A A A C
email

Quarta-feira, 16/04/2014

Aula de Inglês no PEJA

Tags: 7ªcre, peja, ingles, .

 

Recebemos da E. M. Renato Leite - 7ª CRE, um relato do diretor Vitor Hugo sobre uma experiência interdisciplinar, proposta pela professora Cyntia Jerônimo de Freitas de Língua Inglesa, com a temática saúde e bem estar que foi vivenciada com os alunos do PEJA.

 


O PEJA é um programa da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Destina-se para jovens e adultos não concluintes do ensino fundamental em idade regular.

 

 


No 3º trimestre do ano letivo de 2013, iniciou-se um trabalho interdisciplinar com a temática saúde e bem estar. Na disciplina de Língua Inglesa, a professora regente propôs como metodologia, o estudo do inglês com significação aos alunos envolvidos, desenvolvendo o projeto em pauta, continuando com esse em 2014.


 Os assuntos abordados foram selecionados a partir das observações do professor sobre os acontecimentos na cidade do Rio de Janeiro que poderiam influenciar os membros da comunidade em que a escola esta inserida.


 Nos temas abordados destacam-se a Copa das Confederações, a visita do Papa à cidade, a lei do Lixo Zero, a lei relacionada à proibição do uso de máscaras em manifestações públicas e o evento musical Rock in Rio.


Os temas foram apresentados em forma de vídeos, imagens e textos. Os alunos discutiram cada tema e suas consequências. Além disso, apresentaram propostas e soluções para as problemáticas abordadas.

 


A etapa final do projeto foi a elaboração de cartazes, em língua inglesa sobre os temas que os alunos julgaram como mais pertinentes ou que, por razões pessoais consideraram mais importantes. A turma foi dividida em três grupos e os temas escolhidos pelos alunos foram: a lei que se refere à multa para quem joga lixo na cidade, a lei que a proíbe o uso de máscara em manifestações públicas e o Rock in Rio.

 


Como resultado, os alunos enriqueceram o vocabulário, avaliando os aspectos punitivos e educativos da Lei Municipal 3.273, quanto a temática do Rock in Rio, apropriaram-se da discussão quanto a lei do carbono zero e pactuação dos organizadores em compensar o meio ambiente pela emissão de gases no evento e as vantagens e desvantagens da sua realização. Dentre outros aspectos, discutiu-se que ações positivas poderiam ser desenvolvidas durante a realização de um evento deste porte, tais como prevenção às drogas. No que se refere a temática dos movimentos de rua (“mascarados”), abordou-se os aspectos da cidadania e combate a violência.

 

Todavia, a prática de educação e saúde na aula de língua inglesa demonstra que a saúde pode ser trabalhada de maneira interdisciplinar, facilitando a relação dialógica entre aluno e professor, compreendendo que a saúde é o resultado de uma série de fatores que ultrapassam o aspecto apenas biológico.

 

 


Roberta Carmina Melgaço Vitagliano

Representante Rioeduca 7ªCRE

Twitter @robertacarmina
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


  

Quarta-feira, 16/04/2014

E. M. Viriato Corrêa e Vinícius de Moraes

Tags: 5ªcre, poesia, musica.

A Escola Municipal Viriato Corrêa, em 2013, trabalhou os 100 anos de Vinicius de Moraes, desenvolvendo o projeto Poetinha com seus alunos.


O Projeto Anual da Escola Municipal Viriato Corrêa em 2013 foi baseado em Vinícius de Moraes, que completou 100 anos de seu nascimento.

Segundo a Coordenadora Pedagógica, Jane Carvalho, todos os professores se reuniram no início do ano e planejaram, também em conjunto, utilizar o Centenário do Poetinha como gancho.



Foram trabalhadas diferentes músicas, inicialmente apenas cantadas e posteriormente escritas, interpretadas e dramatizadas pelos alunos.

“Ao se trabalhar a identidade, por exemplo, iniciamos apresentando o autor, suas características e suas obras mais conhecidas, respeitando a faixa etária e as dificuldades dos alunos. Ao longo do ano foram utilizadas as letras das músicas: O Pato, A Foca, A Casa e o Relógio, na alfabetização, e poesias como As Borboletas, Aquarela, O caderno e Eu sei que Vou Te Amar, na leitura e interpretação de textos. Como culminância fizemos um belo espetáculo de canto, dança, dramatizações e exposições de trabalhos realizados”, relata a Coordenadora Pedagógica, professora Jane Carvalho.


 

Vinícius de Moraes marcou a cultura e a alma brasileira. As homenagens no centenário de nascimento deram a dimensão da sua grandeza. Por isso, na cidade do Rio de Janeiro, aconteceram homenagens pelo seu centenário através das escolas da rede municipal da nossa cidade, projeto lançado pela Secretaria Municipal de Educação.


 


E finalizando, a professora Jane Carvalho diz:

“Apesar de tudo ter transcorrido bem, sentimos falta de uma pessoa muito especial que sempre prestigiou e elogiou os alunos. Nosso diretor, Jorge Luiz, que está licenciado e tem deixado muita saudade em todos. Ele é muito importante para nossa escola”.

 

Diretor Jorge, volta logo! Sentimos sua falta! Você é muito importante para nós!

Diz a aluna Jamille Milena e suas amiguinhas.

 

A Escola Municipal 05.15.018 está localizada a Rua Guararema, 50, bairro de Osvaldo Cruz e é dirigida pelo professor Jorge Luiz da S. Santos.

 

Relato enviado pela professora Jane Carvalho, Coordenadora Pedagógica da EM Viriato Corrêa.

 

Criação textual professora Regina Bizarro, SME/5ªCRE.
 

 

 

 

                               

 

 

 


  

Terça-feira, 15/04/2014

Informativo Multírio - 15 de abril

Tags: #informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Atitude Consciente destaca os cuidados com a voz

Nesta quinta-feira (17), a apresentadora Lúcia Leme recebe a fonoaudióloga Roberta Grijó, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do Ministério da Saúde, para falar sobre a importância dos cuidados com o aparelho vocal e sobre os principais inimigos da saúde da voz. O programa também aborda os cuidados básicos diários, as receitas caseiras que realmente funcionam e os alimentos que fazem bem, além de dicas e técnicas para quem usa a voz como instrumento de trabalho. Atitude Consciente vai ao ar às 9h, 13h, 17h e 21h, na Web Rádio (multirio.rj.gov.br/webradio).

A MultiRio produziu uma campanha para celebrar o Dia Mundial da Voz, comemorado nesta quarta-feira (16). A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para a prevenção de doenças vocais como pólipos, cistos, ou até mesmo o câncer de boca e de laringe. Confira a campanha nas chamadas veiculadas na TV (canal 26 da NET e BandRio), na Web TV e na Videoteca (multirio.rio.rj.gov.br/videoteca).

 

Um outro olhar sobre a deficiência visual

O programa da série Inclusive Eu que vai ao ar neste sábado (19) revela o dia a dia de pessoas cegas e com deficiência visual. Gabriel e Júlia, ambos de 13 anos, vivem as descobertas e desafios típicos da adolescência. A psicóloga Camila, que trabalha no setor de acessibilidade, conta como sua autonomia aumentou após a aquisição de um cão-guia. Inclusive Eu mostra histórias de vida e o cotidiano de pessoas com necessidades especiais. A série coloca em destaque a abordagem afetiva e se distancia da perspectiva clínica, evidenciando as possibilidades em vez das limitações. O programa vai ao ar no sábado (19), às 20h, no Canal 26 da NET.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | 
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no 
Twitter Portal 
Multirio

 

 

                               

 

 

 

 


  

Terça-feira, 15/04/2014

II Simpósio Sobre Ensino de Didática do LEPED

Tags: formação, curso.

 

 

 

Informações e inscrições: 

No site do evento: http://bit.ly/iiseminarioleped