A A A C
email

Sexta-feira, 24/10/2014

A Grande Feira da Grande Família

Tags: edi, família.

 

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Professor Ubirajara de Paula Castro criou o projeto "Da Minha a Sua, Construímos a Nossa: Identidade", que culminou na "Grande Feira da Grande Família".

 

O Projeto "Da Minha a Sua, Construímos a Nossa: Identidade", desenvolvido pelo Espaço de Desenvolvimento Infantil 05.15.809 Professor Ubirajara de Paula Castro, teve como culminância "A Grande Feira da Grande Família".

Esse trabalho, que acontece desde o início do ano letivo, trata-se da crença dos professores envolvidos de que, para ser um cidadão completo, precisa-se de uma identidade fortalecida, pois sozinho nada se constrói.

 

 

 


"Por isso investimos no desenvolvimento de um trabalho voltado para as ciências naturais e para as artes, focando na necessidade da preservação de um ambiente limpo e harmonioso, de uma alimentação saudável, de qualidade de vida e de relações afetivas e efetivas. Tudo isso com muita cor, alegria e parceria", diz a diretora do EDI, professora Patrícia Pina.

 

Bazar das Mães.

 

 

Segundo Patrícia, a família é fundamental para que todo esse processo aconteça de modo natural e prazeroso. As mães representantes, entendendo a proposta do nosso trabalho, criaram o Bazar Amor de Mãe e participaram ativamente da Feira, que foi um sucesso.

 

 

 

 

Parabéns à equipe do EDI Professor Ubirajara de Paula Castro pelo envolvimento da família através das mães, parceiras fundamentais na preparação e no desenvolvimento de atividades que envolvem a família das crianças de um Espaço de Desenvolvimento Infantil. Realmente, essa parceria é fundamental!

 

Agradeço a diretora professora Patrícia Pina, pelo envio do relato sobre esse trabalho, sem o qual não seria possível criar esta matéria.

Acompanhe o EDI Professor Ubirajara de Paula Castro pelo Facebook: https://www.facebook.com/groups/edi.ubirajara/?fref=ts

 

Regina Bizarro é a professora responsável pelo Blog Família.

Prestigie os blogs de professores e escolas da 5ª CRE, clicando aqui.

 

 

                               

 

 

 


  

Sexta-feira, 24/10/2014

Professora Mirian Lopes, Resgatando a Autoestima

Tags: 5ªcre, autoestima.

 

A Escola Municipal Ruy Carneiro da Cunha e o Portal Rioeduca fazem uma homenagem à professora Mirian Lopes, pois, com 30 anos de magistério, ela mantém um único objetivo: resgatar a autoestima e inserir o aluno num bom desempenho escolar.

 

Na Escola Municipal 05.15.051 Ruy Carneiro da Cunha, localizada no bairro de Cascadura, a professora Mirian Lopes é destaque. Com mais de 30 anos de magistério público, na maior parte dos anos sempre escolhendo trabalhar com turmas de projetos ou oriundos deles, a professora Mirian tem como finalidade resgatar a autoestima, deixando os alunos esperançosos e motivados em “ver a vida com outros olhos”, crescendo dessa maneira o desempenho escolar.

 

É assim que a professora Mirian se mantém ao longo de sua vida no magistério municipal, inovando, fortalecendo laços afetivos, instigando alunos a desenvolverem aspectos que, na sua maioria, são difíceis de serem cultivados devido a muitos fatores externos. A professora é um exemplo em sua escola e na rede municipal de educação, criando fortes laços de amizades profissionais e pessoais, tendo em seus alunos a base sólida de esperança na vida por dias melhores. É nesse fortalecimento de objetivos que a equipe da E. M. Ruy Carneiro da Cunha lhe faz essa homenagem.

 

Esperança e entusiasmo com alunos do projeto 3º ano NCM

 

Em 2014, a professora Mirian Lopes escolheu o 5º ano, com alunos oriundos do projeto 3º ano NCM. Uma turma composta, inicialmente, por alunos desacreditados, desmotivados e desesperançosos, com sérios problemas de comportamento e socialização. Sua crença em que dias melhores virão, que o envolvimento emocional entre alunos e professor reafirma seus objetivos, conseguiu resgatar a autoestima desses alunos.

Além de serem alfabetizados nesse espaço de tempo, eles passaram a acreditar que podem ser alguém. Podem ser cidadãos de bem, cidadãos que vão construir juntos um mundo melhor. Esses alunos, com sérios problemas de comportamento e socialização, hoje apresentam posturas completamente diferentes.

 

 

 

A Arte colaborou com o resgate da autoestima através de inúmeros projetos trabalhados, dentre eles o teatro. Os alunos apresentam-se em todas as turmas da escola, com teatros de releituras de clássicos infantis.

 

 

 

E para reafirmar esta homenagem que a Escola Municipal Ruy Carneiro da Cunha faz à professora Mirian Lopes, transcrevo frases de alguns alunos agradecendo a professora por tê-los feito acreditar em si mesmos, acreditar que podem ser vencedores.

Guilherme
A tia Mirian fez de mim alguém. Antes ninguém acreditava em mim, nem mesmo eu. Hoje tudo que sou devo a ela.

Renan Marques
A tia Mirian me ensinou a ler e escrever. Eu já achava que nunca ia conseguir. Ela é uma pessoa muito especial.

Milena
Ela é nossa rainha. Sem ela hoje eu nunca poderia ser quem eu sou. Ela é uma joia na minha vida. A melhor professora que tive e vou ter na vida.

Elias
Antes de conhecer a tia Mirian eu só pensava em brigar, não gostava de estudar. A professora Mirian me ensinou a ler e mostrou que estudando podemos ser vencedores.

Isabel
A tia Mirian é tudo para mim. Ela me ensinou a ler e escrever, nos ensina coisas importantes para a vida. Ela fez a gente acreditar que pode ser feliz.

 

 

 

 

 

Agradeço imensamente a professora Vanessa de Jesus, Coordenadora Pedagógica da E. M. Ruy Carneiro da Cunha, e a equipe da escola, por esaa parceria com o Portal Rioeduca.


 

Regina Bizarro _ Professora representante do Rioeduca/5ªCRE.

Acompanhe os Blogs das escolas e professores da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, clicando aqui.

Curta, compartilhe e comente a página no Facebook Grupo Rioeduca/5ªCRE https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

 

                               

 

 

 


  

Sexta-feira, 24/10/2014

Projeto Livros em Movimento: "O Maravilhoso Mágico de Oz"

Tags: 10ªcre, gec.

 

 

A chegada da caixa com trinta exemplares de “O maravilhoso Mágico de Oz” foi motivo de grande expectativa e alegria, já que a participação do GEC Princesa Isabel no projeto “Livros em Movimento” permitiu o trabalho sistematizado e coletivo da obra, ampliando as possibilidades de aprendizagem.

 


O Ginásio Experimental Carioca (GEC) Princesa Isabel atende 454 alunos, do 7º ao 9º ano de escolaridade, e tem treze turmas em horário integral, de 7h às 15h. Localiza-se em Santa Cruz e pertence à 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).


O projeto organizado pela professora Luciana Alves (Língua Portuguesa) teve como fio condutor a realização de tertúlias literárias, em que os alunos eram levados não só a ler, mas também a discutir e refletir, construindo os sentidos do texto.

 

Professora Luciana Alves de Jesus com os alunos do GEC.

 


Cada roda de leitura foi baseada na seguinte dinâmica: cada um lia o quanto desejava – uma frase, um parágrafo, página, etc. – e poderia escolher o próximo leitor. Dessa forma ninguém ficava de fora.

Sempre que alguém enfrentava algum problema, os colegas ajudavam. Assim, durante as tertúlias, os alunos foram ganhando cada vez mais confiança e fluência, tanto que vários educandos com dificuldades de leitura conseguiram progredir a partir da prática da oralidade.

 

 

 

Alunos praticando a leitura no projeto.

 


A segunda etapa, destinada à produção textual, contemplou a elaboração de vários gêneros textuais – sinopses, críticas literárias, perfis dos personagens prediletos, cartas de despedida da Dorothy, discurso de posse do Leão como Rei dos Animais, além da criação de um novo final para os personagens. Cada aluno teve a oportunidade de escolher uma das possibilidades de produção e dar asas a sua imaginação.


Os alunos também ilustraram os protagonistas, paisagens e cenas mais marcantes a partir de suas percepções ao longo da leitura.


Todas as produções foram expostas em dois murais formados pelos textos digitalizados ou transcritos e desenhos. A exposição teve como fio condutor “A estrada de tijolos amarelos: o caminho dourado para realização de seus sonhos”, utilizada como metáfora para transmissão dos valores – determinação, coragem, esperança, amizade, convivência, dentre outros – presentes na narrativa.


Ao final foi apresentada a versão original do filme “O Maravilhoso Mágico de Oz” e realizado um debate sobre as diferenças entre obra literária e cinematográfica. A atividade surpreendeu a todos! Por meio dos depoimentos durante o debate, foi percebido que os alunos gostaram mais do livro e conseguiram estabelecer relações e comparações entre as obras.

 

Alunos assistindo ao filme "O Maravilhoso Mágico de Oz".

 


O resultado foi extremamente positivo, pois demonstrou que os objetivos principais foram alcançados: cultivar o hábito da leitura, despertar o interesse por obras literárias e ampliar os horizontes dos alunos.


Assim, a Unidade Escolar realizou um projeto que buscou desenvolver a autoestima e autonomia dos educandos, a partir da formação de leitores críticos, fluentes e conscientes.

 

Suelen Corrêa
é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ª CRE

Contato:
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

                               

 

 

 


  

Sexta-feira, 24/10/2014

Processo Seletivo para Bolsista de LCE - Estúdio de Gravação da Educopédia

Tags: seleção, professor, educopédia.

 

 

A coordenação do projeto Educopédia/Rioeduca convida para o processo seletivo de bolsistas para a formação da equipe LCE (Luz, Câmera, Educação) - Estúdio de Gravação da Educopédia.


A Educopédia, plataforma da Rede Municipal do Rio de Janeiro, é um espaço de aulas digitais, um ambiente que contém cursos e ferramentas para a capacitação de educopedistas, professores e gestores. Com aulas produzidas por professores, conta em toda a sua trajetória com a parceria do Ministério da Educação - MEC.

 

 

Para fazer sua inscrição, acesse o link abaixo do edital e preencha o formulário:

 

 

Equipe - LCE - Estúdio de Gravação da Educopédia