A A A C
email

Terça-feira, 03/03/2015

Rio: Juntos e Misturados em um só Abraço!

Tags: 7ªcre, projetos.

 

A cidade do Rio de Janeiro completou 450 anos no dia 1 de março. É um momento marcante para os cariocas e todos os moradores.

 

 

As professoras Vânia Vilma Pires e Roberta Vitagliano estão desenvolvendo com seus alunos o projeto anual Rio: Juntos e Misturados em um só Abraço! Sendo este o ano da comemoração da nossa cidade pelos seus 450 anos, as professoras resolveram trazer o Rio de Janeiro para a sala de aula de uma forma diferenciada.

 

 

As professoras Vânia e Roberta trabalham na Escola Octavio Frias de Oliveira. A professora Roberta atende uma turma de 2º ano e a professora Vânia , uma turma do 4º ano e outra do 1ºano. A escola é de três turnos e as duas atuam na mesma sala. O diferencial do projeto começa pela própria decoração encontrada na sala de aula. Logo no primeiro dia , os alunos puderam se ambientar em uma sala repleta de associações com o tema do projeto.

 

Alfabeto temático utilizado na sala de aula.

 

Detalhe do alfabeto com pontos turísticos do Rio de Janeiro.

 

O alfabeto da sala de aula foi feito com pontos turisticos da cidade e as bordas dos murais lembram o calçadão de Copacabana.No Carnaval, as crianças puderam conhecer a tradicional música Cidade Maravilhosa , entre outras marchinhas tradicionais . Além disso, as crianças assistiram o filme Rio que retrata a cidade e o Carnaval. Cada turma, desenvolveu, de acordo com suas possibilidades, atividades relacionadas ao tema.A turma do quarto ano também utilizará o caderno pedagógico comemorativo dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

 

Música Cidade Maravilhosa em mural da sala e o filme Rio visto pelos alunos.

 

Visando também a cooperação entre as turmas, já que utilizam o mesmo espaço, a sala conta com um cantinho da leitura , brinquedos e jogos, que são utilizados pelas três turmas. A frase Gentileza gera Gentileza também está presente no cotidiano das crianças , que através de conversas diárias com suas professoras, passam a ser mais solidárias e tolerantes. A sala costuma estar arrumada de uma turma para a outra e materiais esquecidos são sempre guardados para os colegas encontrarem. O trabalho de cooperação vem melhorando a cada dia, já que as professoras estão acompanhando as turmas do primeiro e segundo turno, desde o ano passado.

 

Parte do mural permanente da sala de aula.

 

O Projeto Rio : Juntos e Misturados em um só Abraço tem como objetivos :

Apresentar as marchinhas tradicionais de Carnaval e a música Cidade Maravilhosa .

Elaborar gráficos e cartazes comparativos mostrando as mudanças ocorridas na cidade, comparando o Rio Antigo com o Rio Atual.

Reforçar a importância da preservação ambiental e a economia de recursos naturais como a água.

Apresentar os principais pontos turísiticos da cidade e sua localização em mapas.

Ampliar o repertório musical das crianças apresentando músicas de músicos como Tom Jobim e Gilberto Gil ,que falam sobre o Rio de Janeiro.

Produzir frases, textos e trabalhos artísiticos sobre as comemorações dos 450 anos em nossa cidade .

Incentivar a cooperação mútua entre alunos da mesma sala, mas de turmas diferentes,criando um correio diferente entre as turmas.

 

Professora Roberta e a turma do 2ºano do primeiro turno.

 

Professora Vânia e a turma do 4ºano do segundo turno.

 

Professora Vânia e a turma do 1º ano do terceiro turno.

 

O Projeto anual Rio : Juntos e Misturados em um só Abraço das professoras Vânia Pires e Roberta Vitagliano visa ampliar o conhecimento dos alunos e incentivar os mesmos a valorizar e preservar a nossa cidade , começando pela própria cooperação e solidariedade em sala de aula, entre os alunos da mesma turma e sala, possibilitando um reflexo positivo para além dos muros escolares.

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


  

Segunda-feira, 02/03/2015

Comunidade de Aprendizagem: Tertúlia Literária

Tags: 6ªcre.

 

 

 

O Ginásio Carioca Coelho Neto apresentou na Semana de Capacitação 2015, a atividade Tertúlia Literária para os professores de outros Ginásios. 

 

A Semana de Capacitação para os professores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro foi realizada no período de 03 a 06 de fevereiro. Ela ofereceu oportunidades para o desenvolvimento individual e profissional de cada docente, além de promover espaços de reflexão sobre o currículo, as práticas pedagógicas e a formação humana para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

 

As ações de formação aconteceram em diferentes espaços: nas escolas, em polos descentralizados nas Coordenadorias Regionais de Educação e no polo Central, localizado no Centro de Convenções SulAmérica.

 

Uma dessas ações foi protagonizada pelo Ginásio Carioca Coelho Neto, no dia 04 de fevereiro, no Centro de Convenções SulAmérica. Neste dia, a Coordenadora Pedagógica desta Unidade Escolar, juntamente com seus professores, apresentou para os docentes dos outros Ginásios, a atividade Tertúlia Literária.

 

A Coordenadora Pedagógica do Ginásio Carioca Coelho Neto, prof.ª Débora Belloni, apresentou as possibilidades de aprendizagem da Tertúlia Literária

 

A Tertúlia Literária faz parte do projeto Comunidade de Aprendizagem, que é baseado em um conjunto de atuações educativas de êxito voltadas para a transformação educacional e social, que começa na escola, mas integra tudo o que está ao seu redor.

 

Trata-se da construção coletiva de significado e conhecimento com base no diálogo sobre as melhores criações da humanidade em diversos campos: da literatura à arte ou à música. Com as Tertúlias Dialógicas, potencializa-se a aproximação direta dos alunos à cultura clássica universal e ao conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo do tempo.

 

A Tertúlia se desenvolve com o compartilhamento – mediante um respeito rigoroso a quem tem a vez da palavra – de trechos que tenham chamado a atenção ou despertado alguma reflexão, trazido por cada participante. Isto gera um intercâmbio enriquecedor, que permite um aprofundamento na matéria e promove a construção de novos conhecimentos. Nas aulas, o professor assume o papel de moderador, com a ideia de favorecer a participação igualitária de todos.

 

As professoras explicam para os presentes que os alunos leem um trecho do livro em casa e, no momento da Tertúlia, expressam sua opinião sobre o mesmo.

 

Nas aulas, os professores e alunos se reúnem para dialogar e compartilhar sobre um livro da literatura clássica universal. A opção é pelos clássicos, porque estas obras abordam as questões mais centrais da vida das pessoas, e por isso permanecem por tanto tempo; e porque isso rompe com as barreiras elitistas culturais, que têm considerado a literatura clássica um patrimônio de determinados grupos sociais. Democratiza-se, assim, o acesso à cultura para todas as pessoas.

 

As Tertúlias Literárias Dialógicas têm demonstrado que aumentam o vocabulário, melhoram a expressão oral e a compreensão de texto. Ao mesmo tempo, é um exercício de respeito, de escuta igualitária, que transforma o contexto das pessoas e cria sentido.

 

Combinando ciência e esperança, o projeto visa a uma melhora relevante na aprendizagem escolar em todos os níveis, e também o desenvolvimento da convivência e de atitudes solidárias.

 

Os professores presentes vivenciam a atividade Tertúlia Literária

 

Parabéns aos professores do Ginásio Carioca Coelho Neto por realizar ações que visam atingir uma educação de êxito para todos os jovens de sua comunidade escolar.

 

Quer ter o seu trabalho divulgado no portal Rioeduca? Entre em contato com a representante de sua Cre! Será um prazer ter você aqui!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net


 

                        

 

      


  

Sexta-feira, 27/02/2015

Blog, Uma Ferramenta no Ensino de Historia

Tags: 5ªcre, blog, escolasdoamanhã.

Em maio de 2010, quando já usava a internet como ferramenta para ensinar Historia, a professora Renata Telha cria o espaço virtual “Turma do Amanhã” que veio ser uma experiência de sucesso! Há um ano e meio ela está lotada na Escola Municipal 05.15.041 Oswaldo Teixeira e pretende manter o mesmo desempenho com turmas do 6º ano.

 

O uso da internet para o ensino de História: Blog da Turma do Amanhã, uma experiência de sucesso que a professora Renata Telha criou há 5 anos, quando ainda trabalhava na Escola Municipal Presidente Roosevelt, 8ª CRE.


Mais um ano letivo começa e estamos ansiosos pelo retorno às salas de aula. Alguns já voltaram, não é mesmo?! Inclusive, já com bastante pesquisa para fazer. Outros, ainda estão em casa, esperando para conhecer sua nova turma e professores.

Assim começa a primeira postagem de 2015 do Blog Turma do Amanhã, com objetivo de criar uma maneira fácil e descomplicada de aprender a História do Mundo, através da rede social.

 


Como surgiu o Blog da Turma do Amanhã


A ideia deste blog surgiu durante uma aula de História, com uma turma muito agitada e participativa, período em que a professora Renata trabalhava na Escola Municipal Presidente Roosevelt (8ª CRE).

A escolha do nome do blog, Turma do Amanhã, ficou por conta dos alunos e tem a ver com o fato de ser uma Escola do Amanhã. Inicialmente, a intenção era experimentar e observar a relação que os alunos fariam entre o conteúdo trabalhado em sala de aula e o ambiente virtual, onde poderiam aprofundar-se nos assuntos anteriormente discutidos, tirar suas dúvidas, concluir suas pesquisas e, para os alunos que houvessem faltado, acompanhar a matéria do dia.

Meu objetivo sempre foi de estimular a participação dos alunos na construção e aprendizado da disciplina histórica, através de pesquisas de conteúdo e elaboração de textos. Desejamos tornar a experiência da aprendizagem de História mais interessante e divertida, facilitando o contato do estudante com temas e discussões que não são abordados em sala. Pretendemos que as aulas de História não fiquem apenas restritas ao espaço da escola, mas que faça parte do cotidiano do aluno, enriquecendo o seu contato com a internet. Agora, então, com alunos do 6º ano, relata a professora Renata Telha.


Como professora de História, Renata Telha revela que é muito mais aprendiz devido ao pouco tempo de carreira.

Com o blog, ela também deseja incentivar a curiosidade, a criatividade, a leitura e o pensamento crítico de seus alunos, tão caros à ciência histórica.


Não temos uma máquina do tempo que nos transporte, mas dispomos da internet – um veículo de informações rápido e confortável! A minha surpresa foi a quantidade de acessos que o blog tem recebido, ultrapassando 450mil visitas, mais de 600 assinaturas por e-mail e muitos seguidores no Facebook. Com certeza, fico muito feliz por ter colocado na rede um blog que atenda satisfatoriamente às necessidades de muitos adolescentes – e de professores também – espalhados pelo país!

 

 

Trabalhando o Blog Turma do Amanhã na Escola Municipal 05.15.041 Oswaldo Teixeira

Desde 2013 a professora Renata Telha está lotada na Escola Municipal Oswaldo Teixeira (5ª CRE), sendo assim, ela decidiu intensificar as postagens do blog direcionadas ao sexto ano e pretende intensificar as postagens investindo na aplicação da metodologia de pesquisa com os alunos.

A ideia é abrir o blog para que os próprios alunos o alimentem com o resultado de suas pesquisas. Chega de cartolina e papel almaço!, finaliza a professora.

Professora Renata Telha

 


Conheça, curta e compartihe o Blog Turma do Amanhã http://turmadoamanha.com/

 

Postado pela professora Regina Bizarro, representante do Rioeduca/5ªCRE

 

 

 

                               

 

 

 


  

Sexta-feira, 27/02/2015

Produção Textual - 1º Bimestre

Tags: produçãotextual, bimestre.