Rio Educa
A A A C
email

Terça-feira, 28/07/2015

Estações de Leitura - Ginásio Carioca Rivadávia Corrêa

Tags: 1ªcre, eventos, projetos, riodeleitores.

 

 

 

O Ginásio Carioca Rivadávia Corrêa mobiliza toda comunidade escolar numa ação de fomento ao prazer de ler: a Estação de Leitores!

 

Localizada no coração da Cidade Maravilhosa, o Ginásio Carioca Rivadávia Corrêa atende alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Desde o ano de 2005, a unidade investe em ações de Leitura, por entender que esta é uma prática importante na formação social do indivíduo, uma condição para o exercício pleno de sua cidadania.

 

 

 

Várias ações, a partir do ano de 2011, foram reunidas em um único projeto intitulado Central de Leitores.

 

 

A escola tem realizando encontros literários, abrindo suas portas para apresentar sua produção.

 

 

 

Em 2013, a escola estabelece as Estações de Leitura: nessas estações, a escola monta espaços destinados à divulgação da leitura literária.

Para atrair a comunidade, foram realizadas sessões de "Contações de Histórias".

 

 

No ano de 2015, o Ginásio faz uma nova mudança na dinâmica do projeto: os alunos fizeram apresentações de suas leituras e produções para os colegas das outras escolas do entorno, com a parceria das unidades escolares da região.

 

Com o tema "O Rio de Janeiro sobre o olhar de Machado de Assis e Debret", as turmas puderam conhecer a obra de Machado, e apresentar ao público o Rio de Janeiro do Século XIX ao século XXI.

 

 

Esse trabalho é possível porque toda a comunidade escolar entende a importância de formar jovens leitores, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento como cidadão.

 

Assim, o Ginásio Rivadávia Correa vem promovendo a leitura como prática social, constituindo novos espaços para tal e contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos leitores.

 

Colaborou com esta postagem:

Márcia Facádio - Diretora do Ginásio Rivadávia Corrêa

Janete Bloise (fotos) - professora de Artes do Ginásio Rivadávia Corrêa.

 

Quer saber mais?

GINÁSIO RIVADÁVIA CORRRÊA

Telefone: 2253-8064

E-mail: emrivacorrea@rioeduca.net

 

 

"Professor, este espaço é seu! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o representante Rioeduca de sua coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.

 

 

Professor Alexandre Roque de Araujo

Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação

alexandrearaujo@rioeduca.net

Twitter: @Alexandre_Roque

Whatsapp 98733-1970

 

 

COMENTE E COMPARTILHE

 

 

                               

 

 

 

 


  

Terça-feira, 28/07/2015

III Campeonato de Taekwondo

Tags: 6ªcre.

 

 

 

No dia 27 de junho, a Escola Municipal Lúcio de Mendonça realizou o III Campeonato de Taekwondo com os alunos da Unidade Escolar. Vamos acompanhar a competição?

 

É inegável que as escolas que oferecem aulas de artes marciais aos seus alunos contribuem para o desenvolvimento de valores humanos, e, acima de tudo, possibilitam uma influência positiva no rendimento escolar.

Buscando contribuir para o desenvolvimento dos seus alunos, a equipe pedagógica da E. M. Lúcio de Mendonça, em parceria com o Programa Mais Educação e a Associação Nilopolitana de Taekwondo, vem realizando com os alunos um campeonato desse esporte.

 

Discurso do mestre Denilson na abertura do Campeonato sobre respeito e disciplina.

 

O Campeonato de Taekwondo está em sua terceira edição. Este ano, ele foi realizado no dia 27 de junho. Foi um momento de festa, que começou com a pesagem e medição de todos os alunos competidores pelo ex-enfermeiro do PSE André Barreto.

Após a degustação de um farto café da manhã, as competições se iniciaram. No primeiro momento, o Mestre Denilson falou a respeito dos fundamentos do esporte e da parceria que ele procura estabelecer com as escolas nas quais trabalha. Destacou que tudo o que faz é pelo amor ao esporte, e que pede em troca, a seus alunos, dedicação à escola e uma postura adequada para representar as artes marciais.

 

Alunos fazem o juramento do Taekwondo.

 

Estiveram presentes no evento o educador comunitário Eduardo, o mestre Carlos Faustino e a professora Adriana, elemento da Gerência de Educação da 6ª CRE.

O juramento do Taekwondo foi iniciado pelo aluno graduado Kauã Portes, e repetido, em coro, por todos os competidores do dia:

“Eu prometo observar as regras do Taekwondo, nunca fazer mal uso do Taekwondo, respeitar meu instrutor e meus superiores, construir um mundo mais pacífico e ser campeão da liberdade e da justiça”.

 

A competição entre os alunos foi marcada por muita alegria.

 

A participação dos pequenos foi muito boa, pois nessa luta todos se sentiram vencedores. Foram introduzidas, durante o campeonato, as lições de perseverança, respeito ao adversário e autocontrole.

Já com os maiores, a competição foi mais acirrada. A criançada torcia com muita animação quando as lutas eram entre os alunos da escola e os atletas convidados. O placar eletrônico ia marcando os pontos e a competição ganhando emoção, mas sempre com respeito mútuo. Fora da área de competição, os lutadores treinavam juntos e se ajudavam no alongamento. A troca de experiências foi um dos pontos altos desse dia.

 

Roda com o mestre Allan.

 

A entrega das medalhas foi o momento de maior emoção entre os participantes, seus familiares e professores. A plateia não conseguiu conter o choro, orgulhosa da participação dos alunos.

Aliar a disciplina do ambiente escolar com a prática esportiva é um dos objetivos do Campeonato de Taekwondo realizado pela E. M Lúcio de Mendonça. Os alunos da unidade escolar agora têm a oportunidade de se dedicar ao esporte, alcançando melhor qualidade de vida, e superando o estado de vulnerabilidade social. 

 

Aluna da E. M. Lúcio de Mendonça recebe a medalha no III Campeonato de Taekwondo.

 

Parabéns a toda equipe da E. M. Lúcio de Mendonça e aos parceiros dessa unidade escolar, que oferecem lazer e cultura aos alunos e, principalmente, ajudam a formar novos talentos. É um orgulho tê-los na 6ª CRE!

 

Quer saber mais um pouco? Entre em contato com a E. M. Lúcio de Mendonça!
Rua Itajace, 34 – Anchieta
Telefone: 3358-0535
E-mail: emlucio@rioeduca.net

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6.ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

  

Terça-feira, 28/07/2015

Concurso Professor do Século XXI

Tags: concurso, professores.

 

 

 

O Concurso Professor do século XXI – Práticas exitosas na rede com uso de novas tecnologias é uma iniciativa da Educopédia/Rioeduca para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso.

Podem fazer inscrições os professores de Educação Infantil, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental (incluindo professores de Projetos da Rede e da Educação de Jovens e Adultos) e Gestores.

 

As inscrições começam em 03 de agosto e vão até 25 de setembro de 2015

aqui pelo Portal Rioeduca.

 

Antes de realizar a sua inscrição, os participantes deverão ler o Regulamento, disponível no link abaixo, e aceitar todas as condições, declarando estar de acordo com os requisitos da cláusula de Participação, e garantindo que todas as informações prestadas em razão de sua participação são verdadeiras.

 

 

REGULAMENTO - CONCURSO PROFESSOR DO SÉCULO XXI

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


  

Segunda-feira, 27/07/2015

Escola Municipal República Dominicana Discute e Expõe Seu PPP 2015

Tags: 5ªcre, ppp.

 

 

 

Mostrando diligente organização, a Escola Municipal República Dominicana abre seu Projeto Político Pedagógico a considerações de sua comunidade escolar.

 

República: ontem, hoje, amanhã e sempre...

O projeto organizado e impresso.

 

O tema surgiu como sugestão dos professores no ano passado. Depois, foi se desenvolvendo nos centros de estudos semanais e, agora, no primeiro CEI de 2015, tomou forma pelas mãos da coordenadora Celma e de toda equipe pedagógica.


Face à nova comunidade escolar, formada essencialmente por jovens recém chegados à unidade, sentiu-se a necessidade de resgatar a identidade da escola através do conhecimento da sua história e transformações enriquecedoras pelas quais passou. Retrata o passado, o presente, delimitando uma identidade e planejando a escola que se deseja no amanhã. Ampliando assim a visão de futuro dos alunos que, na sua maioria, têm inspirações imediatistas.

 

Objetivos:

  • Descobrir a identidade da escola, resgatando e reconstruindo todo o patrimônio, e valorizando todas as manifestações culturais já existentes;
     
  • Despertar o sentimento cívico sobre a escola e nosso país;
     
  • Criar um arquivo de fotos, documentos, objetos e depoimentos sobre a história da escola;
     
  • Promover a integração de toda a comunidade escolar.

As professoras trabalhando no PPP.

 


Como foi desenvolvido:

  • Planejando o 1º Subprojeto: "Meu passado, minha história...";
  • Conhecimento e estudo da história da escola e das transformações pelas quais passou;
  • Cada grupo e professores, separados por anos de ensino, planejaram os rumos desse primeiro subprojeto que será trabalhado;
  • 1º e 2º ano - Identidade (turma, escola, funcionários, espaço físico);
  • 3º ano - A escola e o bairro (história, localização, ruas, pontos de referências);
  • 4º, 5º ano e Acelera - História do nome da escola, localização do país que deu o nome à escola, símbolos da escola (bandeira, hino), história das sedes da escola.


Texto adaptado do blog da Escola Municipal República Dominicana.

 

Contato da Escola: emdominic@rioeduca.net

 

Marcus Mortati - Representante Rioeduca na 5ªCRE
marcusmortati@rioeduca.net