A A A C
email
Todos os posts escritos por Alexandre Roque de Araujo
Retornando 89 resultados para o autor 'Alexandre Roque de Araujo'

Sexta-feira, 16/12/2016

100 Anos de Samba na Tia Ciata

Tags: 1ªcre, projetos, eventos.

 

 

Escola da Praça XI, berço do Samba, realiza evento em comemoração aos 100 anos do ritmo genuinamente brasileiro.

 

Com o Projeto “Tia Ciata, pelo telefone mandou avisar, que no samba só tem gente bamba e por isso, vamos festejar! , a escola, cujo nome homenageia uma das sambistas precursoras do gênero, apresentou uma belíssima festa de encerramento das atividades em 2016, comemorando o aniversário de 100 anos de Samba.

 


O principal objetivo ao criar o projeto foi fazer com que os alunos compreendessem todo o processo que tornou o samba patrimônio cultural do Brasil. E, ao realizar pesquisas, os alunos puderam observar que o samba é muito mais que um simples gênero musical: é um expressão cultural, social e artística da cidade e do país.

 


O evento de encerramento envolveu todos da comunidade escolar, com apresentação de músicas que marcaram época ao longo dos anos.

 


Compositores como Noel Rosa e Zé Keti, dentre outros, estiveram entre os homenageados da festa. Cada turma se aprofundou na obra de um artista.

 

 

Claro, não pode faltar no evento a maior Herança Cultural que o samba deixou para a Cidade do Rio de Janeiro: As Escolas de Samba!

 


Quer Saber Mais?

Escola Municipal Tia Ciata

Avenida Presidente Vargas s/nº - Praça Onze

Telefone: 2224-7649

E-mail: emtciata@rioeduca.net

Direção: Lúcia Helena Baçal de Vasconcelos

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 06/12/2016

Malala

Tags: 1ªcre, projetos, sala de leitura, .

 

Projeto Interdiscipliinar promove leitura literária como forma de cidadania dentro e fora dos muros escolares.



A Leitura do livro "Malala, a menina que queria ir para a escola", de Adriana Carranca, foi o ponto de partida para o trabalho desenvolvido pela professora Tânia, regente da Sala de Leitura do Ginásio Olímpico Juan Antônio Samaranch, em Santa Teresa.

 


O Projeto teve como principal objetivo desenvolver nos alunos a significação de seu olhar para o mundo que o cerca, além de valorizar a relevância das diferentes culturas e estudá-las como parte da História da humanidade. 

 

Professora Tânia, ao lado da Tradutora da Obra

 

Rodas de Leitura, debates, trabalhos orais e escritos fizeram parte das ações do projeto, que mobilizou alunos em acaloradas discussões em torno da temática do livro trabalhado. 

Músicas, desenhos e produções escritas foram alguns dos desdobramentos realizados, após conhecerem a História de Malala. 

 

 

Uma aluna nos relata: "Nossa professora Tânia leu conosco os primeiros capítulos do livro. Ficamos tão interessadas que procuramos o livro para ler até o final a história". 

Sônia Maximiliano, mãe da aluna Alice, nos fala suas impressões acerca do trabalho: "Eu achei o trabalho muito bom. Inclusive, despertou em minha filha a vontade de ler mais sobre a menina (Malala). Tentei comprar, mas estava muito caro. Então, depois de conversar com a professora Tânia, ela emprestou-me o livro da Sala de Leitura para ler em casa. A História é maravilhosa e agora, depois da leitura, pude entender o interesse da minha filha".


 

 


Mas, afinal, que é Malala?  Clique na imagem abaixo e conheça um pouco da história dessa heroína contemporânea:

 


 

 

Para Saber Mais:

Ginásio Olímpico Juan Antônio Samaranch

Rua Marcel Prost, 201 – Santa Teresa

Direção: Ana Christina do Nascimento Quintella

E-mail: geo@rioeduca.net

Telefone: 3972-0916

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 02/12/2016

Compartilhando Saberes na Educação Infantil

Tags: 1ªcre, projetos, eventos, educaçãoinfantil.

 

 

 

Evento promove troca de Saberes entre os Profissionais que atuam na Educação Infantil nas Escolas, Creches e EDIS da 1ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

Amplamente discutido na VII JPEI de nossa Rede, o MEC, a partir da elaboração do novo texto da Base Nacional Comum Curricular, propõe que a Educação Infantil vivencie diferentes campos de experiência, tendo como eixos centrais a ludicidade e as interações.

 

 

A 1ª Coordenadoria Regional de Educação, através de sua Gerência de Educação, engajada neste movimento, realizou no dia 28 de novembro de 2016, em sua sede, o Compartilhando Fazeres na Educação Infantil.

 

 

A ação reuniu Professores e Agentes, que atuam com turmas de Educação Infantil, socializando práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano de 2016.

 

 

As práticas foram apresentadas em duas categorias: pôster ou comunicação.

 

 

Os trabalhos e experiências relatados foram de grande riqueza pedagógica, em consonância com a política educacional traçada pela rede municipal para a Educação Infantil, incentivando a outras experiências na Unidade e envolvendo todos os profissionais da instituição além da Comunidade Escolar e participação ativa da criança na vivência, trabalhando com as diferentes linguagens.

 

 

Para Saber Mais:

Gerência de Educação da E/1ª CRE

Rua Edgard Gordilho, 63 – Saúde

Telefone: 2233-4839

E-mail: gedcre01@rioeduca.net

Profissionais Responsáveis: Ana Beatriz Glech, Maria Duque Estrada e Rodrigo Machado.

 

 


 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 22/11/2016

Cardeal Leme, Que Território é Esse?

Tags: 1ªcre, projetos, eventos.

 

 

Projeto desenvolve nos alunos sentimento de pertencimento ao espaço escolar.

Partindo da indagação “Cardeal Leme, que território é esse?”, a Escola Municipal Cardeal Leme, que atende alunos do 5º ao 9º ano, além de Projetos de Reforço Escolar, construiu o seu Projeto Pedagógico se apresentando como lugar de vivência com afeto, de conhecimento, de ações e de relações. Tudo isso para despertar e reforçar o sentido de pertencimento ao espaço escolar.

 

 

Tendo o questionamento como mola propulsora, os trabalhos foram iniciados priorizando o tema Olímpico e foram realizadas atividades pedagógicas que se iniciaram com ênfase aos valores olímpicos e paralímpicos, mobilizando toda a comunidade escolar com as Olimpíadas Escolares.

 

 

Objetivando mobilizar todos em torno da valorização do espaço escolar, foi realizada a Feira de Ciências e Cultura, cujo tema “O valor de cada brilho em nosso lugar” propôs que fossem pesquisadas as colaborações científicas, bem como as características e as peculiaridades de 40 países participantes das Olimpíadas 2016. O encerramento dessa etapa do trabalho aconteceu com o Cine Pipoca, com a exibição do filme Paratodos.

 

 

 

Para o Professor Alexandre, regente de Língua Portuguesa da unidade “... durante as Olimpíadas Escolares o relacionamento com turma cresceu bastante.” Já o professor Daniel , regente de História, pensa que “ a Escola deveria ter sempre atividades como essas.” Ações dessa natureza cria o sentimento de coletividade e de pertencimento ao grupo.


Responsáveis pelos alunos ficaram encantados com o potencial de produção. Eles puderam perceber a capacidade criativa de seus filhos : “... nunca tinha visto uma Feira de Ciências tão linda!”, disse uma responsável encantada com o que vi.

 


 

 

Para saber mais:


Escola Municipal Cardeal Leme

Rua Ébano, 205 – Benfica

Direção: Karla de Oliveira da Costa Frazão

Telefone: 3895-8642

E-mail: emcleme@rioeduca.net

 

 


 


   
           



Yammer Share