A A A C
email
Todos os posts escritos por Humberto Baltar - Representante Rio Educa da 7ª CRE
Retornando 37 resultados para o autor 'Humberto Baltar - Representante Rio Educa da 7ª CRE'

Terça-feira, 08/11/2011

Sustentabilidade em Foco no EDI Ana Carolina Pacheco da Silva - 7ª CRE

Tags: 7ªcre, eventos.

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Ana Carolina Pacheco da Silva, em parceria com a Rede Comunitária de Desenvolvimento Socioambiental, promoveu no dia 25/10 uma oficina de teatro e uma brinquedoteca, que contou com diversas atrações. Todos os brinquedos utilizados no evento foram confeccionados com materiais reutilizados e encontrados no rio Cidade de Deus.

 

A iniciativa se baseia no Projeto Político Pedagógico do Espaço, que embora esteja em construção, já norteia os eventos e tarefas escolares. O tema gerador é a sustentabilidade. O EDI busca promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental da comunidade escolar e de seu entorno, fazendo com que os alunos sejam agentes mirins de promoção socioambiental, conscientes do seu papel na sociedade.

 

Teatrinho promovido no evento

Descontração com os bichinhos confeccionados

Alunos fascinados com os briquedos na atração

 

Como se pode constatar nas fotos, os brinquedos encantaram as crianças. O evento evidencia que é possível realizar atividades originais, envolventes e relevantes sem custo elevado e, acima de tudo, como foco educativo. Os estudantes tiveram a oportunidade de constatar na prática não só a viabilidade, como também a necessidade da reutilização e da reciclagem. Dessa forma, o conceito de sustentabilidade deixou de ser uma ideia abstrata e passou a fazer parte da realidade escolar.

 

A Equipe Rio Educa parabeniza o EDI pela excelente iniciativa!

 


                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 03/11/2011

Projeto Escola Limpa

Tags: 7ªcre, cidadania.

 

Aproveitando a repercussão do Projeto “Escola Limpa”, realizado com a turma de Aceleração 2 da E.M. Vice-Almirante Paulo de Castro, fiz uma breve entrevista com a Profª Ana Carolina Oliveira, responsável pela turma, que falou sobre o perfil do grupo e do trabalho em sala e a execução do projeto em questão.

 

A professora Ana Carolina, formada em Biologia com ênfase em Educação Ambiental, vem desenvolvendo um trabalho significativo com a sua turma de Aceleração 2. Antes de se dedicar integralmente à educação, seu trabalho era voltado à área de pesquisa científica. Agora a professora espera transmitir suas experiências e conhecimentos aos alunos de modo a contribuir realmente para a sua formação enquanto cidadãos.

 

As turmas de projeto tem um público de alunos com defasagem escolar, por motivo de idade ou reprovações. No final de 2012, os alunos da turma de Aceleração 2 serão encaminhados ao Ensino Médio, daí a necessidade ainda maior de uma abordagem que os prepare para a nova fase escolar que os espera ao final desta etapa. Como é do conhecimento de todos, a complexidade dos conteúdos e a própria quantidade de matérias estudadas demandam uma maturidade e seriedade maior por parte dos estudantes. Projetos, atividades e eventos que promovam a integração com o meio ambiente, com os demais e com a realidade que cerca os alunos são um diferencial na fase escolar em que se encontram.

 

Execução do trabalho

 

Realizado na semana de 03 a 07 de outubro, o Projeto "Escola Limpa" teve o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da limpeza no ambiente escolar e, consequentemente, fora dele. Por estar situada dentro de um condomínio, a unidade escolar necessita ainda mais de iniciativas desta natureza, uma vez que boa parte do espaço utilizado diariamente pelos alunos é compartilhada com moradores, funcionários e frequentadores do local.

 

                    Encenação do teatrinho

 

Com o auxílio da professora, a turma realizou uma Oficina de Reciclagem e apresentou para as turmas da escola um teatrinho com o tema: “Não jogar lixo na rua!” Foi um sucesso! Segundo a professora, a atividade de reutilização de material reciclável, na semana “Escola Limpa”, foi muito satisfatória, pois envolveu a conscientização dos alunos em relação ao meio ambiente, além de proporcionar um ótimo momento de descontração e motivação para habilidades manuais que surpreenderam a todos. A turma se mostrou unida e disposta a compartilhar com o restante da escola o que estavam fazendo. Foi um grande momento de integração.

 

Professora Ana Carolina Oliveira

 

Parabenizamos a educadora Ana Carolina Oliveira, pois o seu trabalho tem cumprido o papel a que se propoe segundo as suas próprias convicções. Em suas palavras, "ser professora é mais do que uma profissão, é mais do que ter conhecimento acadêmico e ministrar aulas. É ter um olhar diferenciado sobre cada aluno, é saber que podemos ser influência e um diferencial na vida de um cidadão. É além de tudo, ter consciência de que o futuro de gerações vai passar pelas nossas mãos e que irão fazer a história do nosso país."

 


                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 01/11/2011

Um príncipe na E. M. Dom Pedro I - 7ª CRE

Tags: 7ªcre, eventos.

 


Em homenagem ao aniversário de nascimento do patrono da escola, ocorrido no dia 12 de outubro, a unidade escolar recebeu a honrosa visita do tetraneto de Dom Pedro I, o príncipe João Henrique de Orleans e Bragança. A ocasião foi motivo de orgulho, prestígio e identificação aos membros da comunidade escolar, uma vez que ao ver de perto um representante da família real, que corporifica a história e cultura por trás do nome e fundação da escola, percebe-se com muito mais vivacidade a tradição a que a mesma remete.

 

 

O evento foi idealizado pela professora de História Rosemar Franca, que é estudiosa e admiradora de Dom Pedro I, em parceria com as professoras Simone (de Música) e Ana Paola (de Educação Física). Tal iniciativa proporcionou uma oportunidade única de os alunos não só conhecerem, como também aprenderem a valorizar a história e cultura nacional, bem como do espaço onde estudam.

 

 

O príncipe João Henrique assistiu a apresentação da dança minueto, de flauta doce, de um poema de Dom Pedro I musicalizada. Depois, respondeu algumas perguntas curiosas dos alunos, ávidos por se familiarizarem com a identidade do ambiente que os cerca. Ao final, cumprimentou todos os professores e ressaltou a dedicação dos mesmos e encantou-se com o canto do Hino Nacional e da Independência e a leveza e precisão da dança minueto. O príncipe também presenteou a Sala de Leitura com um livro de fotografias de sua autoria entregue nas mãos da Profª Rosemar Franca e encerrou sua visita plantando um pé de Pau-Brasil no pátio da escola.

 

 

A Equipe Rio Educa parabeniza a todos os membros da escola pela valorização de sua história e identidade. Trabalhos dessa natureza são fundamentais para a plena formação dos nossos alunos, pois não apenas enriquecem o currículo da unidade escolar, como também enfatizam o nosso valor enquanto nação.
 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 27/10/2011

O Dia D contra a Dengue em 2 Escolas da 7ª CRE

Tags: 7ªcre, saúde.

 

O Dia D de Combate à Dengue é uma ação promovida pela prefeitura do Rio de Janeiro a fim de conscientizar a população para os perigos da Dengue. Com essa motivação, a equipe do CIEP 301, que fica em Rio das Pedras, se mobilizou para criar um espaço de diálogo e aprendizagem em torno do tema. Ao longo da semana, os alunos e professores estudaram sobre o assunto, o que rendeu boas discussões em sala de aula. A ideia é que os alunos se tornem agentes na luta contra a proliferação do Aedes Aegypti e que multipliquem as informações para seus familiares e amigos.

 

Exposição dos trabalhos

 

No dia 07/10, o resultado de todo o trabalho foi apresentado em uma linda exposição que aconteceu no pátio da escola, que ficou colorido e enfeitado pelos cartazes e maquetes produzidos pelos alunos do 1º ao 7º anos. Mas as atividades foram além da exposição: um grupo de alunos do 5ºano passou pelas salas de aula fazendo um jogo de perguntas e respostas e outro grupo produziu e distribuiu panfletos sobre a prevenção da Dengue para a comunidade. Como as imagens evidenciam, esta semana foi bastante proveitosa, mas a escola já começou a pensar no que fazer no próximo Dia D, a ser realizado em novembro.

 

Maquetes e cartazes interativos produzidos pelos alunos

 

 

Confecção e distribuição dos panfletos

 

Também no dia 07 de outubro o EDI Ana Carolina Pacheco da Silva participou do Dia D, quando os alunos da turma EI-10 vistoriaram as dependências do EDI e percorreram as ruas em seu entorno para identificarem focos do mosquito da dengue. Em companhia da professora regente, da direção e de  duas responsáveis representantes da turma, os alunos excerceram o importante papel de cuidar da comunidade e dar um belo exemplo de engajamento à população local.


Foi uma verdadeira aula de cidadania, pois os alunos conversaram com moradores perguntando o porquê das poças d’água pela calçada, viram muito lixo espalhado e aproveitaram para catá-lo, mostrando na prática que não basta ter ciência dos problemas, mas é preciso atuar e se envolver de forma proativa em busca de soluções.


Ao retornarem, confeccionaram cartazes para serem expostos aos responsáveis na reunião bimestral.
 

 

Desejamos que esta ação tenha um grande impacto nas comunidades, de forma a reduzir os índices alarmantes de proliferação e contágio da doença. Parabéns às equipes de ambas Unidades Escolares!
 

                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


   
           



Yammer Share