Rio Educa
A A A C
email

Quinta-feira, 25/08/2016

Aprender e Crescer com os Jogos Olímpicos

Tags: 8ªcre, olimpíada.

 

 

 

Os Jogos Olímpicos que acontecem no Rio de Janeiro proporcionam a oportunidade de muita aprendizagem no espaço escolar. Na Escola Municipal Edison Carneiro alunos e funcionários representaram bem um dos conceitos das Olimpíadas: união e participação.

 

Alunos representando os países participantes das Olimpíadas 2016

 

O maior acontecimento do ano certamente é a realização dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro. O clima de competição, superação de limites e determinação contagiou as escolas da cidade.

Na Escola Municipal Edison Carneiro o projeto do 3º bimestre foi totalmente voltado para os Jogos Olímpicos. O objetivo do projeto foi contar para os alunos a história das Olimpíadas e inseri-los no espírito olímpico, que estará presente entre os cariocas durante o evento.

 

Professora Aparecida Ferradeira e alunos usando trajes do continente africano

 

A realização das Olimpíadas da Escola Municipal Edison Carneiro contou com a participação de toda a comunidade escolar.

Para iniciar as atividades, houve o revezamento da tocha olímpica da escola. Os alunos, que foram divididos em equipes nas cores da bandeira olímpica, se mostraram a todo o tempo muito entusiasmados com cada etapa das ações propostas. 

Sabendo que a socialização é um dos benefícios do esporte, os jogos olímpicos proporcionaram a interação de toda a escola.

 

"Queríamos muito que os alunos refletissem sobre o  principal objetivo do esporte, que não é competir e ganhar, mas sim participar! Nós, professores, ficamos muito orgulhosos de nossos alunos... Parabéns em especial para o professor de Educação Física, Alan Tebaldi!"

                                                      Professora Aparecida Ferradeira

 

Momentos da Olimpíada na E.M. Edison Carneiro

 

Com a realização da Olimpíada na Escola Municipal Edison Carneiro, os alunos aprenderam sobre a história dos jogos olímpicos, as modalidades oficiais, os nomes dos países participantes, sua localização nos continentes e algumas bandeiras.

Como o projeto visava a participação e a cooperação da unidade escolar, todas as turmas estiveram presentes e tiveram sua contribuição para a beleza e o sucesso do evento.

Essa interação selou o início do recesso escolar, mas marcou em cada participante valores para toda a vida: o respeito, a participação e a união!

Esse é o legado que a Olimpíada deixará para a unidade escolar.

 

Equipe Vermelha, a campeã do evento

 

Partindo da esquerda: Coordenadora Pedagógica Alba Valéria, Diretora Célia Abreu e

Diretora Adjunta Vera Vital

 

Para saber mais conheça o Blog da E.M. Edison Carneiro:

http://escolamunicipaledisoncarneiro.blogspot.com.br

 

 

Para novas publicações da 8ª CRE, entre em contato com:

Professora Neilda Silva

neildasilva@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 

 


  

Quarta-feira, 24/08/2016

Carioca Saudável, Carioca Sustentável

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

A Escola Municipal  Gastão Monteiro Moutinho desenvolveu diversas ações relacionadas ao Projeto Autocuidado nas  Escolas, durante os meses de junho e julho. 

 


Com o projeto anual Rio de Janeiro: Braços Abertos para Todos os Povos.Alegorias e Disfarces de uma Cidade Maravilhosa, a E.M Gastão Monteiro desenvolveu as seguintes ações relacionadas ao tema Autocuidado:incentivo à higiene bucal na Educação Infantil, aferição de peso e medida das crianças, palestra sobre obesidade e para os responsáveis com psicólogo do CRAS Machado de Assis, Gincanas de Matemática e Loucos por Tampinhas e ainda as Olimpíadas Internas.

 

  Aferição de peso e medidas dos alunos.
 

Em mais uma parceria com a área de Saúde, a unidade escolar realizou uma avaliação de peso e altura das crianças da Educação Infantil, colaborando com a Campanha contra a Obesidade Infantil. Além disso, as crianças puderam conversar e aprender mais sobre escovação e a importância do cuidado com os dentes.

 

                                                                     Proerd

A professora Jaqueline, que atua no Cap IV próximo a escola, esteve presente, juntamente com a nutricionista Dalva, para executar as medições. Através dessa parceria, acontece o cuidado e acompanhamento de um crescimento saudável. Contemplando todas as turmas e ação do PSE ( Programa  Saúde na Escola), os alunos participaram de palestra sobre obesidade e ampliaram seu conhecimento sobre alimentação saudável e os benefícios para a saúde através da mesma. 

 

     Presença do Proerd na unidade escolar .
 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. A Escola Gastão Monteiro Moutinho foi mais uma vez foi contemplada com o projeto e as turmas de 5º ano foram as escolhidas para essa ação.


O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.


Foi realizada solenidade de formatura e agradecimento ao policial pelo comprometimento e carinho para com as nossas crianças. Os alunos do 5º ano participaram do concurso que incentiva dizer não as drogas, como uma das ações do Proerd.


 

Gincana de Matemática


Todos os alunos ficam sonhando com a chegada no 5º ano para participar da Gincana de Matemática. A gincana é um evento anual que conta com a participação dos alunos subdivididos em equipes e torcidas.


O 4º e o 6º ano são convidados a assistir e torcer pela equipe preferida. A gincana é subdividida em 3 partes: perguntas e respostas, prova do sino e circuito. Em alguns momentos o capitão da equipe pode consultar o grupo e em outras não. Na prova do sino vale, além do conhecimento, a agilidade para correr e tocar o sino primeiro para garantir o direito da resposta. No circuito, todos participam de forma ativa, divididos em estações.


Vivem-se emoções diferentes nesse dia. Ansiedade, tensão, nervosismo, alegria, tristeza, e o auto controle é sempre a dose necessária para que tudo corra bem.

 

A equipe vencedora foi a vermelha, seguida pelas demais colocações:

Amarela - 2º lugar, Verde - 3º lugar e Azul - 4º lugar. 


 

Gincana Loucos por Tampinhas


Tal gincana teve o objetivo de além da conscientização com relação ao meio ambiente, incentivando uma prática educativa; a utilização de todas as tampinhas arrecadadas para a Vernissage da FLIG onde serão confeccionados quadros nas aulas de artes. No total foram arrecadadas mail de 50.000 tampinhas! As crianças e responsáveis  aderiram à gincana e mais uma vez colaboraram para os projetos da escola.

 

                     1º lugar na Gincana - Professora Ana Paula - EI 21 - 16.697 tampinhas arrecadadas.
 

 

Olimpíadas Internas

 

O 1º, 2º e 3º anos participaram da Olimpíada Gastão 2016.Com modalidades entre corrida de revezamento, bola ao alto, cesta e pênalti, os participantes se dividiram em 4 equipes: vermelha, amarela, verde e amarela.

 

                                                 Cerimônia de abertura das Olimpíadas Internas.
 

Estava todo mundo animado e a ornamentação da Arena Olímpica estava linda! Contando com as bandeiras dos países participantes da Rio 2016 confeccionadas pelos alunos do 6º ano. Até Tom e Vinícius estiveram presentes. Aconteceu a solenidade do Hino Nacional, a apresentação da bandeira olímpica, volta olímpica com a tocha e o juramento do atleta. O clima era de competição, mas acima de tudo, respeito.

 

                           Premiação das turmas vencedoras, no detalhe: medalhas feitas com papel.

 

As equipes competiram educadamente e, apesar da equipe Vermelha ter sido a campeã da manhã e a Amarela da tarde, todos acabam ganhando, nem que seja a experiência e a alegria de ter participado. Os professores Marcela, Adriano e Núbia de Educação Física orientaram as atividades desenvolvidas.

 

As atividades desenvolvidas pela Escola Municipal Gastão Monteiro Moutinho mostraram ações que contemplam a Promoção de Saúde Escolar  com assuntos relacionados ao tema AUTOCUIDADO NAS ESCOLAS

 

Parabéns aos envolvidos pelo trabalho realizado!
 

Contato da E.M. Gastão Monteiro Moutinho:

emmoutinho@rioeduca.net

 

Contato para publicações:

Roberta Vitagliano - Representante Rioeduca 7ª CRE

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 
 
 
 

  

Quarta-feira, 24/08/2016

Festival Internacional de Cinema Infantil - FICI

Tags: mídias, festivais, geração..

 

 

 

A grande festa do Cinema Infantil acontece pela 14ª vez.

Nem só um reencontro, nem só uma estreia. É tudo novo, de novo.

A cada ano o FICI se reinventa, pois é dinâmico e surpreendente como as crianças e a arte.

Cada atividade apresentada tem um novo sabor, já que cada sessão é uma história renovada.

Uma história de carinho, sonho e emoção.

Há o reconhecimento das coisas amadas e a surpresa do inesperado.

E antes de tudo, o prazer renovado.

Prazer em exibir filmes cada vez melhores, em receber as crianças e mostrar o que preparamos para elas, prazer em ver que ainda é e sempre será possível formar um público de pequenos espectadores que crescerão amando esta arte e não a deixarão morrer nunca.
 

 

Fonte: http://www.festivaldecinemainfantil.com.br/site/o-festival/

 

 

 

                               

 

 

 


  

Quarta-feira, 24/08/2016

Visões Periféricas

Tags: mídias, festivais, geração.

 

 

 

 

 

O Visões Periféricas vai acontecer entre os dias 5 e 12 de setembro de 2016 na Cidade do Rio de Janeiro (RJ)

 

O projeto articula audiovisual, educação e tecnologias para ampliar o universo de expressão e percepção estética das múltiplas periferias brasileiras. Durante os dias em que acontece o festival recebe e promove o encontro entre filmes e diretores de diversas partes do país e continente. O Visões Periféricas é um festival pioneiro no Rio de Janeiro. Não só foi o primeiro a criar um espaço privilegiado para filmes e realizadores oriundos de oficinas, escolas livres e projetos de formação do Brasil, como também é pioneiro ao realizar exibições em regiões da cidade que até então não eram contempladas por festivais desse porte, como as favelas cariocas. Regina Casé, Eduardo Coutinho, Marcelo Yuka e a atriz Léa Garcia já foram homenageados neste que é um festival referência no país e América Latina. Em 2015, o festival homenageou o FUNK, patrimônio cultural carioca.

 

 

Saiba mais no site: Visões Periféricas

 

Facebook: Visões Periféricas