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Sexta-feira, 13/07/2018

Projeto: A Matemática está em tudo

Tags: 5ªcre, matemática, projeto, .

 

Entre os meses de abril e maio de 2018, os professores da Escola Municipal Maestro Pixinguinha elaboraram o Projeto " A Matemática Está em Tudo", com o objetivo de inserir e mostrar a matemática no processo de ensino-aprendizagem em outras disciplinas. Confira!

 

 

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Os educadores matemáticos devem procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.

E isso não é uma tarefa fácil para os professores de matemática, pois muitas vezes os alunos não percebem relação do que é aprendido na escola com o cotidiano. 

 

 

Com base nessas reflexões, os professores da Escola Maestro Pixinguinha desenvolveram o Projeto "A Matemática Está em Tudo", onde as professoras Zelia Domingos e Vânia Loraine foram as responsáveis pelo projeto e os professores Solange Quintella, Ana Pantoja, Jorge Carlos, Sergio Castanheira, Mara Mariano, Edson Araújo, Alessandra Neves, Alexsander e Marcelle participaram colaborando com o mesmo. Todas as disciplinas fizeram parte das áreas de concentração do projeto.

A ideia veio como consequência do biênio da matemática, que são dois anos de eventos e ações que colocarão a Matemática, Ciência e Tecnologia no foco da comunicação - contribuindo para o crescimento do país e o desenvolvimento humano. Nesse período, nosso país sediará pela primeira vez a Olimpíada Internacional da Matemática IMO 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018, o mais importante evento do mundo voltado à disciplina. Um movimento em prol da educação que se propõe a criar, produzir e trazer para o país múltiplas experiências que gerem novas descobertas e estimulem o aprendizado da Matemática de forma geral.

Por isso mesmo,  “ A Matemática está em tudo” mostra uma relevância extraordinária ao agregar valores, vivências e reflexões comuns a diversas disciplinas do currículo, possibilitando um espaço de discussão permanente dentro da escola.

 

OBJETIVOS DO PROJETO

1 OBJETIVO GERAL

      - Inserir matemática no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar aproximando o público estudantil aos conteúdos matemáticos.

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

            - Apresentar a matemática aos estudantes de forma mais lúdica e simples de entender;
            - Desenvolver a partir do gosto por outras disciplinas, à vontade de conhecer mais a matemática;
            - Perceber que a matemática está presente em outros ambientes e disciplinas;
            - Possibilitar transdisciplinaridade em torno de temáticas de outras disciplinas;
            - Estimular os alunos da rede pública a criarem o hábito relacionar conteúdos; 

 

                                                                   

 

O Projeto foi desenvolvido no Ensino Fundamental II, sendo executado em 02 (duas) etapas:

1ª - Estudo, preparação e execução do material multidisciplinar criado pela turma e professor representante;

2ª - Apresentação desses materiais para toda a escola com a explicação feita pelos alunos; 

 

1ª FASE

A primeira fase foi feita com atuação direta dos professores, que ficaram responsáveis por escolher uma turma e o conteúdo interdisciplinar para trabalhar com a mesma. A escolha de subtemas teve a duração de uma semana.

• Matemática: (Solange): Sólidos geométricos e planificações, turmas: 1701 e 1601
• Matemática: (Zelia): Construção de sólidos geométricos com material concreto, turma: 1702 e criação da paródia para turma 1801
• Geografia (Jorge): Gráficos na Geografia, turma: 1701 e 1902
• Língua Portuguesa (Mara): Entrevista e a estatística, turma: 1901
• Ciências (Ana): IMC, turma: 1801
• Educação Física(Alessandra): Descobrindo a matemática da quadra esportiva, turma: 1703
• Música (Sérgio): Paródia dos ângulos, turma: 1801
• História (Alexander): Séculos na história e matemática, turma: 1601
• Coordenação (Vânia): Quiz de matemática, toda a escola
• Artes (Marcelle): Tangram e Tsuru, turmas: 6º e 7º ano
• Inglês (Edson): Números e Operações em inglês, turma: 1602 

 

 

2ª FASE

A segunda foi a fase de pesquisa e execução dos subprojetos pelos alunos, sendo auxiliados pelos professores representantes. Nesse momento,  os alunos tiveram a oportunidade de relacionar a matemática com outras disciplinas e perceber o quanto ela está presente e atuante em tudo; A fase de execução teve duas semanas de duração.

• Matemática: (Solange): Murais com desenhos feitos somente com figuras geométricas e construção de sólidos geométricos.
• Matemática: (Zelia): Construção de poliedros com canudos, nylon e massinha
• Geografia (Jorge): Construção de diferentes gráficos sobre distribuição populacional por regiões e pirâmide etária.
• Língua Portuguesa (Mara): Realização de entrevista sobre gravidez na adolescência e análise estatística com os dados coletados.
• Ciências (Ana): Cálculo de IMC com balança e fita métrica e interpretação dos dados.
• Educação Física: Retirada das medidas da quadra com trena e cálculo do perímetro, área e volume da quadra.
• Música (Sérgio): gravação e estréia do vídeo clipe da paródia sobre ângulos
• História (Alexander): Trabalho sobre datação dos séculos, a partir dos anos em os eventos históricos aconteceram por meio da matemática, utilizando algarismos romanos.
• Coordenação (Vânia): Quiz de matemática, os alunos foram divididos em turmas e tiveram o tempo de uma música de 3 minutos para responder cada pergunta relacionada à matemática ou raciocínio lógico.
• Artes (Marcelle): Trabalho com figuras geométricas utilizando o tangram e os 1000 tsurus da paz.
• Inglês (Edson): Apresentação dos números e operações matemáticas em inglês. 

 

 

3ª FASE

O Projeto: “A Matemática está em tudo" teve a culminância com a participação de todos os docentes e discentes da escola. As turmas que realizaram os subprojetos sob a supervisão dos professores representantes, apresentaram os trabalhos para toda a escola no formato de exposição. Todos os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todos os temas, aprender com eles e tirar suas dúvidas com alunos responsáveis pelas bancadas. Teve a estréia do vídeo clipe e o quiz de matemática.

 

 

O Projeto também contou com o apoio e a colaboração do professor de música que fez o clipe: Sérgio Castanheira, e os diretores da E.M. Maestro Pixinguinha Eduardo de Castro Brittes, adjunta Jacqueline Melo e da Coordenadora Pedagógica Vânia Loraine Barbosa de Carvalho. 

Foi um trabalho conjunto, toda a equipe da unidade escolar se envolveu e com isso, o sucesso do projeto foi absoluto. 

 

Clique no link abaixo para assistir ao clip:

https://bit.ly/2Kk6E40

 

Parabéns a escola, aos alunos e a todos os profissionais pelo trabalho colaborativo, inovador e de excelência na Educação Pública!

 

Sobre a escola:

Unidade Escolar: Escola Municipal Maestro Pixinguinha 
Diretor: EDUARDO CASTRO BRITTES
Endereço: Rua Anambes 50, Vila Kosmos.
Telefone: 3352-1005 | 2482-9875
E-mail: empixingui@rioeduca.net 

 

 

 

 


 


   
           



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Sexta-feira, 15/06/2018

Projeto Power Senha

Tags: projeto, power senha, matemática, games, gamificação, 5ªcre.

 

 

A Escola Municipal Irmã Zélia está envolvida em um Projeto de matemática Inovador, onde os alunos são desafiados a descobrirem uma senha através de atividades matemáticas. O professor Rafael Costa, idealizador do Projeto, está revolucionando o ensino da matemática nessa escola. Confira!

 

 

O professor de matemática Rafael Costa idealizou o "Projeto Power Senha" com o objetivo de tornar suas aulas diferenciadas onde os alunos participem da construção do conhecimento juntamente com seus companheiros, utilizando jogos matemáticos construídos através de atividades lúdicas, criando uma competição sadia entre eles, aumentando seu interesse e motivação para a participação nas atividades e resolução de tarefas.

 

 

Neste ano de 2018, o professor está desenvolvendo o Projeto na Escola Municipal Irmã Zélia, trabalhando com a turma 1702 Operações Básicas e Operações com números Inteiros., utilizando materiais simples como uma caixa com suporte para cadeado ou algo similar e um cadeado de senha.
 

 

Desenvolvimento do projeto:

O trabalho busca não só a aprendizagem matemática, mas sim o bom relacionamento entre os alunos, a aceitação de opiniões divergentes, e a busca por um resultado comum entre eles. 

Foi construída e personalizada um caixa com encaixe para cadeados e o cadeado utilizado foi um cadeado de senha para que assim pudessemos fazer o desafio. As atividades foram propostas no quadro para que os grupos desenvolvessem e interagissem entre eles de forma com que todos os alunos do grupo estivessem sabendo os resultados dos problemas. Após as resoluções, os alunos tinham que somar todos os resultados encontrados para assim chegar a senha do cadeado. 

 

 

Cabe ressaltar que não bastava resolver os desafios, juntar os resultados e obter a senha do cadeado, pois para terem direito a chegar até ele 2 componentes do grupo deveriam resolver 2 desafios dos já feitos, porém agora no quadro e sem consulta de material. A questão a ser feita era selecionada por mim apenas quando o aluno chegava no quadro e os 2 alunos que iriam fazer eram selecionados por um grupo adversário. Fazendo assim com que os alunos tivessem a preocupação de deixar todos os seus elementos prontos para resolverem, trabalhando como monitores involuntarios dos amigos com maior dificuldade. Caso o grupo não conseguisse executar a tarefa no quadro ficavam 5 minutos congelados sem poder tentar novamente. Os alunos ao irem ao quadro tinha 5 minutos para resolver seu desafio.

Os alunos que conseguiram acessar o cadeado podiam testar sua senha e em caso de êxito recebiam uma recompensa e pontos extras na matéria.

 

Veja a seguir, o vídeo com a gravação da atividade:

 

 

Feedback dos alunos:

Os alunos mostraram muito interesse em participar da atividade, por ser algo que traz uma motivação de competição sadia e por ter componentes que desconheciam, como a utilização do cadeado de senhas que não é algo usual entre eles. Os grupos mostraram muita união e comprometimento na resolução dos exercícios, tentando auxiliar na aprendizagem dos componentes dos grupos, promovendo a monitoria da turma tentando nivelar os conhecimentos para assim diminuir as chances de erros. As turmas que ainda não estão no projeto estão muito motivadas a participarem também.

 

Parabéns ao professor e a escola pelo trabalho realizado com excelência!!! 

 

 

Sobre a escola:

Escola Municipal Irmã Zélia
Diretor: MARGARETE ALVES DOS REIS DE SOUSA
Endereço: Av. Ministro Edgard Romero, 895, Madureira
Telefone: 3457-1006 | 3457-1050
E-mail: emzelia@rioeduca.net  


   
           



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Sexta-feira, 05/01/2018

Gincana Multidisciplinar na E. M. Rugendas

Tags: 5ªcre, gincana, multidisciplinar, rugendas.

 

No dia 11 de julho de 2017 a Escola Municipal Rugendas realizou uma Gincana Multidisciplinar. O evento foi organizado pela professora Aline Scalercio e teve o envolvimento de todos os professores da escola. Confira!

 

 

A Escola Rugendas desenvolveu em 2017, um projeto onde os alunos de 7º, 8 e 9º anos (todas as turmas) participaram de atividades que tiveram a contribuição de todas as disciplinas. Veja a seguir os objetivos propostos para essa atividade e mais detalhes de como foi feito o planejamento da mesma:

 

Objetivos do Evento:

  • Estimular e expandir a linguagem, a criatividade e o conhecimento em sua forma mais abrangente;
  • Despertar o interesse do aluno pelas mais diversas disciplinas;
  • Enriquecer e ampliar o vocabulário;
  • Proporcionar momentos com atividades lúdicas envolvendo todas as disciplinas;
  • Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
  • Usar o corpo com sua expressividade enfatizando todas as formas de linguagem e, consequentemente, de comunicação;
  • Despertar a curiosidade dos alunos e, assim, estimular o amplo conhecimento;
  • Oferecer um dia diferente para os alunos e membros da escola, para que todos possam aprender brincando;
  • Propiciar que os alunos cheguem ao aprendizado de forma dinâmica e atraente.

 

Atividades:

LÍNGUA PORTUGUESA

1) Soletração
Um aluno escolherá um número que corresponderá a uma palavra e terá que fazer a sua soletração, não esquecendo de representações gráficas, bem como hifens, acentos, etc. À medida que os alunos forem cometendo erros, vão sendo eliminados até que permaneça apenas o aluno que não errar nenhuma soletração.

 

2) Lembrança Musical
Um aluno escolherá um número que corresponderá a uma palavra e toda a turma terá um minuto para lembrar uma música cuja palavra esteja presente.

 

3) Paródia
Essa tarefa é uma tarefa prévia, ou seja, será proposta para os alunos com antecedência para que eles possam prepará-la. Os alunos deverão escolher uma música bem conhecida e apresentar uma paródia sobre o tema BULLYING. A comissão julgadora escolherá a melhor paródia.

 

4) Poesia
Essa tarefa é uma tarefa prévia, ou seja, será proposta para os alunos com antecedência para que eles possam prepará-la. Os alunos farão a dramatização da poesia “Os miseráveis”, de Sérgio Vaz. A comissão julgadora escolherá a melhor representação.

 


INGLÊS

5) Singing a Song
Os alunos escolhem, previamente, uma música em inglês, ensaiam, e no momento da Gincana, a turma ou representantes da turma, cantam a música. A comissão julgadora vai escolher a turma que se mostrar mais preparada, com pronúncia mais próxima da original e respeitar o ritmo da música.

 

6) Correlate the Internet Language
Um representante de cada turma terá que correlacionar informações sobre “The English Language on Internet” e suas definições dentro de um tempo estipulado. A turma que conseguir mais acertos, ganha um ponto.

 


HISTÓRIA

7) Organização da frase:
Cada turma será representada por um aluno que receberá, embaralhadas, as palavras que compõem algumas frases. Aquele que montar a frase corretamente mais rapidamente ganha o ponto da atividade.

 

8) Identificação do Século:
Toda a turma ouvirá uns trechos preparados pelo professor e terá que identificar o século em que os eventos foram descritos.

 



GEOGRAFIA

9) Quiz
Um aluno representará a sua turma respondendo perguntas sobre a disciplina, essas perguntas terão opções de múltipla escolha e o aluno escolherá apenas uma resposta.

 

10) Verdadeiro ou Falso
Cada turma deverá ter um aluno representante para dizer se a afirmação é verdadeira ou falsa.

 

11) Desafio Geográfico
O desafio consiste em criar uma campanha publicitária a ser divulgada numa rádio sobre qualquer cidade do mundo escolhida pela turma. A campanha tem que ter o objetivo de divulgar o local para que o número de turistas aumente, ressaltando as partes positivas da cidade escolhida e explicando por que o turista deverá visitá-la.

 

 

MATEMÁTICA

12) Resolução de um Desafio da Divisão
Serão selecionados dois alunos por turma, para resolução de um desafio envolvendo operações
 de divisão com números naturais.

 

13) Identificação da Hora Correta
Será selecionado um aluno por turma, que sorteará dois horários e para cada um terá apenas uma tentativa de marcar a hora corretamente em um relógio.

 


CIÊNCIAS

14) Quiz
Um aluno representará a sua turma respondendo perguntas sobre a disciplina, essas perguntas terão opções de múltipla escolha e o aluno escolherá apenas uma resposta.

 

15) Mito ou realidade
Um aluno representará a sua turma julgando serem mito ou realidade as afirmativas mencionadas.

 


ARTES

16) Complementação da ilustração
Um aluno receberá uma folha A4 com uma figura previamente colada nela. A partir desta imagem, ele terá 30 minutos para contextualizá-la completando todo o espaço restante da folha. Não é necessário colorir. A turma que conseguir contextualizar através da ilustração marcará o ponto.

 

17) Peça com material reutilizável
Criar uma peça (escultura, peça decorativa ou utilitária) com material reutilizável, como: papelão, jornal, garrafa pet, tampa de garrafa, etc. A peça deverá ser construída anteriormente e apresentada no dia da gincana.

 


EDUCAÇÃO FÍSICA

18) Verdadeiro ou Falso sobre o tema Basquete
Cada turma deverá ter um aluno representante para dizer se a afirmação é verdadeira ou falsa.


19) Desafio de Habilidade
Um aluno será desafiado a dar o maior número de pulos com uma corda.


20) Desafio da Dança
A turma formará uma equipe para apresentar uma coreografia da música “Você partiu meu coração”, de Nego do Borel e Anitta.

 

Placar

 

 

 

Campanha Social:

Uma das tarefas da Gincana foi a doação de alimentos, itens de higiene e de limpeza para que fossem entregues em um Asilo e em um Orfanato. 

 

 

Sobre a escola:

Diretor: Ana Lucia Silva Barreto
Endereço: Rua Padre Manso s/n° - Madureira
Telefone: 3018-2552 | 3018-2466
E-mail: emrugendas@rioeduca.net

 



 


   
           



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Sexta-feira, 22/12/2017

Ouro nos Jogos Estudantis com a E. M. Santos Dumont

Tags: 5ªcre, jogos estudantis, medalha de ouro, esporte, queimado.

 

Os jogos estudantis são realizados todo ano pela 5ª Coordenadoria de Educação. É uma competição com várias modalidades e cada escola se inscreve naquela que mais se adequar. A Escola Municipal Santos Dumont se inscreveu na categoria Queimado Feminino e Futsal Masculino, e já assegurou a medalha de ouro com a equipe feminina. Agora é aguardar o resultado das próximas competições!

 

 

A Escola Municipal Santos Dumont, que tem como um dos objetivos o desenvolvimento pleno dos seus alunos, incentivou suas crianças a participarem dos jogos estudantis da 5ª CRE no mês de outubro de 2017, sob orientação do Professor de Educação Física Rodrigo Costa e já conquistaram um resultado excepcional: venceram na primeira categoria feminina de Queimado, com medalha de ouro. Foi feita uma cerimônia de premiação em dia 23/10, com a participação de toda a comunidade escolar que vibrou com o resultado.

 

 

Ainda serão realizadas outras competições com a equipe de Futsal Masculino, que já está muito motivada com a medalha de ouro recebida pela equipe de Queimado. Todos da comunidade escolar estão apoiando e incentivando nossos jogadores.

 

Saiba um pouco mais sobre os Jogos Estudantis:

Os Jogos Estudantis são destinados a alunos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, que estejam dentro da faixa etária citada no artigo 6º do título IV. Art. 8º - A participação nos Jogos Estudantis é restrita aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, cabendo, portanto, às unidades escolares a preparação, a inscrição dos alunos e o acompanhamento técnico e disciplinar dos mesmos. 

 

 

 

São objetivos dos Jogos Estudantis da Cidade do Rio de Janeiro:

  • difundir a prática do esporte com fins educativos;
  • contribuir para a formação para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania;
  • promover o intercâmbio sócio esportivo entre alunos, professores e diretores das diferentes Coordenadorias Regionais;
  • valorizar as atividades grupais como forma de fortalecimento das relações sociais; ? possibilitar aos alunos a descoberta de seus limites e potencialidades.

 

 

Sobre a escola:

E/CRE(05.15.027) - Escola Municipal Santos Dumont 
Endereço: Pça. 15 De Novembro 29

Bairro: Marechal Hermes
Telefone: 3018-2656 | 3018-2146 | 3018-2134

E-mail: emdumont@rioeduca.net 

Diretora: Sirléa Libonati

Diretora Adjunta: Patricia Tavares

Coordenação Pedagógica: Viviane Pessanha

 


   
           



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