A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho - Representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Retornando 23 resultados para o autor 'Renata Carvalho - Representante do Rioeduca, na 2ªCRE'

Terça-feira, 21/01/2014

Shakespeare Canta e se Encanta com Vinicius de Moraes

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

No ano do centenário do poeta Vinicius de Moraes, a Escola Municipal Shakespeare fará um passeio através dos poemas e das canções deste grande autor e compositor.

 

 

O projeto “Shakespeare Canta e se Encanta com Vinicius de Moraes” surgiu pela comemoração do centenário do nascimento de Vinicius de Moraes no ano de 2013. A equipe pedagógica planejou para a comunidade escolar um ano de sensibilização através das músicas e poemas deste grande escritor focando nos temas transversais. A ideia é ao longo deste ano relacionar o tema com o patrono da unidade escolar, William Shakespeare que, também, se utilizava da produção escrita para manifestar toda a sua criatividade e genialidade.

 

Como objetivo principal, o projeto pretende desenvolver em cada um as relações interpessoais, o amor pela vida, o respeito, a liberdade de criação, a musicalidade, as artes, a literatura e suas abrangências.

 

As professoras Claudia, diretora da unidade escolar, e Vivian, coordenadora pedagógica, enviaram ao portal Rioeduca informações sobre o projeto. Elas nos contam que para trabalhar este tema tão rico, que é Vinicius de Moraes, o projeto didático da escola foi dividido em quatro temas a serem trabalhados nos bimestres do ano letivo.

 

No primeiro bimestre o tema que está sendo trabalhado pela escola tem como título “Eu Sei que Vou te Amar”. Neste período, a  proposta pedagógica é desenvolver ações que oportunizem aos participantes  refletir sobre o que amamos ou quem amamos e o que se deve fazer para ser amado. Identificar os diferentes tipos de amor, como por exemplo: amor próprio, amor fraternal, amor físico e material, amor pelo esporte, amor pelos amigos, pela família, pelo ambiente que se vive, amor aos animais e amor pela pátria. Trabalhar as relações existentes na escola, na família e na comunidade.

 

 

Mural confeccionado pela turma 1.101, onde os alunos representaram através de desenhos o que amarão por toda a vida.

 

O tema que será trabalhado no segundo bimestre é “Embarcando na Arca de Noé”. Através desta obra, que proporciona um vasto trabalho multidisciplinar, e também aproveitando o Ano Internacional de Cooperação da Água (UNESCO), a proposta da unidade escolar é trabalhar o meio ambiente visando favorecer um relacionamento mais responsável e harmonioso entre homem e natureza.

 

“O Brasil e sua Cultura nas Canções de Vinicius de Moraes” é o tema proposto pela Escola Municipal Shakespeare para o terceiro bimestre de 2013. Neste período, a escola propõe um trabalho com canções tendo como objetivo proporcionar uma discussão e reflexão sobre a identidade cultural e as várias culturas existentes em nosso país nos diferentes contextos sociais, econômicos, políticos e históricos.


Para encerrar o ano letivo de 2013, o tema escolhido foi “Que Seja Infinito Enquanto Dure”. No quarto bimestre o trabalho que será realizado na unidade escolar pretende criar, compartilhar e consolidar mentalidades, costumes, atitudes, hábitos e comportamentos que respeitem o direito à vida levando os envolvidos a perceberem as consequências pessoais e sociais de suas escolhas.


 

Eu Sei que Vou te Amar

 

O tema do primeiro bimestre já está sendo trabalhado com bastante entusiasmo e compromisso pelos alunos e professores da Escola Municipal Shakespeare. No blog da escola estão registrados os momentos do desenvolvimento do projeto.


A professora de Artes Visuais Fernanda Morais iniciou o projeto montando com todos os alunos um mosaico. A ideia da atividade era montar imagens sugeridas na canção de Vinícius de Moraes. Para isto, os alunos usaram retalhos de papéis coloridos recortados com tesoura ou rasgados cuidadosamente com as mãos. Conforme os alunos rasgavam ou recortavam os seus papéis, colavam em um suporte mais resistente.


 

Alunos realizando a atividade para a confecção do mural.

 

Mural produzido pelos alunos nas aulas de Artes.

 

Nas aulas de Educação Física, a professora Fabíola, engajada com o planejamento, optou neste bimestre trabalhar com jogos cooperativos, como um caminho para a promoção da boa convivência e do bem-estar comum.

 

Atividades nas aulas de Educação Física.

 

As turmas 1.501, da professora Angela, e 1.302, da professora Ana Paula, após ouvirem e interpretarem a letra da música “ Eu Sei que Vou te Amar”, também declararam o seu amor confeccionando um belo mural com fotos e desenhos.

 

Mural feito pelas turmas 1.501 e 1.302.

 

Na Sala de Leitura, a professora Ione Ferreira trabalhou o tema através da leitura do livro “Meu Coração é um Zoológico”, de Michael Hall.


O livro relata o amor de um menino pelos animais, proporcionando o debate sobre o amor e o respeito a esses seres vivos. Após a atividade, foi sugerido aos alunos confeccionarem um personagem da história com recortes de coração.

 

Atividade realizada na Sala de Leitura.

 

Visitando o blog da Escola Municipal Shakespeare podemos encontrar mais detalhes sobre este projeto que está encantando o ano letivo de 2013.

 

http://escolamunicipalshakespeare1.blogspot.com.br/

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 07/05/2013

Fazendo Arte na Educação Infantil

Tags: 2ªcre, educaçãoinfntil, edi.

O blog do Espaço de Desenvolvimento Infantil Doutor Marcelo Candia é uma novidade no mundo virtual. Uma de suas primeiras publicações é a Semana da Arte que aconteceu no ambiente escolar.

Os alunos da Educação Infantil participaram do projeto Semana da Arte, que faz parte do projeto didático anual da escola. Os principais objetivos deste trabalho são: a exposição dos trabalhos realizados pelas turmas, a valorização da unidade escolar e o envolvimento e aproximação dos responsáveis com o processo de ensino e aprendizagem dos pequeninos.

 

A escolha do tema partiu da observação das professora já que, durante as atividades em sala de aula, as crianças comparavam e avaliavam os desenhos, elogiando e criticando os desenhos.


Desta forma surgiu a ideia de apresentar aos pequeninos as obras de pintores famosos como: Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, grandes pintores brasileiros.
 

 

Alunos conhecendo através de um vídeo a obra e a história de Tarsila do Amaral.

 

As professoras apresentaram às turmas a obra “Abaporu” de Tarsila do Amaral e pinturas de Cândido Portinari, provocando uma reflexão em relação aos padrões preestabelecidos sobre o “belo” e o “certo” na arte.

 

Releitura da obra "Abaporu" de Tarsila do Amaral.

 

Após a apresentação das obras citadas, as crianças ficaram curiosas para conhecer mais profundamente os artistas e suas obras. A partir deste momento, a escola trabalhou um pouco da biografia de cada pintor e sua trajetória artística.


Os alunos compreenderam que existem diversas formas de arte e que cada indivíduo expressa-se do seu jeito. Ideia promovida por Tarsila do Amaral na Semana de Arte Moderna.


Dando continuidade ao projeto, as crianças fizeram releituras das obras apresentadas, assim como atividades livres utilizando diversas técnicas e materiais. Os trabalhos foram realizados tanto individualmente, quanto coletivamente.

 

Releitura da obra "A Cuca" de Tarsila do Amaral.

 

Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.

 

A culminância do projeto foi uma exposição dos desenhos dos alunos no espaço escolar. Os responsáveis foram convidados para o evento e ficaram alegres ao verem o trabalho realizado pelos pequeninos da Educação Infantil.


Vários pais se emocionaram ao ver as obras criadas por esses pequenos artistas expostas por toda escola. Os responsáveis ficaram satisfeitos com a exposição e se animaram em realizar uma produção artística juntamente com seus filhos.

 

Responsáveis participando da atividade "Fazendo Arte com meu filho".

 

 Agradecimentos à equipe pedagógica por enviar o material para a publicação.

 

Parabéns ao EDI Doutor Marcelo Candia por realizar atividade que incentivem o conhecimento cultural de seus alunos e familiares.

 

Visite o blog do EDI Doutor Marcelo Candia para conhecer mais sobre o trabalho desta unidade escolar.

 

http://emdrmarcelocandia.blogspot.com.br/

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 16/04/2013

Escolas da 2ª CRE Celebram a Páscoa

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, educaçãoinfantil, edi.

 

A Páscoa é uma festa religiosa que faz parte de nosso calendário. No mês de março, foi celebrada em algumas unidades escolares da 2ª CRE com festas e atividades relacionadas ao tema.

 

 

Escolas e creches da 2ª CRE reservaram um momento no final do mês de março para celebrar a Páscoa com a equipe de funcionários e alunos. Estes momentos de celebração e pesquisa sobre o tema foram registrados nos blogs das unidades escolares e, também, houve escolas que entraram em contato com o portal Rioeduca enviando material sobre o assunto.

 

A Páscoa é representada por diversos símbolos e, entre eles, temos: os ovos de chocolate que simbolizam uma nova vida com fertilidade, o coelho também símbolo da fertilidade e o cordeiro que, para o povo cristão, simboliza Jesus Cristo.

 

A tradição de trocar e presentear com ovos na Páscoa é muito antiga. Antes mesmo de existirem os ovos de chocolate, outros, como os de galinha, já eram utilizados para serem presenteados nesta data festiva.


A Escola Municipal Afrânio Peixoto costuma comemorar as datas festivas e com a Páscoa não foi diferente. A professora Fátima, coordenadora pedagógica da unidade escolar, entrou em contato com o portal Rioeduca e contou como esta data foi celebrada no espaço escolar.


“Na Páscoa focamos a paz e o amor entre as pessoas, dando significado aos símbolos dessa data. O tema foi trabalhado e bem explorado em sala de aula, culminando com uma apresentação musical e dramatização de cada turma. As crianças participaram ativamente de todas as etapas com muito entusiasmo!” – Professora Fátima.


 

 

Alunos realizando apresentação na festa de Páscoa.

 

 

 

Equipe de professores e direção da E.M. Afrânio Peixoto.

 

 

Os alunos do Espaço de Desenvolvimento Infantil Bárbara Ottoni receberam a visita do Coelhinho da Páscoa para celebrar a data. Foi uma grande alegria receber a presença ilustre de um dos símbolos da Páscoa.

 

 

Visita do coelhinho da Páscoa ao EDI Bárbara Ottoni.

 

 

Na Creche Municipal São Sebastião Arrelia, os pequeninos comemoraram a Páscoa com festa, brincadeiras e atividades sobre o tema.

 

 

Alunos participando de atividades sobre a Páscoa.

 

 

A Escola Municipal Shakespeare registrou em seu blog imagens da festa de celebração da Páscoa e também uma bela mensagem sobre a data.


“Nesta época pascoal, limpe a poeira que lhe impede de enxergar que viver é um ato de amor. Reflita, mude, partilhe, tenha esperança, lute por um mundo melhor, supere os sofrimentos, vivencie a solidariedade, invista na paz e diga sim ao amor e a vida!” – Retirado do blog da escola.


 

 

Mesa organizada para a festa de Páscoa.

 

 

 

Equipe da E.M. Shakespeare.

 

 

O projeto pedagógico anual da Creche Municipal Doutor Sérgio Arouca tem como tema "Brincar e ler o mundo na C. M. Dr. Sérgio Arouca é... criar, construir, aprender e crescer!". E a celebração da Páscoa foi realizada atendendo aos objetivos do projeto.


“Acolhemos também as ideias dos responsáveis e um pedido para que as crianças pudessem sair com orelhinhas de coelhinhos da Páscoa. Unindo esta perspectiva ao nosso projeto, os educadores brincaram com as crianças, dramatizando, rastreando as pegadas do coelho,  descobrindo tesouros escondidos, brincando de coelhinho na toca, enfim, lendo os sinais que o coelhinho da Páscoa deixou nas salas da creche."  Retirado do blog da creche.


 

 

Páscoa na C.M. Doutor Sérgio Arouca.

 

 

Encerramos esta publicação com um vídeo que fala sobre a Páscoa cristã. Vale a pena assistir.

 

 

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 02/04/2013

Professora da Classe Hospitalar Recebe Prêmio em Concurso de Fotografias

Tags: 2ªcre, saúde.

 

A professora Karla Bastos, regente da Classe Hospitalar Fernandes Figueira, participou de um concurso de fotografias na Fiocruz e foi premiada com o terceiro lugar.

 

A Classe Hospitalar Fernandes Figueira está vinculada à Escola Municipal Vital Brasil, no Catete.


No final de 2012, a Fiocruz convidou seus funcionários a participarem da terceira edição do concurso fotográfico. O título do concurso foi “Olhares sobre a Fiocruz”.


A partir do tema “Olhares sobre o Trabalho: Memória e Presente”, houve muitos inscritos e dentre eles a professora Karla Bastos. A intenção do tema era reunir imagens que refletissem as inúmeras atividades realizadas pelas equipes da instituição, dentro e fora do campus, ora de forma poética, ora de forma lúdica. As fotografias apresentadas buscavam mostrar a diversidade do dia a dia de um trabalho que reflete a mediação entre saúde e tecnologia.

 


 

 

Foto premiada no concurso da Fiocruz.

 

A professora Karla contou ao portal Rioeduca um pouco sobre sua participação no concurso de fotografias e também sobre o projeto didático que será desenvolvido ao longo de 2013 com os alunos da Classe Hospitalar Fernandes Figueira.

 

Portal Rioeduca: Por que desejou participar do concurso de fotografias?

 

Karla Bastos: Minha intenção foi divulgar o trabalho da Classe Hospitalar para a Fiocruz.


Nós somos do Instituto Fernandes Figueira, um anexo da Fiocruz. Para mim era uma oportunidade, ao menos, de divulgar nosso trabalho.


 

Portal Rioeduca: Como se sentiu ao saber que tirou 3º lugar?


Karla Bastos: Uma sensação indescritível. Avisaram sobre o 3° lugar e imediatamente abriu minha fotografia em um telão enorme.


Não imaginava! Estava concorrendo com fotógrafos profissionais, com servidores da Fiocruz de todo Brasil. Foi maravilhoso!


Minha fotografia, meu trabalho está no calendário oficial da Fiocruz que foi distribuído para os servidores do Brasil todo. Uma grande felicidade!


Portal Rioeduca: Conte-nos sobre o projeto Vinicius de Moraes. Quais seus objetivos? Como será desenvolvido?


Karla Bastos: O objetivo principal deste projeto é oportunizar aos alunos o acesso ao universo literário de Vinícius de Moraes, aproveitando o centenário do autor, mobilizado pela poesia e pela música. Levando-os a constituírem uma relação diferenciada, até mesmo nova, com a linguagem literária, visando também o exercício e a formação de leitores e produtores de textos competentes.


O projeto será desenvolvido durante o ano letivo, envolvendo todas as crianças atendidas pela Classe Hospitalar. Trabalhando identidade e autonomia, linguagem oral e escrita, linguagem musical, corporal, natureza e sociedade, arte e matemática, sempre tendo como base os textos de Vinícius de Moraes.

 

Aluna da Educação Infantil com a professora Karla fazendo atividade sobre a música "O pato".

 

Professora Ana Lucia Cunha com sua aluna trabalhando a musica "O pato" de Vinícius de Moraes.

 

Aluna Estefani e a profesora Karla Bastos.

 

Aluna da Educação Infantil explorando e conhecendo as características externas do instrumento musical e o som que ele produz.

 

A cerimônia de premiação do concurso de fotografias aconteceu no dia 4 de março. Parabéns à professora Karla Bastos pela iniciativa de divulgar o trabalho da Classe Hospitalar e pela conquista do terceiro lugar no concurso!

 

Professora Karla Bastos na exposição de fotografias. Ao fundo, a foto premiada.

 

Saiba mais sobre a Classe Hospitalar Fernandes Figueira na matéria Conhecendo a Classe Hospitalar Fernandes Figueira

 

Visite também o blog!

http://www.chfernandesfigueira.blogspot.com.br/

 

Informações consultadas também no portal da Fiocruz.

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share