A A A C
email

Quinta-feira, 27/11/2014

Brasil, a Acalanto Torce por Você!

Tags: 5ªcre, consciêncianegra.

 

Comemorando o dia da Consciência Negra, a professora Monique Ferreira e a AEI Cristiane Gomes, da Creche Municipal Acalanto, desenvolveram atividades incentivando a afetividade, o respeito às diferenças e a valorização de nossa herança étnico-racial e cultural utilizando fantoches e histórias da literatura infantil.

 

Com o intuito de construir com as crianças a temática da diversidade em comemoração ao dia da Consciência Negra, que aconteceu no dia 20 de novembro, a professora Monique Ferreira e a AEI Cristiane Gomes trabalharam com a turma EI 31 a afetividade, o respeito às diferenças e a valorização de nossa herança étnico-racial e cultural utilizando fantoches e histórias da literatura infantil.

A turma recebeu a visita de um novo “amigo”, o Cabeludo (nome escolhido pela turma), que veio introduzir a história das misturas e diversidade do nosso Brasil.

 

 


Após a explicação pelo boneco, foram realizadas atividades como: roda de conversa, contação de histórias dos livros “O cabelo de Lelê”, “Menina bonita do laço de fita”, “Menino Poti”, “O menino marrom” e “Do que eu gosto em mim”.

Muitas atividades aconteceram, como: brincadeiras livres com bonecos e bonecas diversos, teatro de fantoche, confecção de bonecos com pedaços diferentes de diversas imagens de pessoas recortadas de revistas, pintura dos bonecos mestiços (cafuso, mulato e mameluco / cabloco) explicando a mistura das etnias, confecção do rosto de bonecos variados (cada um escolheu a cor do boneco com o qual mais se identifica), olharem-se no espelho e ver qual é sua cor de pele, além de conversa informal sobre as cores e sabores do Brasil, em que cada um escolhia um doce (beijinho de coco, brigadeiro, doce de leite, marrom bombom) para representar sua cor de pele.

 

 

 

Ao final, a professora e a AEI avaliaram as atividades como transformadoras, nas quais as crianças conseguiram perceber como ocorrem as misturas das diferentes etnias e se identificaram dentro dessa diversidade que é o povo brasileiro.

 

Agradeço a colaboração da diretora professora Selma Martins Farias, pela indicação e relato desse trabalho realizado pela professora Monique Ferreira e pela AEI Cristiane Gomes.

 

 

 

                               

 

 

 


  

Quinta-feira, 27/11/2014

Visita ao Planetário

Tags: 9ªcre.

 

 

 

Os alunos do EDI Dom Bosco visitaram o Planetário da Cidade das Crianças.

 

Os alunos das turmas EI-13, da Tia Vânia, e EI-15, da Tia Janete, puderam observar e vivenciar de maneira agradável e bem divertida os mistérios que envolvem o nosso Universo.

 

 

No Planetário de Santa Cruz, os alunos visitaram a exposição “O Sistema Solar”, com lindos painéis ilustrados que mostram as informações mais recentes sobre os astros do Sistema Solar: os planetas, a Lua, asteroides. Um painel dedicado ao Sol mostra de que é feita a nossa estrela e como ela produz a energia que mantém a vida.


Também visitaram a exposição "14-Bis", sobre a invenção de Santos Dumont, onde puderam ver a réplica em detalhes.


No local, os alunos curtiram sessões na cúpula, acomodados em confortáveis poltronas,  experimentando a sensação de estar imersos no espaço.

 

 

Com o compromisso na formação de cidadãos íntegros, que possam se desenvolver plenamente através de uma aprendizagem baseada na ludicidade, o EDI Dom Bosco desenvolve o Projeto Político Pedagógico que tem como tema "Resgatando Valores para a Vida". O PPP visa trazer para a comunidade escolar a importância da verdadeira cidadania na construção de um mundo melhor.

 

 

Os alunos participaram da apresentação teatral, das projeções na cúpula, das exposições no pátio e, no final, saborearam seus lanchinhos ao ar livre. Foi um dia especial para todos!

 

 

 

Para ver mais trabalhos realizados pelo EDI, acesse o blog.


Professora Rita Faleiro
Representante Rioeduca da 9ª Coordenadoria Regional de Educação
E-mail: ritafaleiro@rioeduca.net
Facebook: www.facebook.com/rita.faleiro


 


                               

 

 

 


  

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 27/11/2014

Prêmio COMDEDINE-RIO

Tags: 4ªcre.

 

 

COMDEDINE é o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro. O Prêmio Comdedine de Pesquisa Escolar foi criado após pesquisas e discussões revelarem o desconhecimento e a falta de informação sobre a construção da identidade nacional.

 

Professora Petronilha e alunos: João Pedro Feitosa Góes e Adryan Gabriel Siqueira Leite. Acima: Diretora Adjunta Lina Maria Jordão e responsáveis: Maria Cristiane Siqueira Ribeiro e Lúcia Feitosa

 

 

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”.

Nelson Mandela

 

 

 

 

O objetivo do trabalho é combater a discriminação racial, o preconceito e o racismo, assim como destacar o papel e a importância do negro na construção da sociedade e da cidadania brasileira, em especial dos negros oriundos do município do Rio de Janeiro.

 

O trabalho em consonância com o tema do COMDEDINE, "O papel do negro no cinema, teatro e TV na atualidade", teve como objetivo mostrar aos alunos que todos podem conquistar lugares de destaque na sociedade e no trabalho independentemente da cor.


O projeto realizado no MAR foi muito interessante! Lá realizamos a 2ª Jornada de Educação Étnico-Raciais, na qual participei de uma comunicação com o tema "Por que as meninas não acreditam em princesas negras?".

 

Os trabalhos de Andrian e João Pedro do 3º ano foram premiados na categoria Imagem. 

 

 

O Trabalho da Professora Petronilha foi premiado na categoria Aulas Digitais.

 

 

 

"A igualdade de oportunidades será lograda mediante a adoção de políticas e programas de formação profissional, de emprego e de geração de renda voltados para os afro-brasileiros".

Estatuto da Igualdade Racial

 

Parabéns, Professora Petronilha e alunos da Escola Municipal João de Deus, pelo trabalho desenvolvido acerca da eliminação do racismo e das discriminações de forma geral.
 

 

Para saber mais, acesse:

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


  

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Quinta-feira, 27/11/2014

Remoção INTERCRE e INTRACRE

Tags: do, remoção, professores.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Ato da Secretária


RESOLUÇÃO SME N.º 1322,
DE 26 DE NOVEMBRO DE 2014.


Regulamenta o Concurso de Remoção INTERCRE do Pessoal de Magistério para regência no ano 2015.


A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e,

CONSIDERANDO o disposto no § 4º do art. 192 da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, de 5 de abril de 1990;

CONSIDERANDO o disposto no § 2º do art. 30 da Lei n.º 94, de 14 de março de 1979, e

CONSIDERANDO o disposto no art. 38 da Lei n.º 5.623, de 1º de outubro de 2013;

RESOLVE

Art. 1.º O concurso de Remoção do Pessoal do Magistério (Professor I, Professor II, Professor de Ensino Fundamental), para regência nas Unidades Escolares, no ano 2015, dar-se-á na modalidade INTERCRE (entre as Coordenadorias Regionais de Educação), no período de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2014.

Art. 2.º Poderão participar do Concurso de Remoção de que trata a presente Resolução todos os professores admitidos até 31/12/2009, excluídos os beneficiados pela ampliação de carga horária para 40 horas e os selecionados no plano de ampliação conforme Edital SME nº 7 de 12/11/2014 publicado no Diário Oficial de 19/11/2014.

Art. 3.º O candidato será classificado conforme os critérios estabelecidos em Portaria a ser baixada pela Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação.

Art. 4º Ao candidato será atribuído um total de pontos, observados os critérios estabelecidos pela Coordenadoria de Recursos Humanos.

Parágrafo único. A remoção atenderá, rigorosamente, à classificação dos candidatos, em ordem decrescente de pontos.

Art. 5.º Somente poderão inscrever-se no Concurso de Remoção os professores em exercício na Secretaria Municipal de Educação.

Art. 6. ° Os professores requisitados para os diversos órgãos desta Secretaria e os detentores de Cargo em Comissão ou Função Gratificada, que atendam ao requisito previsto no art. 2º desta Resolução, poderão inscrever-se, desde que desistam, para o ano de 2015, da requisição, da função, do Cargo em Comissão ou da Função Gratificada, conforme o caso, estando ciente de que será exonerado/dispensado.

Parágrafo único. Os professores que estiverem beneficiados com a cessão inter Coordenadorias Regionais de Educação, em 2014, ou amparados, deverão participar da remoção prevista nesta Resolução, sob pena de retorno à Coordenadoria Regional de origem.

Art. 7°. A Coordenadoria de Recursos Humanos editará Portaria regulamentando os procedimentos de que trata o art. 1º desta Resolução.

Art. 8°. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenadora da Coordenadoria de Recursos Humanos, ouvidos os titulares da Gerência de Administração de Recursos Humanos e da respectiva Coordenadoria Regional de Educação.

Art. 9º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, especialmente a Resolução SME n.º 1280, de 21 de novembro de 2013.


 

____________________________________________________________________________________

 


RESOLUÇÃO SME N.º 1323,
DE 26 DE NOVEMBRO DE 2014.
 

Regulamenta o Concurso de Remoção INTRACRE do Pessoal de Magistério para regência no ano 2015.



A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e,

CONSIDERANDO o disposto no § 2º do art. 30 da Lei n.º 94, de 14 de março de 1979;

CONSIDERANDO o disposto no art. 38 da Lei n.º 5.623, de 1º de outubro de 2013;

CONSIDERANDO a necessidade de garantir a continuidade do processo de realocação de professores no âmbito das Coordenadorias Regionais de Educação;

RESOLVE

Art. 1.º O concurso de Remoção do Pessoal do Magistério (Professor I, Professor II, Professor de Ensino Fundamental), para regência nas Unidades Escolares, no ano 2015, no âmbito de cada Coordenadoria Regional de Educação, modalidade INTRACRE, dar-se-á no período de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2014.

Art. 2.º Poderão participar do Concurso de Remoção de que trata a presente Resolução os professores admitidos até 31/12/2009, excluídos os beneficiados pela ampliação de carga horária para 40 horas e os selecionados no plano de ampliação conforme Edital SME nº 7 de 12/11/2014 publicado no Diário Oficial de 19/11/2014.

Art. 3.° O candidato será classificado conforme os critérios estabelecidos em Portaria a ser baixada pela Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação.

Art. 4.º A remoção atenderá, rigorosamente, à classificação dos candidatos, em ordem decrescente.

Art. 5.º Somente poderão inscrever-se no Concurso de Remoção os professores em exercício na Secretaria Municipal de Educação.

Art. 6.° Os professores requisitados para os diversos órgãos desta Secretaria e os detentores de Cargo em Comissão ou Função Gratificada, que atendam ao requisito previsto no art. 2º desta Resolução, poderão inscrever-se, desde que desistam, para o ano de 2015, da requisição, da função, do Cargo em Comissão ou da Função Gratificada, conforme o caso, estando ciente de que será exonerado/dispensado.

Art. 7° Os professores deverão tomar conhecimento da classificação final e da data para escolha de Unidade Escolar de nova origem.

Parágrafo único. Será responsabilidade da Coordenadoria Regional de Educação a ampla divulgação da data de que trata este artigo.

Art. 8º. O professor inscrito na modalidade de que trata esta Resolução não poderá participar do Concurso de Remoção INTERCRE/2015.

Art.9º. A Coordenadoria de Recursos Humanos editará a regulamentação dos procedimentos relacionados à remoção INTRACRE.

Art. 10. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenadora da Coordenadoria de Recursos Humanos, ouvidos os titulares das Coordenadorias Regionais de Educação e respectivos Gerentes de Recursos Humanos.

Art. 11. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, especialmente a Resolução SME n.º 1279, de 21 de novembro de 2013.



Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014

REGINA HELENA DINIZ BOMENY
Secretaria Municipal de Educação