A A A C
email

Segunda-feira, 01/09/2014

Resultados Finais do Processo Seletivo Educopédia/Rioeduca

Tags: seleção, professor, educopédia.

 

 

 

A coordenação do projeto Educopédia/Rioeduca divulga o resultado final do processo seletivo de bolsistas para atuação nos portais Educopédia e Rioeduca.

 

 

Mídias Sociais da Educopédia/Rioeduca
 

 

 

 

Observação: Em breve teremos novos resultados.

 

 

 

 

                               

 

 

 


  

Sexta-feira, 29/08/2014

A Participação dos Pais na Vida Escolar dos Filhos

 

Demonstrar interesse pela vida escolar dos filhos é fundamental em seu processo de aprendizagem. Essa frase é embasada em pesquisas e no dia a dia das escolas.

 

 

Pesquisas constatam que em outros países os pais são mais envolvidos na participação da vida escolar dos filhos. Essas pesquisas apontam que a situação socioeconômica tem influência direta nessa participação e, neste caso, mesmo que os pais não mantenham envolvimento direto nas tarefas escolares, nem em atividades da família na escola, o próprio ambiente familiar do aluno já complementa e amplia o trabalho escolar.

 

 


Foto enviada pela professora Renata Carvalho/2ªCRE - Escola de Pais - Escola Municipal Leitão da Cunha

 


Segundo o economista Naércio Menezes, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa, Insper, no Brasil, apenas incentivar o filho a fazer as tarefas de casa, ser presente à escola, providenciar um lugar tranquilo onde seu filho possa estudar e comparecer às reuniões de pais tem o efeito de elevar as notas em torno de 15%.


Já a doutora em educação, Maria Inês Fini, diz: “A independência nos estudos deve ser cultivada, e não tolhida".


Porém, unanimemente, os especialistas concordam que não cabe aos pais agir como professores em casa, mas demonstrar, desde cedo e de forma bem concreta, quanto se valoriza a educação. Essa talvez seja a maior contribuição possível da família.


O desinteresse de grande maioria dos pais no Brasil (que somos sabedores) se deve à baixa escolaridade de uma enorme parcela deles, pois não permaneceu na escola tempo suficiente para aprender a ler e escrever, por isso consolidar o hábito do estudo de modo a passá-lo adiante fica comprometido.


Nesse emaranhado de pesquisas e opiniões o que muitos professores afirmam é que quanto mais os pais conseguem comunicar aos filhos o valor da escola e do estudo, mais os alunos aumentam o desempenho escolar e a vontade de estar nela.

 

 

 

Há dez anos o Jornal A Folha de São Paulo, mais precisamente dia 01 de agosto de 2004, publicou um artigo em seu site intitulado “Escola Pública boa deve começar em casa”, e já em seu primeiro parágrafo traz a receita para uma boa escola pública, simples e com resultados.


"Seus principais ingredientes são a participação dos pais, o interesse da família pela vida escolar do aluno, o estímulo à leitura e o hábito de fazer e corrigir o dever de casa. Juntando-se a vontade do diretor em colocar em prática essas lições e, como resultado, um bom desempenho."

 

 


O aluno André Luis Azevedo Chaves, GEC Malba Tahan / 5ªCRE, aprovado no NAVE, sempre esteve acompanhado em seus estudos pela sua mãe Sr.ª Leoneza Azevedo Dias.

 

Leia mais sobre o assunto clicando nos links abaixo:


http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/participacao-dos-pais-na-vida-escolar-ajuda-ou-atrapalha.html


http://www.escolavillare.com.br/a-importancia-da-participacao-dos-pais-na-vida-escolar-dos-filhos/


http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/licao-casa-pais-489351.shtml


2ª CRE - Escola de Pais - EM Leitão da Cunha


Imagem da foto destaque: Blog Educar Informes.

 

Professora Regina Bizarro
Equipe de Mídias Sociais.

 

 

 

                               

 

 

 


  

Sexta-feira, 29/08/2014

Processo Seletivo de Bolsistas Educopédia Para Artes Visuais

 

 

 

A coordenação do projeto Educopédia/Rioeduca convida para o processo seletivo para produtores de aulas digitais de Artes Visuais da plataforma Educopédia.


A Educopédia, plataforma da Rede Municipal do Rio de Janeiro, é um espaço de aulas digitais, um ambiente que contém cursos e ferramentas para a capacitação de educopedistas, professores e gestores. Com aulas produzidas por professores, conta em toda a sua trajetória com a parceria do Ministério da Educação - MEC.

 

Para fazer sua inscrição, acesse o link abaixo do edital e preencha o formulário:

 

 

Artes Visuais da Educopédia
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


  

Quarta-feira, 27/08/2014

Processo Seletivo de Bolsistas Educopédia Para Educação Especial e EI

Tags: seleção, educopedia, professores.

 

 

 

 

A coordenação do projeto Educopédia/Rioeduca convida para o processo seletivo de produtores de aulas digitais de Educação Especial e Educação Infantil da plataforma Educopédia.


A Educopédia, plataforma da Rede Municipal do Rio de Janeiro, é um espaço de aulas digitais, um ambiente que contém cursos e ferramentas para a capacitação de educopedistas, professores e gestores. Com aulas produzidas por professores, conta em toda a sua trajetória com a parceria do Ministério da Educação - MEC.

 

Para fazer sua inscrição, acesse os links abaixo dos editais e preencha o formulário:

 

Educação Especial da Educopédia

 

Educação Infantil da Educopédia