita que a Educação é a chave mestra para se realizar profundas mudanças no mundo. Acreditando também que a leitura é a base primordial para todo trabalho de pesquisa, de indagação e  de transformação.


O Projeto Político Pedagógico “Ler para Crer” baseia-se nessas premissas e o blog foi criado para que a comunidade escolar possa conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos da escola.

 

No blog, é possível ver, por exemplo, uma exposição de ciências realizada no início do mês de abril.

TEMA DA EXPOSIÇÃO : CÉLULAS

 


 

"Todos os seres vivos são formados por células, com exceção dos vírus; que dependem das células de outros seres vivos para se reproduzir e transmitir seu material genético para seus descendentes. A célula é a menor parte dos seres vivos que consegue exercer todas as funções vitais: nutrição, liberação de energia e reprodução. Por isso, encontramos seres unicelulares ou seja , com apenas uma célula, como as bactérias e algumas algas"
 

Confira, agora, fotos do evento organizado pela professora Rosa Helena e com trabalhos feitos pelos seus alunos, do 8º ano:

 

Rosa Helena, professora  de Ciênciase e organizadora da exposição 

 

 

Mural elaborado para a exposição

 

 

Trabalhos realizados pelos alunos do 8ºano

 

 

Detalhes das maquetes retratando células 

 

Segundo o blog, a experiência e a a didática da professora Rosa Helena prendem a atenção de todos os  alunos e colegas de trabalho. A professora discursa sobre a matéria de forma clara e precisa, dessa forma, seus alunos passam a dominar o conteúdo.

A exposição foi a culminância de um trabalho realizado junto aos alunos do 8ºano e teve como finalidade ser apresentado à comunidade escolar e prestigiar os alunos das turmas participantes.

 

 

Clique na imagem abaixo, para acessar o blog e conhecer mais do trabalho da escola:



 

 

 

 

 PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

                               

 

 

 


  

Quinta-feira, 02/02/2012

A Importância dos Primeiros Dias na Educação Infantil

Tags: 7ªcre, acolhimento.

 

O início de mais um ano letivo sempre traz expectativas para professores e alunos.Na Educação Infantil é um momento marcante, principalmente para crianças que nunca antes estiveram na escola.Duas professoras da 7ªCRE , que costumam trabalhar com Educação Infantil, falam ao Rioeduca sobre o período do acolhimento.

 

A professora Maria Helena Gonzaga é professora da rede municipal há mais de 20 anos e tem regido turmas de Educação Infantil há cerca de 7 anos.Ela é formada em Pedagogia e no momento está trabalhando na Creche Municipal Tia Malu, localizada na Taquara e também na Escola Municipal  Denise Maria Torres. Confira o depoimento ao Rioduca onde a professora fala sobre acolhimento na Educação Infantil:

 

A Professora Maria Helena (de verde) com alunos da Educação Infantil em Comemoração Natalina

 

É hora de voltar às aulas...


Para os pequenos, em sua maioria, é a primeira vez que terão contato com esse espaço novo, que é a escola.Deixar de conviver somente com seus familiares, com amiguinhos do dia-a-dia, para mergulhar em um mundo novo, cheio de novidades, com um monte de rostos diferentes.


Por isso, é importante nesse primeiro momento, passar pelo processo de acolhimento. O nome já diz: ser acolhido, recebido, aconchegado.Assim, nós profissionais da educação, precisamos ter a sensibilidade e o bom senso de perceber que para os pequenos tudo é novo e, geralmente, o que é novo às vezes assusta.


Precisamos nos munir de compromisso, disposição e doação para recebê-los.Um espaço de sala de aula, com brinquedos, jogos, musiquinhas, bem descontraído para que sintam-se à vontade.


Poderão trazer de casa, nesses primeiros dias, algum objeto que esteja vinculado, ao seu dia-a-dia. Creio, que assim a adaptação será mais prazerosa.Com certeza, mesmo com alguma relutância, em pouco tempo estarão totalmente adaptados a esse maravilhoso mundo novo: a Escola!


Que venham os pequenos !!!

 

A professora Fernanda Barbosa é professora da rede municipal há cerca de sete anos e tem regido turmas de Educação Infantil em todo esse período. Ela é formada em Pedagogia e também em Letras e tem Pós Graduação em Educação Infantil. Atualmente ela está trabalhando na Escola Municipal Escritora Clarice Lispector, próximo ao Rio das Pedras.Confira o depoimento da professora falando sobre acolhimento na Educação Infantil:

 

A professora Fernanda com seus alunos da Educação Infantil

 

 

A acolhida é muito importante nesse começo de ano, ou melhor, início de vida escolar. Tudo muito novo para os pequenos, que pela primeira vez estarão se distanciando do familiar e irão iniciar suas jornadas nas unidades escolares.

Partindo dessa concepção, é importante oferecer diferentes possibilidades de jogo ou atividades tranquilas para que a criança possa ao seu ritmo, adaptar-se ao ambiente escolar, sem pressa ou imposição.


Uma atividade que faz muito sucesso é o saco surpresa, durante rodinha fazer mistério perguntando, “o que será que tem nesse saco?! Será que tem um Leão?! Um urso?!”. Aos poucos, ir tirando as surpresas, boneca, carrinho, ursinho, massinha e entre outras coisas. E conversando com eles, dizer que aquelas coisas irão fazer parte da nossa rotina. Brincar de batata quente, também é muito legal, porque é uma forma de conhecer as crianças e elas também conhecerem o grupo.

No mais, a vontade de realizar um bom trabalho, com muito carinho, paciência e amor! Vamos que vamos!

 

Importância do Acolhimento 

 

O acolhimento é realmente um período fundamental para a criança. O período exige muita habilidade.Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, "o professor pode planejar a melhor forma de organizar o ambiente nestes primeiros dias, levando em consideração os gostos e preferências das crianças, repensando a rotina em função de sua chegada e oferecendo-lhes atividades atrativas. Ambientes organizados com material de pintura, desenho e modelagem, brinquedos de casinha, baldes, pás, areia, água etc. São boas estratégias."

 

 

O vínculo entre família e escola deve ser criado nos primeiros dias e mantido durante todo o ano letivo. A participação dos pais não deve se limitar às datas comemorativas. No período de acolhimento pode ser necessária, em alguns casos, a presença deles na escola, por algumas horas e até alguns dias.Nos casos de pais que não podem estar presentes, devido ao trabalho, sugere-se a substituição deles por alguém de confiança da criança.Muitas vezes, o choro é inevitável. Nesses momentos deve ser dada atenção especial à criança, incentivando-a a participar de atividades atrativas como modelagem ou brincar com algum brinquedo especial, guardado para essas ocasiões.

 

A escola toda deve estar envolvida nesse processo e o apoio da direção, coordenação, corpo docente e funcionários em geral é fundamental para que esse período transcorra na maior tranquilidade possível. O projeto político pedagógico também deve prever ações compatíveis com essa época do ano.

 

Ao professor cabe cativar as crianças, tornando a escola um ambiente agradável e seguro. Para os primeiros dias, sugere-se brincar e trabalhar com as crianças em grupo, ajudá-las a localizar a própria sala e outros ambientes da escola, promover o contato das crianças com materiais que farão parte do cotidiano.

 

A divisão da sala em cantinhos também pode ser explorada aos poucos para as crianças irem se familiarizando com os mesmos.Entoar cantigas conhecidas ou canções fáceis de aprender, brincadeira de roda e jogos com bolas costumam agradar as crianças de uma forma geral.

 

O acolhimento bem planejado favorecerá a criação de um clima de reciprocidade e segurança, possibilitando oportunidades de aprendizagem e de troca entre as crianças e o professor durante todo o ano letivo.
 


 PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


  

Quinta-feira, 05/01/2012

Mudo o Homem, Mudo o Mundo

Tags: 7ªcre.

 

O Projeto Mudo o Homem, Mudo o Mundo aconteceu no CIEP Dr. Adelino da Palma Carlos, que atende crianças da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental . Com ações práticas e diretamente focadas no aluno bem como em toda a comunidade escolar, o Projeto seguiu as propostas do PSE (Programa Saúde na Escola). Todas as turmas foram atendidas pelo projeto durante o ano de 2011 e terá continuidade agora em 2012.

 

 Palestras sobre Dengue e Tabagismo para a comunidade feita por  profissionais da Saúde 

 

Principais objetivos do Projeto

- possibilitar ao aluno a apropriação de meios para se situar no mundo em que vive, criticando e participando de sua transformação;


- ter o aluno como sujeito agente de modificação da comunidade onde vive, multiplicando junto a seus responsáveis os conteúdos construídos na escola;


- verificar o nível de saúde dos alunos e seus familiares, a fim de promover melhor qualidade de vida (considerando a proposta do Programa Saúde na Escola);


- promover ações de conscientização para facilitar o acesso dos alunos e familiares ao Sistema Único de Saúde.

 

Alunos multiplicando seus conhecimentos para outros alunos

 

Produção de sabonete líquido natural

 

Alunos reunidos e praticando atividade física no circuito "Saúde é o que interessa"

 

Principais ações realizadas

 

• Palestras, vídeos e oficinas sobre a Dengue, com a parceria da Policlínica Newton Bethlem, que disponibilizou agentes de saúde, estagiários e materiais de divulgação;


• Conferência das cadernetas de vacinação e entrevistas com os responsáveis a fim de sondar as possíveis necessidades de saúde da família;


• Realização de uma “Jornada Ecológica”, onde foi preparada uma semana especial de atividades (semana do meio ambiente) relacionadas ao bem estar físico, mental e ambiental, com: passeata ecológica dentro da escola e da vila olímpica vizinha (Praça Seca) em que os alunos expuseram placas, cartazes e panfletos que falavam sobre a preservação do meio ambiente, plantação de uma muda de Pau-Brasil no jardim da escola, circuito “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”, com atividades de rodízio de Educação Física, palestra e oficina de reciclagem em parceria com agricultores familiares de Magé e, encerrando a Jornada, as turmas 1.104 e 1.105, das Professoras Flávia, Silvia e Soraia, realizaram o preparo de Suco Vivo, utilizando 1 tipo de legume, fruta, verdura e grão germinado, adoçado com açúcar mascavo, todos degustaram e depois plantaram os grãos germinados na hortinha para observar seu desenvolvimento.

 

 

Caminhada contra a Dengue

 

Feira Agro Ecológica realizada na escola para a comunidade

 

Horta Orgânica e a turma 1105 da profª. Flávia 

Culminância do Projeto

   Houve uma Feira de Ciências, onde todas as turmas da escola expuseram suas experiências e trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto. O CIEP também contou com a parceria da SMS, que, disponibilizou diversos materiais de divulgação e informação para serem utilizados em campanhas, palestras e na Feira de Ciências. O contato foi feito com Sr. Alexandre Santos, Presidente da Saúde do Escolar.

Mudanças geradas pelo projeto

• Transformação no comportamento do aluno, ou seja, o aluno hoje se reconhece como sujeito cognitivo e social, agente participante e transformador da sociedade em que vive, atuando no crescimento individual e coletivo desta organização política e social;
• Aumento da frequência e permanência dos alunos, devido a melhora na saúde dos mesmos;
• Diminuição da incidência de doenças crônicas, principalmente respiratórias;
• Redução do número de fumantes na comunidade escolar;
• Conscientização da importância do acompanhamento médico por parte dos responsáveis;
• Comunidade mais unida e coerente, que apoia e colabora com a escola.

 


 PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF