A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho - Representante do Rioeduca, 2ªCRE
Retornando 4 resultados para o autor 'Renata Carvalho - Representante do Rioeduca, 2ªCRE'

Terça-feira, 11/02/2014

Escola de Pais – Unindo Família e Escola

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, educaçãoinfantil, edi.

No dia 23 de março, aconteceu o primeiro encontro de 2013 da “Escola de Pais” nas unidades escolares que atendem alunos da Educação Infantil.

 

Sabemos sobre a necessidade da parceria entre família e escola para o bom desenvolvimento da criança. Este trabalho realizado em equipe proporcionará aos pequeninos maior segurança na aprendizagem e no sucesso da vida escolar.


A “Escola de Pais” está direcionada aos pais e responsáveis dos alunos da Educação Infantil. Neste encontro é possível compartilhar informações e experiências, proporcionando o conhecimento entre os responsáveis e fortalecendo o vínculo entre família e escola.


Algumas unidades escolares da 2ª CRE registraram em seus blogs a dinâmica da “Escola de Pais” do mês de março, orientada pela Gerência de Educação Infantil.

 

No Espaço de Desenvolvimento Infantil Bárbara Ottoni, os pais e responsáveis foram recebidos pela equipe de direção, professores e funcionários. Logo que entraram na escola, participaram de um lanche e depois se reuniram para uma conversa com a direção e outros responsáveis.


O momento foi de muita atenção à fala da diretora Taíssa, que explicou sobre o trabalho desenvolvido no ambiente escolar. Após isto, os responsáveis se dirigiram às salas para fazer uma atividade relacionada à escolha do nome da criança.


Em um papel escreveram o nome da criança, enfeitaram e relataram o porquê da escolha. Além disto, construíram um blocão com o tema “O que você gostaria de ficar sabendo antes do seu filho nascer e que ninguém lhe contou?" E, por último, avaliaram o encontro.


 

 

Pais participando da atividade sobre a escolha do nome de seus filhos.

 

 

Atividade com os nomes e confecção do blocão.

 

A Escola Municipal Leitão da Cunha registrou em seu ambiente virtual as orientações sobre a “Escola de Pais”, falando sobre seus objetivos e explicando seu desenvolvimento e importância.

 

 

Responsáveis na "Escola de Pais".

 

Na Creche Municipal Doutor Sérgio Arouca, a reunião do dia 23 de março também foi muito proveitosa. O encontro buscou conversar sobre a seguinte questão: “qual a expectativa dos responsáveis em relação à creche?”


A equipe do berçário realizou com os responsáveis a dinâmica do barbante, formando uma grande teia onde todos estão unidos por objetivos comuns.


As turmas do maternal contribuíram com relatos emocionantes dos responsáveis, que estão registrados no blog da creche.


Após estas atividades, os pais e responsáveis participaram da dinâmica “Cada Nome uma História”.


Cada nome tem uma história, o nome de cada criança carrega em si um pedaço da história de seus pais. Os responsáveis foram convidados a refletir sobre a história dos nomes dos seus filhos e como isto contribui para a identidade de cada um”. Retirado do blog da creche.

 

 

Responsáveis participando da dinâmica do barbante.

 

 

Produção dos responsáveis sobre o nome das crianças.

 

No encontro realizado na Escola Municipal General Humberto de Souza Mello, os pais e responsáveis puderam refletir sobre as relações familiares e tiveram a oportunidade de falar seus anseios na formação dos filhos.


O momento que os responsáveis mais gostaram foi quando  escreveram numa folha o nome dos seus filhos e ornamentaram o papel, para que ficasse o mais bonito possível. Depois, falaram para o grupo o motivo da escolha dos nomes ”. Retirado do blog da escola.

 

 

Coordenadora Pedagógica conversando com os responsáveis.

 

 

Responsáveis assistindo à reunião.

 

 

 

Parabéns às equipes das unidades escolares pela realização de encontros que contribuem para a parceria entre família e escola.

 

 

Professores e escolas, participem também do portal Rioeduca. Entrem em contato com o representante de sua CRE para divulgar o trabalho de vocês. Cliquem aqui para conhecê-lo!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 04/02/2014

A Floresta da Tijuca Encanta o Rio de Janeiro

Tags: 2ªcre, meioambiente, concursos.

 

O concurso “O Encanto desta Cidade é Meu” levou alunos, professores, responsáveis e funcionários de nossa Rede a demonstrarem amor pela nossa cidade através de seus textos.

 

 

O texto que apresentamos hoje foi escrito pela Agente Auxiliar de Creche Juracy Mourilhe de Oliveira. A funcionária está lotada no Espaço de Desenvolvimento Infantil Igor Moraes da Silva e também é voluntária no reforço escolar da Escola Municipal Matta Machado.


Juracy é bióloga e pesquisadora na área de reflorestamento da Mata Atlântica, a Floresta da Tijuca. Ela nos conta que o motivo pelo qual resolveu  fazer uma produção textual e participar do concurso foi mostrar a importância de uma floresta dentro de uma metrópole.

 

Juracy Mourilhe de Oliveira

 

"O carioca tem e deve se orgulhar de viver na Cidade do Rio de Janeiro. Nossa cidade encanta por ter uma beleza natural abençoada por Deus; ela é bonita por natureza.


Viver no bairro do Alto da Boa Vista é uma pequena amostra do que é a beleza da Cidade do Rio de Janeiro.


O Alto da Boa Vista é um bairro nobre da Zona Norte, localizado no topo do Maciço da Tijuca, possuindo um dos locais mais belos da cidade, de grande interesse de práticas esportivas, ecológicas e de educação ambiental, que é o Parque Nacional da Tijuca.


O Parque Nacional da Tijuca possui a maior floresta urbana e heterogênea do mundo plantada pela mão do homem, graças à iniciativa de D. Pedro II, que deu início ao processo de restauração florestal, devido a severas secas que atingiu a cidade.


A Floresta da Tijuca contribui para a melhoria do clima, umidade, grau de pluviosidade e contém a erosão, diminuindo o desbarrancamento. É uma floresta que dialoga com a Metrópole.


Conhecendo, obtendo esclarecimentos da importância de se conservar para preservar nossas florestas cariocas, teremos um mundo melhor para viver e, isto sim, será o orgulho maior de se viver na Cidade do Rio de Janeiro."

 


Texto escrito pela Agente Auxiliar de Creche Juracy Mourilhe de Oliveira.

 

 

Juracy e equipe do EDI Igor Moraes da Silva na Floresta da Tijuca.

 

 

Parabéns ao Rio de Janeiro pelo seu aniversário e à Juracy pelo belo texto em homenagem a nossa cidade.

 

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 19/03/2013

Rio, Quero te Ver Sorrindo

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

No dia primeiro de março, a cidade do Rio de Janeiro completou 448 anos. A Escola Municipal Pedro Ernesto organizou uma exposição para homenagear o aniversário da cidade maravilhosa.

 

 

O projeto didático da unidade escolar propõe o estudo de um tema muito rico, a cidade do Rio de Janeiro, e está inserido no Projeto Político-Pedagógico que tem como título “Caminhando Lado a Lado em Busca do Conhecimento”. Então, desde o início do ano letivo, o Rio de Janeiro tem sido um assunto muito comentado durante as aulas. Os alunos estão envolvidos em atividades e pesquisas que colaborem com o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural de nossa cidade.

 

A fim de homenagear nossa cidade, os professores e a direção organizaram uma exposição de trabalhos feitos pelos alunos. Os trabalhos ficaram lindos e foram expostos nas áreas comuns da escola, com o objetivo de que todos conheçam um pouco da nossa cidade a partir de diferentes olhares.


 

 

As turmas do primeiro e terceiro ano do Ensino Fundamental trabalharam com os livros "Meus Rios", de Ângela Leite de Souza. Ouviram a história do livro e conversaram sobre os pontos turísticos do Rio de Janeiro. Sob orientação de seus professores, fizeram uma colagem em papel colorido sobre elementos que compõem a paisagem de um dos mais belos pontos turísticos de nossa cidade: o Pão de Açúcar.

 

Mural com atividades produzidas pelos alunos do 1º e 3º anos.

 

Na semana que comemoramos o aniversário do Rio de Janeiro, a professora de Inglês Fernanda junto com suas turmas também homenagearam a cidade. Os alunos fizeram desenhos representando seus pontos turísticos favoritos. Eles utilizaram a Língua Inglesa para escrever frases de felicitações ao Rio de Janeiro.

 

Atividades realizadas nas aulas de Inglês.

 

As turmas do quinto ano homenagearam a cidade inspiradas nas músicas "Samba do Avião" e "Cidade Maravilhosa". Durante a semana, os alunos pesquisaram sobre a fundação da cidade do Rio de Janeiro, ouviram canções que falam da beleza da cidade e conversaram sobre os pontos turísticos. Assim, resolveram retratar as belezas desta cidade em quadros, onde cada um desenhou o ponto turístico que mais lhe agrada.

 

Atividade realizada pelos alunos do 5º ano.

 

Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental trabalharam com o tema “Rio, Quero te Ver Sorrindo” e desenvolveram diversas atividades até chegar na confecção do material que foi exposto na escola. A produção partiu da elaboração de uma autobiografia, em que as crianças fizeram pesquisas sobre o lugar onde nasceram, falaram sobre suas comidas preferidas e a profissão que desejam ter no futuro. Quando indagados sobre o que todas tinham em comum, uma aluna respondeu que todos moram no Rio de Janeiro. A partir deste momento, começaram a realizar atividades que tivessem a cidade como tema.


As homenagens continuaram fazendo com que a exposição ficasse linda de verdade, demonstrando amor e admiração pelo Rio.


Além da exposição de trabalhos em comemoração ao aniversário de nossa cidade, os alunos participaram da elaboração de um acróstico com as palavras Rio de Janeiro.

A professora Débora, coordenadora pedagógica, preparou um cartaz com o nome da cidade escrito na vertical e este cartaz passou pelas salas. Nele, as turmas escreveram uma frase, produzida por elas, que homenageasse a cidade. Vale ressaltar, que a borda do cartaz foi preenchida com imagens de pontos turísticos da cidade feitas pelos educandos. O resultado foi muito legal! Belas e criativas frases foram elaboradas pelos alunos.

 

A Escola Municipal Pedro Ernesto está com um blog novinho onde estão registradas todas estas atividades.

http://www.escolapedroernesto.blogspot.com.br/

 

Parabenizamos o Rio de Janeiro pelo seu aniversário de 448 anos e a E.M. Pedro Ernesto pela bela homenagem.

 


Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

 

Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 13/11/2012

Oficinas de Poesias

Tags: 2ªcre, riodeleitores.

A professora Selma Camargo é regente das primeiras séries do Ensino Fundamental e apaixonada pela leitura, principalmente, pela poesia.

 

 

 

Selma Camargo é pedagoga e trabalha na Escola Municipal Francisco Alves, na 2ªCRE. Há algum tempo desenvolve Oficinas de Poesias com seus alunos, obtendo êxito ao incentivar os pequeninos no hábito da leitura.  Com a publicação do Projeto Poesia na Sala de Aula, conhecemos um pouco do trabalho da professora Selma com os alunos da escola onde leciona.

 

Hoje falaremos sobre as oficinas de poesias realizadas pela professora Selma em outras escolas de nossa rede. Ela acredita que os textos poéticos são capazes de despertar o interesse dos alunos pela leitura e escrita, por isso surgiu a ideia de criar Oficinas de Poesias. O cantor e compositor Byafra costuma acompanhá-la na realização destes encontros sobre a leitura.

 

Atendendo ao convite da professora Andrea Alves, regente da Sala de Leitura, do Ginásio Experimental Carioca Malba Tahan, na 5ªCRE. A professora Selma Camargo realizou uma Oficina de Poesias com os alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Os alunos da turma 1.401, da Escola Municipal Hélio Smidt,  3ªCRE, também foram contemplados com uma Oficina de Poesias.  Dessa vez, o convite foi feito pela professora Maria Lúcia Azevedo, de Música.

 

 

 

Oficina de Poesia realizada na Escola Municipal Hélio Smidt: Prof.ª Sara Tavares (Prof.ª da turma 1401), Prof.ª Selma Camargo , aluno da turma 1401 - Diogo Braz Medeiros e Byafra.

 

 

 

 

Oficina de Poesia realizada no GEC  Malba Tahan: da esquerda para a direita - Marisa Mathias (Diretora-Adjunta), Andréa Alves (Prof.ª da Sala de Leitura), Byafra , Jorge Misquita (Diretor) e Prof.ª Selma Camargo

 

 

Poesia na Sala de Aula

 

 

A professora Selma Camargo nos enviou um relato sobre a dinâmica nas Oficinas de Poesias nas duas escolas: Vejamos:


“Nossas Oficinas, com Turmas do 7º ao 9º ano e com a Turma 1.401, tiveram as seguintes etapas:


1- Os alunos de olhos fechados escutaram um CD com o barulho da chuva durante uns cinco minutos;


2- Registraram as percepções e sensações que sentiram ao ouvirem o barulho da chuva;


3-  Apresentaram à turma o que escreveram e, então,  iniciou-se um debate que teve a chuva como tema ;


A chuva, como palavra e como fenômeno meteorológico, remete para a experiência singular de cada aluno, traz à tona lembranças agradáveis e desagradáveis: tempestades; desastres, avalanches, mortes, solidariedade, etc.


Abordamos questões relacionadas ao meio ambiente, higiene, saúde e boa convivência dentro e fora da escola.


As oficinas, além da aprendizagem, apresentam uma finalidade lúdica e social: os alunos aprendem a conviver e a respeitar a diversidade de ideias e de interpretação dada às poesias.


Em todas as oficinas, escolhemos temas atuais, a fim de que os alunos sejam encorajados a se expressar livremente. Esses temas são articulados com o Projeto Pedagógico das Escolas.”

 


 

 

Oficina de Poesia realizada na Escola Municipal  Hélio Smidt: Prof.ª Maria Lúcia Nogueira (Prof.ª de Música da turma 1401), Prof.ª Selma Camargo, aluno da turma 1401 - Diogo Braz Medeiros (10 anos) e Byafra.

 

 

 

 

 GEC Malba Tahan: alunos do 7º ao 9º ano, na Sala de Leitura, realizando as atividades propostas na Oficina Poética

 

 

Selma Camargo ainda nos conta que durante as oficinas, os alunos puderam se expressar livremente no momento da apresentação dos trabalhos e que participaram ativamente das atividades propostas. Os educandos também puderam conhecer um pouco sobre as Oficinas de Poesias, realizadas em outras escolas, ao assistirem vídeos sobre elas.

 

 

Parabéns à professora Selma Camargo pela realização deste trabalho de incentivo a leitura!


 

Professores e escolas participem também do portal Rioeduca. Entrem em contato com o representante de sua CRE para divulgar o trabalho de vocês. Cliquem aqui para conhecê-lo e participem!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.


Contato:
Renata Carvalho – Professora da rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share