A A A C
email
Todos os posts escritos por Juliana de Oliveira (Representante Rioeduca 5ª CRE)
Retornando 17 resultados para o autor 'Juliana de Oliveira (Representante Rioeduca 5ª CRE)'

Sexta-feira, 05/01/2018

Gincana Multidisciplinar na E. M. Rugendas

Tags: 5ªcre, gincana, multidisciplinar, rugendas.

 

No dia 11 de julho de 2017 a Escola Municipal Rugendas realizou uma Gincana Multidisciplinar. O evento foi organizado pela professora Aline Scalercio e teve o envolvimento de todos os professores da escola. Confira!

 

 

A Escola Rugendas desenvolveu em 2017, um projeto onde os alunos de 7º, 8 e 9º anos (todas as turmas) participaram de atividades que tiveram a contribuição de todas as disciplinas. Veja a seguir os objetivos propostos para essa atividade e mais detalhes de como foi feito o planejamento da mesma:

 

Objetivos do Evento:

  • Estimular e expandir a linguagem, a criatividade e o conhecimento em sua forma mais abrangente;
  • Despertar o interesse do aluno pelas mais diversas disciplinas;
  • Enriquecer e ampliar o vocabulário;
  • Proporcionar momentos com atividades lúdicas envolvendo todas as disciplinas;
  • Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
  • Usar o corpo com sua expressividade enfatizando todas as formas de linguagem e, consequentemente, de comunicação;
  • Despertar a curiosidade dos alunos e, assim, estimular o amplo conhecimento;
  • Oferecer um dia diferente para os alunos e membros da escola, para que todos possam aprender brincando;
  • Propiciar que os alunos cheguem ao aprendizado de forma dinâmica e atraente.

 

Atividades:

LÍNGUA PORTUGUESA

1) Soletração
Um aluno escolherá um número que corresponderá a uma palavra e terá que fazer a sua soletração, não esquecendo de representações gráficas, bem como hifens, acentos, etc. À medida que os alunos forem cometendo erros, vão sendo eliminados até que permaneça apenas o aluno que não errar nenhuma soletração.

 

2) Lembrança Musical
Um aluno escolherá um número que corresponderá a uma palavra e toda a turma terá um minuto para lembrar uma música cuja palavra esteja presente.

 

3) Paródia
Essa tarefa é uma tarefa prévia, ou seja, será proposta para os alunos com antecedência para que eles possam prepará-la. Os alunos deverão escolher uma música bem conhecida e apresentar uma paródia sobre o tema BULLYING. A comissão julgadora escolherá a melhor paródia.

 

4) Poesia
Essa tarefa é uma tarefa prévia, ou seja, será proposta para os alunos com antecedência para que eles possam prepará-la. Os alunos farão a dramatização da poesia “Os miseráveis”, de Sérgio Vaz. A comissão julgadora escolherá a melhor representação.

 


INGLÊS

5) Singing a Song
Os alunos escolhem, previamente, uma música em inglês, ensaiam, e no momento da Gincana, a turma ou representantes da turma, cantam a música. A comissão julgadora vai escolher a turma que se mostrar mais preparada, com pronúncia mais próxima da original e respeitar o ritmo da música.

 

6) Correlate the Internet Language
Um representante de cada turma terá que correlacionar informações sobre “The English Language on Internet” e suas definições dentro de um tempo estipulado. A turma que conseguir mais acertos, ganha um ponto.

 


HISTÓRIA

7) Organização da frase:
Cada turma será representada por um aluno que receberá, embaralhadas, as palavras que compõem algumas frases. Aquele que montar a frase corretamente mais rapidamente ganha o ponto da atividade.

 

8) Identificação do Século:
Toda a turma ouvirá uns trechos preparados pelo professor e terá que identificar o século em que os eventos foram descritos.

 



GEOGRAFIA

9) Quiz
Um aluno representará a sua turma respondendo perguntas sobre a disciplina, essas perguntas terão opções de múltipla escolha e o aluno escolherá apenas uma resposta.

 

10) Verdadeiro ou Falso
Cada turma deverá ter um aluno representante para dizer se a afirmação é verdadeira ou falsa.

 

11) Desafio Geográfico
O desafio consiste em criar uma campanha publicitária a ser divulgada numa rádio sobre qualquer cidade do mundo escolhida pela turma. A campanha tem que ter o objetivo de divulgar o local para que o número de turistas aumente, ressaltando as partes positivas da cidade escolhida e explicando por que o turista deverá visitá-la.

 

 

MATEMÁTICA

12) Resolução de um Desafio da Divisão
Serão selecionados dois alunos por turma, para resolução de um desafio envolvendo operações
 de divisão com números naturais.

 

13) Identificação da Hora Correta
Será selecionado um aluno por turma, que sorteará dois horários e para cada um terá apenas uma tentativa de marcar a hora corretamente em um relógio.

 


CIÊNCIAS

14) Quiz
Um aluno representará a sua turma respondendo perguntas sobre a disciplina, essas perguntas terão opções de múltipla escolha e o aluno escolherá apenas uma resposta.

 

15) Mito ou realidade
Um aluno representará a sua turma julgando serem mito ou realidade as afirmativas mencionadas.

 


ARTES

16) Complementação da ilustração
Um aluno receberá uma folha A4 com uma figura previamente colada nela. A partir desta imagem, ele terá 30 minutos para contextualizá-la completando todo o espaço restante da folha. Não é necessário colorir. A turma que conseguir contextualizar através da ilustração marcará o ponto.

 

17) Peça com material reutilizável
Criar uma peça (escultura, peça decorativa ou utilitária) com material reutilizável, como: papelão, jornal, garrafa pet, tampa de garrafa, etc. A peça deverá ser construída anteriormente e apresentada no dia da gincana.

 


EDUCAÇÃO FÍSICA

18) Verdadeiro ou Falso sobre o tema Basquete
Cada turma deverá ter um aluno representante para dizer se a afirmação é verdadeira ou falsa.


19) Desafio de Habilidade
Um aluno será desafiado a dar o maior número de pulos com uma corda.


20) Desafio da Dança
A turma formará uma equipe para apresentar uma coreografia da música “Você partiu meu coração”, de Nego do Borel e Anitta.

 

Placar

 

 

 

Campanha Social:

Uma das tarefas da Gincana foi a doação de alimentos, itens de higiene e de limpeza para que fossem entregues em um Asilo e em um Orfanato. 

 

 

Sobre a escola:

Diretor: Ana Lucia Silva Barreto
Endereço: Rua Padre Manso s/n° - Madureira
Telefone: 3018-2552 | 3018-2466
E-mail: emrugendas@rioeduca.net

 



 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/12/2017

Ouro nos Jogos Estudantis com a E. M. Santos Dumont

Tags: 5ªcre, jogos estudantis, medalha de ouro, esporte, queimado.

 

Os jogos estudantis são realizados todo ano pela 5ª Coordenadoria de Educação. É uma competição com várias modalidades e cada escola se inscreve naquela que mais se adequar. A Escola Municipal Santos Dumont se inscreveu na categoria Queimado Feminino e Futsal Masculino, e já assegurou a medalha de ouro com a equipe feminina. Agora é aguardar o resultado das próximas competições!

 

 

A Escola Municipal Santos Dumont, que tem como um dos objetivos o desenvolvimento pleno dos seus alunos, incentivou suas crianças a participarem dos jogos estudantis da 5ª CRE no mês de outubro de 2017, sob orientação do Professor de Educação Física Rodrigo Costa e já conquistaram um resultado excepcional: venceram na primeira categoria feminina de Queimado, com medalha de ouro. Foi feita uma cerimônia de premiação em dia 23/10, com a participação de toda a comunidade escolar que vibrou com o resultado.

 

 

Ainda serão realizadas outras competições com a equipe de Futsal Masculino, que já está muito motivada com a medalha de ouro recebida pela equipe de Queimado. Todos da comunidade escolar estão apoiando e incentivando nossos jogadores.

 

Saiba um pouco mais sobre os Jogos Estudantis:

Os Jogos Estudantis são destinados a alunos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, que estejam dentro da faixa etária citada no artigo 6º do título IV. Art. 8º - A participação nos Jogos Estudantis é restrita aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, cabendo, portanto, às unidades escolares a preparação, a inscrição dos alunos e o acompanhamento técnico e disciplinar dos mesmos. 

 

 

 

São objetivos dos Jogos Estudantis da Cidade do Rio de Janeiro:

  • difundir a prática do esporte com fins educativos;
  • contribuir para a formação para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania;
  • promover o intercâmbio sócio esportivo entre alunos, professores e diretores das diferentes Coordenadorias Regionais;
  • valorizar as atividades grupais como forma de fortalecimento das relações sociais; ? possibilitar aos alunos a descoberta de seus limites e potencialidades.

 

 

Sobre a escola:

E/CRE(05.15.027) - Escola Municipal Santos Dumont 
Endereço: Pça. 15 De Novembro 29

Bairro: Marechal Hermes
Telefone: 3018-2656 | 3018-2146 | 3018-2134

E-mail: emdumont@rioeduca.net 

Diretora: Sirléa Libonati

Diretora Adjunta: Patricia Tavares

Coordenação Pedagógica: Viviane Pessanha

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 15/11/2017

Festival da Primavera

Tags: 5ªcre, festival, primavera.

 

Aconteceu, entre os dias 25/09 a 29/09/2017, o Festival de Primavera do Shopping Via Brasil. O evento, organizado pela Superintendência de Irajá e pelo Shopping, contou com a parceria da 5ª CRE, que participou com a exposição de trabalhos sobre a Primavera de Escolas da região e oficinas ministradas por professores da rede.
 

Exposição de trabalhos

A Exposição fixa em uma loja no terceiro andar foi composta, além das produções dos alunos das escolas da 5ª CRE, pela mostra de fotos “Uma Ceasa, vários olhares”, da Escola Municipal Malba Tahan (projeto desenvolvido pela escola por intermédio do parceiro e ex-aluno Lucas Andrade, que promoveu uma oficina de fotografias junto ao Ceasa).

 

Visitantes prestigiando a exposição

 

A exposição também contou com uma estação de #TrocaDeLivros, projeto desenvolvido na V Semana de Alfabetização da 5ª CRE, onde os visitantes eram convidados a deixar um livro de seu acervo pessoal e trocar por um volume de sua preferência que estivesse na estação.

 

Estação de #TrocaDeLivros

 

Uma das oficinas desenvolvidas pelos professores convidados foi a de Contação de Histórias, ministrada pela professora Rosa da E. M. Mato Grosso, que contou histórias para os alunos da E. M. Gaspar Vianna no espaço Clubinho, que fica no primeiro piso do Shopping.

 

Professora Rosa da E. M. Mato Grosso e alunos da E. M. Gaspar Viana

Contação de histórias

 

Outra ação em que os professores da 5ª CRE estiveram envolvidos foi a Mostra de Dança promovida pelo professor Pedro Bárbara e os alunos da Escola Municipal Mário Paulo de Brito, que apresentaram a coreografia “Cartas para dançar”. A mostra aconteceu na praça de alimentação do shopping.

 

Professor Pedro e os alunos da E. M. Mário Paulo de Brito

 


Alunos dançando na praça de alimentação

 

Os alunos do EDI Deputado Pedro Fernandes também marcaram presença no evento, participando da oficina de replantio de mudas, promovida pela Fundação Parques e Jardins.

 

Alunos do EDI plantando as mudas

 

O evento saudou a Primavera, movimentando o espaço e trazendo beleza e conscientização ambiental para a comunidade de Irajá e adjacências.

 

Sobre a 5ª CRE:

Coordenadora: MARIA HELENA DOS SANTOS PRAZERES COSTA

Endereço: Rua Marupiara / Rocha Miranda.

Tels: 3372-0870 | .3372-0201

  


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 10/11/2017

Projeto Contos, Cantos e Encantos da E.M. Barão do Amparo

Tags: 5ªcre, projeto, sala de leitura, .

 

A Escola Municipal Barão do Amparo com o Projeto Contos, Cantos e Encantos, desenvolvido pela Sala de leitura, trabalhou não somente o gosto pela leitura, mas várias questões relacionadas ao desenvolvimento do ser humano como um todo, em todos os seus níveis de complexidade. Confira!

 

 

Durante o ano letivo, os alunos foram motivados e possibilitados, através do Projeto Contos, Cantos e Encantos, à vivenciarem momentos especiais, compartilhar ideias, desenvolver a autonomia, a autoestima, a criatividade, ampliar conhecimentos e a oralidade, melhorar o desempenho escolar e de maneira prazerosa, lúdica e interativa aprender sobre a Literatura, a Pintura, a Música, a Escultura, a Dança, a Fotografia e o Cinema, ressaltando as Artes em todas as suas dimensões, pois a Arte é capaz de reunir todas as dimensões humana: a emotiva, a racional, a musical, a corporal.

 



No dia 29 de setembro de 2017, em uma linda e agradável tarde de primavera, com muito orgulho e prazer, recebemos na E.M. Barão do Amparo a visita do ator, cantor, compositor ... SÉRGIO LOROZA que gentilmente aceitou o convite para a Culminância do Projeto.

 

 

Sérgio Loroza foi o artista escolhido para receber homenagem por ser um artista completo, que se comunica brilhantemente através de todas as suas aptidões artísticas. O querido ator é exemplo de perseverança, um orgulho por ser fruto de Escola Pública, uma pessoa que progrediu com o seu estudo, esforço e seu notável talento pela Arte. Um ótimo exemplo de que vale a pena estudar e acreditar em nossos sonhos e aptidões artísticas, seja na Dança, na Literatura, na Música, na Pintura, no Teatro... e a escola é um espaço propício para que habilidades sejam descobertas, incentivadas e desenvolvidas.

 

 

Alunos, professores e funcionários tiveram a oportunidade de conversar com o Sérgio Loroza que já atuou em várias novelas da Rede Globo, participa de muitos programas de TV, atuou em diversos filmes e peças de teatro. Participou da Dança dos Famosos, no Domingão do Faustão, e com a sua bela e marcante voz, tem vários CDS gravados, já foi cantor do Monobloco e cantou no último Rock in Rio (set-2017), dublou nos filmes Mogli 2 (canções) e Madagastar 2, o rinoceronte Moto Moto. Atualmente, está atuando na minissérie Filhos da Pátria, na Rede Globo.

Sérgio Loroza recebeu muito carinho, aplausos e mimos e nos encantou com a sua gentileza, simpatia, alto-astral e história de vida.

 

 

Os alunos da Educação Infantil, orientados pelas Professoras Elayne e Luciana, deram as boas-vindas ao ator e fizeram duas lindas apresentações com danças folclóricas, para agradecer a visita.

 As turmas 1.203 e 1.303, orientados pelas professoras Adriana Maia e Simone e a coordenadora Carmem, apresentaram uma linda música, “Pescador de ilusões” (O Rappa), para homenagear o cantor.

Para agradecer o carinho do ator, a Profª Gemma e seus alunos da turma 1.302, presentearam-no com uma linda caricatura, feita pela professora, e emoldurada.

A aluna Nicole Souza Gomes, da turma 1.502, também fez questão de presenteá- lo com uma caricatura feita por ela.

O time de coração do ator Serjão Loroza também foi lembrado, recebendo um presente personalizado da aluna Taila Luiza, da Educação Infantil.

No final do evento, fomos presenteados por duas lindas músicas cantadas pelo cantor, acompanhado pelo nosso aluno percussionista Arthur Rodrigues, da turma 1.502. Foi um momento muito alegre e descontraído!

 

 

Agradecemos imensamente a presença do Sérgio Loroza, tendo a certeza de que será inesquecível e motivadora para todos os meninos e meninas da escola, futuro desse país que precisa de gente de valor, esforçada, talentosa, tão quanto o nosso homenageado.

 

Parabéns pelo trabalho da Sala de Leitura e de toda a equipe da escola, que primam pela excelência e pela qualidade da educação!

 

Sobre a escola:

DIRETORAS: Eloisa Silva e Sheila Rabello
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Carmem Rita Barbosa
Telefone da escola:30182319 / 30182463
Telefone pessoal: 996517159
Endereço: Rua Ana Teles 30, Campinho
Blog da escola: baraodoamparo.blogspot.com.br
Responsável pela Sala de Leitura: Marcia Brum
Email pessoal: Marcia-brum@hotmail.com
Email da escola: emaparo@rioeduca.net


 

  


   
           



Yammer Share