A A A C
email
Todos os posts escritos por Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE
Retornando 32 resultados para o autor 'Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE'

Terça-feira, 31/07/2012

Blog do CIEP Dr. Joaquim Pimenta

Tags: 7ªcre, blogsdeescolas.

 

O Blog do CIEP Dr. Joaquim Pimenta está no ar há pouco mais de três meses. O Espaço virtual da escola  tem como um dos seus objetivos mostrar atividades desenvolvidas pelos alunos.

 

 


O CIEP Dr. Joaquim Pimenta está localizado em Curicica, Jacarepaguá, e atende diariamente cerca de mil e cem alunos  do Ensino Fundamental. Pelo blog  da escola é possível ver sugestões de atividades para professores, murais criados pelos alunos, festas e passeios realizados, além de diversas informações e ações do CIEP.

 

O blog é atualizado constantemente pelo professor Leonardo Santos, que também é embaixador da Educopédia na escola.

 

 

 

No dia 12 de julho, depois de uma grande festa no CIEP Dr. Joaquim Pimenta, aconteceu, no Parque Chico Mendes, uma visita com os alunos do segundo segmento, para encerrar o semestre com chave de ouro!

 

 

 

Clique na imagem abaixo e acesse o blog para conhecer mais o trabalho do CIEP:

 


 

 


 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!  

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php
 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 26/07/2012

A Rádio Maluzinha e o Meio Ambiente

Tags: 7ªcre, meioambiente, educaçãoinfantil, rádio.

 

A Creche Tia Malu, localizada na Taquara, está desenvolvendo o Projeto Pedagógico: “Na Era da Tecnologia, a Rádio Maluzinha Encanta os Nossos Dias”. A Maluzinha, apresentadora e personagem principal da Rádio, desenvolveu com as crianças, nesse trimestre, temas relacionados ao meio ambiente.

 

A ideia do projeto Na Era da Tecnologia, a Rádio Maluzinha Encanta os Nossos Dias surgiu da necessidade que os alunos têm de expressar oralmente seus desejos, costumes e sentimentos. A Rádio é o momento em que eles desenvolvem sua oralidade, ampliam seu vínculo de relacionamento, bem como sua bagagem cultural.

 

 

 

Os alunos ouviram histórias que tratavam sobre o tema Meio Ambiente, como Reciclagem do lixo (livro “Reciclagem, a aventura de uma garrafa”), o desmatamento (livro “A última árvore do mundo”), a poluição do ar e o prejuízo ambiental dessa prática (livro “Onde canta o sabiá).

 

 

 

A partir desses temas iniciados na Rádio, os alunos fizeram atividades de reaproveitamento do lixo, recontaram histórias, criaram suas próprias histórias, plantaram mudas no terraço da Creche, além da própria mudança de hábitos que o projeto nos propõe, enquanto seres humanos transformadores do meio que nos cerca.  

 

 

 

 

 

 



PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!   

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 24/07/2012

Capacitação do Pé de Vento na 7ª CRE

Tags: 7ªcre, capacitação, pédevento.

 

 

A capacitação sobre o Pé de Vento, na 7ªCRE,  foi realizada no dia 17 de julho e teve como dinamizadora a professora Dilma Guimar, integrante da GED/7ª CRE e que faz parte do grupo de Mobilização da Educopédia. O Pé de Vento é um curso especial da Educopédia para alunos do 1ºano do Ensino Fundamental.

 

 

 

Mais de 60 professores regentes de turmas do 1º ano  estiveram reunidos no Auditório da 7ª CRE para conhecerem e também apresentarem o Curso Especial de Alfabetização da Educopédia. A professora Dilma Guimar  trouxe o Pé-de-Vento e algumas  possibilidades de ampliação e sistematização das atividades. Também fez uma demonstração de como ligar o KIT Educopédia. Cada escola ganhou um passo a passo para ajudar na instalação dos equipamentos.

 


 

A capacitação teve, no turno da manhã, os relatos das professoras Maria Joana,  que contou como está trabalhando o Pé-de-Vento com sua turma do CIEP Roberto da Silveira e também foi possível ouvir a empolgação da professora Patrícia, que relatou como seus alunos da E. M. Pedro Américo estão encantados com Bia, Marcelo, Babu e todos os  outros personagens.

 


 

Já no turno da tarde, A professora Maristela contou suas aventuras, com a turminha do 1º ano, da E. M. Roberto Burle Marx. Além disso, foi muito bom ter a presença dos embaixadores Leonardo ( E.M.Joaquim Pimenta), Viviane ( E. M. Pedro Américo) e o apoio das educopedistas  Lúcia Rigueira (Mobilização educopédia) e Dayse Assunção (Articuladora da Educopédia)  e da Susan Rocha (Coordenação da Educopédia).

 


 

O encontro foi muito dinâmico com dobraduras, atividades práticas, distribuição de brindes e animação. Uma das atividades realizadas foi a dobradura do Pé de Vento, que também pode ser realizada junto com os alunos.
 

 

Dobradura do Pé de Vento 

 

 

 

 

Para acessar o Pé de Vento, clique na imagem abaixo:

 

 

 

 

Para saber mais sobre o Curso Especial Pé de Vento, visite o blog:

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA! 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php
 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 19/07/2012

Jornada Socioambiental no CIEP João Batista

Tags: 7ªcre, meioambiente.

 

 O CIEP João Batista dos Santos realizou diversas ações a partir do eixo temático de trabalho “CIEP, mostra a sua cara no país da Sustentabilidade”. O CIEP integrou a Jornada Socioambiental do ALFAZENDO - organização civil sem fins lucrativos, filantrópica, educativa e de promoção social, fundada por educadores/ moradores e ex-moradores que atuam no movimento social na Cidade de Deus, que iniciou uma proposta pensando acerca dos temas  abordados na Rio + 20, para realizar a “Jornada de Educação Socioambiental Cidade de Deus e Maré Rumo a Rio + 20.”

 

 

 

A Jornada teve como objetivo destacar iniciativas práticas e metodologias que pudessem promover o desenvolvimento socioambiental, dando visibilidade à articulação dos atores sociais, às conexões entre as ações locais e às mudanças globais a partir da Educação Socioambiental nos territórios Cidade de Deus e Maré.

 

A questão ambiental é um tema muito comentado por uma razão simples: a necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na escola.

 

 

 

O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, com atitudes de conservação.

 

Para falar sobre Educação Ambiental com crianças é importante abordar assuntos que produzam resultados ao alcance delas e a principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente e  Sustentabilidade é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade local e global, possuindo um desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

 

 

 

A educação ambiental, uma vez implantada, proporcionará à criança a oportunidade de manter um contato profundo com a natureza, ambientando-as às condições naturais que o mundo oferece em seu habitat.

 

Para se fazer um estudo ligado à área de meio ambiente não precisa de muitos recursos financeiros e sim boa vontade, pois com cartilhas educativas e a boa vontade de professores que sejam orientados para tal, com certeza o assunto será tratado de maneira fácil e esclarecedora. Para tanto, justifica-se a necessidade de se fazer um trabalho voltado para despertar o interesse das crianças, a fim de que elas possam fazer descobertas que contribuam para o enriquecimento do saber e para a preservação do meio em que vivem, e assim, cresçam conscientes para não destruirem o mundo que as rodeiam.
 

 

 Objetivos do Eixo Temático

 

Implantar desde a Educação Infantil um programa que procure tratar as questões ambientais; 

 

Relacionar os problemas causados pela degradação do meio ambiente;

 

Estudar os diversos fatores causadores da poluição na cidade;

 

Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da Sustentabilidade e da importância da sua preservação, assim como a necessidade do reaproveitamento do lixo por meio de reciclagem, e como o homem está inserido nesse meio;

 

Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado  à natureza.

 

 

 

 

O eixo de trabalho tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente nas ações de preservação do meio ambiente, mas refletir como colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade, abordando o princípio de sustentabilidade ambiental e associando-o às nossas atitudes cotidianas.


 

 

A avaliação aconteceu ao longo do desenvolvimento do eixo através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas e suas produções.

 


A equipe do CIEP João Batista acredita que é fundamental sensibilizar os alunos para se tornarem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida e  com o bem estar da sociedade. Para isso,  é necessário, mais do que informação e conceitos, deve-se  trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos.

 

Comportamentos ambientalmente corretos serão aprendidos na prática do dia-a-dia na escola adotando posturas no ambiente escolar, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.

 

 

 

 

 

 




PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!  

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

 

http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share