A A A C
email

Sexta-feira, 22/08/2014

Educoteca, a Biblioteca Digital da Educopédia

Tags: educoteca, educopedia.

Educoteca, a biblioteca digital da Educopédia, disponibiliza obras de autores consagrados, adaptações e livros inéditos interativos, numa forma inovadora de se trabalhar a leitura, pois utiliza um recurso com o qual o aluno já está acostumado, para introduzi-lo no mundo dos livros.

 

 

A Educoteca é a biblioteca digital da Educopédia e conta com vários livros interativos.

Dentre os títulos disponíveis na Educoteca, estão autores consagrados, adaptações e livros inéditos, escritos especificamente para o projeto. É uma forma inovadora de se trabalhar a leitura, pois utiliza um recurso com o qual o aluno já está acostumado para introduzi-lo no mundo dos livros.

É um Recurso Educacional Aberto (REA). Isso significa que qualquer professor pode utilizar os livros que estão disponíveis na plataforma com seus alunos sem nenhum custo. É grátis!
 

 

Página inicial da EDUCOTECA

 

 

A página inicial concentra as novidades da Educoteca, as publicações mais recentes, bem como as mais votadas. É uma forma rápida de acessar conteúdos que sejam realmente relevantes para a prática docente.

No portal existem duas formas de buscar um livro: busca no Acervo ou busca por Palavra-chave. Em sua praticidade, todos os livros da Educoteca estão classificados de acordo com o tipo, faixa etária, categoria e tema.

Para ter variedade de leitura, você encontra as categorias Contos, Drama, Fábula, Informativo, Narrativa, Poesia, Romance.
 

 

Fábula A Raposa e as Uvas

 

 

A Educoteca oferece ferramentas para selecionar uma parte do texto e copiar, marcar ou inserir uma nota de texto e também uma nota da página.

Ao encontrar uma palavra desconhecida, é possível usar o Glossário para ver seu significado.

O Índice exibe todas as marcações, notas e pinturas que foram feitas pelo usuário naquele livro.

 

Máquina de Publicar, livro interativo.

 

 

Mas, na Educoteca você também pode ser um escritor nas categorias Contos, Drama, Fábula, Informativo, Narrativa, Poesia, Romance.

Como?

Através da Máquina de Publicar, que é um recurso que possibilita a criação de livros digitais de forma rápida e fácil. Ela possui várias ferramentas que permitem a inserção de diferentes mídias, como textos, imagens, músicas, efeitos sonoros, histórias em quadrinhos, que podem ser originadas do banco de dados padrão da Máquina de Publicar ou criada pelo próprio autor.

 

É uma forma criativa e simples de publicar seu próprio livro e compartilhar com todas as pessoas que acessarem a Educoteca! Isso significa que qualquer professor pode utilizar os livros que estão disponíveis na plataforma com seus alunos sem nenhum custo.


E então, ficou curioso?


Acesse a Educoteca agora mesmo e faça parte deste mundo novo, interativo, simples e ao mesmo tempo cultural.


http://educoteca.educopedia.com.br/

 

Professora Regina Bizarro
Equipe Mídias Sociais - SME/RJ

 

 

                              


  

Quinta-feira, 21/08/2014

Concurso de Imagens e Slogans - Eleição de CEC 2014 - Regulamento

Tags: cec, eleições, alunos.

 


CONCURSO DE IMAGENS E SLOGANS

ELEIÇÃO DE CEC / 2014

REGULAMENTO

 

I – DO CONCURSO

II – DOS PARTICIPANTES

III – DO TEMA

IV – DAS INSCRIÇÕES E TRABALHOS

V – DA COORDENAÇÃO

VI – DOS PRAZOS

VII – DA COMISSÃO JULGADORA

VII – DA DIVULGAÇÃO

XI – ORIENTAÇÕES GERAIS


I – DO CONCURSO

Visando reconhecer a escola como um espaço de criação, participação e interação entre as diferentes áreas do conhecimento, a Coordenadoria de Gestão Escolar e Governança (E/SUBG/CGG) da Secretaria Municipal de Educação, propõe o Concurso de Imagens e Slogans – Eleição do Conselho Escola Comunidade (CEC) / 2014.


II – DOS PARTICIPANTES

IMAGEM: poderão participar do concurso, todos os alunos da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro.

SLOGAN: poderão participar professores, funcionários e responsáveis por alunos da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro.

 

III – DO TEMA

A imagem tem como objetivo divulgar à população da cidade o período de eleição do Conselho Escola Comunidade nas escolas da Rede Pública Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2014.

O slogan tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da participação do CEC na gestão das Escolas e destacar a representatividade dos vários segmentos que compõem o Conselho Escola Comunidade.


IV – DAS INSCRIÇÕES E TRABALHOS

a) Serão inscritos:

  • Trabalhos inéditos, individuais ou coletivos, produzidos por iniciativa dos alunos, professores, funcionários ou responsáveis que poderão ser orientados pelo Coordenador Pedagógico;
  • Trabalhos consonantes com a finalidade do concurso;

b) Em cada trabalho deverá constar no verso:

  • Nome do Projeto: Eleição do CEC / 2014;
  • Alunos: nome, idade, turma, unidade escolar e Coordenadoria Regional de Educação;
  • Professor e Funcionário: nome, matrícula, unidade escolar e Coordenadoria Regional de Educação;
  • Responsável: nome, endereço e Coordenadoria Regional de Educação. 

As imagens deverão ser entregues em folha de 43 cm X 29 cm.

Atendidas todas as especificações, cada Coordenadoria Regional de Educação deverá selecionar quatro trabalhos (dois - imagens e dois - slogans) que serão enviados para a E/SUBG/CGG, mediante ficha de inscrição preenchida (digitada ou em letra de forma).

O trabalho selecionado e impresso terá explícita a autoria. Na impressão, o trabalho poderá estar sujeito à alteração de tom, cor ou formato, por questões técnicas, preservando-se, entretanto, a concepção gráfica do concorrente selecionado.


V - DA COORDENAÇÃO

À E/SUBG/CGG caberá a coordenação geral do concurso.

É da sua competência:

  • Constituir comissão julgadora;
  • Realizar a seleção das imagens e slogans encaminhados pelas Coordenadorias Regionais de Educação;
  • Divulgar o(s) nome(s) do(s) autor(es) da imagem e do slogan selecionado.


VI – DOS PRAZOS

Divulgação – através das Coordenadorias Regionais de Educação, junto às escolas, a partir de 21/08/2014.

Envio dos trabalhos à E/CRE até 29/08/2014.

Envio dos trabalhos à E/SUBG/CGG até 02/09/2014.


VII – DA COMISSÃO JULGADORA

A comissão julgadora do Nível Central será constituída por 05 membros:

  • 01 representante do Gabinete da SME
  • 02 representantes da E/SUBG/CGG
  • 02 representantes do E/SUBE/CED/GEF
  • A Coordenadoria Regional de Educação formará sua comissão julgadora.


VIII – DA DIVULGAÇÃO

A divulgação será feita pelas Coordenadorias Regionais de Educação, junto às Unidades Escolares e órgãos representativos da comunidade.


IX – ORIENTAÇÕES GERAIS

A produção destinada ao concurso de imagens não deverá caracterizar-se especificamente como cartaz em sua forma final. No entanto, tal produção não pode perder de vista a finalidade do material produzido, que é a divulgação da data do evento em questão.

É importante orientar o(a) aluno(a) concorrente de que sua criação deve distribuir-se com equilíbrio, em uma folha retangular de 43 cm X 29 cm, e que os izeres relativos à imagem ficam restritos ao nome do evento a ser divulgado – CEC 2014 e data da eleição.

O slogan vencedor será agregado à imagem vencedora.

A clareza e uso cuidadoso dos motivos assegurarão melhor divulgação.

Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenadora da Coordenadoria de Gestão Escolar e Governança.

 

 

E/SUBG/CGG
(21) 2293-3637

 

 

 

                               

 

 

 


  

Quarta-feira, 20/08/2014

Informativo Multírio - 20 de agosto

Tags: #informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Portal MultiRio disponibiliza download de séries para professores

Os docentes da Rede Municipal já podem baixar séries disponíveis na Videoteca e na Audioteca. Para ter acesso aos programas, basta fazer o cadastro no Portal MultiRio (www.multirio.rj.gov.br). Com formatos atraentes, as produções falam sobre diversas áreas do conhecimento, como História do Brasil, Ciências e Língua Portuguesa. No momento, as séries disponíveis para download são: Adoro Problemas, Mestre do Tempo, Detetives da Ciência, Arte, Artistas e Arteiros, Turma da Biblioteca, Cantigas de Roda e as campanhas de incentivo à leitura e de combate ao bullying e às drogas. O conteúdo pode ser usado para dinamizar as aulas, aliando conhecimento e diversão. Além dos programas, o professor também pode encontrar no Portal MultiRio fascículos de séries, livros, jogos e objetos de aprendizagem, que auxiliam no desenvolvimento de atividades em sala de aula.

 

Ideias e Caminhos destaca a origem da linguagem dos quadrinhos

As diferentes técnicas e gêneros, voltadas a públicos variados, mostram o desenvolvimento da história em quadrinhos e sua importância como forma de comunicação. Neste primeiro episódio, Ideias e Caminhos ressalta como as imagens foram usadas ao longo do tempo para produzir narrativas e destaca a HQ como ferramenta em sala de aula. A série de aperfeiçoamento destinada ao professor passa a trabalhar, em seis episódios, com a publicação Quadrinhos Guia Prático. Apresentado pela professora Adriana Guedes, Ideias e Caminhos – História em Quadrinhos mostra como utilizar a publicação para explorar conteúdos de produção textual. A nova abordagem de Ideias e Caminhos estreia na quinta-feira (21), às 12h30, com reapresentação no sábado (23), às 11h45, ambos no canal 26 da NET.

 

E mais:

Estreia no Portal MultiRio a série Patrimônio Imaterial Carioca, que destaca, na primeira reportagem, a obra de Machado de Assis. Conheça, também, o programa Transforma, uma parceria entre a SME e o Comitê Organizador Rio 2016 que já chegou a 142 escolas da Rede Municipal de Ensino. Na E.M. Maria Leopoldina (2ª CRE), o projeto Gentileza Gera Gentileza tem incentivado um mutirão interdisciplinar de estímulo aos valores entre os alunos. No artigo Olhar múltiplo em quadrinhos, a professora Adriana Guedes fala do curso sobre HQs, da série Ideias e Caminhos. Acesse www.multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoriamultirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 

 


  

Quarta-feira, 20/08/2014

III Semana de Educação Infantil

 

 

III SEMANA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Vivenciaremos, no período de 25 a 30 de agosto, a III Semana de Educação Infantil, com o tema “Múltiplos Olhares da Educação Infantil Carioca”. Há diversas ações previstas para esse período. Clique nas imagens abaixo para ter acesso à carta com instruções para a semana e aos cardápios utilizados para o Degusta.

 

 

Carta com instruções

 

 

 

Cardápio