A A A C
email
Todos os posts escritos por Alexandre Roque de Araujo
Retornando 89 resultados para o autor 'Alexandre Roque de Araujo'

Terça-feira, 30/08/2016

Caminhos Fundacionais do Rio de Janeiro

Tags: 1ªcre, eventos, projetos.

 

 

 

 

Projeto proporciona aos alunos da Escola Municipal Júlia Lopes de Almeida, em  Santa Teresa, o sentimento de pertencimento à Cidade Maravilhosa

 

Idealizado pelo professor de Ensino Religioso, Lindoberg Campos, e desenvolvido nas turmas de 4º e 5º Ano da Escola Municipal Júlia Lopes de Almeida, em Santa Teresa, o projeto Caminhos Fundacionais do Rio de Janeiro procurou possibilitar o conhecimento da História da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro, não apenas através dos livros, mas perscrutando os sítios nos quais "a História aconteceu".

 

Busto de Estãcio de Sá

 

Na seara de comemoração do Aniversário da Cidade, o projeto oportunizou o contato efetivo com o substrato cultural formador da História da Cidade do Rio de Janeiro, além de contribuir para a afirmação do seu pertencimento e de sua identidade como cidadão carioca.

 

Rio Carioca

 

Através da Literatura, Música e Monumentos, os alunos foram convidados a conhecer, por meio de aulas-passeio, os caminhos relacionados à fundação do território de sua cidade e, ao percorrê-los, apropriou-se das mudanças, permanências e evoluções que ela, e principalmente seu povo, conheceram ao longo da História.

 

Ladeira da Misericórdia - Morro do Castelo

 

Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Rio Carioca, sua Nascente e sua Foz. Rio esse que deu nome aos moradores da cidade.

Puderam também conhecer o local de Fundação da Cidade , por Estácio da Sá, além de visitar vários espaços e monumentos que têm registrados momentos importantes do "nascimento" de nossa Cidade.

 

Túmulo de Estácio de Sá - Igreja dos Capuchinhos

 

Um desdobramento muito importante foi o incentivo à Produção Escrita, através da atividade "Cartas para Estácio", onde os alunos escreveram cartas endereçadas ao fundador Estácio de Sá, relatando as mudanças por quais a Cidade passou desde a fundação.

Para Lindoberg, o Projeto "permitiu a apropriação e sentimento de pertencimento ao espaço público".

 

 

Saiba mais sobre alguns locais visitados pelos alunos:

 

RIO CARIOCA:

http://arte.folha.uol.com.br/tudo-sobre/rio-em-transformacao/rio-carioca/

MORRO DO CASTELO:

http://www.riodejaneiroaqui.com/portugues/morro-do-castelo.html

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL:

http://www.museuhistoriconacional.com.br/

FORTALEZA DE SÃO JOÃO:

http://www.rio.rj.gov.br/web/riotur/exibeconteudo?id=157394

TÚMULO DE ESTÁCIO DE SÁ:

http://www.correiocarioca.com.br/html/materias/igreja_capuchinhos.html

 

 

Um pouco mais sobre a Escola Júlia Lopes de Almeida:

Direção: Rosângela Favorita S. Razal

Professor Responsável pelo Projeto: Lindoberg Campos

Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 3466 - Santa Teresa.

Telefone: 2225-2412

E-mail: emjalmeida@rioeduca.net

 

 

Escola do Amanhã, localizada no bairro de Santa Teresa, próximo à Comunidade do Morro dos Prazeres, atualmente atende alunos do 1º ao 5º ano , em regime de Turno Único.

O nome da escola é uma homenagem a Júlia Valentim da Silveira Lopes de Almeida, escritora, jornalista, iluminista, abolicionista, defensora da educação e dos ideias feminista que nasceu no Rio de Janeiro, em 24 de setembro de 1862 e morreu na mesma cidade, em 30 de maio de 1934.

 

Professor Lindoberg coom os alunos em trabalho de campo

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp 98733-1970

COMENTE E COMPARTILHE

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 16/08/2016

The Wizard of Oz Games

Tags: 1ªcre, escola bilingue, projetos.

 

 

 

 

Projeto Interdisciplinar tem como fio condutor o Clássico "O Mágico de Oz".

 

Realizado ao longo dos últimos meses na Escola Bilíngue Mestre Waldemiro, o Projeto  "The Wizard Of Oz Olympic and Paralympic Games" foi um projeto coletivo que envolveu professores de Inglês, Artes, Música e Educação Física.

 

 

O pontapé inicial foi a Clássica história "O Mágico de Oz", que serviu como fio condutor de toda ação. Os alunos puderam conhecer a história das personagens Dorothy, Scarecrow, Tin Man e Lion, que foram eleitas Mascotes das Equipes que participaram dos jogos.

 

Os professores artistas

 

Durante todo o processo, esportes, teatro e música estiveram presentes, sempre com trabalho de reforço aos Valores Olímpicos como Respeito, Amizade, Coragem, Igualdade e Inspiração.

A solenidade de Abertura dos "games" contou com a participação de toda a comunidade escolar. Os professores envolvidos no projeto realizaram uma apresentação teatral com os personagens de "O Mágico de Oz".

 

 

A música "Somewhere over The rainbow", que ficou famosa na versão cinematográfica da história, foi apresentada pelo Coral da unidade escolar.

 

 

Alunos do 6º Ano Experimental participaram da apresentação de Dança e Movimento.

Ao final, a pira do "The Wizard of Oz Games" foi acessa.

 

Para Saber Mais:

Escola Municipal Mestre Waldemiro

Diretora: Gláucia Couto Bernardo da Silva

Professores Responsáveis pelo projeto: André Regis, Débora Moço, Gabrielle Honorato, Luciana Begosso, Luzia Benevides, Mariângela Regufe, Rodrigo Nóbrega.

Telefone: 2254-3144

E-mail: emwaldemiro@rioeduca.net

 

Um pouco sobre o Patrono da Escola: Clique na figura baixo!

 

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp 98733-1970

COMENTE E COMPARTILHE

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 02/08/2016

Dia do "Era Uma Vez..."

Tags: 1ªcre, educação, infantil, projetos, brincar sem muros.

 

 

 

Dia do Brincar Sem Muros é Dia de Família na Creche Adalberto Ismael de Souza.

 

Localizada na Comunidade da Mangueira, a Creche Municipal Adalberto Ismael de Souza transforma o "Dia do Brancar Sem Muros" num Dia da Família, mobilizando toda a comunidade escolar.

 

 

Uma iniciativa da Gerência de Educação Infantil, o "Dia do Brincar Sem Muros" acontece toda última terça-feira do mês, em todas as unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Ela proporciona às famílias experiências que ratificam a importância do Brincar no dia a dia da criançada nas unidades.

Na Creche Adalberto Ismael, esse dia é ansiosamente esperado por todos! Momento em que a família se envolve e participa ativamente das atividades propostas.

Uma atividade que fez grande sucesso entre os responsáveis foi o "Dia do Era uma Vez". O evento iniciou com as Professoras Flávia Cristina e Daniele contando uma história bem conhecida de todos os responsáveis: "Os três Porquinhos".

 

 

Através da atividade, foi transmitida a mensagem de que nem sempre o caminho mais fácil é o melhor, que vale a pena "perder tempo" para ganhar no futuro. As professoras enalteceram a importância da participação deles nas brincadeiras com as crianças, fortalecendo os vínculos afetivos.

Momento de grande integração entre os responsáveis foi a participação na Oficina de fantoches dinamizada pela professora Noemi, utilizando materiais recicláveis (caixas de leite).

 

 

A Criatividade tomou conta do dia! Todos criando lindos fantoches que foram utilizados em brincadeiras com as crianças. Os pais preprararam um belo espetáculo para toda a comunidade escolar.

 

 

Para a professora Tatiana, diretora da unidade, "Foi bom demais promover esta interação das famílias e suas crianças de maneira lúdica. Ficamos com gostinho de quero mais...e em breve trem mais, porque aqui na Creche Adalberto, brincadeira é coisa séria!".

 

Para Saber Mais:

Creche Municipal Adalberto Ismael de Souza

Direção: Tatiana Gregório

Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.110 - São Cristóvão

E-mail: cmadalberto@rioeduca.net

Telefone: 2264-5470

 

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp 98733-1970

COMENTE E COMPARTILHE

 

 

                               

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/07/2016

Esporte e AutoCuidado

Tags: 1ªcre, pse, projetos.

 

 

 

Professora usa Valores Olímpicos no trabalho do Mês do Autocuidado, ação anual do Programa Saúde na Escola.

 

Localizada no Imperial Bairro de São Cristóvão, a Escola Municipal Floriano Peixoto vem, ao longo dos anos, realizando trabalhos de destaque em prol de uma Educação de Qualidade para os alunos do Bairro de São Cristóvão e comunidades adjacentes.


Sob a Coordenação Pedagógica da professora Solange Comerlato, os professores e alunos desenvolveram, ao longo dos meses de Junho e Julho, atividades de Conscientização de importância da adoção de hábitos saudáveis de Autocuidado, para que possam viver em harmonia Corpo e Mente.

 


Um dos trabalhos que merece destaque foi o apresentado pela professora Ana Virgínia Ayres Barbosa, professora de Educação Física da Unidade Escolar.


Além de atuar como regente na rede, a professora Ana Virgínia tem uma carreira de sucesso como árbitra de Saltos Ornamentais, participando de Campeonatos importantíssimos em diversas partes do Mundo, representando o Brasil.

 


A partir de sua experiência de vida profissional, a professora apresentou os Esportes Olímpicos e suas origens, aprofundando no esporte que atua. Dialogou com as crianças sobre “A importância dos Esportes na Infância e Adolescência”, os benefícios que o esporte traz para nossas vidas e os valores que ele desenvolve nos atletas, principalmente valores como Amizade e Respeito.

 


Videos e fotos de atletas atuando em suas modalidades foram apresentados aos alunos que, posteriormente, puderam vivenciar na prática, através das Olimpíadas da Escola Floriano, evento organizado pelos professores na unidade escolar.

 


Para saber mais:

Escola Municipal Floriano Peixoto

Direção: Otília Maria Miller de Souza Araujo

Endereço: Praça Argentina, 20 – São Cristóvão

Telefone: 3895-8634

E-mail: emfpeixoto@rioeduca.net

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educaçãoalexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque
Whatsapp 98733-1970


COMENTE E COMPARTILHE

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share