A A A C
email
Todos os posts escritos por Professora Rute Albanita - Representante Rioeduca na 1ª CRE
Retornando 27 resultados para o autor 'Professora Rute Albanita - Representante Rioeduca na 1ª CRE'

Segunda-feira, 13/01/2014

Excelência Acadêmica e Protagonismo Juvenil

Tags: 1ªcre, capacitação, protagonismo juvenil, gecs.

 

 

É possível existirem escolas públicas inovadoras, com tecnologia de ponta, e professores exclusivos para estas unidades? É verdade que nelas o aluno é o personagem principal? Pode um jovem contar seus sonhos, expectativas de vida e ter ao seu lado professores que o apoiem em busca dessas realizações? Sim! Leia o texto na íntegra e se encante com a Educação de Qualidade realizada nos Ginásios Cariocas da cidade do Rio de Janeiro. São os GECs!

 

 

Ginásio Experimental Carioca - Sonho Possível

 

 

Implantado na rede desde 2011, os GECs atendem a jovens do segundo segmento (6º ao 9º anos). O programa é sustentando em três eixos – excelência acadêmica, apoio ao projeto de vida do aluno e educação para valores. Os alunos estudam em horário integral, têm mais tempos de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês, contam com salas temáticas e com professores em dedicação exclusiva.

 

 

 

 

Os GECs possuem uma estrutura física diferenciada, aulas digitais, tecnologia ao alcance dos adolescentes e material didático construído pelos próprios professores da rede. Além disso, a Educopedia é constante aliada nos estudos dos alunos.

 

 

Os Ginásios Cariocas são o exemplo de que a soma de inovação, tecnologia, protagonismo juvenil, determinação e garra da equipe envolvida, transformam, não só a realidade do aluno, mas de sua família e da comunidade no qual está inserido.

 

 

Protagonismo Juvenil - Salto de Qualidade na Educação

 

 

Experimente perguntar a um jovem o que sonha, sente, ou deseja para sua vida. Ouça com atenção aos seus anseios, ideias inovadoras, desejo de mudanças e transformação da realidade. É possível que o adulto se surpreenda com a gigantesca capacidade de sonhos que os adolescentes possuem. E é com esse olhar que os educadores dos GECs começam a alinhar a excelência acadêmica dos estudos ao protagonismo juvenil. Deste modo, cada aluno inicia o processo de se perceber como protagonista de sua vida, autor de sua própria história.

 

 

Alunos do GEC Rivadávia Corrêa em um estudo multidisciplinar sobre a Biodiversidade Fluminense.

 

 

Semana de capacitação nos GECs da 1ª CRE:
Formação e atualização em prol de uma escola inovadora

 

 

No dia 5 de fevereiro, o GEC Nilo Peçanha, localizado no bairro de São Cristovão, recebeu cerca de 70 professores de outros ginásios para formação e troca de experiências sobre Estudo Dirigido e Eletivas. São eles: GEC Mario Paulo de Brito, Orsina da Fonseca e Rivadávia Corrêa. Também estavam presentes professores do 1º GEA (Ginasio Experimental de Artes) Vicente Licinio Cardoso.

 

 

O acolhimento foi realizado de modo especial pelo GEC Nilo Peçanha, que preparou carinhosamente a recepção para os colegas. Todos os participantes estavam conscientes da grande responsabilidade que é ser um professor mediador, parceiro e integralmente dedicado. A união e o espírito de equipe era sentido em todos os momentos: no dar as mãos, no olhar, no sorriso e na emoção estampada no rosto ao ouvir as experiências relatadas pelos colegas.

 

 

Professores participam da dinâmica "Teia" na Capacitação realizada no GEC Nilo Peçanha.

 

 

Os professores descreveram os desafios vividos e as vitórias obtidas. Trocaram experiências sobre como deve ser o Estudo Dirigido e sobre a importância das Eletivas (disciplinas da parte diversificada do Ginásio, já que os alunos optam por uma a partir de seus sonhos e expectativas para o futuro). Os professores do GEC acolhedor disseram que as mais procuradas são: Karatê, Tênis de mesa, Xadrez, Jornal, Matemática para concursos, HQ e Multimídia e Teatro das Letras.

 

 

Professores em Capacitação trocando experiência sobre Estudo Dirigido e Eletivas.

 

 

Educar é e sempre será um exercício contínuo, desafiador e belo. O protagonismo juvenil gera mudanças decisivas na realidade dos alunos.  Ser um professor mediador e parceiro do jovem na descoberta de novos conhecimentos é um trabalho que dá resultados significativos que acompanham o aluno por toda vida.

 

 

Alunos do GEC Rivadávia Corrêa comemoram IDEB alcançado!

 

Para saber mais sobre nossos GECs, clique nos links abaixo,

e não esqueça de comentar a postagem!

 

Blog do GEC Nilo Peçanha

Blog do GEC Rivadávia Corrêa

Ginásio Experimental Carioca

Ginásio Experimental de Artes Visuais

Educopédia

 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *


Professora Rute Albanita
   Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 01/04/2013

Ginásio Experimental de Artes Visuais

Tags: 1ªcre.

 


O Ginásio Experimental de Artes Visuais Vicente Licínio Cardoso (GEA) está localizado na rua Edgard Gordilho, Zona Portuária do Rio de Janeiro e atende cerca de 350 alunos dos 7º, 8º e 9º anos. O primeiro Ginásio de Artes Visuais da rede deixou de ser sonho para se transformar em realidade em fevereiro deste ano.

 

 

O GEA é vocacionada para as Artes Visuais, mas segue o mesmo currículo dos outros Ginásios Cariocas da rede. Os alunos também participam de disciplinas como Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil. Veja a estrutura do Ginásio Experimental Carioca.

 

 

 


 

Os Ateliês

 

As salas de aula deram lugar a ateliês, que são oferecidos aos alunos devido ao caráter vocacional do Ginásio. São, ao todo, nove ateliês, atendendo a grupos de quinze alunos de diferentes turmas e anos de escolaridade. Deste modo, é possível criar integração e espírito de equipe entre todos os estudantes do ginásio.

 

 

Produção dos alunos sobre Projeto de Vida e  Protagonismo Juvenil.

 

 

Logo na primeira semana de aula, os professores apresentaram trabalhos e propostas dos ateliês. Ao final das apresentações, os alunos preencheram fichas com os ateliês preferidos e foram divididos em grupos. Durante a semana, cada aluno participa de seis aulas de artes. Assista ao vídeo dos alunos e confira a excelência do trabalho realizado no GEA:

 

 

Vídeo produzido pelo Professor Lindomar.

 

Com o objetivo de enriquecer ainda mais as produções realizadas, os professores utilizam as aulas do GEA disponíveis na Educopédia. Com este recurso, é possível que todos trabalhem as Artes de forma transdisciplinar. Como os ateliês são semestrais, os alunos escolhem se querem permanecer ou mudar de ateliê no semestre seguinte.

 

A equipe do GEA, liderada pelos diretores Niverton e Lucimara e pela coordenadora Inês, acredita que os alunos têm ensino de excelência e são muito felizes por vivenciarem experiências tão criativas e significativas. 

 

 

Clique na imagem abaixo e conheça melhor as ações do

Ginásio Experimental de Artes Visuais Vicente Licínio Cardoso.

 

Srª Secretária Cláudia Costin, Sr. Diretor do GEA Niverton Antunes,
Srª Coordenadora Pedagógica do GEA Ines Resende
e a Srª Diretora Adjunta do GEA Lucimara Mantovanni.

 

 

Saiba mais clicando nos links abaixo:

 

Ginásio Experimental Carioca

Ginásio Experimental do Samba

Ginásio Experimental Olímpico

 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

                               

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/03/2013

Nutrição para a Vida!

Tags: 1ªcre.

 


Os hábitos saudáveis da alimentação devem ser incentivados e praticados desde a infância. As unidades escolares do município do Rio de Janeiro estão atentas ao Programa de Alimentação Escolar, que tem o objetivo de promover uma merenda, ao mesmo tempo, variada e nutritiva.

 


O cardápio oferecido aos alunos é adequado às necessidades de cada idade, pois uma alimentação saudável melhora o desempenho escolar, facilita a assimilação dos conhecimentos, além de prevenir doenças.

 

A Creche Municipal Arara Azul, situada no bairro de Benfica, desenvolveu o Projeto: “Alimentação Saudável, Vem Cá Sua Linda!”. A gestora Iracema conta que o objetivo era despertar o gosto das crianças por novos sabores. Os pequenos degustaram sucos e novas combinações de saladas. Em sala, as crianças conheceram frutas e legumes, e no quintal da creche foi criada uma horta.

 

Crianças plantam sementes na horta da Creche Municipal Arara Azul.

 

Iracema conta que as famílias participaram do projeto, que ganhou asas e voou para fora dos muros da creche. Os responsáveis se surpreenderam com o conhecimento dos filhos e relataram situações nas quais as crianças cobraram mudanças radicais nos cardápios de casa!

 


Merendeiras Educadoras


 

Não é possível falar em Educação Alimentar sem pensar nas profissionais que diariamente preparam a refeição dos alunos. A merendeira exerce importante papel no processo pedagógico, pois enquanto manipuladora de alimentos e em constante contato com as turmas, torna-se uma importante educadora na vida dos alunos.

 

A professora Sônia Cristina, assistente da Gerência de Infraestrurura (GIN) e responsável pelo Programa de Alimentação Escolar da 1ª CRE, presta homenagem às merendeiras de nossa rede.

 

Sônia Cristina, professora e assistente da GIN da 1ª CRE.

 

Que Alquimia é essa? 

 

Merendeira e merendeiro, manipulador(a) de alimentos, lactarista, cozinheiro(a), agente preparador de alimentos … O que estas palavras têm em comum? As letras A de amor, R de responsabilidade, I de identificação, E de ensinamento.

 

Quem não se lembra daquela hora gostosa onde a substituta da nossa mãe colocava a comida quentinha, ou nos fazia provar um alimento novo ou agradecia o prato “raspado” na Escola? Nos dias de hoje, são verdadeiras heroínas se misturando às panelas, ao fogo, colheres, pratos e aventais. O cheiro da comida gostosa invade a memória dos adultos e instiga o olfato dos mais jovens. No passado, o mingau de sagu, o arroz com peixe e o macarrão com salsicha. Hoje, é o lanche, o sanduíche tropical, o estrogonofe (ideia de uma merendeira da 1ª CRE e divulgada para toda a rede municipal), o escondidinho de carne, o doce de banana e muito mais....

 

Frutas, legumes, verduras, carnes, ovos, peixe e afeto. Tudo junto e misturado. Tangerinas, pão, caqui, requeijão, leite, macarrão e alegria se misturando numa panela enorme repleta de sorriso e compromisso.

 

Que alquimia é essa? Além de merendeiras e merendeiros, também são pais, mães, tias, avós, amigos e Educadores. Ensinam hábitos e atitudes aos menores, dão conselhos aos maiores, sentam-se junto ao pessoal do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos).

 

No GEO (Ginásio Experimental Olímpico), servem cinco refeições. No GEC (Ginásio Experimental Carioca), servem três refeições. Nas Creches e EDIs (Espaços de Desenvolvimento Infantil), servem quatro refeições. Lanches, sobremesas, sucos, vitaminas ou um pedido de “quero mais” é a recompensa mais prazerosa.

 

Quando presenciam um sorriso ou recebem um elogio, o coração explode como uma panela de pressão sem manutenção. No dia a dia das merendeiras, geladeira, refeitório, fogão, sacos de batata e iogurte se embolam nos pensamentos...

 

Da mesma forma que o cheiro bom da merenda invade o espaço da Unidade Escolar, merendeiras invadem nossas vidas. São parceiras, confidentes, fecham um olho pra não ver o menino que pegou duas maçãs e vai dar uma pra tia. São capazes de enganar uma turma inteira servindo feijão que foi cozido com beterraba. Enfeitam a salada de tomate com pepino como se tivessem aprendido com grandes maîtres franceses.

 

Merendeiras e merendeiros, manipuladores de alimentos, lactaristas, cozinheiros(as)... São demais! São mais! São peças importantes no processo pedagógico. São fundamentais para que tudo aconteça de forma gostosa. Lembrando a fala de um aluno de uma de nossas Creches: “Nossa! Que bom! Me dá um pão pra comer com esse cheiro!”

(Texto enviado pela Professora Sônia Cristina)

 

Confira no vídeo abaixo a homenagem que as equipes das creches Sonho Infantil, Arara Azul e o EDI Dayse Malagole prestaram às merendeiras de suas unidades e de toda rede. 

 

 

 

 

Saiba mais acessando os links abaixo:

 

Merenda nas Escolas

Blog do EDI Dayse Malagole

Blog da C.M Arara Azul

 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE !

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 18/03/2013

Quanto mais Rio, Melhor!

Tags: 1ªcre.


 

O mês de março começou com muitas homenagens aos 448 anos da Cidade Maravilhosa. As belezas naturais do Rio de Janeiro foram escritas em verso e prosa por alunos e professores da maior rede de educação municipal da América Latina.

 

Entre tantos trabalhos, destacamos a comemoração do aniversário da cidade na Escola Municipal João de Camargo, e também o texto enviado pelo Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Saramanch.

 

 

Crianças da E.M Floriano Peixoto fazem homenagem ao Rio de Janeiro com o cartaz produzido pela turma.


 

A E.M João de Camargo, localizada no bairro de São Cristovão, envolveu todas as turmas em um grande projeto. Adultos e crianças comemoraram o aniversário do Rio, realizando atividades e manifestações de carinho. Os alunos da turma 1403 conheceram a história da cidade a partir do livro “História de uma cidade contada por ela mesma”. Em todas as turmas houve debates, pesquisas, atividades de artes, músicas e até mesmo um painel para a hora do parabéns.

 

 

 

Alunos da Escola Municipal João de Camargo  confeccionaram um cartaz e demonstraram

carinho pela cidade do Rio de Janeiro.

 

 

Cidade Maravilhosa

 

O Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Saramanch, em Santa Teresa, enviou para o Rioeduca o texto "O Encanto Desta Cidade é Meu":

 

"Dizem que sou turista do próprio lugar. É que tenho mania de sair
fotografando os lindos espaços da Cidade Maravilhosa. E o resto do mundo que me
perdoe, mas o Rio continua lindo. Aqui temos uma rara combinação de montanhas e
mares, que só faz confirmar a máxima: Se Deus é brasileiro, nasceu no Rio de
Janeiro.

 

Não é a toa que a cidade tem sido escolhida para diversos eventos. Aqui tudo
é muito intenso. É da hora. E não é caô não, meu brother, se for pra marcar um dez,
já é. Desculpem o “carioquês”, mas faz parte do tal encantamento.

 

O povo também é paisagem. Milimetricamente distribuído nas ladeiras, nos
points, nas praias, “do Leme ao Pontal”, da Central a Santa Cruz. O brasileiro é
cordial sim, mas o carioca chega a ser “over”. Afinal, o que é aquela vista
panorâmica do Cristo Redentor que não se cansa de ficar de braços abertos para
acolher turistas do mundo inteiro? E o Pão de Açúcar, com seu incansável bondinho
que desliza pelas linhas invisíveis dando a sensação de se estar flutuando no que
há de mais fantástico sobre a face da Terra? Foi mal, tá? É que a alma carioca tem
um certo orgulho do lugar no qual vagueia.

 

E se virem notícias nos jornais de coisas que contrastam com toda essa
modéstia belezura que por aqui descrevi, não culpem a cidade, nem tentem evitá-la.
Há sempre um sol despontando, uma lua sorrindo... porque se em um dia “deu
ruim”, amanhã, com certeza, o show vai continuar."

 


Preparamos um vídeo especial com imagens de trabalhos produzidos pelas Escolas João de Camargo e Floriano Peixoto.

 

 

 

 

Para saber mais sobre os projetos, conheça os blogs das escolas.

 

Escola Municipal Floriano Peixoto


Escola Municipal João de Camargo 

 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 



Professora Rute Albanita
    Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share