A A A C
email
Todos os posts escritos por Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca/5ªCRE
Retornando 12 resultados para o autor 'Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca/5ªCRE'

Sexta-feira, 23/09/2011

Escolas, CIEP e Creches da 5ªCRE dão um show no Desfile Cívico em Madureira

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, eventos.

 

Estive presente em mais este desfile cívico, onde pude constatar o compromisso dos diretores de escola, e sua equipe, além da participação maciça dos alunos, quase todos acompanhados de seus pais em pleno domingo reservado para descanso.

 

Este ano estamos comemorando os 189 anos da Independência do Brasil.

 

 

As Escolas Municipais trouxeram muitas novidades e todas foram muito aplaudidas. Mostraram o trabalho de professores e alunos, desenvolvidos com amor e carinho nas escolas da rede.

 

 

Abrilhantando o momento cívico a Banda do Exército; da Guarda Municipal, acompanhada da Companhia de cães adestrados; o Corpo de Bombeiros, com o 8ª Grupamento, apresentando o carro magirus; a AVEBIP (Associação de Veteranos da Brigada de Infantaria Pára-quedista); a Banda de Música Paulo Neiva, da Assembléia de Deus da Madureira; a Banda União Racional, com Porta-Estandartes e Porta-Bandeiras; Grupo de Escoteiros Natalino Feijó, além de escolas particulares.
 

 

 

Bandeiras, alunos caracterizados com os temas do desfile, bandas, fizeram desta manhã uma manhã harmoniosa, alegre e de patriotismo, que jamais esqueceremos.


Vamos conhecer as Unidades Escolares, pela ordem cronológica do desfile:


CRECHE MUNICIPAL GUARACIARA RODRIGUES _  "Guaraciara, Harmonia em Gala"

 

 

CRECHE MUNICIPAL TIA MARIA DO JONGO_ "Ensinamentos por um mundo melhor'

 

 Blog: http://cmtiamariadojongo.blogspot.com/

 

CRECHE MUNICIPAL VOVÓ MARIA JOANA_ "Ouvindo e Contando Histórias"Blog: http://vovomariajoana.blogspot.com/

 

EM REPUBLICA DOMINICANA_ "Com o Bullying não se brinca"


 

 

EM PADRE DEHON _ "Saber cuidar da nossa casa, uma atitude de amor"

 

Blog: http://empadredehon.blogspot.com
 

EM WALDEMIRO POTSCH_ "Sustentabilidade, valores éticos na formação do cidadão"

 

CIEP METALURGICO BENEDICTO CERQUEIRA_ "A beleza da diversidade"


 

 

EM OSWALDO TEIXEIRA_ "Homenagem ao patrono"

 

EM LEONOR POSADA_ 'Preservar é cuidar!"

 

 EM PROFESSOR CARNEIRO FELIPE_ 60 anos de história: 1951 a 2011

 

EM EVANGELINA DUARTE BATISTA_ "Evangellina Sustentável"

 

 

EM FIQUEIREDO PIMENTEL_ "Tudo por uma educação melhor"

 

EM MINISTRO EDGARD ROMERO_ "Quem sou eu?"

 

GENTE BOA, ARTE BRASILEIRA, COMÉRCIO FORTE, ISSO! ASSIM É MADUREIRA!
Mestre Jonas (apresentador do desfile).

 

A Coordenadora da 5ªCRE, profª Celia Napole, e eu, Regina Bizarro_ representante do Rioeduca na 5ª CRE, recebemos das mãos da diretora da Creche Guaraciara Rodrigues, Profª Aparecida, uma linda lembrança gravado o nome do projeto: Guaraciara, Harmonia em Gala.
 


Parabéns às escolas, públicas e particulares, que fizeram este momento transformar-se em alegria e cidadania.

 

Escreva para nós se você professor, ou sua escola, desenvolve ou desenvolveu algum projeto que impactou a aprendizagem dos seus alunos.

Clique na foto da equipe do Rioeduca e veja o e-mail do representante da sua CRE.
 

 

  

                                          

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/09/2011

Projeto “Gentileza, gera gentileza” da CM Buriti Congonhas

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas.

A Creche Municipal Buriti Congonhas, localizada no bairro de Madureira, está desenvolvendo o projeto “Gentileza, gera gentileza”, que passa a compor o Projeto Político Pedagógico, por sua importância e relevância nos dias atuais.

 

 

O projeto “Gentileza, gera gentileza" foi dividido em quatro subprojetos: “Gentileza é: Navegar na alegria dos diferentes ritmos”; “Gentileza é: Cuidar do Planeta como lição de casa”, “Gentileza diz: O Mundo é uma Escola e a vida é uma arte” e para o último trimestre “Gentileza é: Saber o valor da diversidade”.

 

Devido ao grande número de atividades e compromissos, deixamos um pouco de lado e nos tornamos pessoas práticas, rápidas, e nossa gentileza, inevitavelmente, torna-se mais vulnerável.

 

Trabalhar de forma sutil o comportamento das pessoas, até nos menores ambientes, se faz necessário e é através de pequenos atos, como um “Bom Dia”, “Por Favor”, que resgata-se a gentileza.

 

São esses atos que a Creche pretende resgatar através do Projeto "Gentileza, gera gentileza".


Objetivos do projeto:

"Desenvolver nas crianças diversas formas de expressão (linguagens artísticas), ampliando sua imaginação, explorando diversos materiais, incentivando criar desenhos e formas, reproduzir imagens, representar a natureza, os ambientes, pintando, fazendo colagens, usando sucatas e, principalmente, brincando de descobrir a magia das cores, buscaremos construir junto ao aluno conceitos indispensáveis à vida em sociedade, da vida como indivíduo e a influência do meio e do ser, na construção de um planeta e uma sociedade, saudáveis e sustentáveis. Para isso foi apresentado o livro “Quem é Quem?”."


Como acontece:

"As artes são linguagens muito importantes como forma de expressão e comunicação. Por meio de suas criações artísticas as crianças desenvolvem a autonomia, a coordenação motora e suas identidades. E é pensando no criar, que a creche procura diversificar e enriquecer as experiências proporcionadas às crianças".


 

 

 

Está sendo trabalhado pintura de quadros explorando diversos materiais: guache, aquarela, pinturas naturais, que não poluem o meio ambiente, como: suco e/ou sumos de beterraba, couve, cenoura, entre outros... O trabalho da sucata é muito importante, estimula a criação artística e a contribuição para um mundo sustentável.

 

"Confeccionaremos brinquedos com caixas de leite, garrafas pet, copos de iogurte, latinhas de refrigerante, dando novas utilizações para objetos que iriam pro lixo.

 

Ao término da confecção faremos uma exposição com o trabalho das crianças, convidaremos os pais/ responsáveis para prestigiar nossos pequenos grandes artistas".


Metas do projeto:

 

"Transformação das relações sociais, melhoria do convívio entre as crianças, entre crianças e funcionários, funcionários e funcionários, entre as crianças e seus familiares, entre familiares e familiares e funcionários da creche. O resgate da GENTILEZA, no convívio social;
A valorização da vida, do ser humano e a qualidade das relações estabelecidas;
Apresentação de danças, dramatizações, festas, exposições, confecção de livros e cartazes com intuito de agregar valores e transformações".  


É hora de avaliar:

A avaliação é diária, "num processo de observação, correção, reflexão dos nossos atos, enquanto formadores de opinião, produtores de conhecimentos e como estamos conseguindo, ou não, transmitir para o público alvo, nossas intenções de transformação.

 

"Avaliaremos também nos nossos Centros de Estudos, onde poderemos replanejar e reconduzir nossas ações e estratégias para alcançarmos nossos objetivos".


Gerando Gentileza, impactando a comunidade:


"Apesar do pouco tempo que o projeto está em execução, já observamos em nossas crianças, o despertar da gentileza, na forma de tratar os amigos, ao usar as palavras mágicas, como: ”por favor” e o “bom dia” alegre, que recebemos dos alunos ao chegarem a creche e os responsáveis estão transparecendo a satisfação de serem recebidos com sorriso e cordialidade e por saberem que seus filhos, mesmo na primeira infância, estão demonstrando a gentileza em suas atitudes.

Assim, pretendemos impactar a comunidade com este belo trabalho, GERANDO GENTILEZA".


 “Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar,

mas os seus ecos são efetivamente infinitos.”
 

 

Aniversário da Creche Buriti Congonhas:


No mês de agosto a Creche comemorou 19 anos, com a participação dos pais e da comunidade em geral. As crianças ajudaram a decorar a creche e confeccionaram cartazes para festejar este momento.

 



Conheça o trabalho, na íntegra, acessando o blog da Creche Buriti Congonhas: http://cmburiticongonhas.blogspot.com/

   

Escreva para nós se você professor, ou sua escola, desenvolve ou desenvolveu algum projeto que impactou a aprendizagem dos seus alunos.

Clique na foto da equipe do Rioeduca e veja o e-mail do representante da sua CRE.

 

 


 

 

                                          

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 01/09/2011

Parcerias: grandes contribuições, belas atuações! EM Sebastião de Lacerda em ação_5ªCRE

Tags: 5ªcre, escolasdoamanhã, riodeleitores, bairroeducador, blogs.

A EM Sebastião de Lacerda, situada no bairro de Irajá, bem próxima à Avenida Brasil, tem parceria com o Bairro Educador.

Finalidade: levar aos alunos um prazer a mais para melhorar a aprendizagem.

 

 

O Projeto Bairro Educador faz parte do Programa Escolas do Amanhã e tem como meta contribuir para a formação integral dos alunos de primeiro e segundo segmento da rede municipal de educação. Para isso, investe no fortalecimento da comunidade escolar por meio de alianças e articulações com atores locais e regionais que possam contribuir para aprendizagem dos alunos. O Projeto promove e estimula as redes e processos de comunicação local, com o foco no aumento da participação de indivíduos e instituições nos processos educativos da comunidade escolar.
 

No dia 26 de agosto a EM Sebastião de Lacerda, realizou a “Festa do Interior” com a participação de todos os estudantes e equipe docente.

 

"Comida, diversão e arte: alimentação saudável nas festas folclóricas", este é o título do projeto desenvolvido pela EM Sebastião de Lacerda, justificando que em toda boa Festa Junina, festas do interior, festas regionais, existem comidas típicas saborosas que deixam qualquer um com água na boca, além da rica cultura nordestina.

 

Toda equipe docente organizou diferentes atividades educativas. E para contribuir com o trabalho realizado na festa, o Bairro Educador levou o Sr. Honorato, cordelista de renome, para realizar oficinas de literatura de cordel.

 

Além disso, a gestora de comunicação do Bairro Educador, Danielle Ribeiro, desenvolveu uma oficina de artesanato com a utilização de material reciclável.

 

 

 

Mas, o que é a Literatura de Cordel?


É uma manifestação cultural, como qualquer outra forma artística, que por meio da escrita são transmitidas as cantigas, os poemas e as histórias do povo — pelo próprio povo.


O nome de Cordel teve origem em Portugal, onde os livretos, antigamente, eram expostos em barbantes como roupas no varal.


Ela destaca-se em regiões onde a cultura é mais valorizada e delineada, como nas regiões Nordeste e Sul, por serem muito mais culturais do que intelectuais.


A literatura de cordel mudou bastante. Os temas já não são como antigamente, quando falavam o sofrimento do povo nordestino. Hoje, reflete a nova realidade que o povo vive, devido a urbanização e a marginalização dos antigos camponeses.


 

 

"Tal atividade está sendo de grande valia, uma vez que estamos envolvidos com a "Festa do Interior", valorizando nossa cultura e a contribuição desse típico brasileiro que com sua origem nordestina contribui imensamente para a formação de nosso povo e nossa história", narra a profª Neiva, diretora da U.E., através do blog da escola.

 

 

Ela relata que a participação de todos foi contagiante e as turmas do 3º ano confeccionaram os cordéis expostos na "Festa do Interior".

 

Oficina de Cordel

 

 

A EM Sebastião de Lacerda tem em seu blog outros projetos interessantes.

Para conhecê-los, acesse o blog da escola: http://emslacerda.blogspot.com/

Blog Bairro Educador, com a publicação deste evento: http://bairroeducador.blogspot.com/2011/08/festa-do-interior-na-em-sebastiao-de.html

 

 Se você, professor, ou sua escola, desenvolveu ou desennvolve algum projeto escreva para nós através dos e-mails de cada Representante de CRE.

Para saber, clique na foto da Equipe Rioeduca e procure sua CRE.

 

                                            

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 31/08/2011

Viajando pelo Túnel do Tempo, através da XI Festa da Cultura_ Um projeto da EM Rodolfo Garcia/5ªCRE

Tags: 5ªcre, blogsdeescolas, eventos.

 

A EM Rodolfo Garcia, 5ª CRE, organizou com muita eficiência a XI Festa a Cultura, um projeto que a escola desenvolve há 11 anos, e nos levará a uma viagem pelo Túnel do Tempo, nas décadas de 60 à 2000.


A dança e a música foram os ingredientes que fizeram deste dia um dia tão especial, regado a muita alegria, entusiasmo e emoção.

 

 

  

Todas as turmas apresentaram danças embaladas pelos ritmos de cada época, em perfeita caracterização, levando aos alunos entenderem todas as mudanças ocorridas em quase 60 anos.

 

 

Junto a Diretora Geral_ professora Selma Fonseca, a Diretora Adjunta_ professora Raquel Amorim e a Coordenadra Pedagógica_ professora Keila Cristina, o rei e a rainha, o príncipe e a princesa em seus tronos, mostrando que a realeza acontece quando existe uma bela parceria, família-escola.

 

As turmas demonstraram que aprenderam músicas e ritmos de cada década.   

 

 

Em cada década uma novidade...

 

 

 

Música e dança, uma demonstração dos acontecimentos de cada década...

 

 

Vamos viajar pelo Túnel do Tempo?

 

Anos 60

 

Marcada pela realização de projetos culturais e ideológicos lançados ainda na década de 50, o Arpanet, embrião da Internet, deu início ao surgimento da Internet, na década de 60. Num tom mais ácido são reveladas as tristes experiências com drogas.

 

 Anos 70

Já na década de 70, o Brasil foi tri-campeão, lançado o primeiro videogame O Odissei 100 e a popularização da música com John Travolta nas pistas com Os Embalos de Sábado à Noite.

Morre Elvis Presley.
 

Anos 80

 

Da abertura política, econômica e cultural ao lançamento do primeiro Rock in Rio, a década de 80 nos trouxe também a consolidação da MPB e o sucesso de Legião Urbana, Ultrage a Rigor, Engenheiros do Havai, Titãs, RPM, Claudio Zoli.

 

Anos 90

 

Nos anos 90, os “caras pintadas” em protesto pelo ex-presidente Collor, o surgimento e explosão musical da Banda Mamonas Assassinas e a morte de Airton Senna, foram alguns dos acontecimentos que marcaram essa década.

 

Anos 2000

Anos 2000 foram lembrados com os ritmos musicais, Hip-hop americano (evidenciado pela cultura negra), reggae e R&B e Michael Jackson com o Street Dance, fazendo um ápice entre o sucesso e sua morte no fim da década.

 

 

 Diretora Selma e a aluna

 

Todas as décadas foram enfatizas pelas professoras das turmas, que, num breve histórico, nos brindou com essas e muitas outras lembranças, que você poderá ler e ver, acessando: http://emrodolfogarcia.blogspot.com/

Agradeço a Profª Selma, Diretora Geral, a Coordenadora Pedagógica, Keila, e a Diretora Adjunta, Raquel, pelo carinho com que me recebem na escola e disponibilizam o material de base, para todas as postagens no Portal Rioeduca.

 

Se você, professor, ou sua escola desenvolveu ou desennvolve algum projeto escreva para nós através dos e-mails de cada Representante de CRE.

Para saber, clique na foto da Equipe Rioeduca e procure sua CRE.
 

 

                                          

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share