A A A C
email
Todos os posts escritos por Alexandre Roque de Araujo
Retornando 104 resultados para o autor 'Alexandre Roque de Araujo'

Segunda-feira, 08/05/2017

No Mundo da Poesia

Tags: 1ªcre, educação, infantil, riodeleitores, poesia.

 

“No mundo da poesia”, projeto anual do EDI Tia Luizinha, permite às crianças viajar por diferentes mundos, instigando a imaginação, criatividade e ampliando os conhecimentos"


O Espaço de Desenvolvimento Infantil Maria Luiza Nobre – Tia Luizinha, localizado no bairro do Catumbi, tem como tema gerador do trabalho ao longo do ano letivo a poesia.

 


O tema “Vai voando contornando a imensidão das cores: apreciando, conhecendo e criando em um futuro que espera pela gente” é oriundo da poesia “Aquarela” de Toquinho. Foi construído e desenvolvido com as turmas de Pré escola 1 e teve seu pontapé inicial na Semana de Acolhimento. A unidade iniciou o projeto para facilitar o conhecimento e a interação com as crianças, estabelecendo assim, vínculos afetivos , estimulando diferentes momentos de troca entre os diferentes grupos.

Assim, foram exploradas algumas brincadeiras individuais e coletivas que envolviam as cores: dominó, “alerta cor”, dentre outras. Misturaram as cores do alfabeto móvel emborrachado buscando diferentes soluções, desenharam com giz de cera explorando suas variedades, construíram esculturas com massinha...

 


Depois de experimentarem diferentes momentos, as crianças tiveram contato com a música “Aquarela” e questionamentos foram feitos: Quem conhecia esta música? Do que eles mais gostaram? E quem sabia o que era uma aquarela?

A partir de tais perguntas, foram feitas algumas propostas de atividades que envolveram criação, imaginação, surpresa e descobertas.

 


Uma das propostas foi a ilustração dos os versos da música utilizando massinha, papéis coloridos e muita criatividade!

As crianças se envolveram tanto na atividade, que os professores tiveram a a ideia de fazer uma exposição com as suas produções.

 


Prepararam os convites e enviaram para as crianças dos outros grupamentos para visita a sala e as produções!

E no dia e hora marcadas estava tudo pronto, para compartilhar as experiências... obras de arte em seus lugares, artistas ansiosos, música no ponto para dar o clima... e assim aconteceu a Exposição AQUARELA, uma experiência inesquecível para todos os envolvidos, do inicio ao fim!

 

 


“Vamos todos numa linda passarela, de uma aquarela que um dia enfim, se descolorirá..."


Para Saber Mais:

EDI MARIA LUIZA NOBRE

Diretora: Fabiana Ramos

Diretora-Adjunta: Paula Carolina

Professores idealizadores do projeto: Rafaela Souza e Daniela Rocha

E-mail: edimnobre@rioeduca.net

Telefone:2233-8426

 

 


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 24/04/2017

Aprender a Aprender...6º Ano Experimental

Tags: 1ªcre, projetos, ciências, formaçãocontinuada, .

 

Sucesso na Rede, professores e alunos das turmas de 6º Ano Experimental redescobrem, diariamente, o Prazer em Aprender.

 

Protagonismo, Interdisciplinaridade e Ação são algumas palavras que já fazem parte do cotidiano das turmas de 6º Ano Experimental na 1ª Coordenadoria Regional de Educação e em toda Rede. Professores e alunos pesquisadores transformam a Sala de Aula num espaço de Construção Coletiva de Saberes.

 

 


Em consonância com diretrizes gerais do Projeto, a 1ª Coordenadoria Regional de Educação vem oferecendo aos professores regentes, em seus Centros de Estudos Regionais, Formação nas diversas áreas do Conhecimentos.

 

 


Uma das temáticas abordadas nos Encontros de Formação foi “O Ensino de Ciências”: Os professores trocaram experiências e discutiram sobre as situações didáticas essenciais para o ensino da disciplina. Situações que envolvem pesquisas, experimentação, produções orais e escritas foram apresentadas e analisadas.

Os professores enfatizaram que o ensino de Ciências deve criar condições para que o aluno faça pesquisas, busque informações, analise dados e desenvolva o pensamento crítico.

 

 

De volta ao campo, foi hora de colocar à mão na massa: professores e alunos se envolveram no Estudo do Sistema Solar, previsto nas orientações para o período.

Na Escola Tia Ciata, o estudo começou com com a música “Sistema Solar”, de Ana Pessoa. A partir da música foram feitas diversas pesquisas e leitura de textos informativos e imagens. Os alunos além de aprender a buscar as informações, também aprenderam a importância do trabalho coletivo para o sucesso de todos. Trabalho sempre mediado pela professora que ao final, propôs que os grupos apresentassem os resultados de suas pesquisas para o Grupo. Momento interação e troca de saberes entre os grupos.

 

 

Outras escolas também utilizaram os conteúdos de Ciências para promover pesquisas e produção de maquetes, como, por exemplo, as escolas Portugal e Marechal Trompowsky. Através das maquetes construídas, alunos puderam organizar e interpretar as informações pesquisadas acerca do tema.

 

 

E o 6º Ano Experimental não para por ai: outros trabalhos interdisciplinares , tendo o aluno como protagonista estão sendo desenvolvidos nas diversas unidades e em breve estarão aqui no Blog “A Revolução Acontece”.

 

Para Saber Mais:

E/1ªCRE/Gerência de Educação

Telefone: 2233-4839

E-mail: gecre01@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 10/04/2017

A Magia da Literatura Infantil

Tags: 1ªcre, projetos, riodeleitores.

 

Tendo como marco referencial a LEITURA, escola se destaca com projetos que incentivam a leitura literária, como eixo norteador de seu trabalho.

 

 

Localizada no Imperial Bairro de São Cristóvão e atendendo as comunidades de Tuiuti, Barreira do Vasco e adjacências, a Escola Municipal Floriano Peixoto a cada ano se destaca pelos projetos pedagógicos que são desenvolvidos, sempre tendo a literatura como eixo norteador de todo o processo de ensino-aprendizagem.

 


 

Para o ano de 2017, o projeto “A Magia da Literatura Infantil enriquecendo as várias linguagens, atravessando os Muros da Escola e Conhecendo o Mundo” pretende oportunizar uma interação global, compartilhando leituras emoções e sentidos. O objetivo também é abrir espaços para interrogações e meditações, análises críticas e, principalmente, a observação e conhecimento de várias culturas.

 


 

E a professora Solange Comerlato, Coordenadora Pedagógica da unidade escolar, nos fala um pouco mais do projeto: “Esse trabalho está no começo, será oferecido como um grande livro aberto, com trabalhos expostos pelos murais do entorno das salas da escola. Trabalharemos com contos originários de vários países e continentes, permeando suas diferentes culturas”.

 

 


Para Solange, que já desenvolve esse trabalho há muitos anos, “a fantasia e o voo da imaginação amenizam as dificuldades do nosso cotidiano, enriquecem a alma, integram valores culturais e alimentam os sonhos”.

 

Professora Solange, em conversa com a Comunidade da Escola Floriano Peixoto


Para Saber Mais:

Escola Municipal Floriano Peixoto

Praça Argentina, 20 – São Cristóvão

Diretora: Otília Muller

Coordenadora Pedagógica: Solange Comerlato

Telefone: 3895-8634

E-mail: emfpeixoto@rioeduca.net

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 27/03/2017

Brincar Sem Muros 2017

Tags: 1ªcre, educação, infantil.

 

Unidades com Educação Infantil dão continuidade às Ações do Dia do Brincar sem Muros, que ocorre regularmente em todas as escolas da Rede.


Desde o ano de 2013, faz parte do Calendário Mensal das Unidades de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer o “Dia do Brincar Sem Muros”: Toda última terça-feira do mês as unidades mobilizaram pais, professores e alunos, propondo essa atividade, o brincar, que é o principal modo de expressão na infância.

 


Sendo assim, a proposta é que a ação seja inserida na rotina da Educação Infantil, dando destaque ao universo lúdico, além de levar a família a refletir sobre a importância do Brincar.

O Primeiro Dia do Brincar em 2017 aconteceu excepcionalmente na penúltima semana do mês de fevereiro, em razão do Carnaval.

 

 


A Escola Municipal Dois de Julho, A Bombeirinho, aproveitou o início do ano letivo e apresentou o projeto “Rio, o berço do Samba”, que foi realizado por todas as turmas da Unidade Escolar para apresentar o Carnaval como uma festa popular do Rio de Janeiro, rico em sua cultura e de extrema importância para a economia da Cidade. O projeto iniciou com a apresentação do “Samba do Avião” de Tom Jobim na voz de Diogo Nogueira onde os professores apresentaram a nossa Cidade, seus pontos turísticos, suas belezas naturais, suas escolas de samba e ainda despertaram o interesse em conhecer, respeitar e cuidar do nosso Município principalmente aderindo à Campanha “Aqui o mosquito não se cria”.

 

 

Os responsáveis pelos alunos da unidade foram convidados a participar do dia do BRINCAR SEM MUROS, onde puderam conhecer um pouco do trabalho desenvolvido neste projeto, participar de atividades propostas e dividir um pouco do momento lúdico com seus filhos!

 

 


“Brincadeiras, presença e atenção: É isso que a criança espera dos seus pais, O brinquedo é somente um complemento...”
(Marcelo Pelucio)

 


Para Saber Mais:

Escola Municipal Dois de julho

Rua Ferreira Araújo, 119 - São Cristóvão

Direção: Ana Paula Mendes Miller

Direção Adjunta: Margareth Frey Leiros

Professor Articulador: Ana Cátia Landeira do Vale

E-mail: emdjulho@rioeduca.net


Telefone: 3895-8647

 

 


 


   
           



Yammer Share