A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho - Representante do Rioeduca na 2ªCRE
Retornando 8 resultados para o autor 'Renata Carvalho - Representante do Rioeduca na 2ªCRE'

Terça-feira, 15/05/2012

Projeto UCA na E. M. Madrid

Tags: 2ªcre, projetos.

 

A E. M. Madrid é a primeira escola do município do Rio de Janeiro a participar do projeto UCA – Um Computador por Aluno, proposto pelo Governo Federal. Hoje conheceremos um pouco sobre o desenvolvimento deste projeto nesta unidade escolar de nossa rede.

 

 

 

 

O projeto Um Computador por Aluno é desenvolvido pelo Governo Federal desde 2005 e tem como objetivo ser um projeto educacional que envolva tecnologia e inclusão digital.


Na E. M. Madrid, o projeto UCA chegou ao final do ano de 2010 e foi de fato efetivado em 2011. Apesar das dificuldades, a escola conseguiu colocar em prática a utilização dos “Uquinhas”, forma carinhosa pela qual são conhecidos os computadores nas turmas da escola.


Antes de iniciar o uso dos computadores, a escola passou por uma capacitação, pela SME, em fins de 2010 e início de 2011, bem como acompanhamentos parciais pela Mídia Educação. Durante este processo, uma das professoras ficou responsável por capacitar alunos nas turmas, cerca de quinze por turma, para serem monitores que viessem a auxiliar os colegas e também os professores no projeto.


Neste ano de 2012, o projeto UCA continua sendo desenvolvido na E. M. Madrid e a professora Paula Martins nos enviou um relato sobre o assunto:


“Caminhamos “sobre pedras” e ainda passamos por cima de algumas! Já temos um número maior de professores que utilizam os “Uquinhas” nas turmas. Os alunos adoram pesquisar assuntos pedagógicos na internet, digitar seus trabalhos e utilizar as ferramentas pedagógicas que o netbook oferece. Resumindo, é muito bom ter o Projeto UCA na Madrid. Estamos gostando muito dos avanços e sabemos que poderemos ir bem mais adiante.”


Outro fato interessante é que o computador acompanha o aluno durante sua permanência na escola. Exemplo: Se o João, que era da turma 1.602, tinha o “Uquinha” número 120, no ano de 2011; em 2012, na turma 1.701, ele continuará com o “Uquinha” 120. Afinal, a característica principal do projeto é a de ser um computador por aluno, cada um tem o seu, com seus arquivos e sua personalização da área de trabalho.


Este ano, a E. M. Madrid conta com uma nova parceria, a UFRJ,  que através de edital do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), começou a realizar um trabalho junto aos professores.

 

Projeto UCA, Educopédia e Cadernos Pedagógicos

 

Algumas atividades já foram desenvolvidas pelos professores da E. M. Madrid, utilizando o projeto UCA em parceria com a Educopédia e os cadernos pedagógicos.


A professora Glória, de História, utilizou a Educopédia para falar sobre o Feudalismo com os alunos do 7º ano. Esta aula foi complementada com o uso dos cadernos pedagógicos formulados pela Secretaria Municipal de Educação. Os alunos ainda puderam utilizar seus netbooks para pesquisar sobre o assunto e escrever sobre suas conclusões.

 

 

Aluna utilizando o netbook do Projeto UCA durante as aulas de história

 

 

Integração entre o projeto UCA, a Educopédia e os cadernos pedagógicos nas aulas de História

 

Em 2011, a Maratona de Histórias também contou com a colaboração do Projeto UCA, pois através da utilização dos computadores pessoais, os alunos puderam pesquisar sobre a vida de Nelson do Cavaquinho, ouvir suas músicas e criar apresentações de slides.

 

 

Agradecimentos especiais à professora Paula Martins, que entrou em contato e enviou o relato sobre o projeto.


Parabéns à equipe da E. M. Madrid e muito sucesso no desenvolvimento do projeto UCA!


Conheça mais sobre o trabalho da E. M. Madrid, visitando seu blog

http://escolamadrid.blogspot.com.br/

 

Professor, divulgue também os blogs ou projetos desenvolvidos em sua escola. Queremos conhecê-los! Para isto, entre em contato com o representante do Rioeduca em sua CRE.

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário ou clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.
 

 

Professora Renata Carvalho - Representante do Rioeduca na 2ªCRE

Twitter: @tatarcrj

Email: renata.carvalho@rioeduca.net
 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 14/05/2012

Novidade no Mundo Virtual: Blog da E. M. Matta Machado

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.


Hoje apresentamos o blog da E. M. Matta Machado, que recentemente nasceu para o mundo virtual. Neste novo ambiente, encontramos a história da escola, de seu patrono e também alguns registros de atividades que já aconteceram no ano de 2012.

 

 

O desenvolvimento do blog da E. M. Matta Machado é fruto da “Oficina de Blogs” que aconteceu no dia 03 de maio, no auditório da 2ª CRE. A professora Rita Pinheiro, Coordenadora Pedagógica desta unidade escolar, esteve presente no encontro e pode adquirir novos conhecimentos que auxiliaram na construção deste ambiente virtual.

 

 

A E. M. Matta Machado está localizada no bairro do Alto da Boa Vista e suas novas instalações foram inauguradas no dia 10/02/2010.

 

 

“A construção do novo prédio foi determinada após levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação, no qual foi constatado que a antiga escola não tinha capacidade para atender a demanda de estudantes. A nova construção colocou à disposição dos alunos: biblioteca, quadra coberta, cozinha, salas de orientação pedagógica e de informática, além de estacionamento, parque para a Educação Infantil, elevador e banheiros para alunos portadores de deficiência.”


Nota: Retirado do blog da escola

 

A História do Patrono

 

João da Matta Machado

 

“Nascido em Diamantina, em 14 de Novembro de 1850, João da Matta Machado iniciou seus estudos com o célebre latinista Dr. Lucindo Pereira Passos. Mudou-se para o Rio de Janeiro aos 14 anos e matriculou-se no Colégio Santo Antônio. Em 1874, formou-se na Escola de Medicina, onde fundou o "Radical Acadêmico" e redigiu a "Revista Médica", além de outros periódicos.


Retornou à terra natal, onde clinicou com grande êxito. Foi provedor da Santa Casa de Misericórdia e Presidente da Câmara Municipal de Diamantina.


Ao ser eleito Deputado Provincial em 1878, prestou ótimos serviços. Por sua influência foram votadas as leis de autorização da Estrada de Ferro de Philadelphia e criados: o Lyceu de Artes e Officios do Serro, a Escola Normal de Diamantina e a Navegação a Vapor do Rio São Francisco.


Em 1884, foi convidado para ocupar o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros no Gabinete Dantas, onde se notabilizou pelo caso litigioso das Missões, garantindo aos brasileiros as terras do sul do país. Anos após, tornou-se o primeiro Presidente da Câmara dos Deputados na história da República, sendo reeleito em várias legislaturas.


Abolicionista, foi preso por ocasião da Revolta de 1893, após sua libertação dedicou-se à agricultura.”

Nota: Retirado do blog da escola

 

Além da história da unidade escolar, este novo ambiente virtual apresenta atividades que aconteceram no primeiro trimestre de 2012.

 

 

 

Parabéns à equipe da E. M. Matta Machado pela criação do blog!

Muito sucesso com este novo ambiente virtual!

 

Clique aqui para conhecer mais sobre o trabalho da E.M. Matta Machado.


O portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Você também pode divulgar os blogs ou projetos desenvolvidos por sua escola, basta entrar em contato com o representante de sua CRE. Clique na imagem abaixo para conhecê-lo.

 


Gostou desta publicação? Deixe um comentário ou clique em "curtir" para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 08/05/2012

Oficina de Blogs na 2ª CRE

Tags: 2ªcre, blogsderioeducadores, capacitação.

 

No dia 3 de maio, aconteceu mais uma edição das “Oficinas de Blogs 2012” e desta vez o encontro foi no auditório da 2ªCRE.

 

 

Afinal, o Que é Blog?


O blog pode ser considerado um das formas de publicação da Web 2.0, isto significa que faz parte de uma geração da web que propõe o compartilhamento das informações e colaboração na construção do saber. Uma das características da Web 2.0 é que podemos deixar de ser simplesmente receptores de informações, como acontecia na Web 1.0 vista apenas como repositório, para sermos produtores de conhecimentos e informações que podem ser compartilhadas e discutidas no universo online.

 

As “Oficinas de Blogs 2012”


Foi com o objetivo de compartilhar seus conhecimentos sobre os blogs educacionais, que as professoras Regina Bizarro e Renata Carvalho, representantes do Rioeduca na 5ª e na 2ªCREs, respectivamente, criaram as oficinas de blogs.


Sempre que possível, as professoras Regina e Renata auxiliavam outros professores na criação e manutenção de seus blogs e foi por perceberem esta necessidade, que surgiu a ideia de criar as oficinas de blogs.


Neste ano, já realizamos “Oficinas de Blogs” na 5ª e na 4ª CREs e no último dia 03 de maio, foi a vez de nos reunirmos com os professores da 2ªCRE, para compartilhar o que sabemos sobre os blogs educacionais e também aprender com nossos colegas, afinal o título do blog que criamos é “Oficina de Blogs 2012 – Compartilhando Experiências”.

 

 

Professoras Regina Bizarro e Renata Carvalho

 

Como Aconteceu esta Edição das “Oficinas de Blogs 2012”?


Entrei em contato com a Gerência de Educação da 2ªCRE e fui recebida pela professora Morgana Rezende, gerente da GED, e pela professora Maria Inez Zain Brazuna, coordenadora da E/SUBE/2ªCRE. Conversamos sobre a realização da oficina e a importância dos blogs educacionais.


As escolas que ainda não possuíam blogs ou o responsável por ele com dificuldades em interagir com a plataforma foram convidados a participar. As inscrições foram realizadas através do blog “Oficina de Blogs 2012”, nele disponibilizamos dicas e materiais que podem ser úteis na criação e manutenção de blogs educacionais.


Após as inscrições terem sido realizadas, as dinamizadoras e um grupo de cerca de vinte e cinco professores se reuniram para trocar conhecimentos sobre os blogs educacionais e aprender como criá-los.


A professora Inez Brazuna iniciou a “Oficina de Blogs 2012”, na 2ªCRE, recebendo os professores participantes e falando sobre a importância de aproveitar aquele momento de troca de conhecimentos.

 

 

Da esquerda para direita: Professoras Regina Bizarro, Renata Carvalho, Inez Brazuna e Morgana Rezende

 

A tarde em que passamos reunidas com os professores da 2ªCRE, foi gratificante para nós, dinamizadoras da oficina de blog, pois conseguimos compartilhar nossos conhecimentos e aprender com os colegas presentes no encontro.


“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
Cora Coralina

 

Com o intuito de aperfeiçoar nosso trabalho, deixamos no blog “Oficinas de Blogs 2012” um formulário onde os participantes da oficina puderam opinar sobre o desempenho da mesma.

 

“Adorei a oportunidade de participar. Apesar de já dominar alguma coisa da ferramenta, aprendi coisas novas também. Precisamos de outras oficinas... o tempo foi curto.” Professora Karla Bastos – Classe Hospitalar Fernandes Figueira


“Agradeço pela oficina de blogs, tirou algumas dúvidas que eu possuía e me deu mais segurança para mexer mais. Quando tiver a oficina avançada não se esqueçam de comunicar, pois com certeza estarei lá para aprender novas possibilidades.” Professora Valeria Silveira – E.M. Bárbara Ottoni


“Gostei muito, mesmo o tempo tendo sido muito curto, me orientou bastante para preparar o blog da escola e colocá-lo em tempo recorde online. Obrigada a todos. Professora Celia Regina – E. M. Guararapes Cândido
 

 

 

Obrigada a todos os participantes pela presença na “Oficina de Blogs 2012” na 2ªCRE!


Conheça mais sobre este trabalho visitando nosso blog "Oficina de Blogs 2012"

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em "curtir" para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.
 




 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/05/2012

Professores da 2ª CRE Conhecem a Educopédia e o Rioeduca

Tags: 2ªcre, capacitação, educopédia.

No dia 19 de abril, professores da 2ªCRE se reuniram na E. M. Mata Machado para conhecer os recursos da Educopédia e do portal Rioeduca.

 

A Educopédia é uma plataforma online de aulas colaborativas digitais, produzidas por professores de nossa rede de ensino. As atividades das aulas digitais contêm textos, vídeos, jogos e muitos recursos interessantes que colaboram com a aprendizagem dos alunos, pois o conteúdo está de acordo com as orientações curriculares da SME/RJ.


No Rioeduca, portal da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, encontramos informações úteis ao nosso cotidiano escolar e, além disto, há um blog no portal dedicado à divulgação dos trabalhos produzidos por professores e escolas de nossa rede. Cada Coordenadoria Regional de Educação possui um professor representante no portal Rioeduca, cuja função é divulgar os blogs e projetos desenvolvidos por professores e escolas.

 

 

 

Ana Accioly ( terceira da esquerda para a direita) e Renata Carvalho ( primeira da direita para a esquerda) são representantes do Rioeduca na 4ª e 2ª CREs, respectivamente, e professoras que participaram do encontro na E. M. Mata Machado

 

 

O encontro na E. M. Mata Machado aconteceu nos turnos da manhã e da tarde. Além dos professores desta unidade escolar, também estiveram presentes professores da E. M. Menezes Vieira e da E. M. José da Silva Araújo. As professoras Ana Accioly, Clarice Menezes e Renata Carvalho participaram como dinamizadoras.

 

 

 

Professores participantes e dinamizadoras do encontro

 

 

Foi um dia bastante proveitoso para os professores que participaram da capacitação. Eles puderam conhecer o portal Rioeduca, ativar suas contas de email e aprender como utilizá-las. Também conheceram a Educopédia e o Pé de Vento, aulas digitais dentro da plataforma Educopédia dedicadas a Alfabetização.


A professora Rita Pinheiro, coordenadora pedagógica da E. M. Mata Machado, enviou um email relatando o encontro do dia 19 de abril.


“O encontro, hoje,  na E. M. Matta Machado foi muito bom! As escolas presentes saíram incentivadas e dispostas a utilizar as ferramentas excelentes da Educopédia com seus alunos.”  

 

 

Obrigada e parabéns aos professores pela participação neste encontro!


Conheça mais sobre a Educopédia visitando seu blog

http://educopedia2010.blogspot.com.br/

 

Professor, sua escola já tem blog ou desenvolve algum projeto interessante? Entre em contato conosco para divulgá-los! O portal Rioeduca é um espaço feito por e para professores. Participe também!

 

Professora Renata Carvalho – Representante do Rioeduca na 2ªCRE
Twitter: @tatarcrj
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
 


 

                               

 

 

 



   
           



Yammer Share