A A A C
email

Sexta-feira, 22/09/2017

RESULTADO - Processo Seletivo para Curso Critérios de Correção de Produções Textuais

Tags: curso, seleção, produção textual.

 

 

E/SUBE/CED/GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO

 

Resultado Final da Seleção para o Curso de Critérios de Correção das Produções Textuais

O curso iniciará na próxima 4ª feira, dia 27/09/2017 às 8h , no Instituto Bennett, Flamengo

 

Como chegar - Instituto Bennett

 

___________________________________________________

 

 

A E/SUBE/CED/GAV – Gerência de Avaliação convida para o processo seletivo de professores para participar do Curso sobre Critérios de Correção de Produções Textuais.


O Curso “Critérios de Correção de Produções Textuais” visa à formação de professores em correção de produções textuais de alunos do Ensino Fundamental dentro de critérios técnicos de avaliação e com apuração de resultados por meio de escala de proficiência.


O Curso faz parte da atividade 2.2.2.1.1 - Implementação dos Critérios de Correção da Produção Textual dos estudantes de Ensino Fundamental cariocas nas avaliações bimestrais das escolas – do Projeto Rio de Excelência.


1. OBJETIVOS DA SELEÇÃO

Selecionar PI, PII e PEF de Anos Iniciais e Finais, com formação em Língua Portuguesa, no mínimo em grau de Licenciatura, para apropriar-se de tecnologia de correção de Produções Textuais a ser implementada na Rede Pública Municipal de Ensino.

 

2. PRÉ-REQUISITOS

  • Ser Professor I (PI), Professor II (PII) ou Professor de Ensino Fundamental (PEF) da Rede Pública Municipal de Ensino da cidade do Rio de Janeiro;
     
  • Ter formação superior completa com, no mínimo, Licenciatura em Língua Portuguesa;
     
  • Ter experiência de pelo menos três anos no magistério municipal em regência de turma, com comprovação;
     
  • Ter disponibilidade para frequentar o curso integralmente, participar de Seminário e dinamizar oficinas sobre essa tecnologia em sua Coordenadoria Regional de Educação, nas seguintes datas:

          - Curso: 27 de setembro; 4 de outubro; 11 de outubro; e 18 de outubro, das 8h às 17h;

          - Seminário: 25 a 27 de outubro, em um desses dias, manhã ou tarde; a ser marcado o horário;

          - Oficina: 6 a 8 de novembro, em um desses dias, manhã ou tarde, em sua CRE. 

  • Ter conhecimento e experiência na integração de novas tecnologias à educação;
  • Assumir o compromisso de realizar ações de formação na SME.
     

3. INSCRIÇÃO

3.1 Será realizada no período de 30 de agosto a 13 de setembro de 2017, no site www.rioeduca.net, com o preenchimento do Formulário de Seleção

3.2 Feita a inscrição, o candidato deverá enviar currículo, em WORD ou PDF, para gerenciadeavaliacao.sme@rioeduca.net. No assunto do e-mail, escrever: CURSO DE CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DE PRODUÇÕES TEXTUAIS – CURRÍCULO DE ________________________ (nome completo).

3.3 No dia da assinatura do Termo de Compromisso, deverá apresentar a comprovação do descrito no currículo resumido.

 

4. VAGAS

 

 

5. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO

5.1 Os candidatos às vagas de professor regente serão avaliados por meio de currículo resumido, destacando-se formação e experiência na área de Língua Portuguesa, com valor total de 12 pontos.

5.2 Os candidatos às vagas da Coordenadoria Regional serão indicados pela Gerência de Educação, devendo atender aos pré-requisitos expressos no item 2 deste Edital. No caso de não haver na GED professor que atenda aos requisitos, será classificado o segundo colocado dentre os professores regentes concorrentes na CRE.

5.3 No caso de sobra de vaga em alguma CRE, será classificado o candidato mais bem colocado dentre os professores regentes na classificação geral.

5.4 A Gerência de Avaliação indicará seus professores e convidará outros do Nível Central, desde que atendam aos pré-requisitos expressos no item 2 deste Edital.

 

6. PONTUAÇÃO

Obs.: No item 1, computa-se apenas a pontuação da maior titulação; no item 2, a de maior tempo.


7. DOS RESULTADOS

7.1 A nota final será a pontuação da avaliação do currículo. Em caso de empate, serão observados os seguintes critérios, nesta ordem:

a) Maior nível de formação na área: Língua Portuguesa;

b) Maior tempo de regência de turma na disciplina, na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro;

c) Experiência em correção de redações no ENEM.

7.2 Será classificado o candidato de maior pontuação na CRE. Caso não haja candidato em alguma CRE, será classificado o de maior pontuação geral que ainda não tenha sido selecionado.

7.3 O resultado final será divulgado no Portal Rioeduca, na segunda semana de outubro.

7.4 Os candidatos aprovados no processo de seleção receberão e-mail, informando data e local para entrega dos documentos e assinatura de Termo de Compromisso.

 

8. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

O presente processo seletivo terá validade de julho a dezembro de 2017.

 

9. DOS RECURSOS

Não caberá qualquer recurso de revisão.


Observação: Os casos omissos serão avaliados pela Coordenação da Atividade 2.2.2.1.1.

 


Agradecemos o seu interesse.


Atenciosamente,


Antônio Augusto Alves Mateus Filho
Assessor II da E/SUBE

 


 

Formulário de Incrição: Curso de Critérios de Correção de Produções Textuais

 

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/09/2017

Pequenas Mãos Constroem o Mundo

Tags: 10ªcre.

 

No primeiro semestre o EDI Felipe Wu trabalhou atividades com a finalidade de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e sustentabilidade. No segundo semestre, será desenvolvido um projeto para envolver os responsáveis e alunos na busca de um planeta melhor.

 

O E/CRE (10.26.806) Espaço de Desenvolvimento Infantil Medalhista Olímpico Felipe Almeida Wu está localizado à Rua Antonio Pires, 270, Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro.

 

 

A Unidade Escolar foi inaugurada no dia 2 de setembro de 2016 para atender a grande demanda da região, que cresce muito a cada dia. Em 2017, atende 13 turmas da Educação Infantil, sendo 7 turmas integrais na modalidade Creche e 6 turmas integrais na modalidade Pré-Escola. Tem como diretora geral, a professora Claudia de Souza Ramires, como diretora adjunta, a professora Andrea Sardinha da Costa e, como professora articuladora, a professora Eline Quele do Nascimento.

Todos os dias, o EDI atende cerca de 356 crianças 6 meses a 5 anos e 11 meses, e os profissionais da Unidade Escolar desenvolvem um trabalho de qualidade, procurando sempre oferecer tudo que a criança nessa idade precisa, pois é uma fase muito importante, uma vez que é a base para o desenvolvimento do indivíduo como um todo. Além disso, o espaço escolar é propício e oferece condições, meios e oportunidades para que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios e construam novas aprendizagens.

— A direção procura sempre participar das atividades e junto com os demais profissionais, prepara um ambiente atrativo e organizado. Outro fator fundamental para o sucesso na vida escolar do aluno é a parceria entre escola e família, que deve participar efetivamente da evolução do seu filho. — afirma a diretora adjunta Andrea

 

 

Além dessa preocupação com a formação de cada aluno, a Unidade Escolar desenvolveu ao longo do primeiro semestre inúmeras atividades com a finalidade de conscientizar os alunos e toda a comunidade escolar para a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.

— Realizamos em parceria com os pais e responsáveis um projeto que visa estreitar os vínculos entre família e escola, onde promovemos oficinas de confecção de artesanatos utilizando materiais recicláveis que comumente são descartados na natureza, os alunos criaram com os professores jogos e brinquedos reutilizando esse material. A coleta de óleo usado foi outra estratégia de integrar os responsáveis em nosso EDI. — afirma a diretora Claudia

 

 

Para o segundo semestre, o projeto a ser desenvolvido pelo EDI é “Pequenas mãos constroem o mundo”, que tem como lema que juntos conseguimos alcançar nossos objetivos e principalmente envolver os responsáveis e alunos na busca de um planeta melhor, fazendo a nossa parte como cidadãos.

 

Quer saber mais sobre o trabalho?
Entre em contato com a Unidade Escolar.

E/CRE (10.26.806) EDI Medalhista Olímpico Felipe Almeida Wu
Telefone: 2081-0150
Email: edimwu@rioeduca.net

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/09/2017

Seminário Criativos da Escola e o movimento global Design for Change

 

 

A Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (GITE), a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire e a MultiRio, em parceria com o Criativos da Escola e o Instituto Alana, convidam para o Seminário Criativos da Escola e o movimento global Design for Change, a ser realizado no dia 25 de setembro. Veja a seguir um breve texto sobre os participantes.

A indiana Kiran Bir Sethi é a criadora do movimento global Design for Change, que aplica os princípios do design thinking na sala de aula. O movimento está presente em 57 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo a transformarem suas realidades. Kiran também é fundadora da Riverside School, escola que pratica o Design for Change e é referência mundial em educação.

Kiran veio ao Brasil para uma das palestras magnas do Educação 360 e estará na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire para uma palestra exclusiva para os profissionais da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O evento contará com tradução simultânea, oferecida pelos seus representantes no Brasil, o Criativos da Escola.

O Desafio Criativos da Escola é um prêmio anual que celebra projetos protagonizados por crianças e jovens que, apoiados por seus educadores, estão transformando a escola e a comunidade. Em 2016, foram selecionados 11 projetos, dentre os 1014 enviados de todas as regiões do Brasil.

A professora Pâmela Souza, da E. M. Levy Miranda, na Pavuna, vai falar sobre o projeto com suas alunas, o Solta esse Black, um dos grandes vencedores do ano passado, concorrendo com escolas de todo País.


Para os profissionais que não puderem assistir presencialmente, será feita uma transmissão on-line pelo Portal da MultiRio: http://www.multirio.rj.gov.br/

 

PROGRAMAÇÃO:

25 de setembro de 2017

 

14h: Criativos da Escola: A ação transformadora das crianças e dos jovens no Brasil.

15h30min: Professora Pâmela Souza conta a experiência da E. M. Levy Miranda, com o projeto vencedor do Desafio 2016, o Solta esse Black.

16h: Palestra com a fundadora do movimento global Design for Change, Kiran Bir Sethi.

 

LOCAL:

Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire (Av. Pres. Vargas, 1314 - Centro, Rio de Janeiro – RJ).
 

 

INSCRIÇÃO:

A inscrição pode ser feita pelo link: http://bit.ly/2hgOmQ2

 

As inscrições ocorrerão até o término das vagas. 

Para dúvidas, entrar em contato com comunicacao.educopedia@rioeduca.net.

 

Problemas com seu e-mail @rioeduca.net? Entre em contato com o suporte:

45014018 | 0800 0316341

 

 


 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/09/2017

Consulta Pública para o Time de Alfabetizadores

Tags: consulta, alfabetização.

 

V Semana de Alfabetização da Cidade do Rio de Janeiro
“A leitura e a escrita das crianças na ciência, na arte e na vida.”

18 a 22 de setembro de 2017



A V Semana de Alfabetização será um momento de reflexão sobre a alfabetização na cidade, propondo um conjunto de ações articuladas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com o intuito de refletir sobre a alfabetização a partir das práticas pedagógicas realizados pelos professores.

Temos assim, como objetivo olhar para as escritas das crianças e compreender os modos de ensinar a ler e escrever praticados por seus professores que perpassa as várias áreas do conhecimento e as experiências culturais vividas pelas crianças na cidade.

 Ao longo desta semana estamos fazendo uma Consulta Pública para aqueles professores interessados em fazer parte do grupo de alfabetizadores para atuar no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em 2018.

 


Você professor, que tem este desejo, preencha o formulário no link abaixo:

 

CONSULTA PÚBLICA AOS ALFABETIZADORES /2018 - 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL


   
           



Yammer Share