A A A C
email
Todos os posts escritos por Laura Fantti Davilla Serpa
Retornando 226 resultados para o autor 'Laura Fantti Davilla Serpa'

Quinta-feira, 17/01/2019

Caravana Carioca de Férias

Tags: caravana, férias.

 

Criançada do Complexo do Alemão se diverte a valer na Caravana Carioca de Férias

 

A Caravana Carioca de Férias promovida pela Prefeitura da Cidade do Rio de janeiro em parceria com o Sesc, aportou na Vila Olímpica Carlos Castilho, no Complexo do Alemão, para a alegria da garotada, que se divertiu a valer com várias atividades como badminton, espaço para leitura e desenho, futebol, totó, pingue-pongue, xadrez, guerra de cotonete, teatro de fantoches e apresentação de palhacita e contação de histórias. Durante a abertura do evento, um animador de peso fez várias brincadeiras com as crianças como a do gato e rato, estátua e muitas outras. Além disso, havia estandes sobre sustentabilidade, exposição sobre parte da História do Brasil , e rodas de conversa com o tema saúde. Deliciosos lanches foram ofertados para os alunos que adoraram o dia e pediram para que haja mais iniciativas assim durante as férias.

 

 

Também houve apresentação de um adestrador que levou a cadelinha Bela, uma linda vira-lata, para os alunos. Francisco Matos da Silva, de 9 anos, ajudou o adestrador a alimentar a cachorrinha. ‘’Adoro bichos. Tenho dois cachorros, o Bob e o Dick’’. Aluno do 5º ano da Escola Municipal Padre Manoel da Nóbrega, em Ramos, ele estava adorando o evento. ‘’Muito bom. Poderia ser pelo menos uma semana’’.

 

Outra que também estava pleiteando mais dias de Caravana das Férias era Hadassa Gaudêncio Lima, de 9 anos, aluna do 4º ano da Escola Municipal Afonso Várzea, em Inhaúma. “Vai ter outro dia?’’. Curtindo bastante o espaço de leitura, ela conta que aprendeu a ler aos 3 anos de idade. ‘’Metade sozinha e metade com a ajuda da minha mãe. Gosto de ler os livros da Talita Rebouças. Já fui à Bienal do Livro num passeio da escola mas não a conheci’’. Para Hadassa, ler é tudo de bom. ‘’A importância da leitura é que você pode imaginar o que você quiser. Pode contar histórias’’.

 

 

 

Estudante do 6º ano da Escola Municipal Alcide de Gasperi, em Higienópolis, Anny Gabrielle Alves das neves, de 11 anos, estava satisfeita com a Caravana. “É muito legal aqui, têm várias brincadeiras, muitas emoções e atividades. Agora estou nessa (espaço de leitura), mas já estive no badminton, na guerra de cotonete, no totó. Gostei dessa aqui porque tem a almofada da lantejoula mágica . Adoro. Você passa mão e muda de cor. É muito linda’’. E não que a Anny tem razão?

 

Fechando o dia feliz houve o show com o Coral da Comlurb com apresentação do simpático passista Renato Sorriso. E nesse mês ainda tem mais Caravana Carioca de Férias em outros lugares.

 

Enviado por: 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 17/01/2019

Estrutura de atendimento, horário de funcionamento e Matriz Curricular das Unidades

Tags: matriz curricular, estrutura de atendimento.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ato da Secretária

 

RESOLUÇÃO SME N.º 113, DE 16 DE JANEIRO DE 2019

Dispõe sobre a estrutura de atendimento, horário de funcionamento e Matriz Curricular das Unidades Escolares da Rede Pública de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, e dá outras providências.

 

 

Resolução Completa

 

Diário Oficial: Página(s): 17 a 20

 

Fonte: Diário Oficial


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 14/01/2019

Calendário Escolar e o Calendário Pedagógico de 2019

Tags: calendário escolar, calendário pedagógico.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Ato da Secretária


RESOLUÇÃO SME N.º 112  DE 11 DE JANEIRO DE 2019.


INSTITUI O CALENDÁRIO ESCOLAR E O
CALENDÁRIO PEDAGÓGICO DA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PARA O ANO LETIVO DE 2019 E DÁ
OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


 
A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e CONSIDERANDO o disposto no inciso III, do artigo 12, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que prevê como incumbência dos estabelecimentos de ensino “assegurar o cumprimento dos dias letivos”, observando-se, para tanto, o que determina o inciso I do artigo 24, do referido diploma legal, RESOLVE:
 
Art. 1.º Fica instituído, na forma do Anexo que acompanha a presente Resolução, o Calendário Escolar e o Calendário Pedagógico para o ano de 2019, concernente à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e à Educação de Jovens e Adultos, nas Escolas Públicas do Sistema Municipal de Ensino.


Art. 2.º O Conselho de Classe (COC) será realizado dentro do período assinalado com A (Avaliação), destinando-se apenas um dia para essa realização.


Art. 3.º O Centro de Estudos Integral será realizado dentro do período assinalado com C, utilizando-se apenas um desses dias em cada Unidade Escolar.


Art. 4.º Em caso de ocorrência de suspensão de aulas que comprometam o atingimento de 200 dias letivos e 800 horas/aula anuais, deverá ser organizado calendário de reposição pela Unidade Escolar, sob a supervisão da E/CRE.


Art. 5.º O Calendário Escolar e o Calendário Pedagógico poderão sofrer alterações, ao longo do ano letivo, se isso for necessário para assegurar que as exigências previstas na Lei n.º 9.394/1996 sejam cumpridas.


Art. 6.º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


 
Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2019.
 
TALMA ROMERO SUANE

 

 

 

Clique nas imagens para abrir os Calendários em PDF

                           

 

Fonte: Diário Oficial


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 11/01/2019

Rimas na Alfabetização: Caminhos para Leitura e Escrita

Tags: redescobrindo, youtubers, 7ªcre.

 

Redescobrindo as Rimas

 

 

As rimas são ótimos recursos para despertar nas crianças o prazer pela leitura e escrita. Os pequenos se encantam com a sonoridade das palavras e se divertem com a possibilidade mágica de construir suas próprias combinações.
 

 

As palavras realmente são mágicas e nos apresentam milhares de possibilidades!

 

Por isso a dica de hoje começa com a indicação do livro: "O Livro Mágico".

 



Essa história nos mostra o poder que as palavras têm, e a rima é um desses poderes. Após a leitura, os alunos da Escola Municipal Desembargador Ney Palmeiro foram convidados a fazerem suas criações.

 

 

 

 


Cada aluno recebeu uma palavra e a missão de fazer uma ilustração que rimasse com ela. Após muita diversão construíram um cartaz coletivo:

Ainda no clima das rimas, os alunos do segundo ano tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo “Redescobrindo as Rimas” elaborado pelas professoras Youtubers e disponível no link:



 

A videoaula inicia-se com um problema, como fazer uma música para o canal “Redescobrindo”?


 

 


É claro que a turminha já tinha a resposta na ponta da língua e sabiam que as rimas eram a solução que a tia Ju e a tia Ly procuravam!

 

 



E para continuar a diversão, a videoaula interativa apresenta às crianças um jogo no qual elas devem descobrir quem mora nas casas apresentadas por meio da rima com o nome dos animais!

 

 

E ainda dois jogos com a rima como tema principal:

 

 

Depois de assistir ao vídeo...Mãos à obra!


Segundo Emília Ferreira as mãos são a porta de entrada para o cérebro. E nesta atividade, constatamos que quanto mais oportunidade as crianças têm de manipular objetos e trabalharem os sentidos, mais eficiente se torna o processo de aprendizagem.

 



Para Vygotsky o jogo tem grande importância no processo criativo, pois a imaginação estimulada por eles contribui para expansão das habilidades cognitivas. Sendo assim, por que não experimentar outros jogos? A diversão propiciada pelas rimas foi o gatilho para utilização de jogos de formação de palavras.

 

 

E assim, mais uma vez os alunos aprenderam brincando... E entre uma risada e outra construíram importantes conceitos e aprimoraram sua habilidade de leitura e escrita!

 

Quer saber mais sobre?

Unidade Escolar: E.M. Desembargador Ney Palmeiro

E-mail: empalmeiro@rioeduca.net

Tel.: 2408-6042 / 2408-5482

 

Contato para publicações:

 


 


   
           



Yammer Share