A A A C
email

Quinta-feira, 31/07/2014

Curso de Soroban

Tags: iha, cursos.

 

O Soroban é um instrumento utilizado para cálculos matemáticos. Ele ajuda a desenvolver a concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação, motora e cálculo mental, principalmente porque o praticante é o responsável pelos cálculos, não o instrumento.


 

Objetivos do curso:

Oportunizar os conhecimentos do soroban aos professores da Rede Municipal; favorecer a aplicação do uso correto das técnicas de operacionalização do soroban; possibilitar o uso do soroban como principal ferramenta de ensino da matemática para alunos com deficiência visual.


Ementa:

O Pré-soroban: noções gerais Cuisenaire e material dourado; histórico da utilização do soroban; leitura e escrita de numerais; operações fundamentais de números naturais; leitura e escrita de números decimais; operações fundamentais em números decimais; multiplicação e divisão por 10 e suas potências; potenciação, fatoração em números decimais e radiciação; resolução de M.M.C. e M.D.C; resolução de unidade de medidas (metro, múltiplos e submúltiplo; linear, quadrado e cúbico); capacidade e quantidade; Leitura e escrita de fração e números mistos; operações com frações.


Público Alvo:

Professores que atuam diretamente com o aluno deficiente visual;

Professores do Atendimento Educacional Especializado;

Coordenador pedagógico ou Professor da Sala de Leitura de escolas que possuam alunos com deficiência visual.


Carga Horária:

40h distribuídas em dez aulas com quatro horas de duração.


Vagas:

20 vagas no período da manhã (8h às 12h). Obs.: Não será formada turma no período da tarde.

 

Local: Instituto Municipal Helena Antipoff – Rua Mata Machado, nº 15 Maracanã

 

Período de realização: Agosto a dezembro de 2014

Agosto: 12, 19, 26,

Setembro: 02, 09, 16 23 e 30

Outubro: 07 e 14

 

Orientações para Inscrições:

1- As inscrições serão online no endereço: CURSO DE SOROBAN

2. Após a inscrição o professor deverá aguardar a confirmação da mesma. Será respeitada a ordem de inscrição.

3. O professor do AEE deverá realizar o curso como “5º dia”, no seu horário de trabalho.

4. Não haverá dispensa de ponto.

5. Serão certificados os professores que obtiverem oitenta por cento de frequência.
 

 

 

 

                               

 

 

 


  

Terça-feira, 29/07/2014

Encontram-se Abertas as Inscrições Para o Prêmio Anísio Teixeira - 2014

Tags: premio, .

 

 

         De 21 de julho a 10 de outubro

 

O Prêmio é concedido, anualmente, mediante realização de um concurso de monografias sobre temas ligados à Educação Pública do Município do Rio de Janeiro. Objetiva promover a reflexão e o debate sobre a Educação Básica, estimulando a produção escrita dos professores e procurando ressignificar a ação teórico-prática dos profissionais de nossa Rede.

 

Poderão participar: Professores Regentes, Diretores de Unidades Escolares, Diretores Adjuntos e Coordenadores Pedagógicos, em efetivo exercício na Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

 

O tema a ser desenvolvido este ano será

“A Formação do aluno da Escola Pública: o que faz a diferença?”

 

Cada concorrente deverá optar por um dos campos temáticos, listados abaixo:

• Formação do Professor

• Gestão Educacional

• Tecnologia da Informação e Comunicação

• Currículo

• Práticas Pedagógicas
 

Os autores dos trabalhos monográficos escolhidos pela Comissão Avaliadora, um em cada campo temático, receberão um prêmio no valor de R$ 5.000,00.

 


Para maiores informações acesse os links abaixo:

 

D.O. nº 85, página 22, de 21 de julho de 2014
 

ANEXO II 

ANEXO III

 ANEXO IV

 ANEXO V  

ANEXO VI  

 

Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira

crepatsme@rioeduca.net

Tel: 2253-1050

 

 

Você tem muito a dizer sobre o seu fazer pedagógico. Participe!

 

 

 

                               

 

 

 


  

Terça-feira, 29/07/2014

“O Pozinho da Consciência” Uma Lição de Preservação do Meio Ambiente

Tags: 8ªcre, meioambiente.

 


Engajados na preservação do Meio Ambiente, os alunos da Escola Municipal Engenheiro João Thomé, da 8ª CRE, realizaram, uma peça teatral intitulada: “O Pozinho da Consciência”.



A Professora de Ciências Priscila Resinentti pediu que os alunos das Turmas 1903 se dividissem em grupos para, que cada grupo desenvolvesse um trabalho que relatasse os problemas com foco na manutenção do ambiente escolar, comunidade local e da sociedade em geral.



As alunas da turma 1903 resolveram convidar algumas alunas da turma 1.801 para ajudarem na realização deste trabalho.
 


As participantes da peça foram: Lara Franca, Laura Franca, Luana Bortolami, Lorena Franca, Melissa Gomes, Juliana Mary e Kathleen Carvalho, se reuniram e em conjunto decidiram realizar uma peça teatral que relatasse esse problema.



A peça teatral realizou sua primeira apresentação para as turmas da própria escola, mas devido ao sucesso que as meninas obtiveram a diretora Jane dos Reis, a Diretora Adjunta Maria Aparecida e a Coordenadora pedagógica Maria Inês incentivaram as meninas a realizarem a peça em outras escolas da região.



Luana Bortolami -“A peça relata um mundo feliz sem poluição onde moram Fadas e Bruxas. A destruição do Meio Ambiente chega a este Mundo Mágico. Como resolver? Procurar uma solução é a tarefa das Fadas.”



A educação ambiental pode ser compreendida com toda ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente e apto a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.



Parabéns as alunas que realizaram uma apresentação mágica, a Priscila Resinentti pelo incentivo e a toda direção escolar por todo apoio dado.

 

 

Texto e imagens da profª Maria Helena Lima da Silva (by helenadetroia)
 

 

 

                               

 

 

 


  

Terça-feira, 29/07/2014

Informativo Multírio - 29 de julho

Tags: #informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

A democracia é destaque em Cidade de Leitores

O programa trata do processo de transição do regime militar para a democracia, que ficou conhecido como abertura política. A apresentadora Leila Richers recebe o historiador Daniel Aarão Reis, autor do livro Ditadura e Democracia no Brasil, e Pedro Asbeg, diretor do documentário Democracia em Preto e Branco. O escritor fala sobre o processo de redemocratização do país, sobre a situação social e econômica do Brasil no início dos anos 1980 e sobre a campanha das “Diretas Já”. Já o diretor discorre sobre o filme, que conta a experiência de gestão democrática no time do Corinthians, em 1982, além de mostrar como o Rock Brasil nasceu no mesmo contexto de redemocratização do país. Cidade de Leitores vai ao ar quarta-feira (30), às 20h30, no canal 26 da NET, e na quinta-feira (31), às 14h, na BandRio.

 

Atitude Consciente trata da importância de brincar na infância

Lúcia Leme conversa com Aristeo Gonçalves Leite Filho, professor da Faculdade de Educação da Uerj e do curso de especialização em Educação Infantil da PUC-Rio. O especialista fala sobre a importância das brincadeiras no desenvolvimento e na formação da personalidade das crianças. Ele analisa como os jogos e a ludicidade contribuem para tornar os pequenos mais inteligentes e autônomos, e facilitam o aprendizado de conteúdos escolares. O excesso de atividades extracurriculares, as possíveis consequências da falta de brincadeiras e de que forma pais e educadores devem estimular essa prática também são questões abordadas no programa. Atitude Consciente vai ao ar na quinta-feira (31), às 9h, 13h, 17h e 21h, via Web Rádio (www.multirio.rj.gov.br/webradio).

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio