A A A C
email
Todos os posts escritos por Profª Letícia Monteiro
Retornando 63 resultados para o autor 'Profª Letícia Monteiro'

Quarta-feira, 13/03/2019

Acolher é receber a todos de braços abertos

Tags: 3ªcre, acolhimento, valorização.

 

Acolher é receber de braços abertos. É mostrar todas as possibilidades de união, integração e aprendizagem. É ver o outro com o olhar de amizade e parceria. Assim fazem todas as Unidades da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

A Escola Municipal Estado da Guanabara é só um exemplo do que acontece na Rede, todos os dias. 

 

 

 

 

O conceito de acolhimento envolve uma postura ética de escuta, de atenção e de respeito. Não só para quem chega, mas para todos que integram um grupo. Isso implica na escuta do usuário, em suas queixas, suas ideias, no respeito às suas experiências e no reconhecimento de sua trajetória. No caso do acolhimento no espaço educacional é preciso reconhecer e incentivar o protagonismo do estudante em seu processo de aprendizagem, fazendo com que ele participe ativamente em todos os espaços da escola. 

 

 

 

 

Todas as unidades da Rede têm em seu calendário um momento reservado para o acolhimento, a fim de recepcionar alunos, professores, funcionários e responsáveis. O que não significa que isso só aconteça nesse período. O acolhimento na Rede Municipal de Educação acontece o ano todo. É uma tradição! 

 

 

 

 

Na E.M. Estado da Guanabara a semana de acolhimento foi  enriquecedora. As boas vindas foram dadas com murais expondo algumas atividades feitas em 2018.

 

 

 

Inspirados pelas asas desenhadas no pátio da escola, todas as turmas assistiram pequenos vídeos com o objetivo dos alunos e professores refletirem sobre suas atitudes e sobre o que desejam para o novo ano. A escola também incluiu, entre as atividades, uma palestra com dicas de como conquistar melhores conceitos e notas nas diferentes disciplinas. 

 

 

Quer saber mais?

Unidade Escolar: E.M. 03.12.004 Estado da Guanabara

E-mail: emguanaba@rioeduca.net

Telefone: (21) 3104-9553

 

 

Contato  para divulgação:

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 16/01/2019

Vale a Pena Ler de Novo: Tirinhas Criativas sobre a água

Tags: 3ªcre, tirinhas, água.

Mantendo a tradição de abordar temas relevantes da atualidade, o CIEP Patríce Lumumba trabalha o tema água, utilizando a tirinha para que a mensagem chegue ao maior número de pessoas com objetividade e eficiência. 

 

 

As Tirinhas são uma forma divertida para se trabalhar os gêneros literários , leitura, interpretação e produção de textos. São histórias curtas, objetivas e que proporcionam uma leitura muito mais atraente e sedutora, não só para crianças, como para adultos.

Entendendo a necessidade e urgência de se tratar um tema tão relevente, os alunos do 6º ano experimental, da turma 1603, criaram tirinhas com o tema proposto pela professora Claudia Nunes nas aulas de Ciências: “Água, usar sem desperdiçar!”. Dessa forma puderam abordar um tema importante e atual de forma prazerosa.

 

 

O trabalho foi direcionado em duas etapas: No 1º momento, após a leitura de tirinhas de diferentes autores e fontes em sala de aula, os alunos foram organizados em duplas. Cada uma escolheu um personagem apresentado, com o objetivo de criar e ilustrar uma tirinha com esse personagem. A tirinha deveria abordar o desperdício da água, assunto no qual,  que já vinha sendo abordado nas aulas de ciências da turma, de acordo com as orienações curriculares da Rede.

 

 

No 2º momento, já com base na escolha feita pela dupla, os alunos receberam diversas tirinhas com os balões de fala vazios. Eles deveriam observar atentamente a linguagem não verbal, a fisionomia dos personagens e criar as falas dos balões de acordo com o tema em questão: “Usar a água sem desperdiçar.”

Vale ressaltar, que a criação dos diálogos deveria obedecer ao contexto expresso na tirinha. 

 

 

A criatividade das histórias, as ilustrações, tudo ficou perfeito! Os alunos capricharam e deram o recado sobre a necessidade de cuidar do planeta e evitar o desperdício da água. Mais uma vez, O 6º ano experimental do CIEP Patrice Lumumba contribui, de forma lúdica, com a discussão de temas atuais e relevante para toda a comunidade escolar.

 

 

Parabéns a todos os envolvidos! 

 

Para  saber mais sobre o trabalho desenvolvido no CIEP Patrice Lumumba da 3ªCRE basta enviar um e-mail para ciepplumumba@rioeduca.net

CIEP 03.12.501 Patrice Lumumba
Diretora: Paula Nacif
Diretor Adjunto: Rogério Mello
Diretor Adjunto: Luciana Veloso
Professora: Claudia Nunes

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 26/12/2018

CIEP Coronel Sarmento em Concerto de Natal

Tags: 3acre, natal, orquestra.

 

 O dia 07 de dezembro trouxe  muita emoção à toda comunidade escolar do CIEP Coronel Sarmento. A unidade recebeu o Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca.

 

Que alegria! Confira! 

 

 

Uma manhã muito especial no CIEP CORONEL SARMENTO. A comunidade escolar recebeu a apresentação de Natal da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Rivadavia Corrêa. Entre os convidados, o professor Carlos Antonio de Matos, Coordenador da 3ªCRE, a professora Elisa Fernandes, Assessora Adjunta da CRE, a professora Adriana Carvalho - Gerente da GED da 3ªCRE além de outras gerentes da Coordenadoria, escolas do entorno e alunos da Unidade. Foi um privilégio ouvir música de qualidade tocada pelos alunos da Rede.

 

 

 

O Concerto de Natal começou com uma mensagem de acolhimento ministrada pelo Coordenador da 3ª CRE aos presentes. Ele agradeceu à diretora da Escola professora Vera e à toda equipe organizadora do evento. Em seguida, chamou Moana maestrina responsável, na Secretaria Municipal de Educação, pelo projeto Orquestra Sinfônia Juvenil Carioca. 

 

 

 

 

A maestrina fez um breve relato a todos sobre a apresentação, sobre o projeto e convidou novos alunos para ingressarem à Orquestra no ano que vem. Os alunos da Unidade e também das Unidades do entorno ficaram encantados com o trabalho dos seus colegas da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, acompanhando com atenção e aplaudindo cada peça apresentada.

 

 

 

 

O CIEP Coronel Sarmento também possui uma orquestra, composta por alunos do próprio CIEP, a Orquestra de garrafas regida pela professora Karita Felício. Nessa experiência não se realiza apenas um trabalho musical, como também se trabalha  conceitos de sustentabilidade e reutilização de materiais.

 

 

 

Após a execução das Orquestras, o Coordenador deu os votos de Feliz Natal aos presentes  e homenageou a maestrina Moana e a diretora do CIEP Professora Vera Caetano.

 

 

 

 

Para saber maiores informações: 

CIEP CORONEL SARMENTOciepasarmento@rioeduca.net

 

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 14/11/2018

Feira de Ciências - Experimentar para conhecer

Tags: 3ªcre, ciências, experiências.

 

A Escola Municipal Estado da Guanabara envolveu toda a escola na disseminação dos conceitos de Ciências e suas relações com as outras disciplinas do Currículo. O resultado? Uma feira de Ciências que movimentou toda a comunidade escolar. 

 

 

 

A feira faz parte do projeto anual da escola, tendo como objetivo mostrar aos alunos que as disciplinas podem ser legais e interessantes. Além disso, a feira busca despertar a curiosidade e o interesse pelos estudos. A apresentação das produções acontece no final de cada bimestre. 

 

 

 

 

A cada bimestre, uma disciplina é trabalhada. No 1º bimestre, os trabalhos foram de Linguagens (abrangendo Português e idiomas). No 2º bimestre, foi a vez da Matemática, já no 3º bimestre, o alvo foi a matéria de Ciências. 

 

 

 

Já no 4º bimestre, estão sendo trabalhadas as disciplinas de História e Geografia. Vale ressaltar que em  todos os bimestres os professores de Artes, Educação Física e Música dão apoio para a criação de trabalhos. O importante é demonstrar que existem relações entre as disciplinas e que elas não estão destacadas umas das outras. 
 

 

 

 

 

Parabéns Escola Municipal Estado da Guanabara que trabalha todas as disciplinas de forma integrada.

 

 

Quer saber mais sobre? 

Unidade Escolar: E.M. Estado da Guanabara

E-mail: emeguanaba@rioeduca.net 

Telefone: 3104-9553 / 3887-4692

 

 

Contato para publicações:


   
           



Yammer Share