A A A C
email
Todos os posts escritos por Alexandre Roque de Araujo
Retornando 77 resultados para o autor 'Alexandre Roque de Araujo'

Segunda-feira, 09/10/2017

Vamos ao Mercado?

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, cadernos pedagógicos, letramento.

 

Professora proporciona experiência em matemática financeira aos alunos do 3º ano, a partir de sugestão retirada dos Cadernos Pedagógicos da SME.

 

Localizada no Imperial Bairro de São Cristóvão, zona norte da cidade, a Escola Municipal Floriano Peixoto sempre nos surpreende com seus projetos e atividades.

 

 


Desta vez, o destaque foi a atividade proposta pela professora Lucia Helena Tavares, regente da turma 1.302.


A proposta surgiu a partir do texto “O casamento da Cuca”, do Caderno Pedagógico do 3º bimestre. Após leitura do texto, a atividade foi organizar a festa de casamento do Curupira com a Iara. E aí começou a brincadeira! Para organizar a festa, precisaram comprar os ingredientes para preparar os docinhos e organizar o evento. E como comprar os produtos necessários? Foi aí que a professora sugeriu que os alunos montassem um Minimercado na sala de aula. As crianças e a professora trouxeram as embalagens de produtos usados em suas casas e assim surgiu o “laboratório” para as atividades de matemática financeira.

Os alunos organizaram a lista de compras. Precisavam de dinheiro. Foram ao “banco” sacar o que necessitavam para as compras, utilizando o “cartão de débito”.

 

Usando o dinheiro / sacando com cartão de débito


Enquanto isso, os responsáveis pelo trabalho no mercado organizaram as prateleiras, colocaram preços das mercadorias e atendiam aos clientes.

Os “clientes” , no mercado, enchiam seus carrinhos com as compras, dirigiam-se ao caixa, onde a compra era calculada . Pagavam e recebiam o troco.

 

As mercadorias nas pratelerias do Minimercado

 

E assim, a professora pode trabalhar vários conteúdos e conceitos matemáticos importantes para o dia a dia das crianças. E além dos conteúdos, valores importantes para a vida foram discutidos: o que eu faço quando recebo um troco maior que o devido? Na fila, eu dou a vez ao mais idoso?

 

CLIQUE NA FOTO PARA VER UM VIDEO DA ATIVIDADE

 

Depois de sacar, os clientes vão às compras

 


E a professora Solange Comerlato, coordenadora da Escola Floriano Peixoto, nos fala : “ Tenho muito orgulho dos professores que trabalham em parceria, que usam o concreto e aproveitam os fatos do cotidiano na sala de aula. Nossos professores valorizam os Cadernos Pedagógicos, importante instrumento vindo de nossa Secretaria e que tanto contribuem para o nosso fazer pedagógico, propriciando um trabalho integrando os diversos saberes, fazendo relações com diversas áreas do conhecimento. Tenho muito orgulho de ter a professora Lúcia na Equipe Floriano Peixoto. Atividades como essa são comuns em sua sala, fazendo parte do cotidiano da professora e dos alunos, que aprendem felizes com as propostas trazidas pela professora”

 

Aprender Brincando é muito mais prazeroso. Parabéns professora Lúcia!

Através da professora Lúcia, queremos parabenizar a todos os professores pelo Dia do Mestre. São professores como a Lúcia Helena que fazem a diferença na Educação Carioca e na Vida de nossas crianças! A Educação Carioca Agradece!

 

CLIQUE NA FOTO

Professora Lúcia Helena Tavares


 

Para Saber Mais:

Escola Municipal Floriano Peixoto

Direção: Otilia Muller e Maria de Fátima Cardoso

Coordenação Pedagógica: Solange Comerlato

Telefone: 3985-8634

E-mail: emfpeixoto@rioeduca.net


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 25/09/2017

Tech Aula:Robótica em Sala

Tags: 1ªcre, projetos, eventos, inovação, tecnologia, ginásiocarioca.

 

Disciplina Eletiva de Robótica promove Valorização do Espaço Escolar.


Formado em matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o professor Thiago Fortunato, que atua no Ginásio Carioca Celestino da Silva, no Centro da Cidade Maravilhosa, implementou na unidade a disciplina eletiva denominada Tech Aula , para alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental.


Tendo como um dos objetivos desenvolver o raciocínio lógico a partir da programação aliada à robótica, a ideia da disciplina TECH AULA surgiu a partir de uma formação que foi realizada na escola, promovida pela RECODE, parceria com a GITE, a Gerência de Inovação e Tecnologia, da Secretaria Municipal de Educação. O projeto chamado TEC ESCOLA levou para os professores do ginásio informações valiosas sobre como eles poderiam utilizar a tecnologia para engajar os alunos.


A partir dessa formação, professor Thiago começou a pesquisar maneiras de engajar os alunos em um projeto tecnológico e ao mesmo tempo promover melhora acadêmica. E ele nos conta um pouco do processo de criação da eletiva: “Nesse contexto a programação se encaixa perfeitamente pois trabalha o raciocínio, atenção e conceitos matemáticos básicos. Porém ainda faltava algo que os trouxesse para o projeto. Programação apenas por programação parecia pouco. Foi nesse momento que conheci o microcontrolador Arduino, que já vinha sendo consolidado como um recurso competente por aliar de maneira objetiva, concreta e relativamente barata a programação com robótica.Essa pesquisa iniciou-se em Fevereiro deste ano e começou a ser implementada em sala em Abril”.

 

Professor Thiago ao lado de colegas, Equipe Gestora do Ginásio e alunos: apoio e integração

 

Além de trabalhar o raciocínio lógico, outros objetivos foram traçados pelo professor na implementação da disciplina, entre eles propiciar o contato dos alunos com a robótica e eletrônica básica, trabalhar pesquisa otimizada de informações na internet , criar um espaço de trocas e livre criação, além de criar equipamentos que tenham impacto na vida escolar.

E os benefícios do projeto de robótica não tardaram em aparecer. Thiago nos conta que o principal e mais importante é a valorização do espaço escolar. “Acredito que quando o aluno valoriza esse espaço ele cuida melhor dele e entende sua importância, bem como das pessoas que trabalham por esse lugar e por eles. Também percebi uma melhora no desenvolvimento do raciocínio lógico. Conseguimos fazer como que os mais curiosos se tornassem monitores dos demais. Acredito que seja cedo para cravar o quanto isso representou em notas, mas com a continuidade do trabalho isso será um resultado natural”, relata Thiago.

Professor e alunos analisando informações

 

São atendidos alunos dos grupamentos de 7º e 8ºano com um envolvimento muito grande por parte deles. Eles conseguem perceber como fazer um produto tecnológico é desafiador e trabalhoso. Thiago acredita que ter como produto final algo que todos da escola verão é crucial para que eles permaneçam engajados.

Os alunos conseguiram concluir produtos importantes: Um robô controlado pelo celular que consegue medir a temperatura e a humidade do ar, que deram o nome de SILVA. Ele é o pioneiro e será a base para os outros projetos. Ele está numa versão ainda simplificada, mas que será melhorada pelos próximos alunos que entrarão na eletiva. Com SILVA,  professor Thiago e alunos estão realizando um projeto com a professora de Geografia Paula Pitombeira, para mapear ilhas de calor ao redor da escola. O robô contribuirá dessa forma para a reflexão dos problemas ambientais.

 

Processo criativo: Robô Silva em Ação

 

Outro dado interessante é que esse robô se alimenta de baterias de celular que foram descartadas. Isso levou a uma discussão sobre lixo eletrônico, como descartar e como esse lixo pode degradar o meio ambiente.

Um outro produto importante criado pelos alunos nos encontors da Tech Aula foi um dispositivo robótico que tocará o sinal automaticamente no horário correto.

São projetos que deixarão um legado da eletiva para a escola.

A Diretora Alice Pereira nos fala um pouco do trabalho do professor Thiago: “O professor Thiago Fortunato é muito dedicado em tudo que faz. Durante o trabalho com robótica, não mediu esforços para que os alunos compreendessem a dinâmica. Os encontros foram devidamente planejados, no intuito de atender a especificidade de cada aluno. Sendo assim, os alunos aproveitaram cada instante de informação, desenvolvendo projetos, analisando situações, entendendo, assim, robótica , afinal, aprender fazendo, colocando a " mão na massa" desperta habilidades. Agradeço ao professor por ter despertado nos alunos suas habilidades. Aprender com prazer, faz toda diferença !”

 

Alunos pesquisadores: protagonismo juvenil

 

E você, ficou curioso em conhecer um pouco mais acerca do trabalho e da eletiva do professor Thiago Fortunato?

Para Saber Mais:

Ginásio Carioca Celestino da Silva

Rua do Lavradio,56 - Centro

Direção: Alice Cardoso Pereira

Cordenador Pedagógico: Vera Espasandin Constancio

Professor Responsável: Thiago Fortunato

Telefone:2224-2688

E-mail: emcsilva@rioeduca.net


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 11/09/2017

Quem Canta e Dança...Encanta...E Seus Males Espanta!

Tags: 1ªcre, projetos, eventos, educacaoinfantil.

 

Diversidade Musical Brasileira serve como eixo norteador em Espaço de Desenvolvimento Infantil da 1ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

Localizado no bairro do Estácio, bairro boêmio e um dos berços do samba da capital carioca, o EDI Beatriz Vicência Bandeira Ryff tem no Projeto “Quem canta e Dança... Encanta...E seus Males Espanta”, o eixo norteador para desenvolver em seus alunos o enriquecimento de suas vivências musicais, proporcionando um trabalho multidisciplinar através da musicalidade, permeado pelas diferentes áreas do conhecimento e buscando o desenvolvimento das crianças em seus aspectos físico, cognitivo, afetivo e social.

 


Pensado em conjunto por toda comunidade escolar, o projeto vem sendo desenvolvido ao longo do ano: no início foi trabalhado com o aluno a percepção para ouvir os diferentes sons que nos cercam. Os alunos foram levados a ter atenção com os sons do corpo, da natureza, dos animais, do ambiente que cerca a escola... Já no segundo bimestre os alunos tiveram contato com os diversos ritmos que fazem parte da cultura de nossa cidade e de nosso país.

 

 

Histórias e características do frevo, funk, samba, carimbó e forró, dentre outros , fizeram parte do cotidiano das crianças, que puderam estabelecer uma intimidade cultural e musical através das vivências com as características dos diversos ritmos.

 

 


O foco do trabalho ao longo do 3º bimestre são as brincadeiras cantadas, que fazem parte da memória cultural do povo brasileiro. As cantigas apresentam também a diversidade do nosso país.

 


Para finalizar o projeto anual, a unidade está planejando fazer a festa “Natal Brasileiro”, retratando os costumes através dos ritmos.


Renata Soares, Professora de Educação Infantil, nos fala: ”o projeto nos proporcionou um estudo e ampliou nossa visão musical onde realizamos diversas atividades relacionadas as múltiplas linguagens”. Para a professora Elaine Barcelos, “ o projeto trouxe um enriquecimento cultural e musical, através do qual fizemos uma grande viagem pelas regiões e ritmos trabalhados”.


Os mais encantados com o projeto são os pequenos: o aluno Rômulo, de 5 anos, diz “eu gostei do ritmo do carimbo”. Já o Aluno João Mateus, de 6 anos nos conta :”eu gostei de fazer o boné do funk e adorei a dança”. “Eu gostei muito do galo da madrugada e de fazer o guarda-chuva do frevo”, nos conta a aluna Sophia, de 6 anos.

 

 


Para Saber Mais:

EDI BEATRIZ VICÊNCIA BANDEIRA RYFF

Direção: Joseane Abrahão

Diretora Adjunta: Andrea Pacheco

Telefone: 2224-0979

E-mail: edibeatrizvbandeira@rioeduca.net


 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 28/08/2017

Família e Escola, Parceria Que Sempre Dá Certo!

Tags: 1ªcre, projetos, leitura, riodeleitores, família.

 

Projeto Literário é utilizado por escola da 1ª CRE para estreitar os laços com os familiares dos alunos.

 

Localizada no tradicional bairro Carioca do Catumbi, a Escola Municipal Estados Unidos oferece atendimento a alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em horário parcial.

Dando continuidade às ações de estímulo à leitura, ampliando o conhecimento literários das crianças e jovens, os gestores e toda equipe pedagógica da escola se envolveu na elaboração do Projeto “Leitura...Passaporte para o Conhecimento”, desenvolvido a partir dos eixos norteadores contidos no Projeto Político Pedagógico da escola.

 

Alunos e suas produçoes


Os alunos foram incentivados à leitura de diversos autores e, simultaneamente, desenvolviam atividades relacionadas à importância da família, resgatando valores como Respeito, União e Diversidade.


Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Roseana Murray, dentre vários outros, foram autores que permearam o universo da escola ... Poemas e poesias foram pretextos para desenvolver no aluno a apreciação do “belo”, através de rodas de leitura, onde textos eram analisados, reescritos e ilustrados.

Todo o trabalho desenvolvido foi apresentado aos responsáveis durante a realização da “Semana da Família”, onde os pais tiveram a oportunidade de vivenciar o cotidiano da escola e ver de perto o trabalho que a escola e seus filhos estão desenvolvendo.

 

À esquerda, as crianças vestidas como os persoganens das histórias lidas


Para a Professora Thayana, da turma 1.205, “ (...) foi emocionante ver a participação dos pais e alunos, ambos tão entusiasmados” , “ foi o momento em que as crianças se sentiram mais felizes, por ver a presença dos pais no espaço em que estudam, participando juntamente com eles”, completa a professora Charbelle, da turma 1.103.

 

Alunos apresentam suas produções durante a "Semana da Família"


A equipe da escola nos relata que “falar da Família foi essencial para resgatas os valores necessários à vida humana e para estreitar os laços de parceria entre a família e a escola".

 

 


Que saber detalhes do Projeto? Para saber mais:

Escola Municipal Estados Unidos

Direção: Alessandra Ribeiro

Direção-Adjunta: Alba Reis

Coordenação Pedagógica: Gabrielle Vieira

Telefone: 2213-5658

E-mail: emeunidos@rioeduca.net

 

Você que leu esta postagem, também vai gostar de rever reler esta:

 http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=5444

 

E você, que ver o trabalho de sua escola e professores aqui no Portal? Estamos Aguardando!!!

 


 


   
           



Yammer Share