Rio Educa
A A A C
email
Todos os posts escritos por Juliana de Oliveira (Representante Rioeduca 5ª CRE)
Retornando 21 resultados para o autor 'Juliana de Oliveira (Representante Rioeduca 5ª CRE)'

Sexta-feira, 03/03/2017

Aula inaugural e primeira semana de acolhimento na Creche Municipal Estrelinha Dourada

Tags: aula inaugural, acolhimento, educação infantil, edi, 5ªcre.


Iniciamos mais um ano letivo, cheio de empolgação e novidades...
No primeiro dia, os responsáveis foram convidados a participar de uma aula inaugural, onde acompanharam um pouquinho da rotina dos alunos na creche.

 

 

Nos dias que se seguiram foi feito um trabalho com os pequeninos alunos da turma do MI, pois eles estão conhecendo e começando a se adaptar ao novo espaço.

Os nossos alunos do MII, aproveitaram para matar as saudades e ir retornando à rotina aos poucos.

 


Trabalharemos neste 2017 com o PPA (Projeto Pedagógico Anual) “VENDO O MUNDO COM OS OLHOS DA ARTE” e, por isso, desde o nosso primeiro contato com crianças e famílias a proposta já foi o do pintar, do experimentar e do vivenciar as diversas possibilidades que a arte pode nos proporcionar. As artes têm o poder de conduzir as crianças a conhecerem suas limitações, dificuldades e possibilidades de desenvolver, explorar e conhecer suas potencialidades. Trabalhar com artes na Educação Infantil é uma oportunidade de despertar a sensibilidade nas crianças, aguçar os sentidos e proporcionar sensações.

 


E, para finalizar esta semana especial para toda comunidade escolar, sábado, dia 11/02/2017, aconteceu a RR (Reunião de Responsáveis) onde realizamos uma dinâmica da “ÁRVORE DOS COMPROMISSOS”: cada responsável sorteou uma parte da árvore e tinha que ler e comentar as atitudes dos pais em relação à creche, atitudes cotidianas que resultam em um grande impacto no compromisso e na responsabilidade de estarmos juntos neste processo de estabelecer vínculo e confiança. Ao final, nossa árvore ficou bem cheia e bonita e o mais importante, houve a possibilidade dos responsáveis entenderem a necessidade de sua participação neste processo. Contamos com a participação da equipe do C.M.S. Alice Toledo Tibiriçá, que realizou uma dinâmica onde todos puderam conferir seus conhecimentos sobre as Arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito da Dengue. Descobrimos alguns mitos e verdades a respeito da doença e principalmente a prevenção.

 



E assim demos o nosso ponta pé inicial neste 2017 e, como nos diz Candido Portinari,

“Só o coração nos poderá tornar melhores e é essa a grande função da Arte”

 

Texto: Diretora Elizabeth Ferreira

 

Sobre a escola:

E/CRE(05.14.604) Creche Municipal Estrelinha Dourada

Rua João Adil de Oliveira 25 Irajá 

E-mil: cmedourada@rioeduca.net 3372-5052

 

 

Escolas e professores, participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades bacanas e que gostariam de compartilhar. Clique AQUI para saber o e-mail do seu representante.

E não esqueça de deixar aqui o seu comentário. Ele é muito importante para nós!

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/01/2017

Projeto Formação de Leitores de Imagens

Tags: sala de leitura, leitura de imagens, barão do amparo, 5ªcre.

 

 

 

A Escola Municipal (05.15.035) Barão do Amparo teve, no ano de 2016, um Projeto desenvolvido pela professora Marcia Brum, da Sala de Leitura, onde o principal objetivo foi trabalhar com os alunos além da simples leitura dos livros: formar leitores de imagens.

 

 

Sobre o Projeto:


"JUSTIFICATIVA:

• Favorecer a reflexão de que a leitura não está presa apenas às palavras. É um processo de compreensão abrangente destas e das imagens. Portanto, é necessário dar relevância tanto à leitura das palavras quanto a de imagens. Na atualidade, vivemos rodeados por imagens que demandam de nós mais do que um simples passar de olhos.

 

OBJETIVOS:


• Informar que as ilustrações (imagens utilizadas para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto) funcionam como elementos enriquecedores das obras, sendo atrativas e colaboradoras na contação da história.

• Promover a leitura de diversos livros de textos literários com diversidade de ilustrações que levem à admiração da Arte, dos autores e dos artistas ilustradores.

• Fazer com que os alunos despertem e desenvolvam competências e habilidades para exteriorizarem e desenvolverem as suas capacidades artísticas.

 

PÚBLICO ALVO:

Todos os alunos do E.I. ao 5º ano e Classe Especial, professores e funcionários da Unidade Escolar.

 

CRONOGRAMA:

1º de setembro à 4 de novembro.
Culminância: 4 de novembro com a visita da ilustradora GRAÇA LIMA.

 

 

CULMINÂNCIA:

Na manhã do dia 4 de novembro de 2016, para a culminância do Projeto Formação de Leitores de Imagens, reuniram-se alunos, professores e funcionários no pátio interno da escola Barão do Amparo, que com uma mistura de livros, cartazes, murais, exposições, carinho, dedicação... transformou-se num cenário encantado e agradável para unir dois importantes personagens na magia da leitura: a autora ilustradora e o leitor.

Tivemos a honra e imenso prazer em receber a ilustradora Graça Lima. Foi um encontro alegre e agradável que propiciou aprendizagem, encantamento e incentivo à valorização da ilustração... Inesquecível para os pequenos e grandes admiradores.

No evento houve lindas apresentações que enalteceram a culminância do Projeto. Os alunos da Educação Infantil, orientados por seus professores estavam lindos na apresentação da música “ Jacaré” em homenagem ao livro “Sai da lama jacaré” de Graça Lima. Foi bonito ver tamanha empolgação!

Os alunos da 1.501 e 1.502, auxiliados pela professora Karla, com brilhantismo, dançaram e cantaram uma música enaltecendo os índios e a obra “Abaré”, de Graça Lima. Foi emocionante!

A aluna Nicole Catarine Souza Gomes, da turma 1.402 - profª Karla, fez uma belíssima caricatura da ilustradora, a qual foi emoldurada e carinhosamente presenteada à Graça Lima que ficou feliz!!

 


 

Os livros ilustrados por Graça Lima foram trabalhados prazerosamente com as turmas da Educação Infantil, Classe Especial , 1º ao 5º ano.

Estiveram em destaque, apreciadas e enaltecidas as ilustrações da homenageada, e com base nelas, exposição dos trabalhos realizados pelas turmas.

A ilustradora encantou-nos com sua história de vida e vivências. Neste evento escolar, houve apresentações e homenagens à ilustradora, além de entrega de presentes confeccionados por alunos".

Texto enviado pela professora Marcia Brum.

 

Parabéns ao trabalho de excelência da Escola Municipal Barão do Amparo! Parabéns pelo envolvimento e comprometimento de toda comunidade escolar no investimento de uma educação de qualidade!

 

Sobre a escola:

E/CRE(05.15.035) - Escola Municipal Barão do Amparo
Rua Ana Teles 30 - Campinho
e-mail: emamparo@rioeduca.net
Tel: 30182319 / 30182463

 

Gostou da nossa publicação sobre a escola República Dominicana? Gostaria de mostrar pra nossa rede municipal de ensino o trabalho de excelência da sua escola? Entre em contato com o(a) Rioeducador(a) da sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 16/01/2017

Maratona de Histórias na E. M. República Dominicana

Tags: maratona, histórias, 5ªcre.

 

 


O dia 25 de outubro de 2016, na Escola Municipal República Dominicana, foi uma manhã de festa, teatro, contação de histórias e de muito carinho para a nossa homenageada, a escritora Sonia Rosa.

 

 

No ano de 2016 a escola República Dominicana desenvolveu o projeto "Autores da Imaginação" e, dando continuidade ao mesmo, tivemos como foco do nosso trabalho a autora brasileira Sonia Rosa.

Sônia Rosa é uma escritora brasileira voltada para a literatura infantil, com cerca de 40 livros publicados, sendo o seu primeiro livro "O Menino Nito."

Paralelamente desenvolvemos nossa Maratona de Histórias com suas obras. Trabalhamos com contações de histórias, atividades relacionadas e pesquisas biográficas.

 


Na culminância tivemos a honra de receber a escritora em uma maravilhosa visita. Vivenciamos momentos de imensa alegria e prazer, mergulhados no mágico universo da leitura.

Homenageando a convidada, a turma 1503 apresentou o Maculelê, sob a orientação do professor Marciano da Silva/Oribhe, onde Sonia deliciou-se com os ritmos apresentados.

 

   


Também houve uma releitura do livro "Alice vê" com a turma 1301. A aluna Emily, turma 1302, dançou ao som da música "No tabuleiro da baiana" e ainda houve uma dramatização do livro "O menino Nito", com a turma 1502. 

Para finalizar a autora contou algumas de suas histórias e conversou com as crianças. Como mensagem, a escritora deixou para seus pequenos leitores, as seguintes palavras: "Leiam, leiam e leiam!". Foi um dia inesquecível para todos na Escola Municipal República Dominicana.

 

Parabéns a todos pelo trabalho maravilhoso desenvolvido pela escola! Parabéns pelo comprometimento e pela excelência na qualidade do ensino! 

 

Sobre a escola:

E/CRE(05.15.059 Escola Municipal República Dominicana
Rua Compositor Silas De Oliveira 113 – Madureira
e-mail: emdominic@rioeduca.net
Tel: 3457-0959 2482-9591

 

Gostou da nossa publicação sobre a escola República Dominicana? Gostaria de mostrar pra nossa rede municipal de ensino o trabalho de excelência da sua escola? Entre em contato com o(a) Rioeducador(a) da sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 05/12/2016

Outubro Rosa na Barcelona

Tags: 5ªcre, outubro rosa, pse.

 

 

O Outubro Rosa é um movimento que tem como objetivo principal alertar a todos a respeito do câncer de mama e da importância de um diagnóstico precoce.

 

No mês de outubro de 2016 a Escola Municipal Barcelona entrou na campanha de prevenção ao câncer de mama. No dia 19 toda escola se mobilizou para uma palestra e discussão coletiva sobre o que é o “Outubro Rosa”, o objetivo, quando surgiu a campanha, e quais as informações importantes sobre o câncer de mama. Essa mobilização envolveu os gestores, professores, alunos e funcionários. 

 

Dentre outras discussões sobre o assunto, as questões que foram mais relevantes:

• O câncer de mama também atinge homens, apesar de serem raros os casos. Em 2011, foram 120 mortes de homens contra 13.225 mulheres;

• O câncer de mama pode causar modificações na pele da mama e gerar saída de secreção pelo mamilo, sendo assim, ao perceber qualquer anormalidade, procure um médico;

• Nem sempre o câncer é palpável, portanto, o autoexame não dá a certeza de que o paciente não possui a doença. Realize exames médicos periodicamente;

• O exame mais confiável para a detecção do câncer de mama é a mamografia. Recomenda-se que esse exame seja feito a partir dos 40 anos de idade;

• O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura;

• Idade, para mulheres, superior a 50 anos, maternidade tardia, tratamentos hormonais, histórico familiar e uso de álcool e cigarros são fatores de risco para o câncer de mama;

• Entre as formas de prevenção da doença, recomendam-se alimentação saudável, realização de atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.
 

 

 

O principal objetivo desse projeto na escola foi a conscientização da população quanto a prevenção ao câncer de mama, fazendo com que os alunos sejam os multiplicadores das informações sobre a prevenção e cuidados relevantes em relação a esta doença, que pode atingir, além das mulheres, os homens também.

 

 

Nesse mesmo dia, os alunos confeccionaram cartazes que foram expostos no dia da reunião com os responsáveis, realizada no dia 22 de outubro, sábado. Nos cartazes estavam produções de mensagens feitas pelos alunos com várias informações sobre o câncer de mama e frases de conscientização sobre o assunto em corações ou laços de cor rosa. No final da reunião, os responsáveis puderam retirar essas mensagens para levar pra casa. Após a reunião, os alunos também puderam retirar os cartazes para serem divulgados em outros espaços sociais.

 

 

Parabéns ao trabalho de excelência realizado pela escola Barcelona. Essas ações são fundamentais para a conscientização tanto da comunidade escolar, como para a própria população em si, pois são conhecimentos que serão propagados para outras pessoas, evitando que a falta de informação contribua para que casos de câncer de mama sejam graves e mesmo fatais, devido à descoberta tardia dessa doença.


Sobre a escola:


A Escola Municipal Barcelona E/CRE(05.14.015) é uma escola que atende o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e o Supletivo PEJA no Regular Noturno. Está localizada na Rua Gustavo Martins 76, Irajá - 21220-480. O e-mail da escola é embarcelona@rioeduca.net e os telefones são 2482-3314 2482-9975. Atualmente a Escola está sob a direção de Luciani de Oliveira Bezerra.

 

Gostou da nossa publicação sobre a escola Barcelona? Gostaria de publicar e mostrar pra nossa rede municipal de ensino o trabalho de excelência da sua escola? Entre em contato com o(a) Rioeducador(a) da sua Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

 

 

     

 


   
           



Yammer Share