A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho (Texto enviado pela professora Deborah Senra)
Retornando 1 resultado para o autor 'Renata Carvalho (Texto enviado pela professora Deborah Senra)'

Terça-feira, 24/10/2017

Praticando Ciência na Escola

Tags: 2ªcre, dengue.

 

Os alunos do sexto e sétimo anos da Escola Francisco Manuel participaram de um estudo científico sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt.

 

 

Os alunos do sexto e do sétimo anos da Escola Francisco Manuel, realizaram um estudo científico envolvendo a incidência das principais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt dentro da comunidade escolar. O objetivo do estudo foi, além de promover o interesse dos alunos por trabalhos em campo, pesquisa, levantamento de dados, uso e plotagem em Excel, fazer uma análise comparativa entre alunos e alunos, separados por série, tipo da doença e gênero mais frequente na doença.

 

Professora Debora Senra e alunos do sexto e sétimo anos da Escola Francisco Manuel

 

Todo o estudo foi criado e elaborado pelos próprios alunos que com, o incentivo e a ajuda da professora de Ciências, Deborah Senra. Decidiram sobre as perguntas que deveriam estar no questionário baseado no que queriam descobrir.


Os alunos pensaram e agiram como verdadeiros cientistas, criando hipóteses e elaborando perguntas com propósitos bastante eficientes.

 

Elaboração de questionários

 

Alunos relatando a experiência de participar de uma atividade científica.

 

No questionário o participante informava o bairro onde mora, quais doenças já teve, os sintomas que sentiu e se no local onde mora existem criadouros do mosquito. O resultado da pesquisa foi reproduzido em gráficos em colocado em um mural dentro da escola.


A professora Deborah enviou alguns relatos dos alunos onde contaram como foi participar desta atividade:

 

Bruno Melo Billlat – Aluno do 6º ano

"Aprendi que a dengue é uma doença super séria que se espalha muito rápido, pelo mosquito e a maioria dos sintomas é muito ruim. A experiência de reportar as pessoas é bem divertida."

 

Arthur Costa de Azevedo – Aluno do 6º ano

"Bem o que eu achei mais interessante foi que eu pude experimentar como é entrevistar as pessoas. Então fiz 20 minutos de reportagem ( recreio), quando fui entrevistar a última pessoa eu achei o que estava procurando: uma pessoa com Zica. Então meu trabalho foi para o mural e fiquei muito feliz com isso."

 

Manoel Hitallo Ramos, Milenny Machado e Luanda Rodrigues – Alunos do 7º ano

"Nós achamos que a atividade foi bem legal, porque aprendemos que na nossa escola há muitas pessoas que tiveram Dengue, Chikungunya, Zica e Febre Amarela.
E como prevenir essas doenças?


Essa pergunta foi muito discutida entre nós. As vezes na própria casa da pessoa existem locais aonde o mosquito pode se reproduzir, como vasos de planta sem areia, pneus abandonados, caixa d'Água, calhas entupidas, etc.


Então, além de descobrirmos vários casos na escola, nós orientamos cada um deles sobre como podemos prevenir as doenças."

 

 

Mural com o resultado da pesquisa.

 

Através dos relatos podemos perceber que este estudo contribuiu não somente para a aquisição de conhecimentos, mas também levou os estudantes a uma reflexão sobre nosso papel como cidadãos na sociedade ajudando a multiplicar informações importantes a todos.


Agradecemos a professora Deborah Senra por compartilhar conosco esta atividade e desejamos sucesso a toda equipe da Escola Francisco Manuel.

 

O contato da unidade escolar é: emfmanuel@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net
 


   
           



Yammer Share