A A A C
email

Segunda-feira, 30/03/2015

Experimentando com o Caderno Pedagógico do 1.º Bimestre

Tags: 6ªcre.

 

 

 

As professoras do 4º ano da E.M. Octávio Tarquínio de Souza realizaram com os alunos o experimento Plantando em Diversos Solos, do Caderno Pedagógico de Ciências. Vamos ver como tudo aconteceu?

 

 

A E.M. Octávio Tarquínio de Souza foi fundada em outubro de 1960 para atender a comunidade da Pavuna, Zona Norte do RJ. Atende alunos da Educação Infantil ao 5º ano e possui em seu corpo docente professores que tem orgulho e dedicação ao trabalho que realizam. Dentre eles, destaco as professoras Maria das Graças e Alessandra Gomez.

 

Elas realizaram com os alunos das turmas 1401 (manhã) e 1402 (tarde) a experiência “Plantando em Diferentes Tipos de Solo” do Caderno Pedagógico de Ciências do 1º bimestre. Este experimento teve por objetivo identificar os tipos de terra boa para o plantio.

 

Os alunos do 4º ano utilizam o Caderno Pedagógico para a realização da experiência

 

Para esta atividade, os alunos utilizaram os seguintes materiais: argila, areia, terra preta, sementes de feijão, copos e pratos plásticos transparentes. As professoras entregaram a cada aluno três copos plásticos para que os mesmos fizessem furos no fundo deles. Em seguida, eles encheram cada copo com um tipo de solo: areia, argila e terra preta.

 

Os alunos colocaram de três a cinco sementes de feijão em cada copo, que foram colocados, cuidadosamente, dentro de um pratinho plástico. As sementes foram regadas com dois copinhos de café cheios de água e os alunos ficaram observando como iria acontecer a passagem de água em cada copo.

 

As professoras Alessandra e Maria das Graças ajudam a formar pequenos cientistas

 

Os alunos chegaram à seguinte conclusão: no copo em que havia areia, a água passou com mais facilidade; no copo em que havia argila, a água ficou retida; no copo em que havia terra preta, a água ficou retida, mas o solo não ficou encharcado. Os alunos ficaram muito animados com as conclusões!

 

Depois de anotar as conclusões, cada aluno ficou responsável em molhar, diariamente, as suas sementes e, observar como as sementes se comportariam em cada solo. Os dias foram passando e as descobertas foram sendo feitas! As sementes se desenvolveram melhor no copo em que havia terra preta. A alegria foi geral! 

 

Os alunos começam a colher as primeiras observações do experimento

 

O ensino de Ciências, realizado pelas professoras Alessandra e Maria das Graças vem incentivando os alunos do 4º ano a usar a observação, a imaginação e a capacidade de elaborar hipóteses para depois relatar o que viram e imaginaram. Os alunos passaram dias felizes, interessantes e cheios de aprendizado ao realizar este experimento. 

 

Parabéns professoras Alessandra e Maria das Graças por ajudar seus alunos a compreenderem o mundo e suas transformações, assim como a pensar de maneira mais lógica. Vocês estão formando seres pensantes e criativos! É um orgulho tê-las na 6ª Cre! 

 

Ao final da experiência, os alunos se sentem felizes com as descobertas feitas

 

Quer ter o seu trabalho divulgado no portal Rioeduca? Entre em contato com a representante de sua Cre! Será um prazer ter você aqui!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 


 

                            

 

 

 

  


  

Sexta-feira, 27/03/2015

A Hora do Planeta

Tags: meio ambiente, ciência.

 

Você conhece a Hora do Planeta?

 

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o meio ambiente, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Este ato todo ano acontece e esse ano irá acontecer no dia 28/03 às 16:00h (horário de Brasília).

 

 

 

 

 

Que tal você também participar? 

 

 

 

                               

 

 

 


  

Quinta-feira, 26/03/2015

Informativo Multírio - 26 de março

Tags: #informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Em Tempo Real discute os desafios da era digital

Nesta semana, a MultiRio exibe todos os episódios da série que destaca as transformações tecnológicas e seus impactos na sociedade. Os programas analisam o que muda nas relações entre as gerações informatizadas e aquelas ainda resistentes aos novos processos, falam sobre a necessidade de se estar permanentemente conectados e debatem a legislação que regulamenta o funcionamento do ambiente virtual. A influência das novas tecnologias na educação e de que forma elas podem difundir e democratizar o acesso ao conhecimento também são temas tratados na série. A grade de programação completa, com os dias e horários de exibição de Em Tempo Real, no canal 26 da NET, está disponível, a partir de segunda-feira, no Portal MultiRio (www.multirio.rj.gov.br).

 

Rio Resiliente destaca a importância das áreas verdes urbanas

Regiões específicas para a valorização da natureza, definidas pelo conceito de área verde, são o tema do episódio. No programa, especialistas explicam que estas vegetações, como as do Aterro do Flamengo e a Floresta da Tijuca, são preservadas por trazer uma série de benefícios – desde absorver o calor até umidificar a atmosfera. As áreas verdes são benéficas visualmente, pois amenizam a cor cinza que predomina na cidade, mas também servem para “medir” a vulnerabilidade da região. A cada programa, ambientalistas, meteorologistas e outros profissionais, além de membros da sociedade civil, falam sobre os desafios do Rio de Janeiro para se tornar completamente adaptado, a exemplo de outras cidades do mundo. Deslizamentos, enchentes e mobilidade urbana estão entre os temas tratados na série. Acompanhe o episódio sobre as áreas verdes urbanas no canal da MultiRio no YouTube.

 

E mais:

Nesta semana, em destaque no Portal MultiRio, a experiência da E.M. Edmundo Bittencourt, em Benfica, na homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro. A escola reproduziu os pontos turísticos da cidade e reforçou a importância do cuidado com o espaço público. Em mais uma matéria sobre as raízes africanas do Rio, a influência da capoeira na identidade do carioca. Saiba, também, as origens da bossa nova e como o ritmo carioca conquistou o mundo. Conheça uma lista de sites que disponibilizam obras literárias clássicas e contemporâneas para download gratuito, como o Domínio Público, E-books Brasil e Coleção Aplauso. E mais: informe-se sobre o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), um distúrbio neurobiológico que ocorre em 3% a 5% das crianças. Educação, cultura e informação – tudo isso em: www.multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoriamultirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


  

Segunda-feira, 23/03/2015

Somos Apaixonados por Leitura!

Tags: 6ªcre, leitura, .

 

 

 

Os Apaixonados por Leitura do Ciep Glauber Rocha estão de volta! Os alunos estavam muito animados e capricharam na produção: grupos de contação de histórias se espalharam pela escola e fizeram o maior sucesso!

 

Contar histórias para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, é provocar a imaginação, é encontrar ideias para solucionar questões. É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso de conflitos. É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como tristeza, pavor, insegurança e tantas outras.

O Ciep Glauber Rocha encontrou no projeto Apaixonados por Leitura, uma forma exemplar de estimular a aprendizagem. Os alunos do 6º Ano Experimental realizam, semanalmente, a contação de histórias para os alunos da Educação Infantil e do 1º ano.

Os próprios alunos cuidam das roupas e maquiagem que irão utilizar na hora da história. Cada contador criou um personagem, que tem características próprias e destacam alguma qualidade ou traço de sua personalidade, e este é utilizado todas as vezes em que houver a contação.

 

As alunas do 6º Ano Experimental criam personagens para realizar a contação de histórias

 

Além de se vestir de forma encantadora, utilizam sussurros, tocam música, fazem caras e bocas e deixam o corpo expor os movimentos narrados. Os pequeninos ficam encantados com as apresentações!

Ela vem proporcionando prazer tanto para quem escuta, quanto para quem conta. Além disso, muitos talentos estão sendo revelados. É um momento de entrega, de descanso, de compartilhamento de experiências e emoções.

As histórias são escolhidas com todo cuidado: falam de amores, aventura, humor, colocam desafios, mostram superação, ensinam valores. Tudo isso, para ajudar na aprendizagem das crianças e na construção do seu caráter.

 

Os alunos ficam encantados com a apresentação das contadoras de histórias

 

O projeto Apaixonados por Leitura vem enriquecendo os alunos contadores e os ouvintes e trazendo vários benefícios para a aprendizagem das crianças: o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, o gosto literário, o interesse pela leitura, a ampliação do vocabulário e a atenção.

Parabéns a toda equipe do Ciep Glauber Rocha por desenvolver um projeto de tamanha importância para o desenvolvimento de seus alunos. As histórias são fontes maravilhosas de experiências. São meios de ampliar o horizonte da criança e aumentar seu conhecimento em relação ao mundo que o cerca.

 

O projeto Apaixonados por Leitura será implementado nas outras turmas do Ciep Glauber Rocha

 

Você também tem uma atividade interessante sendo realizada com os alunos de sua escola? Que tal divulgá-la no Portal Rioeduca? Entre em contato com o representante de sua Cre! Será um prazer ter você por aqui!

 

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net