A A A C
email
Todos os posts escritos por Renata Carvalho
Retornando 75 resultados para o autor 'Renata Carvalho'

Terça-feira, 12/03/2019

Bem-vindos ao Ano Letivo de 2019!

Tags: 2ªcre, acolhimento.

 

O retorno às aulas é um período marcado por muita expectativa, por isso, a necessidade das atividades de acolhimento!  

 

O retorno às aulas ou a primeira experiência, para aqueles que estão ingressando no ambiente escolar, normalmente é marcado por muitas expectativas. Sendo assim, as escolas desenvolveram atividades para acolher alunos e responsáveis, neste momento tão especial que é o início do ano letivo.


A Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva realizou, na primeira semana de fevereiro, atividades para acolher os alunos no ambiente escolar. Dessa forma, foi dedicado um dia de acolhimento para cada ano de escolaridade. Nas atividades estavam presentes dois professores e quatro alunos protagonistas, entre alunos de outros anos e ex-alunos.


Dentro de cada sala foram feitas dinâmicas e atividades que incluíram a elaboração de um contrato de convivência e expectativas para a escola. Ao final do dia, cada grupo fez uma apresentação da sua atividade. Desse modo, surgiram como resultados apresentação de cartazes, esquete, música (rap com letra criada pelos alunos) e poema sobre a escola.

 

 

Alunos e professores durante as atividades de acolhimento.

 

 

Alunos participando das atividades.

 

 

Apresentação de cartazes.

 

 

A professora Denise Dias, regente da turma 1.102, da Escola Municipal Barão de Itacurussá, realizou uma atividade de acolhimento para os responsáveis, frisando a importância da parceria entre família e escola. De acordo com a professora, a reunião de pais é um momento importante de aproximação entre a família do aluno, o professor e a escola.


Nessa primeira reunião do ano com os responsáveis, a professora Denise optou por realizar uma dinâmica, na qual a afetividade era o elemento principal. O objetivo foi  sensibilizar os pais para atenção e carinho com seus filhos, com atitudes simples, mas carregadas de significados. Gestos que certamente contribuem  para um desenvolvimento sadio.


Durante a semana, a professora fotografou os alunos e no dia da reunião colocou as imagens no quadro branco. Antes dos responsáveis entrarem na sala, foi explicado que eles deveriam reconhecer o sorriso de seus filhos nas fotos expostas e que no final da reunião, essa foto poderia ser levada para casa como lembrança.


Todos os responsáveis presentes reconheceram os sorrisos e demonstraram satisfação ao realizarem a tarefa.

 

Alunos da turma 1.102.

 

 

Mural com os sorrisos.

 

 

Responsáveis participando da dinâmica.

 


Agradecemos as unidades escolares que compartilharam conosco estas atividades, demonstrando a importância do acolhimento escolar para alunos e responsáveis. Desejamos um ano letivo de sucesso!

 

 

Quer saber mais? Entre em contato com as unidades escolares:

 

E.M. Presidente Arthur da Costa e Silva

Telefones: 2535-7635 / 2535-6939 / 2535-7877

Email: emacsilva@rioeduca.net

 

E.M. Barão de Itacurussá

Telefones: 2268-3029 / 2258-7244

Email: emitacurussa@rioeduca.net
 

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 29/11/2018

Aprender Ciências é Bom Demais!

Tags: 2ªcre, ciências.

 

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Mata Machado participaram de atividades lúdicas que ajudaram a fixar o conteúdo de Ciências do 4º bimestre.

 

 

As professoras Daniela Loureiro e Renata Carvalho, regentes das turmas de 5º ano da Escola Municipal Mata Machado, trabalharam dentro do conteúdo do 4º bimestre o Sistema Solar e as Fases da Lua. As atividades propostas foram muito criativas, envolvendo materiais diversos, o que despertou o interesse dos alunos.

 

 

 

 

A primeira atividade foi sobre o Sistema Solar. As crianças tiveram a oportunidade de montar um Sistema Solar percebendo a existência dos oito planetas, suas órbitas e sua posição em relação ao Sol. Para isso foram necessários os seguintes materiais:

 

  • Um LP ou bandeja redonda de papelão;
  • Massinha colorida;
  • Papel laminado;
  • Cola.

 

 

 

Em duplas, os alunos montaram as maquetes consultando o Caderno Pedagógico, observando tamanho e ordem dos planetas em relação aos outros e ao Sol. A atividade foi muito divertida!

 

 

 

 

A segunda atividade foi sobre as Fases da Lua. Para materializar o conteúdo, os alunos montaram uma pequena maquete, demonstrando as quatro fases da Lua. O material utilizado foi:

 

  • Biscoito com recheio branco;
  • Colher de plástico;
  • Prato descartável.

 

Reunidos em duplas, os alunos esculpiram nos biscoitos os desenhos referentes as quatro fases da Lua. Sem dúvidas, essa atividade, além de divertida, foi muito gostosa!

 

 

 

 

 

 

Eu gostei muito do trabalho do Sistema Solar, porque eu aprendi muita coisa. Eu não sabia a ordem certa dos planetas. No trabalho sobre as fases da Lua foi tudo maravilhoso e a professora explicou tudo direitinho para a gente. No dia 12/11, a gente fez uma atividade deliciosa com biscoitos. Além de deliciosa, a atividade foi muito interessante." – Isabelle Castro, aluna da turma 1.501, comentando sobre as atividades desenvolvidas nas aulas de Ciências.

 

Agradecemos as professoras Daniela e Renata por compartilharem conosco estes relatos de atividade lúdicas que ajudam na construção do conhecimento.

 

Quer saber mais?

O contato da Escola Mata Machado é: emmatta@rioeduca.net

Telefones: 2493-0898 2492-1224

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 16/10/2018

Realejo do EDI Chácara do Céu

Tags: 2ªcre, literatura.

 

Acreditando que a escola é um espaço transformador, a equipe do Espaço de Desenvolvimento Infantil Chácara do Céu desenvolveu um projeto que leva mensagens positivas a semana de todos que compõem a comunidade escolar.

 

A professora Kamilla Broedel, diretora do EDI Chácara do Céu, entrou em contato com o portal Rioeduca e contou sobre o desenvolvimento do projeto Realejo e como tem sido importante para a comunidade escolar.


Com a necessidade constate de estreitar o vínculo entre a escola e a comunidade, sendo a escola um espaço transformador, a equipe pedagógica reavivou o projeto “Positive sua Semana” (que esteve presente em 2014, no jornal de parede Fuxico) de uma forma renovada e diferente.

 

“Queríamos uma forma de mostrar que nos importamos uns com os outros, além de despertar a empatia coletiva, mostrar que a escola é um espaço que precisa de todos e que se importa muito com a comunidade.” Relata a professora Kamilla Broedel


Foi feito, como primeira forma, um mural para "positivar" a semana, intitulado, Positive-se.

 

 

Mural com uma mensagem positiva para  semana.

 


Cientes que, infelizmente, nem todos os responsáveis possuem tempo de entrar na unidade escolar e olhar os murais, a equipe pedagógica resolveu expandir essa positividade para que todos os dias, todos pudessem, mesmo na correria, ter acesso a esse movimento que busca e faz o bem.


“Pensamos em distribuir mensagens positivas aos responsáveis diariamente, mas pensamentos como: de que forma? Como sem gastar muito papel? Onde? De forma obrigatória? Essas questões estiveram em nossas discussões para esse início.” Conta a professora Kamilla.


Então, resolveu-se, respeitando o projeto pedagógico de trabalho anual, montar um realejo, realejo cenográfico, visto que a versão original abriga maquinário musical e um pássaro treinado.


A equipe da unidade escolar não é a favor de pássaros presos, pois o projeto é sustentável e de respeito à natureza, então, pegou-se uma gaiola velha, doada por um morador, que foi reformada, e  assim o realejo foi montado: "Realejo do EDI Chácara do Céu”.

 

Assim diariamente, todos da comunidade escolar  poderia retirar da gavetinha do passarinho uma mensagem positiva.

 

 

Realejo feito pela equipe pedagógica.

Fica na entrada do EDI para quem quiser pegar uma mensagem positiva para o dia.

 

 

O passarinho foi costurado com muito carinho e se chama Fofinho, o nome escolhido pelas crianças da escola. Escolhido? Sim! Respeitando um processo democrático, porque criança também tem opiniões e escolhas!


O objetivo geral do projeto é criar, através do pensamento positivo o sentimento de empatia e carinho de toda a comunidade escolar, uns com os outros.


Objetivos específicos:

 

  • Aumentar a auto estima das pessoas;
  • Mostrar que a empatia é um sentimento valioso e fazer com que todos entendam que precisamos nos importar com os outros;
  • Trazer e trabalhar o conceito do realejo;
  • Trabalhar o respeito aos animais;
  • Gerar gentileza;

 

 

Os funcionários do EDI também participaram pegando

uma mensagem positiva para o dia e colocando em seus locais de trabalho.


 

 

Como o projeto foi realizado?


Diariamente estarão disponíveis, em uma gaiola estilizada, mensagens positivas para serem retiradas e melhorar o dia das pessoas.


O responsável, na hora da entrada, se sentir vontade, pode, voluntária e espontaneamente, retirar da gaveta uma mensagem positiva, para melhorar seu dia.


Público Alvo


Toda a comunidade escolar, com o foco nos adultos, nas famílias e responsáveis da escola, pois as crianças ainda não conseguem ler as mensagens, o que não impede das mesmas pedirem para que algum adulto leia para ela.

 

Agradecemos a professora Kamilla Broadel por compartilhar conosco este projeto que mostra o quanto é importante trabalhar a gentileza e a empatia dentro da escola.

Desejamos sucesso a toda comunidade escolar.

 

Quer saber mais sobre?

O contato da unidade escolar é: ccceu@rioeduca.net

Telefones: 3238-2999 / 2571-1499

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

 

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 04/09/2018

Psicomotricidade em Ação

Tags: 2ªcre, educaçãoinfantil, psicomotricidade.

 

Os alunos do Espaço de Desenvolvimento Infantil Igor Moraes da Silva participaram de atividades que possibilitaram a percepção da consciência corporal e a expressão com movimentos variados.

 

A professora Tamires Coutinho, Professora da Educação Infantil no EDI Igor Moraes da Silva, contou ao portal Rioeduca sobre as atividades de psicomotricidade realizadas com os alunos.


O projeto foi elaborado pela professora Tamires e realizado na turma do Maternal 2 com a ajuda das auxiliares Maria do Carmo e Viviane Belo.


Durante uma semana, os alunos participaram de atividades cujo objetivo foi criar consciência corporal e perceber as possibilidades de se expressar com movimentos variados, através de padrões como: velocidade, espaço, tempo e lateralidade. As crianças, além de se divertirem com as aulas, criaram, interpretaram e se relacionaram com o outro e com o mundo em que vivem.

 

 

Alunos realizando atividades com o  auxílio da professora.

 


“Na infância a Psicomotricidade vai potencializar o desenvolvimento da função simbólica. O desenvolvimento de habilidades corporais como o equilíbrio, coordenação, dissociação, orientação espacial e temporal – devendo-se, para tal, praticar uma ação pedagógica desinibidora, que proporcione situações receptivas, seguras e gratificantes. E a elaboração da noção corporal, uma vez que, com um maior entendimento sobre si mesma, a criança capacita-se para uma melhor compreensão em relação a si e ao mundo.” Diz a professora Tamires Coutinho

 

Vejamos abaixo como as atividades do projeto foram realizadas:


Criação de circuito dentro de sala que requer diferentes movimentos

Materiais: Colchão para cambalhota, cadeira para o pulo, túnel para passar por dentro, entre outros. 

Passo a passo: Explicar a atividade e criar um ambiente desafiador e estimulador; incentivar que as crianças torçam para os amigos falando o nome, batendo palmas e comemorando ao final do circuito completo; acompanhar a criança em cada movimento para ajudar, caso haja dificuldade na execução. 

 

É interessante ver como eles ganham confiança aos poucos vendo seus pares e com incentivos de encorajamento.

 

 

Atividade no circuito.

 

 

Atividade no circuito.

 

 

Atividade no circuito.

 


Elástico como uma “teia de aranha”

Material: Elástico

Passo a Passo: Prender o elástico grande de ponta a ponta fazendo um zig-zag em um corredor onde as crianças possam passar.

Esta atividade é muito simples e legal, porque cria um ambiente de brincadeira, no qual são obrigados a passar por cima ou por baixo, desafiando, assim, movimentos mais complexos para que consigam concluir a tarefa. É interessante colocar recursos visuais, sonoros ao longo dos fios, como tampinha de garrafas, para os pequenos explorarem.

 

Brincadeira com bambolê

Material: Bambolê

Passo a passo: Fazendo caminhos com os bambolês de modo que as crianças pulem com os dois pés, imitando um coelho para chegar ao final; deixar os bambolês livres para brincadeira e exploração pelos pequeninos, dessa maneira, surgem várias propostas legais e divertidas.

 

Separação de pecinhas por cores

Materiais: A atividade pode ser feita em grupos, com bambolês e pecinhas de encaixe coloridas.

Passo a passo:  Explicar que todos devem colocar as pecinhas dentro do bambolê de cor respectiva; separar por cor no “Já!”.

É muito legal observar o diálogo e como um corrige o outro, fazendo com que aprendam juntos.

 

Trabalho em equipes utilizando os bambolês.

 

 

Trabalho em equipes utilizando os bambolês.

 

A equipe pedagógica e os responsáveis deixaram seus depoimentos sobre o projeto:

 

Muito legal, parabéns professora Tamires pelo seu trabalho com as crianças” – Ana Paula Salvino (Mãe de aluno)

 

“Acho legal ver o desenvolvimento ao longo das atividades propostas e como eles gostam do lúdico”Viviane Belo (AEI)

 

“As atividades desenvolvidas são de grande importância para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, trabalham também a socialização e respeito as regras. São atividades lúdicas, mas ao mesmo tempo desafiadoras, onde as crianças participam com interesse e entusiasmo" - Maria Cláudia (Diretora Adjunta)

 

 

Agradecemos a professora Tamires Coutinho por compartilhar conosco os relatos deste projeto que fala sobre a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil.

Desejamos sucesso a toda comunidade escolar.

 

 

O contato do EDI Igor Moraes da Silva é: edisete@rioeduca.net

 

 

Divulgue também o trabalho de sua escola no portal Rioeduca.

Entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 


 


   
           



Yammer Share