A A A C
email
Todos os posts escritos por Márcia Cristina Alves (Equipe da Gerência de Mídia-Educação)
Retornando 23 resultados para o autor 'Márcia Cristina Alves (Equipe da Gerência de Mídia-Educação)'

Segunda-feira, 08/01/2018

Twittaço Literário!

Tags: twittaço, mídias.

 

Sexta-feira, 12/01, é dia de Twittaço Literário!

O Primeiro de 2018!
 

 

O grande homenageado é Carlos Heitor Cony, jornalista, editorialista, escritor da Literatura Brasileira!

 

Ao longo do dia vamos trocar mensagens sobre o escritor, que nos deixou recentemente (05/01/18), aos 91 anos .

 

Participe! Basta seguir @RiodeLeitores no Twitter e usar #Riodeleitores!

 

Vale Twittar e Retwittar citações, depoimentos, fotos, dicas de livros, vídeos, sites, links, blogs e curiosidades sobre o autor de “Quase Memória, Quase Romance”, totalmente Cony!

 

Um excelente Twittaço! Boas leituras! Até SEXTA!

 

O QUE É?

 O “Twittaço Literário” é uma iniciativa do Programa Rio, uma cidade de Leitores, voltada para a mobilização virtual, a partir das Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais, em torno de um autor ou tema sugerido, realizada desde 2015.

 

COMO FUNCIONA?

- As Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais convidam todos os interessados na sua própria unidade a participarem do Twittaço, publicando, ao longo do dia indicado, citações, dicas de links ou comentários sobre o autor ou tema definido previamente pela Gerência de Mídia-Educação.

- Os Twittaços serão realizados de acordo com cronograma específico. O primeiro Twittaço de 2018 acontecerá no dia 12 de janeiro, em homenagem Carlos Heitor Cony, jornalista, editorialista, escritor da Literatura Brasileira.

 - Os interessados podem participar com a publicação de mensagens relativas ao tema definido, ao longo do dia estabelecido, usando uma hashtag (#): #RiodeLeitores e seguindo o perfil @Riodeleitores no Twitter. Vale Twittar e Retwittar citações, depoimentos, fotos, dicas de livros, vídeos, sites, blogs e curiosidades sobre o autor e sua obra ou sobre o tema indicado.

- Todas as Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares Municipais da Rede devem participar com seu twitter próprio (institucional), já existente ou criado para a atividade.

- A participação de alunos, professores e demais interessados é voluntária, com seus próprios endereços de twitter ou com o twitter da sua Sala de Leitura/Biblioteca. Poderão ser utilizados os computadores existentes nas escolas (salas de aula, sala de leitura e laboratório de informática) e Bibliotecas ou, ainda, participar por meios próprios com celulares ou tablets, por exemplo.

- Os professores podem aproveitar o Twittaço para a realização de atividades de preparação ou de desdobramento com os alunos, por exemplo: realização de pesquisas prévias nas salas de leitura para organizar as mensagens que serão postadas; discussão sobre as postagens lidas ao longo do dia; tabulação de número de mensagens postadas pela escola que foram retwuittadas, etc.

 

PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DO TWITTAÇO LITERÁRIO:

1- Criar o Twitter da Sala de Leitura/Biblioteca Escolar Municipal ou seu próprio perfil;

2- Seguir, pelo Twitter criado, o perfil @RioedeLeitores;

3- Divulgar a atividade, convidando a comunidade escolar e os leitores em geral para participarem;

4- No dia combinado, publicar suas mensagens sobre o autor/ tema indicado, sem esquecer de colocar #Riodeleitores ao final da mensagem. Também é possível retwittar as mensagens de outros participantes.

5- Todos podem participar com quantas postagens desejar. Bom twittaço! Boas leituras!
 

 


 

 

 

 

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 01/12/2017

Comemoração dos 10 Anos do Lançamento do Primeiro Longa-Metragem Produzido Na Rede Pública

 

 

Sessão em Comemoração dos 10 Anos do Lançamento do Primeiro Longa-Metragem Produzido Na Rede Pública Municipal do Rio De Janeiro

 

No próximo dia 5 de dezembro (3a feira), às 14h, será realizada uma sessão em comemoração dos 10 anos de lançamento do primeiro longa-metragem produzido na Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. Trata-se do documentário "Alma Suburbana".

A sessão encerrará a programação de 2017 do Cineclube do Professor e Bibliotecário.


Faça sua inscrição pelo link abaixo:

https://goo.gl/i9GFVB
 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 10/11/2017

Maratona Escolar dos Grandes Autores

Tags: maratona, letras, acadêmia, autores.

 

É com grande satisfação que anunciamos o resultado de mais uma Maratona Escolar dos Grandes Autores, em parceria com a Academia Brasileira de Letras, e que em 2017 homenageia o grande poeta Castro Alves.

A E/SUBE/CED/Gerência de Mídia-Educação recebeu mais de 100 textos criativos, emocionados e de qualidade literária indiscutível produzidos por nossos alunos – jovens e adultos – dos 8º e 9º anos e PEJA II, orientados por seus professores regentes, professores de Sala de Leitura e Coordenadores Pedagógicos. Desses textos, numa difícil tarefa, 36 (3 de cada CRE e 3 do CREJA) foram encaminhados à ABL, para a seleção final de 6 textos, sendo 5 de Ensino Fundamental e 1 da Educação de Jovens e Adultos.

Todos, alunos, professores, direções e coordenadorias, estão de parabéns pela excelência de trabalho!

A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 14/11, às 10h, na Academia Brasileira de Letras, com a presença do Sr. Secretário Cesar Benjamim.

Estão convidados para a premiação os Coordenadores de CRE, Gerentes de GED, equipes de direção das escolas, professores e alunos das 36 redações finalistas (relação anexa). Também poderão ser convidados os responsáveis pelos alunos envolvidos.

Segue a relação dos 6 textos vencedores da Maratona, segundo avaliação da Academia Brasileira de Letras:

 

Heveny Mattos

E/SUBE/CED/Mídia-Educação


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 24/10/2017

Agendamento de Escolas para o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI)

 

Começa no dia 21 de novembro, o Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI, com sessões no turno da manhã (10h30) e à tarde (14h30), nos seguintes cinemas:

 

- Cinemark Carioca - Av. Vicente de Carvalho, 909 - Vila da Penha

- Cinemark Botafogo - Praia de Botafogo, 400, Loja 800 – Botafogo

- Cinemark Center Shopping - Av. Geremário Dantas, 404 – Jacarepaguá

- Cinemark Downtown - Av. das Américas, 500 / Bloco 17 - 2º Piso - Barra da Tijuca

 

A maioria dos cinemas acima é localizada próxima ao metrô e de escolas municipais. Dessa forma, as unidades interessadas em levar seus alunos ao cinema, sem pagar ingresso, poderão realizar o agendamento diretamente com os organizadores do Festival.

O FICI conta com um programa exclusivo para atender às escolas da rede pública municipal e aos projetos sociais, chamado “TELA NA SALA DE AULA”. Além desse programa, o festival disponibiliza, também, ingressos gratuitos para as sessões especiais: "O Pequeno Cientista", "O Pequeno Jornalista", "Prêmio Brasil" e "Novos Jovens".

Ao chegar ao cinema, o professor conta com o auxílio de monitores (uniformizados) contratados pelo festival para levar os alunos até às salas de cinema.


AGENDAMENTO DE SESSÕES

Para agendar uma ou mais sessões de cinema, basta enviar um e-mail para: atelanasaladeaula@fici.com.br

Informe:

- Nome da Escola

- Nome e celulares dos professores que irão acompanhar os alunos ao cinema

- Sessão (dia, horário e filme)

- Quantidade de alunos e adultos acompanhantes por sessão

- Cinema: ( ) Carioca ( ) Botafogo ( ) Center ( ) Downtown

 

AGUARDE A CONFIRMAÇÃO DOS ORGANIZADORES DO FESTIVAL PARA SUA SOLICITAÇÃO.


Qualquer dúvida poderá ser esclarecida com a produtora do festival, Clarissa, pelos telefones:

(21) 2294-3966
(21) 97286-4044

Lembrando que esse ano as escolas deverão providenciar o deslocamento dos alunos até o cinema.
 


   
           



Yammer Share